Vamos debater - O desabafo de um leitor


36 comentários

  1. Oi Laplace, essa foi a primeira vez que vi um vídeo seu e gostei. Achei muito bacana você compartilhar com a gente seu ponto de vista, e essa reação de raiva, frustração e tudo mais que nós leitores costumamos sentir, acredito que fazem parte sabe... Fico feliz até quando isso acontece porque mostra o quão comprometida e envolvida com a trama eu estou.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Obrigado, que bom que gostou do vídeo. :)
      Concordo contigo, por um lado é bom porque essa dor mostra que realmente mergulhamos fundo na história, mas é difícil continuar viu? kkkkkk

      Excluir
  2. Oi Laplace, ahahahaha, adorei o pão que o escritor amassou. mas tirando a parte engraçada, bora lá: eu acredito que quando o leitor sente múltiplas sensações com o desenrolar do texto é um sinal de que a escrita está indo no caminho certo. Adoro me sentir irritada com leituras, de dar minhas opiniões, de envolvimento completo total, e pleno com a escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Olha, como também escrevo, vou ter que concordar contigo, por mais que meu lado leitor não goste de sofrer. kkkkkk
      Mas você tem razão, todo autor quer que o leitor se envolva com seu texto e tenha as reações que ele imaginou ao escrever cada capítulo.

      Excluir
  3. Laplace!
    Sou daquele tipo de leitora que gosta de finais felizes, entretanto, quando leio um livro, observo não o que quero que aconteça, mas o que realmente o autor(a) quer passar com determinada cena ou acontecimento...
    Não li ainda Maré Congelada, mas já estou bem curiosa porque ele afetou você de tal forma que resolveu fazer o vídeo.
    O conselho que posso dar é que não seja tão passional... só isso.
    Difícil colocar em palavras o que quero dizer, afinal, não sou escritora como você...kkkk, mas acredito que ser um pouco mais imparcial dê um alívio.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva!
      Concordo, ser mais imparcial vai ajudar. Eu ainda não entendo como isso aconteceu, sabe? Como falei no vídeo, nunca aconteceu antes, e, não sei, talvez eu tivesse tanta certeza de que essa personagem estava segura que jamais me passou pela cabeça que algo assim acontecesse. Aí quando aconteceu, enfim... kkkkkkkk

      Excluir
  4. Nossa, é difícil até comentar quando me identifico com algo assim. Essas sensações eu acho que é o que faz uma história ser boa, afinal, o livro está conseguindo chegar até você. Adorei o vídeo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda! Obrigado!
      Concordo contigo, por mais que soframos, se o livro causa essas reações é porque cumpriu seu objetivo.

      Excluir
  5. Oi Laplace!

    Cara, já passei por isso diversas vezes e nunca é fácil... fazer o que neh? Bola pra frente. Mas termina o livro!!!! Não deixe ele de lado, sei que dá uma raiva do carai, mas termina ele! rssrsrsrrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Já terminei, como falei no vídeo eu realmente cheguei para mim mesmo e disse: deixa de besteira e termina logo de ler esse livro. Só que ao invés de fazer isso no outro dia eu esperei 2 dias. kkkkkk

      Excluir
  6. Gosto de finais felizes, mas se o autor propôs um rumo trágico na história é óbvio que ele tem que continuar nesse caminho.
    Acho que no mundo literário tem que existir de tudo um pouco, porque se fica batendo num mesmo ponto, chega a se tornar chato né?
    Já tive grandes impactos com algumas leituras, que ocorreram mortes ou que o casal não ficou junto, muitas reviravoltas, mas no final acabei me acostumando, claro que no começo a gente fica com aquela indignação, mas fazer o que né? O jeito é sentar e esperar a ressaca literária passar e partir para outra haha
    Adorei o desabafo, sério!
    Gosto bastante de me envolver numa história boa e passar por esse misto de sentimentos.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      Obrigado, foi ótimo desabafar, depois dele ficou mais fácil lidar com a situação. kkkkkkk
      Eu acabei me acostumando depois que continuei a leitura, sabe? Até porque agora minha motivação em ler é que o responsável pela morte dela morra até o final da saga, continuei lendo para descobrir se isso acontece. kkkkkk

      Excluir
  7. Realmente é horrível quando uma personagem que a gente gosta, ou acho que está segura, morre. Eu sou do tipo de leitora que chora com quase tudo, mas tem umas mortes que mexem mais com a gente. Mas isso nunca faz eu parar de gostar dos autores kkkkk fico com raiva só na hora. A melhor forma de lidar com o sofrimento é passar um tempinho sem continuar a leitura, mas esse tempo costuma ser de no máximo um dia pra mim kkkkkkkk. Agora fiquei curiosa com esse livro que você está lendo, depois vou procurar.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!
      Eu esperei 2 dias para continuar a leitura, e, por mais que a Morgan tenha me feito sofrer, ainda gosto dela. kkkkkk
      Essa saga é muito boa, chama-se A Queda dos Reinos. Vale a pena conferir. ;)

      Excluir
  8. Oi, Laplace
    Gostei bastante de ver seu ponto de vista em vídeo, particularmente eu nunca vi um vídeo seu mais eu gostei bastante. Não li nenhum desses livros mas vou acompanhar as resenhas e lembrar do que vi no vídeo pra tirar algumas opiniões básicas pra depois comentar e compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mark!
      Obrigado, que bom que tenha gostado. :)
      Os livros são muito bons, fazem parte da saga A Queda dos Reinos, vale a pena conferir.

      Excluir
  9. Acho que nunca tinha pensado por esse lado mas eu fico interessado no porquê da morte se é que vai ser explicado, mas acredito que tenha um motivo e como você diz no vídeo o autor não faz isso para atingir o leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lennon!
      Pois é, e como também sou escritor, eu sempre tive esse olhar mais analítico, sabe? Acho que por isso nunca aconteceu de eu ter esse impacto antes, porque para mim sempre foi: se o escritor fez é porque era necessário. Mas dessa vez meu olhar de leitor foi maior que o do escritor e não hora que li a reação foi: COMO ASSIM????????!

      Excluir
  10. Oiii lapace
    Eu gosto de finais felizes claro né mas eu acho diferente tipo o personagem principal morre tipo quando teis morreu em convergente, foi o livro que eu mais chorei as tintas borraram por causa das lagrimas, mas eu sei que foi para o bem da história.
    Eu também gostei que lapace explicou sobre nossas emoções e como nos sentimos.
    Ameeeiii o viiideo.
    ♡♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas!
      Obrigado, que bom que gostou do vídeo.
      E sério? ELA MORRE NO FINAL? COMO ASSIM? EU NÃO LI O LIVRO AINDA!!!!!!!
      Mas já sabia disso, então não esquenta, eu só estava fazendo drama. :D

      Excluir
  11. Olá!
    Adorei seu vídeo, por sua sinceridade e por expressar seus sentimentos. Enfim, é muito decepcionante quando o rumo de uma história toma outro sentido, com a morte de um personagem que não esperávamos. Ainda não li essa série, do livro o qual você citou, mas tenho curiosidade, pois gosto desse gênero. E também não conheço a escrita da autora, mas já estou preparada!
    Obrigada. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado do vídeo.
      É triste mesmo quando os autores aprontam dessas conosco, mas fazer o que? Bola pra frente né.
      Apesar disso, a série é muito boa, vale a pena conferir.

      Excluir
  12. Laplace, que legal te conhecer, é realmente da pra perceber que vc estava arrasado na produção desse vídeo tudo isso por um personagem, em relação a leitura eu nunca passei por essa situação, ainda bem kkkk, porém em séries de televisão(grey's anatomy) eu passo por isso sempre e a única coisa que faço é chorar kkkkk.Ainda não te conhecia, sendo assim, quais são as suas obras ja que o senhor citou que é escritor?? E de onde é, achei o sotaqie parecido com o daqui( Pernambuco). Mas é legal ver como o senhor reagiu a uma situação beem comum que sentimos em algumas histórias, vai ver que sentindo o que sentimos, a emoção fica mais afiada na hora da produção ou finalização de algum livro, ou até mesmo da resenha desse ou de outros livros!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joao!
      Acredita que com séries isso nunca me aconteceu? Nunca tinha acontecido com um livro antes, verdade, mas mesmo assim, acho que assistindo a uma série eu sei ser mais imparcial ainda.
      Sou teu vizinho, da Paraíba :)
      Quanto aos meus livros, eu tenho publicado o chick-lit A PÁGINA CERTA e PASSOS DE UM UNIVERSITÁRIO, que é um livro de dicas para universitários. Ambos estão disponíveis na Amazon. E tenho também vários contos disponíveis na Amazon e outros gratuitamente no Wattpad. :)

      Excluir
  13. O livro que eu to lendo é uma mistura de emoções. Comecei amando ele, mas agora ta ficando meio chatinho, só não desisto por que quero saber como termina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theresa!
      Sei como é, também sou assim.

      Excluir
  14. Sempre quando um personagem que eu gosto morre eu fico arrasada, mas logo passa. Como eu sou fã das Crônicas do Gelo e Fogo meio que eu ja me acostumei, mas mesmo assim continuo me apegando a personagens e fico torcendo pra que ele não morra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!
      Os fãs de As Crônicas do Gelo e Fogo realmente precisam se habituar a isso, acho que eles têm pós-doutorado em superar perdas de personagens kkkkkk

      Excluir
  15. Oi Laplace, esse é o primeiro vídeo que vi seu e gostei muito.. Essas emoções que os livros nos fazem sentir (sorrir, chorar, ficar com raiva, se apaixonar por personagens etc..) no meu modo de pensar é que fazem um livro ser mágico, pois a partir do momento que ele consegue penetrar nossas emoções, ele conseguiu atingir o objetivo de nos envolver na história.. Mas é muito decepcionante que a história não tome o rumo que esperamos, mas isso não seria igual a vida? Nem sempre acontece do jeito que queremos.. =(
    Talvez esses livros sirvam pra nos dar uma lição de moral, nem tuudo é como a gente quer/pensa, mas algum propósito terá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      "a partir do momento que ele consegue penetrar nossas emoções, ele conseguiu atingir o objetivo de nos envolver na história"

      Essa tua frase disse tudo, concordo plenamente contigo. Quanto a nem sempre as coisas ocorrerem nos livros como esperamos e a vida ser assim, eu uso uma frase da minha mãe: De trágica já basta a vida, ficção tem que ser feliz kkkkkk

      Mas, no fundo, eu gosto quando os autores aprontam dessas, isso engrandece a trama, embora nos deixe furiosos.

      Excluir
  16. Laplace, menino, eu me envolvo até demais kkkk eu fico amiga dos personagens na minha cabeça kkkk
    e choro, sofro, fico com raiva do livro, dos autores, ODEIOOOO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS, mortes em livros kkk e entre outras provações kkkkk não gosto que meus personagens favoritos morram ou sofrem muito, as vezes, abandono o livro porque tem alguma morto de um legal logo no comecinho =(
    Já troquei livros com um amigo que amei, mas estragou com uma morte kkk é engraçado, porque esse meu amigo adora mortes, finais infelizes kkkkkkk
    Ah, POR FAVOR! Não mate nunca um personagem, viu? kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Olha, não vou prometer não matar nunca um personagem, mas prometo que em A Página Certa não morre ninguém kkkkkkkk

      Excluir
  17. Oi, Laplace!
    Primeira vez que eu vejo um vídeo seu por aqui, e achei interessante que tenha sido justamente um desabafo. Super entendo como você se sentiu, já que eu como leitora, também me sinto assim com determinadas leituras, porém faz parte da experiência, já que quando começamos um livro estamos abrindo a nossa mente pro que o(a) autor(a) quis que soubéssemos e principalmente sentíssemos, e tudo que ele fez nos levava a isso, pelo menos essa é a minha opinião.
    Pra mim realmente é saber relevar certas coisas, e nunca, jamais, desistir do livro, já que no fim das contas o sofrimento e a frustração com a história podem ser só uma pequena parte ruim no meio de uma ótima experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Estou contando com que só tenha sido uma pequena parte ruim mesmo na experiência, e torcendo para que o responsável pela morte da personagem morra até o final da saga kkkkk

      Excluir