Resenha - Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Resenha - Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Sinopse: "Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e se passa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte."
Dezenove se passaram desde que Harry Potter derrotou Voldemort na Batalha de Hogwarts, juntamente com a Armada Dumbledore.

Agora, casado com Gina e pai de três filhos, Tiago, Alvo Severo e Lílian, Harry havia se tornado Diretor de Execução das Leis da Magia.

Constantemente ocupado por conta do trabalho, Harry mal tinha tempo para a família, e quem mais sofria com a sua ausência era Alvo.

Chegara o momento de Alvo estudar em Hogwarts. Temeroso pelo seu primeiro ano, as coisas saíram pior do que ele podia imaginar, já que, para começar, o Chapéu Seletor o mandou para a Sonserina, fazendo-o se sentir um traidor dos Potter. Além disso, ele em nada lembrava o pai, corajoso, heroico e bom em feitiços. Sendo assim, se tornou objeto de diversas piadas e comentários hostis, se isolando cada vez mais e guardando no peito um profundo rancor.

Ele odiava ser filho de Harry Potter, mais ainda de carregar nas costas o que aquele nome representava. Se isso não bastasse, ele considerava o pai uma fraude e achava injusto o fato de tantas pessoas terem morrido só para que ele sobrevivesse.

Foi também por isso que Alvo decidiu mudar o passado e, com a ajuda de Escórpio, seu melhor amigo e filho de Draco Malfoy, retornou no tempo para salvar a vida de Cedrico Diggory. Mas a cada vez que tentava, Alvo criava reverberações temporais que mudavam por completo o futuro, a ponto de Escórpio voltar para um mundo dominado por Voldemort, em que Harry estava morto e Alvo nunca tinha nascido.

Será que os garotos conseguirão pôr tudo em ordem? Ou terão que arcar com as consequências de meter o bedelho onde não foram chamados?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Desde que soube que havia uma possibilidade de fazerem uma nova história sobre Harry Potter, surtei com a possibilidade, afinal, me considero uma das órfãs da série, que não queriam que tivesse acabado.

Quando a peça de mesmo nome foi lançada na Inglaterra, em julho deste ano, um alvoroço se criou em cima. Muitos ficaram felizes com a continuação da narrativa, enquanto outros se revoltaram por terem mexido em uma obra acabada e perfeita, com medo de estragarem tudo. Fora o fato da polêmica que surgiu a respeito de alguns atores que foram escalados para interpretarem os personagens.

A dúvida que não queria calar era: publicariam um novo livro sobre Harry Potter? Que mundo injusto este em que existia uma peça e em que a maioria dos fãs não podia assisti-la e conhecer seu texto. Talvez, pensando nisso, criaram este volume, que nada mais é do que a transcrição do roteiro provisório da apresentação.

Por mais que eu tivesse lido isso mil vezes em sites de notícias, não me caiu a ficha de que eu iria encontrar um script tal qual ele é ao folhar as páginas, e sei que esta foi uma das grandes frustrações da maioria dos leitores.

Talvez por eu estar acostumada a scripts, não tenha estranhado. Ao contrário, eu adorei! Ok, a nossa atenção deve ser redobrada durante a leitura, já que os diálogos são escritos de maneira diversa e no meio deles pode haver muitas informações descritivas de cenas e gestos, mas achei o máximo poder conhecer os bastidores do espetáculo, saber em detalhes como ele foi elaborado e me sentir, de certo modo, na plateia, observando tudo. Dividido em quatro atos, várias cenas e alguns intervalos, tirei o chapéu não só para a produção, mas principalmente para os atores, pois com tantas falas, não tenho ideia de como alguém pode decorar tudo aquilo. Depois de ler A Criança Amaldiçoada, incluí na minha meta de vida a necessidade de assistir a esta encenação. E claro que ela viraria um excelente filme, algo que a autora infelizmente se pronunciou contra.

Necessário deixar claro que o mesmo está sendo considerado uma fanfiction pelo fato de não ter sido redigido por J. K. Rowling, mas sim por Jack Thorne e John Tiffany, afinal, Rowling não é roteirista e muito menos escritora de peças de teatro. Mas, na minha visão, considero esta uma criação de J. K. também, pois, além dela ter colaborado com ideias para a nova história, não aprovaria nada que não fosse do seu agrado.

Sobre o roteiro em si, eu amei. Amei mesmo, de todo coração. Em primeiro lugar, achei interessante reencontrar os nossos queridinhos adultos, enfrentando outros dilemas e desafios. Me emocionei demais em voltar ao passado e presenciar momentos que me marcaram, como o Torneio Tribuxo. Isso sem falar na possibilidade que tivemos de rever personagens mortos dos quais sentimos falta.

Para que não se frustrem, importante ressaltar que a trama não é centrada unicamente em Harry Potter. Aqui o destaque é dado a Alvo e Escórpio, um personagem que adorei demais. Diferentemente de Draco, Escórpio é querido, bondoso, ótimo amigo, inteligente e um leitor voraz. Imaginem-o como um bruxo geek.

Alvo me tirou do sério. Por mais que ele não entenda Harry, tem muito do seu egocentrismo e teimosia. O menino está certo de que a sua vida é uma porcaria e não enxerga um palmo à frente. Não é à toa que terá de enfrentar diversas provações para que amadureça um pouco.

Em Harry Potter e a Criança Amaldiçoada temos uma novidade que não foi bem aceita por muita gente. Particularmente, não vi problema algum no que a autora fez, ao contrário, achei bem inventivo da parte dela ter criado um personagem ligado à Voldemort que faz de um tudo para tê-lo de volta governando o mundo.

Fiquei tão absorta no enredo que o li numa só sentada, com um sorriso nostálgico no rosto e fiquei surpresa com o quanto gostei de voltar ao universo mágico de Harry Potter.

Quanto ao desfecho, todas as pontas foram amarradas e a autora diz que não pretende ir além nesta série.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada fala muito sobre a difícil relação entre pais e filhos, os erros que cometemos em super protegê-los, e peso que se carrega ao se viver na sombra dos outros ou tentando agradá-los. Todos nos sentimos culpados por algo que fizemos no passado, mas lamentar ou tentar corrigir com mais equívocos não é a solução, e é isso que J. K. nos ensina nesse exemplar.

Leiam e embarquem nessa aventura que pode ser mortal.

** Participem do Top Comentarista do Mês de Novembro e concorram a um exemplar em brochura do livro!

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - J. K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany
Livro 08
Editora Rocco
352 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

31 comentários

  1. Oi Mi, eu já havia visto esse livro mas não tinha lido nada sobre ele ainda. Cresci junto com o bruxinho Harry e ele fez parte da minha infância, assim como de tantas outras pessoas, e apesar de nunca ter lido nenhum dos livros, acho que seria uma boa começar com esse. Estou super ansiosa para ler.
    Espero gostar dessa nova pegada que a autora desenvolveu.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Proscila, conselho de quem é viciada em Harry's... se você começar por esse não irá entender muita coisa ( mesmo que tenha visto os filmes). Começa pelo primeiro!

      Excluir
  2. MI!
    Quando iria imaginar que o filho do Harry,Alvo, se uniria ao filho do Dalfoy, Escórpio? E ainda assim, eles se tornassem amigos e de personalidades inversas a de seus pais.
    Achei bem criativo.
    Quanto a ler um script é uma nova experiência e gostaria de experimentar.
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Tenho que confessar aqui que amo os filmes, assisto sempre que passa.
    Mas os livros... não consegui ler ainda, acredita?
    Demorei um ano pra ler o primeiro livro, e olha que é super fininho né?
    Sou dessas que tem que ler os livros primeiro, pra depois ver os filmes.
    E acabei fazendo ao contrário com essa série, me deixando sem vontade de ler.
    Fazer o que né?
    Mas, por incrível que pareça, estou bem curiosa em relação a essa nova obra.
    Quem sabe 2017 não me traga vontade de ler HP? E acabe lendo esse novo livro também rs
    Parece ser uma história bem interessante.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha, porque está difícil encontrar alguém que tenha gostado do livro. Eu particularmente, assim como você, adorei a história. E não tenho problemas com o formato, já li livros desse tipo quando criança, e adorava. O único problema pra mim no livro foi a Delphi, as origens dela me incomodaram muito e não tiveram sentido pra mim. Mas mesmo assim, o resto da história compensou essa parte, queria muito ler mais sobre o Escorpio, ele é um amor. Enfim, é um livro que realmente vale à pena ser lido, ainda mais por nós que estávamos orfãs de Harry Potter há tanto tempo.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Mirelle!

    Ey ainda não comprei este livro. Quero, claro, mas o dinheiro não ajuda! rsrsrsrsrs

    Não sou grande fã como vc, mas gosto muito da franquia de filmes. Não li todos os livros ainda, mas quero ver se consigo lê-los logo.
    Gostei muito de saber que livro é como um script, fiquei curiosa para saber como é a sensação de ler algo assim.

    Parabéns pela resenha! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Eu não vejo a hora de ter o meu próprio exemplar de harry potter e a criança amaldiçoada, principalmente porque eu não tive oportunidade de ir assistir a peça. A história continua incrível como sempre, mas ao contrário de você, não sou acostumada em ler roteiros, então pode ser que eu estranhe um pouco no começo, mas por esse mundo de magia vale a pena com certeza.
    um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi.
    Adoro quando livros contam um pouco mais sobre a vida dos antigos personagens.
    Para Alo deve realmente ser difícil viver a sombra do pai,e eu adorei sei que ele vai se destacar da sua própria maneira, enfim eu amei.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mi!
    Ai, estou muito ansioso para ler e tirar minhas próprias conclusões sobre essa nova história, apesar das críticas negativas sei que será incrível ler mais uma história do mundo do Harry sz

    ResponderExcluir
  9. Estou completamente louca para ler! Quando soube que iria lançar, quase pirei!

    ResponderExcluir
  10. Escórpio já te amo!!! Eu gosto muito de ler peças teatrais e imaginar cada cena, cada gesto. FAzer isso com hp vai ser ainda mais perfeito!
    Um Potter na Sonserina já é motivo de muito alvoroço e fico imaginando se vai ter algum professor atazanando ele alá Snape rs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mi!
    Já vi várias críticas negativas sobre esse livro, mesmo assim prefiro tirar minhas próprias conclusões, fiquei bem curiosa sobre algumas coisas no livro, como: porque eles iriam querer salvar o justo o Cedrico? Parabéns pela resenha.
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  12. Oi mi,
    estou muito ansiosa e curiosa para ler esse livro, eu quero muito ler

    ResponderExcluir
  13. É uma pena não ser uma criação da autora verdadeira de Harry. Talvez por isso tenha recebido algumas críticas negativas, porém eu prefiro ler antes de dizer algol, acredito que todo o livro traz algo de bom, e se a J.K Roling mesma gostou do livro quem serei eu pra dizer algo né? Eu quero muito ler e ansiosa demais!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Sou fão do Harry Potter, adoro os filmes!Tenho os livros, mas ainda não li. E claro que eu amaria ter esse lindo livro, para relembrar tantos bons momentos dessa maravilhosa saga.
    Resenha perfeita!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mi! Eu já estava muuuuito curiosa sobre o livro, sabia sobre o Alvo e o Escórpio, mas Cedrico????? E Torneio Tribruxo????? Cálice de Fogo foi de longe o meu livro preferido da série e amei saber que os acontecimentos do livro vão aparecer agora de uma nova forma! Espero não me incomodar com essa divisão em atos e com a chatice do Alvo...

    ResponderExcluir
  16. É Muito interessante ver como vc tem emoção perante a franquia harry potter, ja li os livros e também sou apaixonado assim como a senhora, adoro ler e também escrever, mas acho que não tenho vocação pra escrever um livro kkkkkkk, quando soube da promoção de receber um exemplar tão bonito e bem feito como esse, meus olhos se encheram de alegria, uma oportunidade dessa não se recebe todo dia, não é mesmo?? Me interessei mais ainda pelo fato de como a história é apresentada, em forma de teatro, estou a três anos num grupo de teatro da minha escola de inglês (tenho 15 anos) e adoro esse espaço, gostei também do modo como é apresentado pelo fato de dois livros de literatura brasileira que eu adoro são apresentados dessa meneira, são eles "O Aito da barca do inferno" e "O santo e a porca" livros que eu super recomendo. E essa história de Alvo e Escórpio serem muito amigos, não vejo a hora de ler essa obra, grande beijo!!

    ResponderExcluir
  17. Ola, Mi! Eu já vi todos os filmes de Harry Potter e não posso deixar de dizer que publicar este livro sem sombra duvida foi uma ótima ideia! Estou louco pra poder ler pois acabei virando um fã de Harry Potter. Acompanhei as aventuras desse bruxinho incrível. E reviver alguns momentos do passado como o Torneio Tribuxo pode ser muito bom, é realmente uma pena que Alvo não seja como o pai nem deseje ser. Claro que já vi várias críticas negativas mas nada melhor do que tirar as minhas próprias conclusões!

    ResponderExcluir
  18. Tenho muito interesse em ler esse livro,mas antes preciso terminar de ler todos os volumes de Harry Potter.Tenho evitado ler resenhas sobre esse livro,com medo de pegar um spoiler ou simplesmente estragar a magia de ler esse livro,pois quero ser surpreendida.

    ResponderExcluir
  19. Eu tabmém fiquei muito feliz quando ouvi que Cursed Child ia virar um livro ou que o script seria lançado. Ainda lembro de quando comecei a acompanhar a série e de quando comecei a ler os livros, quando o Relíquias da Morte foi lançado eu fiquei desesperado pois ainda faltava bastante tempo para ser filmado. Não queria que a série acabasse mas com o tempo entendi que ficar estendendo não seria a melhor opção.
    Em relação a Hermione na peça não ser branca como todos os filmes trouxeram eu concordo com a JK que em momento algum disse que ela era branca e o fato da escolha trouxe com ela a representividade que é tão apagada e pouco procurada.
    É bastante interessante o fato de terem lançado o roteiro pois eu acredito ser uma forma de poder entender o que estava passando na cabeça dos diretores/escritores e ainda mais, o que estava acontecendo com os personagens.
    Pelo que foi descrito eu imagino que Alvo seria uma crítica do que acontece nos dias de hoje, uma pessoa que sofre com as opiniões alheias sobre a vida dele.

    ResponderExcluir
  20. Como PotterHead super quero ver esse livro!

    ResponderExcluir
  21. Meu deeeus
    Oque será que ele vai fazer?
    Estou muito ansiolo pra ler imagina um filho de harry amigo de um filho de draco.
    Preciso leeeeerr, e a narrativa, eu já li algúns scripts então já estou acostumado.
    Eu achei super legal ter um livro que não foi "escrito" por J.K. mais que continue a sua história, quem nunca quis ccontinuar a história de uma série que acabou? Eu amo fazer isso e já tinha criado várias fanfics pós reliquia da morte.
    Preciso leeeeer
    Harry voltou ☺☺☺☺

    ResponderExcluir
  22. Mi assim como eu, eu acho que você é uma super fã de Harry Potter aí amei essa notícia eu simplesmente vou começar a acompanhar o blog sempre #poterheads

    ResponderExcluir
  23. Nossaaaaa Eu sou muito fã de Harry Potter e Seu blog achei as melhores resenhas para me decidir a ler!!

    ResponderExcluir
  24. Acredito que não seja uma continuação, por ser escrito em forma de script, e acho que seja mais uma adaptação e tal... mas adorei a resenha! e estou ansiosa para ler

    ResponderExcluir
  25. Oi Mi,
    Gostei bastante da sua resenha, achei que você abordou varias "visões" sobre o livro.
    Harry Potter em script?! Simplesmente amei essa inovação da série!
    Uma das coisas que mais chamou minha atenção nesse livro foi o fato de que Alvo e Escórpio são melhores amigos.
    Achei interessante a história abordar sobre os problemas entre pais e filhos; que quando a idade adulta chega, ela trás novos problemas e preocupações, e precisamos aprender a "combater" isso.
    Beijos, *3*
    Minari_52

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua resenha!! Não vejo a hora de ler esse livro, principalmente porque vai contar mais sobre Alvo e Escórpio. Pena que a J.K não pretende ir além dessa série, mas talvez até seja melhor assim, ficar acrescentando história aonde não precisa não é lá muito legal...

    ResponderExcluir
  27. Sinceramente estou louco para ler, mas não gosto de ler livros onlines (no momento não tenho dinheiro para compra-lo), então estou esperando conseguir juntar um money kkk para poder o ler, até então tenho evitado SPOILERS fortes, mas ler algumas críticas se torna inevitável, vejo muitos críticas negativas assim como positivas.. Então só lendo mesmo pra ter a minha OPINIÃO, e ler essa resenha me deixou com um gostinho de quero mais! Achei maravilhosa essa inovação e considero esse livro (desde já haha) o 8º livro da série e não uma fanfic como muitos dizem.. Depois que o ler, espero continuar com esse sentimento!

    ResponderExcluir
  28. pena que ainda nao lançaram sem a versao do roteiro da peça mais esse ja conta um pouco pelo menos

    ResponderExcluir
  29. Quero demaaaais ler!!
    Adorei sair novo livro, e quero muito assistir a peça também kkk Quem me dera!!
    Eu vi uns vídeos com spoilers e nossa, que história!! kkkkkkk
    To com muita saudade do Harry, Rony e Mione e não vejo a hora de saber o que aconteceu com eles, com seus filhos e afins!
    Pra mim esse livro promete tanto quanto os outros!!
    Só a capa não curti muito. É linda! Mas não combina com as outras de HP.
    Bjss

    ResponderExcluir