Resenha - Before: A História de Hardin Antes de Tessa

Resenha - Before: A História de Hardin Antes de Tessa
Sinopse: "Antes de Tessa, Hardin era um jovem rude e sem esperanças. O que será que fez com que ele se tornasse esse badboy tão revoltado? E o que passava em sua cabeça naqueles primeiros momentos com Tessa, a menina irritantemente certinha de quem ele não conseguia ficar longe? Contado sob o ponto de vista de Hardin e de outros personagens da série, Before acompanha de perto esse complexo e cativante personagem, desde seus problemas de infância até sua turbulenta juventude. O livro traz também passagens inéditas do romance de Tessa e Hardin e revela, ao fim, o futuro desse casal intenso que conquistou os corações de leitores no mundo inteiro!"
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série After. Leiam por sua conta e risco!

Before: A História de Hardin Antes de Tessa é o sexto livro da série After, no qual temos a visão do antes, durante e depois da relação desse casal tão intempestivo, sobre a perspectiva de Hardin. Após ler cinco livros da coleção e me apaixonar completamente por essa história de amor, minha curiosidade para saber algo mais acerca deste par foi grande e, talvez por conta disso, Before não tenha suprido todas as minhas expectativas.

Dividido em três fases, Before dá voz a diversos personagens que fizeram parte da infância de Hardin e acompanharam toda a sua trajetória a lado de Tessa, porém, o que temos dessas narrações são apenas fragmentos de alguns acontecimentos ou pensamentos de uma época distante, algo que acabou não sendo de grande importância para a trama de um modo geral e tornou o início da leitura cansativa.


Em Antes, descobrimos mais sobre a criação de Hardin e sua problemática relação com os pais. Entrar na cabeça dele e entender melhor seus medos e expectativas quando criança foi algo que partiu meu coração, e acredito que se a autora tivesse seguido por essa linha com certeza teria agradado mais aos fãs. Além disso, também nos deparamos com passagens contadas pela Natalie, Molly, Steph e Melissa e, por mais que algumas das informações dadas tenham servido para nos fazer compreender mais sobre o Hardin do passado e acerca das motivações dessas personagens, tudo foi escrito de maneira bastante superficial e não contribuiu em nada para o desenvolvimento do enredo.

No Durante acompanhamos um resumo do primeiro volume da série, depois que Hardin e Tessa se conheceram, e ficamos a par de como tudo aconteceu. Confesso que essa foi a minha parte favorita, pois a visão de Hardin mostra pontos diferentes do texto, algo que não tivemos a oportunidade de conhecer anteriormente quando After foi narrado apenas por Tessa. E, nesse sentido, Before veio cumprir esse papel de mostrar os dois lados da mesma moeda, mesmo que de forma bem resumida.

Em Depois, alguns personagens de grande importância ganham voz. Nessa terceira parte temos vislumbres do futuro de Hardin, Tessa, Zed, Landon, Christian e até mesmo do pequeno Smith. No decorrer da explanação de Christian, que foi o personagem que ganhou mais espaço nesse momento, temos um vislumbre do passado antes de Hardin nascer, enquanto Christian, Ken e Trish eram apenas jovens e grandes amigos que compartilhavam de sonhos para um futuro feliz. Saber mais sobre algo que aconteceu há tanto tempo atrás e influenciou diretamente na meninice de Hardin foi bem interessante e respondeu a alguns questionamentos que eu tinha há tempos durante a série. 

Mas o relato mais emocionante da obra com certeza foi o do Smith. Foi tão lindo de ver o quanto esse menino se afeiçoou ao Hardin desde início, mesmo ele tentando manter distância o tempo todo. E agora, descobrir como o relacionamento entre os dois cresceu com o passar dos anos foi encantador. Smith foi uma criança que ganhou meu afeto desde o primeiro momento e ter a oportunidade de saber o que se passava em sua cabecinha foi um presente da autora, eu realmente não esperava por isso.

Embora Before nos venda a ideia de que teremos a história de Hardin antes de Tessa, a verdade é que muito pouco a respeito disso nos é contado e, possivelmente por causa disso, o livro seja incapaz de suprir totalmente os anseios gerados pelo leitor que vem acompanhando a saga desde o princípio. Porém, mesmo não encontrando em Before tudo o que eu imaginava, termino a série feliz e realizada sabendo um pouquinho mais a respeito desses personagens que ganharam meu coração e que com certeza permanecerão na minha lista de favoritos da vida.

Em relação à edição física, a capa do livro mantém o padrão visual da série e remete o leitor a imagem de Hardin e Tessa, como de costume. As folhas são amareladas, a fonte está em tamanho agradável para leitura e não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

Para os românticos de plantão que ainda não conhecem estas obras e procuram uma história para se apaixonar, After com certeza é mais do que indicada.

Before: A História de Hardin Antes de Tessa - Anna Todd
Livro 06
Série After
Editora Paralela
320 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

2 comentários

  1. Esta serie cresceu de uma tal forma que eu não consegui acompanhar os lançamentos rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucia!

    Não li a resenha por causa dos spoilers. Tenho os 4 primeiros livros, mas ainda não os li. Não é por falta de vontade, pois sempre leio coisas maravilhosas sobre a série, é por falta de tempo mesmo... rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir