Resenha - Azeitona

Azeitona - Bruno Miranda
Sinopse: "Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que serão pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem 16 anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos 17 anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas para quem acredita que é fácil inventar a própria história."
Oi gente, aqui é a Mi, e hoje trago para vocês mais uma resenha em dupla, dessa vez com o Leo, representando o Blog Prazer, Me Chamo Livro. O legal deste tipo de resenha é que na parte da crítica vocês podem acompanhar a opinião de nós dois. Vamos lá:  

Ian é um adolescente que perdeu a mãe quando pequeno e, desde então, foi criado apenas pela irmã, que abriu mão de tudo para arcar com essa responsabilidade. Agora, aos 29 anos, Iris se descobre grávida, sem estar casada, com um negócio de planejadora de eventos recém deslanchando e uma renda muito curta para manter a família. Ansioso por ajudar nas despesas domésticas, Ian dá aulas de tênis para Caio, um menino que, apesar de ser muito rico, se sente rejeitado pela mãe, que parece se esforçar para fingir que ele não existe.

Ainda assim, o que recebe de Estela não é o suficiente para dividir os custos com a irmã. Mas, é no consultório do obstetra, quando Iris está fazendo a sua primeira consulta do pré-natal, que Ian recebe a oportunidade que poderá mudar de vez o seu futuro. Catarina, produtora do programa de TV Novos Pais acha que Ian está acompanhando a namorada grávida no médico e os convida para participar do reality show, garantindo o pagamento de um cachê elevadíssimo. Ian se sente muito tentando a aceitar, mas como faria para arcar com a mentira, se não tem namorada e muito menos um bebê seu a caminho?

Para ir adiante, precisaria esconder as gravações da irmã e encontrar uma menina que topasse se fingir de sua namorada. Foi assim que ele pensou em Emília, sua colega de colégio com quem, até então, não havia trocado nem meia dúzia de palavras. Emília sempre sonhou em sair de casa e ficar longe das garras da mãe e, por isso, depois de Ian insistir muito, decidiu aceitar a sua proposta e participar juntamente com ele do Novos Pais.

Mas será que esse casal conseguirá levar a trapaça adiante sem prejudicar ninguém, ou a mentira tem a perna mais curta do que imaginamos?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

MI: Conheço o Bruno Miranda desde que comecei a acompanhar o seu canal no youtube. Impossível não se apaixonar por Bubarim, por seu jeito espontâneo e completamente teatral. Adorava quando ele metia sua foca nos vídeos de resenha, criando histórias para ela, então quando soube do lançamento desse livro, não foi nenhuma surpresa para mim, já que o que nunca faltou para o Bruno foi criatividade.

LEO: Não li a sinopse e o título e a capa não me deram pista alguma do que eu ia encontrar, portanto, quando virei as páginas, fiquei no mínimo curiosO com a trama mirabolante que ele criou. Em primeiro lugar, achei muito inovadora a ideia do autor de bolar um programa de TV para pais adolescentes, tratando de um assunto tão importante que não costumamos ver destacado. 

MI: Fiquei impressionada com o domínio dos conteúdod apresentados pelo Bruno. Como mãe, achei ousado de sua parte falar sobre gravidez, pré-natal, parto e todas as dúvidas e inseguranças que uma gestante enfrenta. Fiquei esperando encontrar um furo ou algum comentário superficial, mas não achei. E não foi só desse tema que o autor tratou com propriedade, o reality show também foi muito bem desenvolvido.

LEO: Narrado em terceira pessoa e, apesar de ter uma escrita simples, foi muito rápido e fácil de ler Azeitona. Fiquei impressionado com as milhares de reviravoltas que o enredo teve e lá pelas tantas parei de tentar adivinhar o que Bruno ia aprontar. Me peguei rindo do texto por diversas vezes porque a escrita do autor é muito engraçada.

MI: Quanto aos personagens, me apeguei a quase todos eles. Bruno conseguiu construir núcleos diferentes de famílias, mostrando que em todos os lares têm problemas, mas que sempre há chance de resgatar o amor entre os seus integrantes. 

LEO: Para quem não gosta de uma história acelerada, talvez se incomode com algumas cenas meio atropeladas. A única coisa que me deixou com o queixo caído foi o dramalhão do final. Achei exagerado, mas entendi que foi importante para amarrar as pontas soltas.

MI: Para seu romance de estreia, Bruno arrasou na minha opinião. A gente torce por Ian e Emília mesmo sabendo que o que eles estão fazendo é errado e sofre com as coisas ruins que lhe acontecem. Dispam-se de preconceitos e embarquem nessa aventura lendo Azeitona. Mal posso esperar para ler mais livros do autor.

Azeitona - Bruno Miranda
Editora Planeta
352 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 4

3 comentários

  1. Olá Mi e Leo,
    Amei essa forma diferente de fazer resenha. Quanto ao livro fiquei super curioso e realmente para um homem falar de gravidez acho algo bem desafiador. Não conheço o canal do Bruno, mas agora vou dar uma conferida.
    Obrigada pela indicação ^^
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler este livro, faz muito tempo que eu acompanhava o canal dele e eu amava quando ele fazia resenhas de livros.
    Minhas expectativas estão bem altas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo e Mirelle!

    Infelizmente, nem com a resenha maravilhosa de vcs, consegui desejar ler este livro.... tive a chance de solicitá-lo com a editora, mas acabei optando por outro volume que me agradasse mais...
    Bem, espero que, se eu ganhar o exemplar, possa apreciá-lo e gostar tanto quanto vcs!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir