Resenha - Anna Vestida de Sangue

Resenha - Anna Vestida de Sangue
Sinopse: "Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas — e afastar distrações, como amigos e o futuro. Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas. Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?" 
Theseus Cassio Lowood cresceu vendo seu pai saindo para caçar os mortos e mandá-los para outro lugar, onde não pudessem mais ferir ninguém. Até que, quando Cas tinha sete anos, seu pai foi liquidado por uma das criaturas que caçava, em circunstâncias nada agradáveis. Desde então, o jovem Cas, que herdou o athame com o qual o pai desempenhava suas funções e passou a treinar para assumir o "negócio da família".

Agora, com dezessete anos, Cas e a mãe seguemm viajando por aí encontrando fantasmas para o garoto destruir. A mãe dele já era acostumada com essa rotina quando o marido ainda era vivo e, mesmo apoiando o filho, tenta persuadi-lo a levar uma vida normal. Cas sente o desejo de vingar o pai e uma aparição numa cidadezinha do Canadá pode ser seu teste final para começar a caçar a criatura que o matou.

Cas recebe dicas de pessoas do mundo inteiro que conhecem seu trabalho. Um dos seus "olheiros" de maior confiança lhe deu a pista sobre Anna Vestida de Sangue, um espírito vingativo que assombra a cidade de Thunder Bay e mata todos os desavisados que ousam entrar na casa onde ela mora. Anna é diferente de tudo aquilo que Cas já ouviu e, após mandar um último espectro embora, ele e a mãe mudam-se para essa cidade, de forma que o garoto consiga dar um fim em Anna.

Thunder Bay é um local pequeno, mas que tem as suas histórias aterrorizantes para contar, mesmo que a única que interesse a Cas seja a de Anna. No primeiro dia de aula na nova escola, Cas já escolhe a "vítima" que irá lhe revelar todos os segredos por trás do mito de Anna. Carmel Jones é a garota mais popular do colégio e sabe tudo sobre todos da região. A chegada de Cas desperta o interesse da menina e ela não hesita em se aproximar dele.

Durante uma festa próxima às cachoeiras, Carmel conta a Cas sobre Anna e junto com seu ex-namorado Mike e dois "capangas" dele, Chase e Will, eles saem para conhecer a casa que Anna assombra. A intenção de Cas era apenas sondar o território, mas Mike, que acha que ele está dando em cima de Carmel, tem outros planos. Com a ajuda de Chase, Mike deixa Cas desacordado e o coloca dentro da casa, para dar um susto no garoto, mas as coisas saem do controle quando Anna aparece.

Cas está certo de que esse será o seu fim. Ele ouviu falar sobre as mortes sangrentas ocasionadas por Anna e está preparado para morrer nas mãos da assombração, mas não é o que acontece. Ao invés de atacar Cas, que está caído no chão, o fantasma puxa Mike para dentro da casa e parte seu corpo ao meio, de uma forma grotesca, ignorando completamente a presença de Cas.

Chase, Will e Carmel abandonam o lugar, crentes de que Cas também está morto e o menino é então salvo por Thomas, um garoto que conhecera em Thunder Bay, capaz de ouvir os pensamentos das pessoas e um grande conhecedor de magia.

Conforme mais tempo passa, mais Cas vai se perguntando o que aconteceu naquela noite. Por que Anna não o atacou? Como ela foi capaz de partir Mike ao meio com tanta facilidade? E o pior de tudo: por que aquela bela aparição não sai da sua cabeça?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Lançada nos Estados Unidos em 2011, Anna Dressed in Blood fez um enorme sucesso lá fora e eu fiquei ansiando por alguma editora trazê-la para o Brasil, depois que vi vários blogs falando sobre a obra. Eis que então a maravilhosa da Verus Editora resolveu publicar essa história em solo nacional e, assim que pude, solicitei meu exemplar e o coloquei como prioridade na lista de leitura.

A escrita de Kendare Blake é fluida e envolvente. Me vi preso em sua narrativa logo nos primeiros capítulos e somando isso com a pouca quantidade de páginas, devorei o livro em uma única sentada. A autora conseguiu criar um universo não tão desconhecido, mas com elementos únicos e completamente instigantes.

Narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Cas, conhecemos esse jovem protagonista que é um personagem incrível, forte e determinado, e que foi impossível não gostar dele. Conforme a leitura foi se desenvolvendo, mais eu me afeoava a Cas e torcia por ele.

Os outros personagens também são maravilhosos, não tem um único que não seja interessante, tanto os bons quanto os maus. Meu favorito com certeza é o Thomas. Seu jeito atrapalhado, suas roupas descombinadas, sua timidez e personalidade doce fizeram eu me identificar demais com ele. Também gostei muito de Carmel. À princípio achei que ela seria uma garota fútil e desinteressante, mas no decorrer das páginas percebi que ela era muito forte e se escondia atrás de uma personalidade de patricinha para agradar os outros.

Quanto ao final, me pegou completamente de surpresa. Blake inseriu um romance no enredo que poderia levar o livro à ruína, mas foi muito bem desenvolvido e eu adorei. Quando o clímax começou a se desenrolar e fui vendo onde a autora iria chegar, meu coração começou a bater a mil por hora, torcendo para que eu estivesse errado e a Kendare mudasse de ideia no último minuto. Não foi bem o que aconteceu, mas a autora deixou um pequeno gancho para a continuação, que já foi lançada lá fora e se chama Girl of Nightmares e deve chegar ao Brasil só no ano que vem.

A edição física do exemplar está sensacional. A capa é maravilhosa, uma das mais lindas de toda a minha estante. Ela conta com alguns detalhes com aplicação de verniz e super combina com a história. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está impecável. Não me lembro de ter encontrado erros, mas talvez seja culpa da minha imersão na leitura, hehe.

Anna Vestida de Sangue é maravilhoso e merece ser lido por todos. Deem uma chance a essa obra e vocês não irão se arrepender. Sem sombra de dúvidas, recomendo, e já estou ansioso pelo volume dois.

Anna Vestida de Sangue - Kendare Blake
Livro 01
Série Anna Dressed in Blood
Editora Verus
252 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

4 comentários

  1. Olá, Leonardo. Eu já li muitas resenhas do livro e amei a premissa. Gosto tanto de histórias com fantasmas, coisas assustadoras e mortes. É tão legal ver livros que fogem do tema "romance". Já baixei para ler e espero poder gostar tanto quanto você.
    Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo!

    Cara, eu estou doida por este livro! Quando vi que a Verus o lançaria aqui, fiquei desesperada para lê-lo. Infelizmente, ainda não o comprei, mas pretendo!

    Gostei demais da sua resenha, me deu um certo arrepio e a minha curiosidade ficou ainda mais aguçada! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci este livro a pouco tempo e o enredo me chamou muita atenção, porque nunca li nenhum livro que envolvesse um romance entre um caçador de fantasma e uma fantasma rsrs Quero muito compra-lo.

    ResponderExcluir
  4. Leo do céu! Eu to doidaaaa para ler esse livro!!
    A capa é um espetáculo!
    E eu amei a premissa + resenhas que li , é sem dúvidas, um livro bem diferente do que estou acostumada a ler, além de ser bem fantástico e cheio de suspense.
    Eu to achando que a Anna e o Cas vão ter um affair hein, será? kkk
    bjoss

    ResponderExcluir