Resenha - After: Depois da promessa

Resenha - After: Depois da Promessa
Sinopse: "Bem quando Hardin acreditava já ter enfrentado todos os fantasmas de seu passado, um terrível segredo sobre seus pais é revelado, despertando os seus piores demônios internos. Tessa sabe que só ela tem o poder de aliviar todos os sentimentos de raiva, traição e confusão que afligem seu amado badboy. Só ela sabe como salvá-lo de seu ciclo autodestrutivo. Mas dessa vez ela não pode. Porque, quando menos espera, sua vida é para sempre alterada por uma tragédia. Hardin e Tessa prometem lutar com todas as suas forças para que o destino não os separe para sempre. Mas o que acontecerá quando suas forças chegarem ao fim? Depois da promessa... qual será o desfecho dessa história?"
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série After. Leiam por sua conta e risco!  

After: Depois da promessa é o quinto volume da série After, que garante trazer o desfecho da história de um dos casais mais amado da literatura NA atualmente. Após os acontecimentos finais de After: Depois da esperança e da bomba lançada sobre os ombros de Hardin em Londres, nosso herói mais uma vez se vê atormentado por demônios do passado capazes de levá-lo para sempre em uma jornada de autodestruição.

Com seu psicológico mais abalado do que nunca e com uma visão distorcida acerca dos fatos, Hardin não consegue lidar com a verdade e sua primeira reação, como sempre, é ir pelo caminho mais fácil, aquele que dá lugar a sua ira e ameaça destruir a todos que se colocarem a sua frente.

“Por que está fazendo isso?” ele pergunta, o corpo balançando de um lado para o outro. “Por que sempre tenta encontrar meu lado bom? Acorda, Tessa! Não tenho lado bom nenhum!”, ele grita, e bate as duas mãos no peito. “Sou um nada! Sou um merda com pais fodidos e uma cabeça fodida! Tentei alertar você, tentei afastar você antes de acabar com a sua vida..."

E como é de se esperar, a primeira a ser atingida por seu ódio é Tess, que a todo custo tenta fazê-lo reagir e lidar com a situação da melhor maneira possível. Porém, Hardin novamente dá lugar ao seu egoísmo e decide que o melhor para a namorada é se afastar. Voltando aos velhos hábitos de más companhias, bebedeiras e drogas, Hardin dá fim ao seu relacionamento e resolve permanecer em Londres definitivamente, mandando de volta para casa uma Tessa sozinha, arrasada e humilhada.

Sem escolha e sem estrutura para lidar de novo com essa situação, Tess retorna derrotada e abalada, mas certa de que precisa se reerguer e dar um basta em todo o sofrimento que Hardin vem lhe proporcionando nos últimos sete meses. Contudo, ela nem imaginava que mais uma tragédia a estaria aguardando e que, dessa, vez seria preciso utilizar-se de toda a sua força física e emocional para lidar com essa fase negra.

Somente quando Tessa está à beira de um colapso é que Hardin acorda e percebe que o mundo não gira apenas ao seu redor. Desesperado e ciente da burrada que fez e das infantilidades de suas ações, Hardin tenta reatar o namoro e mostrar à Tessa que pode ser o porto seguro do qual ela tanto necessita. Todavia, seu arrependimento é tardio e a única coisa que Tess sente por ele no momento é repulsa.

***

Durante toda a série After, foi habitual acompanharmos as idas e vindas de Tess e Hardin, onde ambos sempre se machucavam, mas nunca conseguiam se afastar completamente um do outro. No entanto, em After: Depois da promessa, Tess finalmente acorda e dá um basta no relacionamento abusivo que estava vivendo, deixando claro a ele que ela sempre fora a base da relação. Sua confiança em Hardin a fez acreditar que valia a pena dar mais uma chance e tentar seguir em frente, mas o garoto gastou todas as fichas testando todos os limites dela, e dessa vez Tessa deixa claro que não está disposta a aceitar menos do que ela merece.

No desenrolar da trama foi ficando cada vez mais nítido que não haveria salvação para o casal e confesso que isso deixou meu coração aos pedaços. Tessa decidiu pôr sua vida nos eixos voltando para o seu lugar de origem, reestruturando seu relacionamento com a mãe, e se dedicando apenas a realizar seus sonhos e objetivos, algo que no caso não incluiria Hardin

"Olhando para ela agora, consigo ver o tom rosado de suas faces, o olhar sem esperança, a felicidade desaparecida de seus lábios carnudos. Peguei uma menina linda que vive pelos outros, uma menina que sempre viu o lado bom em tudo, até em mim, e a transformei em um caco cujos olhos vazios me encaram agora."

Hardin, pela primeira vez, resolveu dar à Tess o espaço que ela realmente precisava e se manteve à distância sem ter a real certeza de que um dia a teria nos braços novamente. Enquanto Tess ia reorganizando a sua vida sozinha em uma cidade distante, Hardin também se permitiu amadurecer e aceitar seus problemas e dificuldades como nunca havia feito antes.

"Muitas vezes na vida eu me senti indesejado, deslocado da pior maneira. Tive uma mãe que se esforçou de verdade, tentou mesmo, mas não foi o suficiente. Ela trabalhava demais; dormia durante o dia porque passava as noites acordada. Trish tentou, mas um menino, principalmente um menino perdido, precisa de um pai."

Chegar ao quinto livro dessa série sem me emocionar foi algo impossível de acontecer e mais difícil ainda foi acompanhar Hardin e Tessa cada vez mais distantes. Quando iniciei a leitura das obras em janeiro de 2015, nem imaginava o quanto o problemático casal me ganharia, e por mais que muitos discordem, After foi a melhor coleção que já li em minha vida, e mesmo com as reviravoltas e enrolações no relacionamento de Hardin e Tessa, o enredo me envolveu, me fez rir, sofrer e chorar como em nenhuma outra história de amor.

Anna Todd criou personagens com dilemas reais e com características fortes, e acredito que isso tenha sido o grande diferencial dessa série, que possui textos cheios de reviravoltas, com personagens que nos marcam e que nos provocam um misto de sentimentos conflitantes a todo instante.

Embora tenha achado o final de After: Depois da promessa corrido, levando em consideração a passagem de anos pouco detalhada e, por fim, ter sentido falta de maiores informações sobre alguns assuntos que esperei o livro inteiro para ver acontecer (quem leu sabe do que estou falando), After mexeu comigo e deixou sua história de amor e de ódio para sempre gravada no meu coração. 

Para os amantes de um bom romance, a série é mais do que recomendada.

After: Depois da promessa - Anna Todd
Livro 05
Série After
Editora Paralela
448 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

4 comentários

  1. Oi Glaucia!

    Não li a resenha por causa dos spoilers, pois tenho os livros em ebook, mas ainda não os li.

    Gosto demais das capas da série e pela sua pontuação, espero gostar do enredo tanto quanto vc!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. AFTER E VIDA ]♥♥♥♥ amuuu *-*

    ResponderExcluir
  3. Nossa até pouco tempo atrás eu conheci a serie e agora já está no quinto livro, como lançou rápido rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de a série ser muito comentada, não sei se lerei.
    Detesto livros com relacionamentos abusivos, e ainda mais quando as personagens femininas são maltratadas e não fazem muito para mudar isso. Que é o que parece ocorrer em After.
    Talvez eu leia o primeiro para conhecer, mas não sei não.
    bjos

    ResponderExcluir