Resenha - O Livro de Cam

Resenha - O Livro de Cam
Sinopse: "Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Seu mais recente martírio se chama ensino médio. E o belo anjo está ciente da ironia nisso tudo. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render à única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor. Assim, Cam sela um pacto com o diabo, para tentar libertar das garras de Lúcifer a única alma que já amou: a mortal Lilith. A garota habita um purgatório particular em sua existência nos círculos do Inferno. Cada um escolhido e arquitetado com esmero pelo demônio. Tudo por causa de Cam… e seus pecados. No mais recente, ela é a pária da Escola Preparatória Trumbull. Nenhum amigo, nenhuma esperança. Mas, se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada. E ambos poderão viver o amor que um dia o anjo renegou. Caso ele fracasse, há um lugar de destaque aguardando-o além da Muralha das Trevas."
ATENÇÃO, esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores. Leiam por sua conta e risco!  

Após o termino de Êxtase, muitos fãs se sentiram não apenas órfãos da série, mas insatisfeitos com o rumo do personagem Cameron Briel. Ou melhor dizendo, a falta dele. 

Depois de quebrada a maldição de Daniel e Lucinda, Cam ficou sem destaque no livro e a conclusão de sua história acabou virando uma ponta solta. Pensando nisso e com certeza após dar atenção ao apelo dos fãs, a autora Lauren Kate decidiu publicar O Livro de Cam e, finalmente, permitiu-nos saber mais sobre esse personagem e seu destino.

Após ter terminado o ciclo de milênios que aprisionava o amor de Luce e Daniel e, consequentemente, atraía os anjos caídos até o casal amaldiçoado, Cam percebe que também merece algo mais. Ele tem direito a ter o seu final feliz e, para isso, precisa encontrar a única garota que amou em sua vida, a mortal Lilith. Contudo, existe um grande problema. A alma de Lilith não habita no paraíso como Cam havia imaginado, ela vive no inferno, morando em um mundo de sofrimento e desgaste contínuo arquitetado por Lúcifer.

Desesperado com a sina de sua amada, Cam resolve fazer um trato com o demônio para tirá-la de lá. Ele terá quinze dias para entrar no inferno pessoal de Lilith e fazê-la se apaixonar por ele mais uma vez. Se fracassar, deverá assumir seu lugar como braço direito de Lúcifer, algo que o atormentará eternamente. Porém, o que Cam não imaginava é que a cada novo inferno que Lilith vivia, mais o seu ódio por ele crescia. Para complicar a situação, Cam ainda tinha que lidar com as intromissões do diabo, que fazia de tudo para que Cam perdesse essa aposta.

Em Paixão, terceiro volume da série, alguns fragmentos da história de Cam e Lilith são apresentados ao leitor quando Daniel viaja nos Anunciadores em busca de Lucinda em suas vidas passadas. Porém, naquele momento tivemos apenas uma visão superficial do romance e não conseguimos compreender a profundidade do sentimento dividido entre os dois. Sendo assim, é em O Livro de Cam que conseguiremos entender todos os lados da história.

Narrado em terceira pessoa, o texto intercala presente e passado, revezando entre a visão de Cam e de Lilith. Dessa forma a autora nos permite enxergar a atual situação dos personagens e o desfecho do envolvimento do casal na vida passada.

Será que apenas quinze dias serão suficientes para Cam transformar o ódio de Lilith em amor? E será possível vencer uma batalha travada contra o diabo? Só lendo para saber!

Quando decidi ler a série Fallen, em 2013, eu comprei a coleção completa e logo depois me arrependi. A escrita não fluía e a trama não conseguia me prender e nem me agradar completamente, mas como já tinha todos os volumes, resolvi continuar a leitura. E olha, acho que foi a melhor coisa que eu fiz. E hoje posso dizer que O Livro de Cam entrou para os favoritos da minha lista.

Embora tenha achado a escrita da autora maçante nos demais exemplares, em O Livro de Cam foi completamente diferente. A narrativa transcorreu e eu me vi completamente envolvida com os personagens e com os seus dilemas, naquele mundo criado apenas para atormentá-los.

Cam sempre foi meu personagem favorito de Fallen. E embora algumas características e traços fortes de sua personalidade marcante tenham sido esquecidos nessa obra, acredito que tudo teve um propósito. Aqui não caberia um Cam sarcástico e malvado, pelo contrário, Cameron tinha um propósito muito diferente do da série, que era o de receber o perdão de seu amor e reverter um mal que indiretamente fez a Lilith. E em minha opinião esse foi o motivo da desconstrução do personagem, afinal, o Cam que ama é completamente diferente do Cam que não recebia e não sabia dar amor.

O Livro de Cam foi especial tanto para matar a saudade desse personagem, como para nos despedirmos formalmente desse anjo caído que ganhou uma legião de fãs. Particularmente posso dizer que já sinto saudades de Cam novamente. Com certeza leitura mais do que indicada.

O Livro de Cam - Lauren Kate
Livro 05
Série Fallen
Editora Galera Record
308 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

6 comentários

  1. Olá,
    Eu não havia lido Fallen ainda, porque li Hush Hush e tinha receio de ser muito parecido, mas esse ano resolvi dar uma chance pra essa série, será o próximo livro que lerei.
    E O livro de Cam veio pra completar a história, então acho que vou ficar satisfeita no final, vou saber o destino de cada personagem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucia.
    Amei a resenha, eu estou muito ansiosa para ler O livro de Cam, eu não gostei muito dele não, mas amava ao mesmo tempo, espero que ele consiga reconquistar sua amada, ansiosa demais para ler.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  3. Oi Glaucia!

    Eu preciso desse livro!

    Ao contrário de vc, gostei muito da série mesmo com a narrativa arrastada. Acho que a autora foi melhorando sua escrita no decorrer dos livros publicados e isso só me fez ficar ainda mais apaixonada pela série.

    Ainda não comprei este livro, mas quero, claro! Cam tbm é um dos meus personagens preferidos e quero muito saber como ele vai reconquistar seu amor!

    Parabéns pela resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. O livro de Cam já foi lançado aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  5. Eu não li nenhum livro da série Fallen,não tenho nenhum deles...não sou muito fã desse tipo de literatura...mas sua resenha está muito boa,bem clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  6. Oi Glaucia,
    também conheci a série Fallen em 2013, porém, ainda não li.
    Amei as capas e fiquei bem curiosa, mas daí comecei ler umas resenhas bem negativas sobre o último livro, os blogueiros diziam ser decepcionante o final e tal, então eu nem quis começar, detesto fim de série chato.
    Mas gostei muito da sua resenha, me abriu os olhos kkkkk me deu mais vontade de ler, e acho que vou ler ainda o primeiro livro, pra conhecer, quem sabe não gosto né? E com O Livro de Cam, vem aí um novo final, mais completo!
    bjss

    ResponderExcluir