Resenha - O Encantador de flechas

Resenha - O Encantador de flechas
Sinopse: "Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos. Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia."
Prestes a concluir os estudos escolares, Leran tenta descobrir como será seu futuro, uma vez que sua cidade, Acigam, anos atrás se fechou para o mundo e o governo impede que qualquer um deixe os muros e tenha algum contato com o exterior. Além disso, também proibira a manipulação das energias dos elementos em Acigam.

Possuindo tal habilidade, Leran pratica o seu dom às escondidas com o avô, e mantém segredo até mesmo de sua mãe e de sua irmã, Luana. Porém, o jovem se envolve no secreto conflito entre governo e dominadores, tomando conhecimento sobre os Silenciadores, os cruéis assassinos que perseguem todos aqueles capazes de usarem as energias.

Os problemas de Leran só pioram quando ele conhece a amável Judra, adicionando mais uma pessoa à sua lista daqueles com quem se importa e não quer ver machucado, diante da guerra civil que ameaça explodir dentro da pequena Acigam.

Não há como fugir. Não há como mudar o que aconteceu. A guerra entre governo e civis se aproxima cada vez mais e Leran não terá escolha a não ser participar do conflito.

Querem saber o que acontece? Então corram para ler o livro!


***

O Encantador de flechas
é o primeiro volume da série Supernova, de autoria do escritor Renan Carvalho, publicado em 2013 pela Editora Novo Século e relançado em 2015 pela Editora Novo Conceito. A nova roupagem trouxe, além de um capítulo extra, ilustrações de cenas da obra.

Recordo-me muito vagamente de como descobri O Encantador de flechas. Na época do primeiro lançamento vi postagens no facebook do Renan divulgando o livro e acabei me interessando. Lembro de ter gostado da sinopse, não sei como estavam as minhas expectativas na época, porém me recordo muito bem de que foram superadas.

Supernova é, de longe, o melhor exemplar de fantasia com o qual tive contato até então. Eu o li no começo de 2014 - descobri isso enquanto escrevia essa resenha, eu jurava que o havia lido em 2013 - e a escrita do Renan me pegou de uma forma, que me tornei um dos teóricos conspiradores sobre o futuro da série no grupo do facebook, e um dos leitores que adoraria arrancar a cabeça do autor pelo o que ele nos faz passar.

Os personagens são muito bem caracterizados e desenvolvidos. Aprovei o Leran desde o princípio, assim como os demais. Fica difícil escolher um favorito, tem a Luana, a Judra, a Boom - sim, as mulheres arrasam bastante na trama -, o Mael, o Galek... enfim, o Renan trabalhou tão bem na elaboração deles, que nós gostamos até mesmo dos vilões.

A história é dividida em quatro momentos e é narrada em primeira pessoa. Três dessas partes são protagonizadas pelo Leran, e a outra por uma pessoa que não revelarei para deixar vocês curiosos. Nesse salto de uma narrativa para outra não ficam pontas soltas, o Renan linka bem os dois enredos, esclarecendo todos os aspectos que estavam em aberto quando só conhecíamos a outra perspectiva.

Os capítulos não são grandes e são muito envolventes. Ao término de um já queremos iniciar o próximo, tamanho é o suspense que o autor deixa no ar com as reviravoltas que o texto sofre constantemente, fazendo com que a leitura não se torne enfadonha. E um ponto que devo salientar é que o Renan não mede esforços para criar uma boa história, ele domina a escrita e não deixa que os personagens ditem as regras. E isso o fez ganhar a fama de George Martin brasileiro. Sim, se vocês só entenderam agora, isso significa que o Renan irá matar um personagem se achar que isso deve ser feito.

O Encantador de flechas iniciou a série Supernova muito bem, e deixou uma mensagem de que tudo o que lemos nesse primeiro volume não se compara ao que virá a seguir. O livro é muito bom e certamente vale a pena adicioná-lo à sua estante.

Supernova: O Encantador de flechas - Renan Carvalho
Editora Novo Conceito
440 páginas
Comprar: Amazon / Saraiva

10 comentários

  1. Conhecia o autor só de facebook e sempre fui curioso em ler seus livros. Supernova parece incrível, com bons personagens, desenvolvimento e uma história cheia de reviravoltas surpreendentes. Ansioso p/ ler :D Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dan!
      Pode ler sem medo, o livro é muito bom mesmo. E ontem acabei de ler o volume 2 e está simplesmente sensacional! Mal posso esperar pelo próximo.

      Excluir
  2. Laplace, eu ainda estou me acostumando com histórias que possuem fantasia e por isso, estou aceitando dicas de leituras. Adorei a de hoje e já adicionei em minha lista de desejados.
    Renan Carvalho mostra ter criando um bom enredo e desenvolvido personagens bem completos e cativantes. E se ele é considerado o George Martin brasileiro, eu não posso deixar de conhecer sua escrita e saber por qual personagem ele nos fará sofrer, rsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonora!
      Que bom que gostasse da dica. E sim, Renan criou um enredo excelente e desenvolve tanto ele quanto os personagens muito bem. É o primeiro livro dele, e ele já arrasa, vale a pena conferir. O volume 2, então, nem tenho palavras para descrever o quão incrível é.
      E pode se preparar para sofrer sim. kkkkk

      Excluir
  3. Primeira vez que vejo falar do autor, fiquei impressionada com o senario que você descreveu, salientando como deve ser difícil para o autor criar uma estória maravilhosa sem se perder no caminho, fiquei curiosa para saber quem narra a outra parte?.
    Gosto muito de livros desse genero, gosto também de me surpreender durante a obra, por que tem livros que são tão previsíveis que chegar ser chato.
    Espero encontrar tudo o que quero nessa leitura, por que esse com certeza vai para minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene!
      Quem será que narra a outra parte? kkkkk
      O livro surpreende mesmo, e te digo mais, corre para ler esse, porque A ESTRELA DOS MORTOS (o volume 2) está incrível! Para você ter uma ideia, as minhas expectativas para a continuação estavam muito altas, tão altas que eu tinha medo de me decepcionar com a leitura, mas o Renan superou, e muito, minhas expectativas.

      Excluir
  4. Oi Laplace!

    Tbm só li maravilhas sobre este livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Confesso que prefiro essa edição do que a da NS. Tudo ficou muito melhor, o livro tornou-se mais chamativo!

    Claro que ele já esta na minha lista de desejados e, depois de ler sua resenha, só fiquei mais curiosa!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Concordo que essa nova edição ficou melhor.
      Corre para ler esse livro, ele é muito bom, você não vai se decepcionar. Ontem eu terminei de ler o volume 2, e está mais sensacional ainda. Minhas expectativas foram superadas e muito, e olha que elas não estavam nem um pouco baixas.

      Excluir
  5. eu não sabia que tinha sido relançado.
    desde do lançamento, vi em alguma página no face. fiquei curiosa para ler, mas quando eu descobri que era uma série eu meio que deixei de lado, sabe eu tô meio chateada com esses livros sem fim.
    mas depois dessa resenha acho q vou ler mesmo assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Lê sim, vale a pena. São só 3 livros (pelo menos o Renan falou isso), os 2 primeiros já foram lançados e o terceiro será lançado ano que vem.

      Excluir