5ª Turnê Intrínseca - Cobertura do Evento

Oi gente, tudo bem? Na última sexta-feira, no dia 08/04/2016, aconteceu aqui em Porto Alegre a Edição da Turnê Intrínseca, e hoje eu vim contar para vocês um pouco do que rolou por lá. Nesse ano, a Turnê foi realizada no Praia de Belas, em parceira com a Livraria Saraiva, que disponibilizou um espaço bem grande no terceiro piso do shopping para a apresentação da Editora, dando a oportunidade de mais leitores participarem, já que foram distribuídas 300 senhas, um número muito superior comparado ao ano passado.


Desta vez, a Intrínseca resolveu aproximar os parceiros da Turnê e nos convidou para auxiliá-los na organização. Fui representando o Recanto da Mi e, ao lado da Camila Teixeira (Livrologias), da Ellen Machado (Guardiã da Meia-Noite), da Laila Ribeiro (Sobre Livros) e da Rafaela Paludo (Chovendo Livros), ajudei na distribuição dos formulários na entrada, assim como entreguei os brindes no final do bate-papo. Além disso, cada um dos parceiros presentes teve a oportunidade de fazer comentários sobre algum livro da Editora que leu e amou, e é claro que falei sobre Para todos os garotos que já amei, um dos meus queridinhos <3 Lembrando que já tem resenha dele e de P.S Ainda amo você aqui no Blog. Super indico!


Nesta edição, a palestra foi mediada por três membros da Editora: A Vanessa, quem cuida da parceria, a Carol e o Victor. Os três se alternaram para falar sobre os lançamentos da Intrínseca, assim como de suas próximas apostas. Confesso que me apaixonei por muitos deles e conto abaixo um pouco sobre quais são para vocês.

Como vocês bem sabem, a Intrínseca tem a fama de abarcar diversos gêneros literários e de sempre nos trazer o que há de melhor no mercado nacional e internacional. Nesse sentido, no que diz respeito às obras de ficção exibidas no encontro, gostaria de dar um destaque ao Bem-vindo a Night Vale, dos autores Joseph Finkel & Jeffrey Cranor, que deve ser publicado ainda este ano. O livro se originou de um podcast muito ouvido nos Estados Unidos, com a inovação de ser um podcast de ficção. Algumas pessoas que o ouviram realente acreditaram que o mundo estava sendo invadido por alienígenas, o que causou uma grande e hilária comoção no país. Achei isso sensacional.

Sinopse: "Uma amistosa comunidade no deserto, onde o sol é quente, a lua é linda e misteriosas luzes atravessam o céu enquanto todos fingem dormir. Essa é Night Vale. Uma cidadezinha como muitas outras, com uma prefeitura, uma pista de boliche, uma lanchonete, um supermercado e, claro, uma estação de rádio comunitária. De diferente, apenas fantasmas, anjos, aliens e conspirações secretas do governo (estas últimas, talvez nem tanto). É nesse lugar que duas mulheres e suas vidas vão colidir na busca por respostas. Um único nome parece ser a solução do mistério - uma chave para todos os segredos, que, se tiverem sorte, selará seus passados e abrirá as portas para o futuro. Isso se as duas conseguirem achá-la. Bem-vindo a Night Vale é uma história de mistério genial, inspirada em um dos podcasts americanos mais inovadores da internet, Welcome to the Night Vale."

Além desse, também teremos o lançamento de Destinos e Fúrias, da autora Lauren Groff. O livro é a principal aposta da Intrínseca para este ano e foi eleito uma das melhores obras de 2015 nos EUA e deve chegar por aqui logo. Vamos aguardar!
 
Sinopse: "Dizem que honestidade e transparência são o que mantém um relacionamento. Às vezes, porém, a felicidade só é possível graças ao que não é dito. Aos 22 anos, Lotto e Mathilde são lindos, perdidamente apaixonados e destinados ao sucesso. Uma década depois, o casamento que eles construíram causa inveja. Esse era o destino. Lotto passou de ator desempregado a dramaturgo famoso, apesar de parte desse sucesso se dever a forças que seu ego reprime. Mathilde vive em função da carreira do marido, mas talvez seja uma atriz mais talentosa do que Lotto jamais foi. Essas são as fúrias. Dividida em duas partes e contada de diferentes pontos de vista, Destinos e Fúrias narra a estonteante jornada de um casamento ao longo de 24 anos - uma história sobre amor e arte, poder e percepção que surpreende e supera todas as expectativas."

Foram igualmente citados na Turnê: Eu Sou o Peregrino, um suspense policial do renomado roteirista Terry Hayes; Garoto 21, a nova história apaixonante de Mattew Quick; e também os relançamentos Baía da Esperança, de Jojo Moyes; e Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, que haviam sido comercializados anteriormente por outras Editoras. 

Já na parte de não-ficção, o título que mais me chamou atenção foi Alucinadamente Feliz, da autora Jenny Lawson. Ela sofre de uma quantidade absurda de transtornos, como depressão e ansiedade, mas, apesar disso, não deixou que essas doenças acabassem com a sua vida, pelo contrário, Jenny resolveu encarar esse desafio de frente de uma forma divertida e ser então alucinadamente feliz.

5ª Turnê Intrínseca - Cobertura do EventoSinopse: "Jenny Lawson está longe de ser uma pessoa comum. Ela mesma se considera colecionadora de transtornos mentais, já que é uma depressiva altamente funcional com transtorno de ansiedade grave, depressão clínica moderada, distúrbio de automutilação brando, transtorno de personalidade esquiva e um ocasional transtorno de despersonalização, além de tricotilomania (que é a compulsão de arrancar os cabelos). Por essa perspectiva, sua vida pode parecer um fardo insustentável. Mas não é. Após receber a notícia da morte prematura de mais um amigo, Jenny decide não se deixar levar pela depressão e revidar com intensidade, lutando para ser alucinadamente feliz. Mesmo ciente de que às vezes pode acabar uma semana inteira sem energia para levantar da cama, ela resolve que criará para si o maior número possível de experiências hilárias e ridículas a fim de encontrar o caminho de volta à sanidade."

Compre aqui: Saraiva / Travessa

Ainda nesta categoria, um dos grandes investimentos da Editora para 2016 é F de Falcão, de Helen Macdonald. A trama conta a história de Helen, que estava pronta para uma noite de diversão com as amigas quando recebeu uma ligação dizendo que seu pai havia morrido. Ali, seu mundo caiu. Desolada, a historiadora partiu para a Escócia para comprar um falcão e encontrou na arte da falcoaria uma válvula de escape e aprendeu muito sobre si mesma e sobre como enfrentar seus medos e anseios. Muito interessante a premissa do enredo. Acho fantástico a capacidade que o ser humano tem de se reinventar e descobrir novos prazeres e amores depois que algo de ruim acontece.

No que diz respeito à literatura juvenil, infelizmente não tivemos muitas novidades. O único lançamento futuro apresentado foi o meu queridinho, O Oráculo Oculto, de Rick Riordan, primeiro volume da série As Provações de Apolo. Essa nova série se passa após o final de O Sangue do Olimpo e é narrada pelo deus Apolo, que após irritar muito seu pai, Zeus, é punido e transformado em um mortal comum, sem poderes, e precisará viver dessa forma até ser perdoado, mas é claro que a partir disso passará por muitas confusões.

Sinopse: "Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam."

Compre aqui: Saraiva / Travessa  

Espero que vocês tenham gostado da cobertura do evento. Foi um enorme prazer e satisfação participar como parceiro dessa Turnê e conhecer pessoas tão queridas, assim como saber mais sobre os futuros lançamentos dessa Editora de que tanto gostamos. E que venha 2017 e a Edição.

#TurneIntrinseca

7 comentários

  1. Leonardo, foi muito bacana você nos mostrar um pouquinho deste evento tão esperado por muitos leitores. Sempre tive uma enorme vontade de participar, mas por eu morar bem distante das capitais, eu não posso ir :/ Mas fico satisfeita somente em saber o quanto todos divertiram e também por você nos trazer novidades da editora. Fiquei encantada pelos livros Alucinadamente Feliz, que tem uma capa bem divertida e As Provações de Apolo, uma nova serie que irá conquistar a muitos leitores, certeza!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo!

    Nessas horas me martirizo por morar no interior... nunca fui à um evento desse e tenho muita vontade!
    Adorei a cobertura e fiquei babando nos seus marcadores! *o* rsrsrsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Leonardo.

    Gostei bastante, gostaria de poder ir a eventos como esse, porém não dá por que trabalho, e as vezes estou cansada demais até para pensar, fiquei triste quando soube que haveria a Turnê no meu Estado, mas que não poderia comparecer.
    Gostei bastante dos livros, o evento pareceu ser bem dinâmico, e interessante, amo os lançamentos da intrínseca, ainda não li Para todos os garotos que ja amei, mas pretendo com toda certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  4. Que brindes maravilhosos! O evento parece ter sido ótimo, adorei conhecer um pouco mais dos lançamentos da editora para esse ano. Já conhecia As Provações de Apolo e Alucinadamente Feliz, mas me interessei mais por esse segundo, a premissa é bem curiosa e parece ser um livro super divertido. Sei lá, me saturei um pouco das histórias do Rick...esperava algo novo dele. Fates and Furies parece perfeitos, mostrando os altos e baixos de um casal. Abraçooss

    ResponderExcluir
  5. Esse evento tão prestigiado aconteceu em minha cidade e foi emocionante como todos os outros, dos livros que você destacou acima eu tinha uma imensa curiosidade pelo livro Welcome to night vale, desde que esse livro foi anunciado no no evento tenho esperado ansiosamente pelo lançamento dele no Brasil para ver se a história é tão boa quanto parece ser.

    ResponderExcluir
  6. gente eu fiquei muito, mas muito chateada com o dia da turnê por aqui! no meio da semana e para piorar eu tinha prova no dia ;(
    eu fui ano passado e amei!!!
    mais um livro do Riodan?

    ResponderExcluir
  7. Oi Leonardo!
    Ah...eu queria tanto ter ido, mas não estava em POA no dia :( Nunca consegui ir a uma turnê, mas acho que deve ser demais! A Intrinseca capricha em tudo.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir