Resenha - Filme Um senhor estagiário

Resenha - Filme Um senhor estagiário
Sinopse: "Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro). Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo."
Ben era um viúvo aposentado que já tinha tentado preencher os seus dias das mais variadas formas possíveis, mas nem fazer tai chi chuan, aulas de culinária ou ficar com os netos dava conta do vazio que ele sentia por dentro.

Ele queria voltar à ativa, mas como? Foi quando ele viu um panfleto oferecendo vagas de estágio para pessoas de idade em uma empresa de vendas virtuais de roupas femininas. Entretanto, para concorrer a essa vaga não bastava enviar um currículo como antigamente, Ben precisaria gravar um vídeo e subi-lo para o youtube. Sem entender quase nada de tecnologia, recorreu ao neto de 9 anos para ajudá-lo.

Todos na empresa pareceram gostar de Ben e, após passar por vários testes, foi contratado. O que ele não imaginava é que fosse ser designado para trabalhar diretamente com a dona do local, uma jovem mulher com uma fama de difícil, cheia de manias e maluca por trabalho.

Jules, de mãe e dona de casa, havia se tornado empresária de sucesso, atraindo o olhar não só das consumidoras como também de investidores. Porém, nem tudo em sua vida eram flores. A empresa podia andar muito bem das pernas, mas o mesmo ela não podia dizer de sua vida familiar e do seu casamento que eram constantemente negligenciados.

A chegada de Ben foi bem intimidante para ela, que se sentia constantemente observada e julgada por uma pessoa mais velha e experiente. Jules tentou se livrar de Ben por diversas vezes, mas mal sabiam eles que essa proximidade transformaria as suas vidas.

Querem saber o que vai acontecer? Então vejam!

***

Quem me conhece sabe que sou completamente fã de comédias e, quando assisti ao trailer, fiquei doida para ver Um senhor estagiário, até porque adoro os protagonistas. Porém, na medida em que o roteiro ia se desenrolando, percebi que mais se tratava de uma história levemente dramática e reflexiva do que engraçada.

Um senhor estagiário é um longa muito atual, que trata de temas muito relevantes para a gente nos dias de hoje, a começar pela dificuldade que muitas mulheres encontram em ter que se dividir entre a carreira e a família. Além disso, aborda o preconceito sofrido pelos mais velhos por simplesmente não conseguirem se encaixar no mundo altamente tecnológico no qual fomos engolidos.

Há um choque cada vez mais frequente entre gerações que, ao invés de se ajudarem e trocarem experiências e vivências se afastam e se desdenham. Pode não parecer para alguns, mas os mais velhos ainda têm muito o que nos ensinar, fora o fato de que também possuem muitos anos produtivos pela frente, basta que lhes deem uma chance. Ao passo que os mais jovens podem até ser mais multifuncionais e rápidos em seu aprendizado, mas costumam ser volúveis e superficiais, e precisam amadurecer em diversos aspectos.

A película deixou muito claro sobre o quanto a maioria dos homens e mulheres congelaram no tempo, ainda se chamando, se vestindo e agindo feito meninos e meninas. Onde estão os homens e mulheres de antigamente? Segundo Jules, "como, em uma geração, os homens foram de caras como Jack Nicholson e Harrison Ford a...", pois é.

Bom, tirando essa discussão de lado, que daria pano para manga, gostaria de dizer que achei o filme muito fofinho de ver. Robert De Niro e Anne Hathaway estão ótimos juntos e a doçura de De Niro como Ben me fez sentir uma tremenda falta do meu pai. Foi lindo de ver como um acabou contribuindo para as transformações pessoais do outro, sem contar que adorei as lições ali empregadas, como, por exemplo, o fato de que nunca é tarde para recomeçar.

Para quem busca um filme leve, porém com conteúdo, super recomendo Um senhor estagiário para uma tarde de final de semana, regado a muita pipoca :)

Título original: The Intern
Roteiro: Nancy Meyers
Direção: Nancy Meyers
121 minutos

TRAILER

9 comentários

  1. Eu amei esse filme! Assim como você imaginava outro roteiro. Ele me ganhou. Também super recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirelle!

    Não conhecia o filme, e como vc, tbm adoro os atores, então, claro que vou adicioná-lo na minha lista para assisti-lo.

    Parabéns pela resenha de filme, estou aprendendo muito sobre filmes lendo suas resenhas, até já escrevi minha primeira resenha de filme! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti assim que foi lançado por gostar muito da atuação dos dois atores (em especial Hathaway, de quem fiquei fã desde O Diário da Princesa) e valeu muito a pena.

    Achei o filme interessante por tratar com sinceridade e delicadeza sobre a questão dos homens e mulheres da melhor idade no mercado de trabalho. A atuação do Robert é simplesmente incrível, ele passa uma sensibilidade e doçura que cativam.

    Ótima resenha, Mi! ♥

    /streetoflily

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua resenha!!
    Como você,também gosto muito dos protagonistas desse filme,e saber que tem uma história com uma pitada de drama me deixou mais curiosa.
    Vai pra lista.
    Bj Mi.

    ResponderExcluir
  5. Sou simplesmente apaixonado pela Anne Hathaway, os filmes dela sempre marcaram minha vida de alguma forma! Acredita que ainda não assisti esse? Quero muito fazê-lo. Vou ver se encontro na netflix.
    Abraços!
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. esse livro tá na minha lista de filmes (tb enorme, acho q consegue ser mais do q de livros) desde que saiu o trailer, achei a temática super legal! caçar aqui para assistir

    ResponderExcluir
  7. Eu amo os dois atores, então seria quase que impossível não gostar do filme. O que mais me atrai no longa é essa mistura entre comédia e até um certo emocional, que sem querer acaba transpassando as relações entre os dois protagonistas. Acredito que o filme passe uma mensagem muito interessante, que poderíamos inclusive aplicar à nossa vida.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia o seu trabalho, mas adorei a resenha e adorei muito mais o filme maravilhoso. O melhor que assisti em 2016. Compartilhei no facebook. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. A trama traz ninguém menos que a dupla Robert DeNiro e Anne Hathaway como dois legítimos representantes desses tempos tão diferentes. É que mais do que contar uma história parece que O Estagiário quer passar uma mensagem: que a geração digital (da web) tem ainda muito que aprender com a textual & analógica, não apenas a nível profissional mas principalmente no que diz respeito às suas relações familiares e emocionais. Ou então é uma afirmação que os mais velhos – para além do savoir faire que podem transmitir aos mais novos - têm prospectivas de emprego e de sucesso. Mas apesar de seu argumento central clichê – o de que jovens e velhos precisam aprender uns com os outros - a forma humana e sincera como a história é contada, sem julgamentos morais e condenações, a eleva a um patamar acima das outras.

    ResponderExcluir