Semana Star Wars - Dicas de leitura - Dia 5

E aí pessoal, estão gostando da Semana Especial Star Wars? Espero que sim. Hoje, o post será dedicado aos bibliófilos de plantão. Eu já falei aqui no blog que o universo Star Wars vai muito além dos filmes, então, indicarei alguns livros que irão ajudar vocês a se inteirarem mais sobre a saga.
 

Começarei falando sobre os livros publicados pela nossa querida parceira, Editora Seguinte.

Ano passado a Editora Seguinte lançou livros que davam pistas sobre Star Wars: O Despertar da Força!

Abaixo, vocês encontram duas séries inéditas que se passam no universo de Star Wars. Voltados aos jovens leitores e a todos os fãs que não aguentavam mais esperar pelo último filme, os livros apresentarão algumas histórias conhecidas de um jeito totalmente novo, assim como aventuras inéditas de Han Solo, Princesa Léia e Luke Skywalker.


STAR WARS: A PRINCESA, O CAFAJESTE E O GAROTO DA FAZENDA, de Alexandra Bracken
Editora Seguinte 

"Ainda que a Aliança Rebelde tenha ganhado algumas batalhas contra o Império, a esperança está se esgotando. O Império está prestes a revelar a Estrela da Morte, uma estação bélica capaz de destruir planetas inteiros num piscar de olhos. Agora, o destino da galáxia está nas mãos de uma princesa, um cafajeste e um garoto da fazenda… Essa é uma versão de Star Wars: Uma nova esperança (episódio IV) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Cada parte da narrativa é contada pelo ponto de vista de um dos três protagonistas, se aprofundando nos conflitos desses heróis que se unem para combater o mal que ameaça toda a galáxia." 

STAR WARS: ENTÃO VOCÊ QUER SER UM JEDI?, de Adam Gidwitz
Editora Seguinte 

"Com a ajuda de Luke Skywalker, a Aliança Rebelde conseguiu uma grande vitória contra o Império. Mas a guerra está longe de acabar. Agora, instalados em Hoth, um planeta gelado, os rebeldes temem que seu esconderijo seja descoberto pelas forças imperiais. Infelizmente, não demora muito para que o temível Darth Vader os encontre e organize o ataque… Essa é uma versão de Star Wars: O Império contra-ataca (episódio V) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Aqui, você entrará na pele de Luke Skywalker, dando os primeiros passos para se tornar o maior Jedi da galáxia, e encontrará uma série de lições para aprimorar seus conhecimentos Jedi." 

STAR WARS: CUIDADO COM O LADO SOMBRIO DA FORÇA!, de Tom Angleberger
Editora Seguinte 

"O terrível Império está construindo uma segunda Estrela da Morte para acabar com a Aliança Rebelde. Mas Luke Skywalker tem outros planos: destruir o governo e deter o imperador de uma vez por todas. No entanto, há um obstáculo no caminho de Luke - seu pai. Esta é uma versão de Star Wars: O retorno de Jedi (episódio VI) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Ao longo da história, os leitores encontrarão diversas notas de rodapé com curiosidades e comentários sobre esse universo extraordinário, tornando a jornada até o confronto final entre Luke e Darth Vader ainda mais emocionante."

Agora, confiram os três primeiros lançamentos da série Jornada para Star Wars: O despertar da Força! Nesses três volumes ilustrados, vocês encontrarão aventuras inéditas de seus protagonistas favoritos, além de algumas caras novas. 

   
A MISSÃO DO CONTRABANDISTA – Uma aventura de Han Solo e Chewbacca, de Greg Rucka
Editora Seguinte

"Nesta história, que se passa entre "Uma nova esperança" (episódio IV) e "O Império contra-ataca" (episódio V), Han e Chewie precisam pilotar a Millennium Falcon numa missão ultrassecreta da Aliança Rebelde: resgatar o tenente Ematt, um oficial da Rebelião que está sozinho e desprotegido no venenoso planeta de Cyrkon."


ALVO EM MOVIMENTO – Uma aventura da princesa Léia, de Cecil Castellucci e Jason Fry

Editora Seguinte

"Nesta história, que se passa entre "O Império contra-ataca" (episódio V) e "O retorno de Jedi" (episódio VI), Léia descobre que o Império está construindo uma nova Estrela da Morte e, enquanto o alto-escalão da Aliança organiza um ataque, a princesa bola um plano para ajudar: atrair parte da frota imperial para outro setor da galáxia, distante de onde o verdadeiro ataque iria acontecer."

A ARMA DE UM JEDI – Uma aventura de Luke Skywalker, de Jason Fry

Editora Seguinte

"Nesta história, que se passa entre "Uma nova esperança" (episódio IV) e "O Império contra-ataca" (episódio V), Luke está no meio de uma tarefa para a Aliança Rebelde quando um chamado da Força o leva até Devaron, um planeta misterioso onde há muito tempo erguia-se um templo Jedi, agora reduzido a ruínas."
 


E é claro que eu não poderia deixar de falar, novamente, de Estrelas Perdidas, lançamento mais recente da Seguinte e que já foi resenhado no Blog AQUI.

Sinopse: "Ciena Ree e Thane Kyrell se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho: pilotar as naves do Império, cujo poder sobre a galáxia aumentava a cada dia. Durante a adolescência, sua amizade aos poucos se transforma em algo mais, porém suas diferenças políticas afastam seus caminhos: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Agora em lados opostos da guerra, será que os dois pilotos interestelares vão conseguir se reencontrar, ou a guerra vai destruir o seu amor — e a galáxia — para sempre? Através dos pontos de vista de Ciena e Thane, você acompanhará os principais acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império — como as Batalhas de Yavin, Hoth e Endor — de um jeito absolutamente original e envolvente. O livro relata, ainda, eventos inéditos que se passam depois do episódio VI, "O retorno de Jedi", e traz pistas sobre o episódio VII, "O despertar da Força"!"

Compre aqui: Amazon / Saraiva

Agora, eu dividirei os livros dessa postagem em 3 categorias, são elas: CANON, LEGENDS e MATERIAL DE ESTUDO, para facilitar a compreensão dos padawans. Ainda não sabem o que são esses selos? Então leiam mais sobre eles AQUI.

CANON:


O primeiro deles é mais a título de curiosidade do que para agregar novos conhecimentos. Trata-se da obra Star Wars: A Trilogia, escrita pelo próprio George Lucas e publicada pela Editora DarkSide, em 2014. Esse livro refere-se aos romances contidos nos três filmes da trilogia clássica (Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi) que foram compilados em um único volume de capa dura.

Em seguida temos o primeiro volume da trilogia Aftermath, Marcas da Guerra, do autor Chuck Wending, publicado pela Editora Aleph, em 2015. Esse livro acompanha personagens secundários dos filmes e novos personagens, e mostra o que acontece após o Episódio VI - O Retorno do Jedi e, por isso, pode ser considerada uma trama paralela a Estrelas Perdidas. Não se trata da mesma história, já que os personagens são outros, mas ambas fazem parte da linha do tempo oficial. Não li essa obra, porém, só ouço elogios e certamente ela estará na minha estante.
 

Tarkin, de James Luceno, lançado pela Editora Aleph, em 2015, é outro livro muito importante que todo fã de Star Wars deve ler. Ainda não li, mas estou louco para conhecer essa história. Nela, acompanhamos a vida do Gran-Moff Tarkin ainda no começo do Império Galáctico. E o que há de tão especial nessa trama? Além de aprendermos mais sobre esse grande personagem e vilão da saga, saberemos mais sobre a construção da primeira Estrela da Morte. Isso é algo que eu, pelo menos, sempre tive curiosidade de descobrir.
 

Se vocês são fãs da série animada Star Wars Rebels, então não podem deixar de ler Um Novo Amanhecer, de John Jackson Miller, trazido ao Brasil igualmente pela Editora Aleph, em 2015. Essa história se passa após o Episódio III - A Vingança dos Sith e conta como Kanan e Hera, protagonistas da série Star Wars Rebels, se conheceram e, sendo assim, acaba servindo como um prelúdio para a mesma. 

LEGENDS:


Como primeira indicação eu não poderia deixar de falar do volume 1 da aclamada trilogia Thrawn, Herdeiro do Império, do autor Timothy Zahn, publicado em 2014 pela Editora Aleph. Como vocês sabem, por se tratar de uma obra que leva o selo Legends, ela não é considerada integrante da linha do tempo oficial da saga e, por isso, seus acontecimentos não podem ser levados em conta quando vocês forem assistir aos filmes ou ler algo do selo Canon. Essa narrativa se passa 5 anos após a destruição da segunda Estrela da Morte e nela Luke, Han e Léia devem combater os remanescentes imperiais. Embora não faça parte do selo oficial, estou muito animado para ler Herdeiro do Império, até já tenho o meu exemplar aqui. 

Kenobi, do autor John Jackson Miller, publicado pela Editora Aleph, em 2015, é um livro muito interessante, pois trata do início da vida do mestre jedi Obi-Wan Kenobi no planeta Tatooine, onde ele se refugiu do Império Galáctico. O que torna esse enredo tão especial é que nele nós, certamente, saberemos mais sobre a infância de Luke Skywalker, o protagonista da trilogia clássica e filho do temido Darth Vader.

Vocês sabiam que existe uma história de terror em Star Wars? Ela se chama Troopers da Morte, é de autoria de Joe Schreiber, e foi publicada em 2015 adivinhem por quem? Pela Aleph. Essa Editora arrasa quando se trata de Star Wars, como vocês podem ver. Não gosto de histórias de terror, mas essa é uma que pretendo ler. Amo a capa desse livro e suspeito que ele envolva zumbis. Zumbis e Star Wars, quem nunca quis uma combinação dessas? E mais, a trama se passa na nave prisão imperial Purgação, ou seja, no espaço, no meio do nada, então, qualquer que seja a adversidade a ser enfrentada, não há como fugir, os protagonistas terão que encarar esse problema.


MATERIAL DE ESTUDO:

Não sei dizer se os livros citados nessa categoria são classificados como Canon ou Legends, pesquisei e não encontrei nada a respeito. No entanto, acredito que isso seja indiferente, uma vez que tais obras não são narrativas, mas sim fontes de informações para se obter conhecimentos específicos da saga. Por isso acredito que vocês possam lê-las independentemente dessa preocupação.


Primeiramente, quero indicar um livro curto, porém, que não significa uma leitura rápida. Trata-se de Star Wars - Millennium Falcon YT-1300, de Ryder Windham, publicado pela Editora Girassol, em 2011. Essa obra é, como diz na capa, um manual para o proprietária de um desses cargueiros corellianos. Então, se vocês compraram uma Millennium Falcon, precisam ter um guia desses que, embora seja simples, é incrível. Tenho esse livro - mas não tenho uma nave como a do Han Solo T_T. Nele temos a nave mais conhecida de toda a saga em 3D e aprendemos algumas coisas sobre a sua estrutura, armamentos, interior, motor e outras coisas. Sem falar que as anotações são acompanhadas por ótimos comentários do próprio Han Solo. Por isso não o considero de leitura rápida, apesar de ter poucas páginas, porque é algo que vocês devem ler com calma, desfrutando de cada momento.
 
A Editora Bertrand Brasil andou lançando, nos últimos anos, uma série de obras sobre as classes do Universo Star Wars, todas do autor Daniel Wallace. Esses livros servem para expandirem o nosso conhecimento quanto a Ordem Jedi, os Sith, o Império Galáctico e os Caçadores de Recompensas. Particularmente, estou torcendo para que lancem um sobre a Aliança Rebelde. Recomendo todos os volumes dessa série, e irei falar abaixo dos dois que já li:
 
O Caminho Jedi veio primeiro, sendo publicado em 2013 e, como o próprio título já diz, fala sobre os jedi. Nele nós aprendemos sobre o treinamento jedi, suas vestimentas, armas, as formas de combate, dentre outras coisas. O livro segue um caminho bem didático, iniciando com os primeiros conhecimentos repassados a um youngling até você se tornar um mestre jedi. Descobrimos mais sobre a história da ordem e há anotações ao longo do texto de personagens dos filmes e do Universo Expandido.
 
O Livro dos Sith foi publicado em 2014 e é um manual para aqueles que sempre quiseram conhecer mais sobre essa ordem do Lado Negro da Força, desvendar seu treinamento, passado, armas e tudo mais, igualmente com anotações de vários personagens. Diferente do livro dos jedi, esse aqui foi formado por fragmentos de textos reunidos de diferentes sith. Os sith eram regidos pela Regra dos 2, que significa um mestre e um aprendiz, e não uma ordem repleta de guerreiros como os jedi, e como essas obras da Bertrand Brasil foram elaboradas como se tivessem sido publicadas pelos próprios personagens da saga, as folhas, a letra e a linguagem são diferentes. Amei esse cuidado que a Editora teve em preservar esse importante detalhe da cultura Sith, ao invés de só publicar um livro como outro qualquer com tais informações.
 
E vocês, conhecem ou indicam algum livro que não foi citado? Digam aí nos comentários.

10 comentários

  1. Oi Laplace!

    Como disse na postagem anterior, vou começar a me aventurar pelo mundo dos livros de SW. Por enquanto, tenho a Trilogia da Drak Side, que é linda demais! O primeiro livro lançado pela Seguinte (A PRINCESA, O CAFAJESTE E O GAROTO DA FAZENDA) e A Arma de um Jedi.

    Espero completar logo a coleção e mandar ver na leitura!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Não tenho nenhum desses livros que você têm, e estou bem empolgado em completar a coleção também. É tanto livro, que nem sei se conseguirei ler tudo até morrer. kkkkkkk

      Excluir
  2. Oi Laplace

    Eu realmente posso afirmar com total convicção que eu odeio Star Wars, porem gostei muito da postagem.

    ResponderExcluir
  3. Laplace,com certeza sou uma ´´bibliófila`` de plantão.Pretendo colecionar cada uma dessas indicações ,principalmente as duas primeiras trilogias ,inclusive a ilustrada,gostei bastante.Estrelas Perdidas,já está na lista,assim como os livros do Canon e Legends.Gostei também das indicações do material de estudos,principalmente O caminho Jedi. Até mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aciclea!
    Não tenho reclamação alguma de nenhum dos livros de Star Wars que li até hoje, e quero muito ler os que faltam também. O Caminho Jedi é muito bom, quando tomei conhecimento dele, da forma como foi escrito, eu não consegui tirá-lo da cabeça até ter um exemplar em minhas mãos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Laplace!
    Nossa, amei essa postagem!! Me foi bastante elucidativa e vai ajudar muito nos livros que pretendo comprar para continuar minha coleção de Star Wars. E essas editoras querem nos falir com tantos lançamentos maravilhosos!!
    Parabéns pelo post, bjs =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ileana! Obrigado!
      Que bom que a postagem te ajudou. E pois é, as editoras querem nos falir. kkkkkkk

      Excluir
  6. Eu comprei a Trilogia mas quero muito mais que isso. Gostei muito das dicas que você forneceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maristela!
      Os livros do universo expandido são muito bons, vale a pena.

      Excluir