Semana Star Wars - Resenha - Star Wars: Estrelas Perdidas - Dia 1

Resenha - Star Wars: Estrelas Perdidas Claudia Gray
Olá, pessoal! Começa hoje aqui no blog a Semana Especial Star Wars, em comemoração à maior saga de ficção científica que esse mundo já viu! Criada por George Lucas, Star Wars vem conquistando fãs desde a década de 1970 e, em dezembro do ano passado, foi lançado o Episódio VII - O Despertar da Força, o primeiro filme feito após um hiato de 10 anos. Vai ter muita coisa boa por aqui durante essa semana, e muita informação útil, principalmente para quem está caindo de paraquedas de paixão por esse incrível universo após o novo longa. Portanto, assumam seus assentos e apertem os cintos, porque as coordenadas já foram traçadas, e estamos prestes a saltar para o hiper espaço!

Resenha - Star Wars: Estrelas Perdidas Claudia Gray
Sinopse: "Ciena Ree e Thane Kyrell se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho: pilotar as naves do Império. Durante a adolescência, sua amizade aos poucos se transforma em algo mais, porém diferenças políticas afastam seus caminhos: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Agora em lados opostos da guerra, será que eles vão conseguir ficar juntos? Através dos pontos de vista de Ciena e Thane, você acompanhará os principais acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império de um jeito absolutamente original e envolvente. O livro relata, ainda, eventos inéditos que se passam depois do episódio VI, O retorno de Jedi, e traz pistas sobre o episódio VII, O despertar da Força!"

Com a derrocada dos jedi e da República, o Império Galáctico se expande sem muita dificuldade pela galáxia, chegando ao isolado planeta Jelucan. Uma rocha praticamente inabitável na margem da Orla Exterior, Jelucan é habitado por dois grupos: o pessoal da primeira leva e os da segunda leva.

Ciena Ree pertence à primeira leva, os descendentes de uma população que fora exilada naquele planeta longínquo após lutarem do lado errado de uma guerra civil em seu mundo natal. Embora tenham chegado a Jelucan mais de trezentos anos antes dos novos habitantes, as pessoas da primeira leva são a classe de proletariado, os trabalhadores braçais que vivem no vale e que são humilhados pela segunda leva. Seu sonho é de que, após a chegada do Império, a vida melhore.

Thane Kyrell descende daqueles que vieram depois, almejando fazer fortuna naquele planeta esquecido na galáxia. Portadores de dinheiro e, sendo assim, de poder, os membros da segunda leva subjugaram os demais habitantes, rebaixando-os a nada além de seres inferiores. Porém, muitos temem que, com a vinda do Império, esse quadro seja alterado.

Embora venham de dois universos distintos de um mesmo planeta, Ciena e Thane possuem em comum a paixão por se tornarem pilotos imperais e, rejeitando todo o ódio que cresceram ouvindo que deveriam sentir um pelo outro, trabalham juntos para alcançarem seus sonhos. Eles não sabem aonde essa amizade os levará, e muito menos o verdadeiro sentido do que significa servir ao Império Galáctico.

Querem saber o que acontece? Então corram para ler o livro!

***

Estrelas Perdidas, publicado em 2015, é o primeiro livro do universo Star Wars escrito pela renomada autora Claudia Gray, e faz parte do projeto Jornada para Star Wars: O Despertar da Força da Disney, que é uma série de, pelo menos, 20 livros e quadrinhos escritos por diferentes autores que abordarão histórias relacionadas ao novo filme da saga: o Episódio VII.

Como fã incondicional de Star Wars, eu não pude deixar de ficar muito feliz com a oportunidade que a Mirelle me proporcionou de ler e resenhar esse livro para vocês. Principalmente porque nessa obra temos informações sobre o que aconteceu após a queda do Império, algo que ocorreu há 30 anos, sendo que o novo filme já começa com a Nova República estabelecida e enfrentando a mais recente ameaça da galáxia.

A trama do livro da Claudia se inicia 8 anos após a ascensão do Império Galáctico e se estende até o primeiro após a Batalha de Endor, do sexto filme. Ao longo desse período acompanhamos a jornada de Thane Kyrell e Ciena Ree, dois jovens que sonham em seguir carreira na frota imperial. Por esse motivo, levei algumas páginas até me conectar com o contexto.

Estamos habituados a ver os imperiais dos filmes, que são malvados e insensíveis, e na obra os conhecemos assim que entram na academia, quando são novos recrutas, e presenciamos a destruição de sua humanidade e o surgimento dos fanáticos servos do imperador Palpatine. Por isso houve um estranhamento inicial, quando me deparei com imperiais que pareciam pessoas comuns, entretanto, logo que me acostumei, passei a pensar que a autora trabalhou muito bem esse elemento. Especialmente porque Ciena e Thane foram muito bem construídos. O amadurecimento dos protagonistas ao longo do texto é notável, e no desenrolar do enredo a Claudia linka os acontecimentos presentes com o que já ocorreu na história, reforçando que Ciena e Thane não são mais os mesmos de antes.

Reviver os acontecimentos da trilogia clássica através dos olhos desses personagens foi muito interessante. Não temos o detalhado destrinchar das cenas como nos filmes, contudo, os protagonistas estão presentes em cada grande conflito e nos trazem novas informações sobre os mesmos. Assim como também aprendemos mais sobre os personagens antigos, como Luke, Léia e Han Solo, a partir do ponto de vista de Ciena e Thane.

Igualmente descobrimos como o Império foi derrotado na batalha de Jakku, o planeta que abre o novo filme, Episódio VII - O Despertar da Força, onde vemos logo de cara naves e walkers imperiais enterrados no deserto. Esse confronto foi, do mesmo modo, abordado no novo jogo Star Wars Battlefront, através de um DLC, em que o jogador vivencia essa batalha. Tanto o DLC quanto o livro Estrelas Perdidas - e as demais publicações do projeto Jornada Star Wars: O Despertar da Força - servirão para os fãs irem se reambientando nesse universo, tendo em vista o grande espaço de anos que separa o novo longa de seus antecessores.

Em Estrelas Perdidas nós não chegamos até a época da nova produção, a trama se encerra 29 anos antes disso, todavia, obtemos informações acerca dos primeiros passos tanto da Nova República quanto dos remanescentes do Império após a Batalha de Endor no Episódio VI e, com isso, temos algumas respostas sobre questões da obra cinematográfica, como a respeito de onde surgiu o exército da Primeira Ordem.

Li comentários sobre onde perguntavam como a nova grande ameaça galáctica podia ter um exército, se a Nova República estava no poder. Como eles teriam conseguido naves, soldados e tudo mais. Já era de se esperar que, apesar da vitória na Batalha de Endor, o Império Galáctico não tivesse ruído de vez, contudo, se esse fato óbvio não é suficiente para vocês, não se preocupem, a autora traz uma explicação a respeito de onde veio a Primeira Ordem.

Quando finalizei a leitura fiquei ávido por mais informação, porque Estrelas Perdidas tem um fim, no entanto, deixa algumas questões em aberto e isso pode tirar o juízo de alguns (leia-se: eu). Pesquisei feito louco - tanto em sites brasileiros quanto em internacionais - para saber se haverá uma continuação, até para já passar para vocês também, mas, ao que tudo indica, a autora não planeja fazê-la.

A Claudia Gray está sim escrevendo um novo livro de Star Wars - intitulado de Bloodline, sem tradução para o Brasil ainda -, que tem previsão de lançamento para maio desse ano, não obstante, a própria autora deixou bem claro em seu twitter que o novo trabalho não será uma sequência deste volume em questão. Bloodline se passará 6 anos antes dos acontecimentos de O Despertar da Força e contará com a participação de novos personagens.

Estrelas Perdidas é um livro que todo fã de Star Wars deve ler. Ele faz uma boa recapitulação dos principais acontecimentos da trilogia clássica e nos prepara, mesmo que brevemente, para a nova trilogia trazida a nós pela Disney. E, embora Bloodline não vá ter nada a ver com esta narrativa, não custa nada sonhar que mencionarão algo sobre a história de Estrelas Perdidas, não é?

Star Wars: Estrelas Perdidas - Claudia Gray
Livro 02
Série O Despertar da Força
Editora Seguinte
446 páginas
Comprar: Amazon / Saraiva

36 comentários

  1. Laplace,cresci acompanhando o Universo Star Wars através da trilogia Clássica:Han Solo,Luke e a Princesa Léia ,já faz algum tempo que quero ler Estrelas Perdidas e conhecer de perto a história de Thane e Ciena,sua amizade,amor e conflitos devido a estarem em lados opostos.Não assisti ainda ao novo filme da saga.Gosto muito da trilogia clássica e quero muito conhecer o ponto de vista de Ciena e Thane sobre personagens tão queridos,fico feliz que a Claudia Gray esteja escrevendo um novo livro entitulado Bloodline ,mesmo não sendo continuação desse é legal saber que vem mais novidades.Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Acilea! Também estou muito feliz pelo próximo livro da Claudia.

      Corre para ver o filme! Ele é muito bom. Eu falarei dele aqui nessa semana, mas se você não gosta de spoiler é melhor assisti-lo antes de ler os posts.

      O livro é incrível, vale muito a pena ler. Eu me apaixonei por ele já pela capa, e depois o conteúdo me conquistou. Amei a narrativa da Claudia, a forma como ela construiu o texto fez parecer que eu estava assistindo a um filme.

      Excluir
  2. Otima resenha.
    Mas eu sou uma das poucas pessoas que não gosta de star wars, li os livro, assistir o filme, mas ainda assim continuo não gostando, não sei realmente do que não gosto, mas não consigo simplesmente gostar dele.
    Mas sua resenha estar maravilhosa, gostei do seu ponto de vista.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Marlene!
      Eu te entendo, gosto é bem particular. Talvez não haja algo específico para você não gostar, você pode só não curtir mesmo, sabe? Então não esquenta com isso. ;)

      Excluir
  3. Oi Laplace!

    Como vc, tbm adoro SW e claro que fiquei bem eufórica com o filme e com os demais livros que estão sendo lançados.
    Infelizmente, ainda não tenho este volume, mas vou adicioná-lo na minha lista de desejados e assim que possível, vou adquiri-lo.

    Adorei sua resenha... O livro parece seguir o padrão inicial de SW neh? Fiquei bem curiosa!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ana Paula!

      Sim, o livro é bem parecido com o padrão inicial de SW, mas tem aquela química romântica do episódio II, sabe? Não um romance como Anakin e Padmé, mas a atmosfera do filme. É muito bom o livro, pode adquiri-lo com segurança.

      Excluir
  4. Bem como eu já disse eu não entendo nada, sobre a série/universo se Star Wars, mas para quem é fã é uma boa.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que, apesar de fã da franquia, ainda não li nenhum dos novos livros lançados. Acho bastante interessante toda essa pré-preparação para o lançamento do novo episódio, assim é possível o leitor ficar por dentro do universo e entender melhor o que acontece no longa. Estou curiosa para ler e não vejo a hora de isso acontecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrini!
      Concordo com você, esse cuidando que tiveram de para apresentar a saga a quem não conhecia e atualizar os fãs antigos através dos livros foi muito bom.
      Conta para a gente aqui o que achou quando começar a ler. :)

      Excluir
  6. Ótima resenha.
    Porem não gosto de star wars, e acho que nada vai mudar isso, gostei da semana star wars, minha irma com certeza vai amar esses ports.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene! Obrigado.
      Sua irmã gosta de Star Wars? Espero que ela goste dos posts. :)

      Excluir
  7. Não esqueço a primeira vez que tive a chance de conhecer esse universo Star Wars. Coisa de louco e muito impressionante. Viciei na série logo que vi nas telonas. As naves e aquele universo esplendoroso que nem imaginava existir. E agora lendo os livros da série tenho a chance de ver como é belo e incrível a história dessa trama Star Wars. Não canso da série e acho que nunca vou. Não vejo a hora de poder ler este também. E pelo que pude sentir aqui na resenha muita coisa boa rola. fiquei empolgadíssima com a leitura da resenha e não vejo a hora de ter o meu em mãos.
    Beijos.
    Elizabeth Machado Salles

    ResponderExcluir
  8. Já assisti o filme, mas não tive a oportunidade de ler o livro.
    Essa é uma chance perfeita.
    A resenha está muito boa, fiquei com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacy! Obrigado!
      Depois que ler conta para a gente aqui o que achou. ;)

      Excluir
  9. Ótima resenha e estou ansiosa para ler esse e os demais livros desse universo de star wars, só que é um tanto complicado pois são tantos livros e ainda são divididos em legends e canônicos.
    Só a força mesmo para ajudar nessa hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mônica!
      Se você gosta dos filmes eu recomendo que comece lendo pelos livros canônicos, já que eles integram a linha do tempo oficial da saga, e assim fica melhor de compreender o que aconteceu nos saltos no tempo dos longas (que não vemos, já que se passam anos entre os filmes) e linkar melhor as histórias.

      Excluir
  10. Oi, Laplace! Tudo bom?
    Admito que antes dessa semana Star Wars do Recanto da Mi, só tinha olhos para os livros do universo Star Wars lançados pela Aleph e o que foi lançado pela Darkside. Só que finalmente vi o quanto estou perdendo com isso, a Seguinte está com livros maravilhosos e Estrelas Perdidas é um que tenho extrema necessidade em ler rsrsrsrs
    Amei sua resenha e ela me deixou mega ansiosa em saber mais sobre esse hiato entre os filmes VI e VII, e saber que serão diversos livros que abrangerão esse período me deixa super feliz.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ileana! Tudo bem.
      Obrigado, Estrelas Perdidas é muito bom. Fiquei feliz com vários livros abrangendo esse hiato também, são muitos anos a serem preenchidos para termos um panorama melhor da saga.

      Excluir
  11. Oiii...

    Adorei a resenha, muito bom, me deixou com mais vontade de ler esse livro e os outros da Saga Star Wars. Sou super fã dos filmes, agora dos livros. Admito que começar a ler os livros é um pouco complicados, mas pela resenha me deixou animada com essa ideia ... logo logo começo minha aventura pelo Universo Star Wars.


    bjs =^.^=
    Blog - http://pordentrodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia! Obrigado!
      Vem contar para a gente depois o que achou dos livros.

      Excluir
  12. Vou começar a me aventurar agora pelo Universo Expandido de Star Wars e esse livro só acrescentaria a busca por mais conhecimento sobre essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura Mauricio, depois nos conta o que achou.

      Excluir
  13. Sou fã incondicional de Star Wars mas ainda não li nenhum livro da saga, apenas assisti aos 7 filmes lançados. Estou doida pra ler os livros e esse é um dos que estão na minha lista. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maristela! Os livros são muito bons, gostei de todos que li até agora, vale a pena conferir.

      Excluir
  14. Laplace!
    Para fã como eu que já acompanho há uns 30 anos a Saga Star Wars, seria um presente a leitura dos livros que estão sendo relançados, não apenas pela Seguinte, mas por outras editoras também.
    O livro deve ser fantástico!
    Muito boa sua resenha.
    “Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rudynalva!
      O livro é muito bom mesmo, vale a pena.
      Que bom te encontrar por aqui. :)

      Excluir
  15. Eu ainda não li/tenho nenhum livro do star wars, fiquei em dia com os filmes recentemente e quero cair de cabeça nessas leituras, assim que puder comprar td na ordem =P!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena Bruna, você não vai se arrepender. ;)

      Excluir
  16. Ainda não li nenhum livro dessa série, porém após ler muitas resenha sobre, e ter visto o trailer do filme, acabei ficando bastante interessada na leitura, até porque a história me pareceu bastante cativante e envolvente, espero não me decepcionar com essa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana!
      O livro é muito bom, acho que você não vai se decepcionar. ;)

      Excluir
  17. Amo star wars e seu post ficou maravilhoso!! Ótima resenha ;)

    ResponderExcluir
  18. Nunca fui de Star Wars, até que assisti o filme e depois fiquei sabendo dos livros o/
    Agora quero sempre saber mais e mais, adorei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Pri!
      Temos outras postagens sobre a saga nessa semana especial, acho que elas te ajudarão a ter um panorama desse universo e a se ambientar melhor.

      Excluir
  19. Confesso que assisti alguns filmes da saga, mas não li nenhum livro. Até há pouco tempo nem sabia que eles existiam. Pensando em dar uma oportunidade aos mesmo e tentar desvendar um pouco mais desse universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli!
      Tenta mesmo, se você gostou dos filmes, acredito que gostará dos livros. E depois conta para a gente aqui o que achou. ;)

      Excluir