Resenha - Sob a luz dos seus olhos

Sinopse: "Considerada a “Nicholas Sparks de saia” pelos fãs, por suas histórias românticas voltadas especialmente para o público jovem adulto, a paulista Chris Melo estreia na Rocco, pelo selo Fábrica231, com Sob a luz dos seus olhos. A trama conta a história de Elisa, que embarca para a Inglaterra decidida a começar sua vida adulta, levando na bagagem seus planos e sonhos para o futuro; e Paul, um artista tentando se encontrar e que vive intensamente cada momento. O que poderia ser apenas um encontro casual entre dois jovens tentando achar o seu lugar no mundo se transforma, pelas mãos de Chris Melo, numa profunda jornada de autoconhecimento, superação, perdão e recomeços protagonizada por duas pessoas comuns que experimentam o poder extraordinário do amor. Um presente para quem já é e para quem vai se tornar fã de Chris Melo."
Elisa tinha vinte anos e havia recém se formado na faculdade de letras quando foi para a Inglaterra fazer um intercâmbio. Ela tinha conseguido um estágio e uma família para acolhê-la em Londres, mas antes decidiu tirar duas semanas de férias para si, na cidade de York.

No local, ela cruzou algumas vezes com um homem que despertou seu interesse, mas nada aconteceu. Quando ela partiu no trem para Londres, não esperava a surpresa que o destino havia lhe preparado. Elisa passou algum tempo na casa de seus hospedeiros, o sr. e a sra. Hendsen, sabendo que eles tinham dois filhos que viriam passar as festas junto da família. E é claro que um desses filhos era o misterioso homem de York.

Paul Hendsen era um aspirante a ator e passava seus dias como nômade, apresentando peças de teatro por toda a Inglaterra. Seu sonho era tornar-se ator profissional e sua vida virou de cabeça para baixo quando conheceu Elisa. Uma forte conexão nasceu entre os dois e para o amor surgir era só uma questão de tempo.

O tempo de Elisa na Inglaterra uma hora acabaria, mas ela estava determinada a ficar e a seguir sua vida ao lado de Paul, que a amava incondicionalmente. Só que a família de Paul considerava Elisa um atraso na vida dele e, quando ela fica muito doente, decide deixar Paul para voltar para o Brasil, sem contar a ele o motivo. Ela sabia que Paul largaria tudo para ficar ao seu lado e não desejava a ruína para o homem que tanto amava.

Seis anos se passam e Elisa está morando em São Paulo, com um livro publicado e um ótimo emprego, após ter lutado e vencido o câncer. A jovem mantém uma relação com seu vizinho, mas nada muito sério, já que ainda possui fortes sentimentos por Paul e não quer machucar Cadu.

Eis que, ao abrir o seu e-mail, Elisa encontra uma mensagem de Paul, dizendo que está no Brasil e que quer vê-la para conversar sobre o que aconteceu seis anos antes. Paul agora é um famoso ator Hollywoodiano e Elisa acompanhou sua vida pelos tabloides, então, acha que o homem que conheceu em York anteriormente não existe mais, porém, resolve encontrá-lo no hotel em que está hospedado no Rio de Janeiro.

A intenção de Elisa era só rever Paul e explicar tudo o que aconteceu, mas quando os dois se veem, o sentimento existente entre eles é inegável e não há nada que os impeça de ficarem juntos. Portanto, Elisa larga sua vida no Brasil e muda-se para a Califórnia com Paul, para recuperar o tempo que perderam afastados.

Todavia, é claro que a vida real não é um conto de fadas e Elisa precisará enfrentar muitos problemas para ficar junto do homem de sua vida...

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Eu conheci Sob a luz dos seus olhos logo que foi lançado, em 2012, pela falecida Editora Underworld, mas nunca soube realmente do que se tratava até conhecer a Chris Melo no lançamento do seu novo livro, Enquanto a chuva caía, que teve aqui em Porto Alegre em julho de 2014.

A partir daí, a minha vontade de lê-lo nasceu e quando soube do relançamento pelo selo Fábrica 231 da Editora Rocco, com essa capa diva, fiquei feliz que finalmente poderia tê-lo em mãos. Recebi então a prova antecipada, enviada pela Editora e resolvi me jogar na leitura, para conhecer o trabalho da autora e desfrutar dessa obra da qual só ouvia elogios.

A escrita de Chris Melo é maravilhosa e isso não há como contestar. A autora leva sua narrativa de forma delicada e simples, mas ainda emocionante e arrebatadora. Me vi preso em sua trama logo nas primeiras páginas e ficava ansiando pelos próximos capítulos, na curiosidade do que aconteceria.

O livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de Elisa. Confesso que, a princípio, não gostei muito da personagem, mas conforme a história vai avançando, é possível notar seu amadurecimento e vemos a protagonista como um ser humano real, alguém que podemos encontrar em nossa vida.

Paul foi muito bem construído, mas não conseguiu despertar a minha empatia. Na maior parte do tempo eu achava suas atitudes um tanto precipitadas e forçadas e via o modo como isso refletia na vida de Elisa e não gostava.

O romance elaborado entre os personagens é belo, mas também achei um tanto utópico demais. A relação entre Paul e Elisa nasceu quase imediatamente e seguiu numa montanha russa de emoções, mas do tipo que só cresce. Não houve brigas, desentendimentos ou discordância. Depois que eles se reencontram, a vida seguiu como em um comercial de margarina, até a chegada do clímax, que aí sim foi de tirar o fôlego.

A única coisa que me incomodou muito foi a quantidade de tempo que se passava em poucos parágrafos. Perdemos anos da vida de Elisa, que foram apenas citados rapidamente em uma ou duas linhas. Entendi que Chris quis focar mais no relacionamento amoroso dos protagonistas do que em pequenos detalhes, mas senti falta de saber o que aconteceu nesse meio tempo.

Sob a luz dos seus olhos é um livro muito bom e emocionante e Chris Melo merece todo esse reconhecimento. Por isso, recomendo a leitura a vocês, principalmente aos fãs de Nicholas Sparks.

Para quem tem interesse em conhecer a autora, fiquem de olho na sua turnê nacional de lançamento do livro que, em breve, será divulgada em maiores detalhes pela Rocco:

Resenha - Sob a luz dos seus olhos

20/02 – RJ / Travessa Barrashopping, às 15h30.
21/02 – Campinas / Saraiva Iguatemi Campinas, às 16h.
27/02 – SP / Cultura Bourbon Shopping, às 16h.
28/02 – Ribeirão Preto / Cultura Iguatemi, às 16h.

Sob a luz dos seus olhos - Chris Melo
Editora Rocco
Selo Fábrica 231
320 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon

3 comentários

  1. O livro parece super bacana Leo, mas ando passando longe de romances porque não to na vibe hahahah.
    Que bom que o autor conseguiu relançar o livro agora com a foça da editora por trás, imagino que tenha sido uma grande realização poder trazer o livro novamente para a pauta :D

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo!!!!

    Esse livro é maravilhoso neh? Eu o li quando saiu pela Underworld e o tenho aqui com a capa antiga que tbm é magnífica! Claro que eu quero essa nova versão tbm neh? Adoro a escrita da Chris e estou ansiosa para ver se esta versão está tão incrível qto a da Underworld!

    jo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não sou fã de Nicholas Sparks,afinal nem conheço a escrita dele (ainda não li nenhum), mas desde que vi a capa do livro Sob a Luz dos Seus Olhos, da Chris Melo me apaixonei, não sou de ler muito romance porém tem alguns que me conquistam e acho que esse vai ser um!

    ResponderExcluir