Resenha - P. S. Ainda amo você

Resenha - P. S. Ainda amo você
Sinopse: "Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em Para todos os garotos que já amei, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em P.S.: Ainda amo você, Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois. Lara Jean, com seu humor e inocência, confere uma individualidade singular a esta bela história de amor." 
ATENÇÃO, esta resenha pode conter spoilers do Para todos os garotos que já amei. Leiam por sua conta e risco! 

A vida de Lara Jean virou de cabeça para baixo depois que as cartas que escreveu para os garotos por quem se apaixonou durante sua vida foram enviadas aos seus destinatários misteriosamente. Ela precisou encenar um falso romance com Peter Kasinski, um dos garotos que recebeu uma das cartas, na tentativa de reverter a confusão instaurada, mas não esperava que fosse se apaixonar por ele de verdade.

No final do primeiro livro, Lara Jean e Peter estavam brigados. Tudo por causa de um episódio que aconteceu entre os dois no ofurô, em uma viagem de férias da escola, em que os colegas acreditaram ter rolado algo mais que um simples beijo entre o casal, e Peter parecia estar gostando dos boatos.

Em P. S. Ainda amo você, vemos que Lara Jean sente muita falta de Peter e escreve uma carta para pedir desculpas para ele, daquele jeitinho doce que só ela consegue. Os dois acabam por fazer as pazes e criam um contrato para a relação deles, de forma que ambos se beneficiem e não saiam machucados.

Só que uma grande surpresa chega para abalar os dias felizes deles. Um vídeo postado no MeninaVeneno, um Instagram de fofocas da escola na qual estudam, mostra o beijo entre Lara Jean e Peter no fatídico ofurô, mas de uma forma mais caliente, confirmando as suspeitas de que eles, no final das contas, transaram naquela noite.

Lara Jean tem certeza de que Genevieve, ex-namorada de Peter, é a responsável pela gravação, mas ele não parece acreditar. Peter está cada vez mais próximo de Genevieve e, muitas vezes, coloca a ex acima de Lara Jean em sua lista de prioridades, o que deixa a garota muito chateada. Peter diz que Gen precisa dele e Lara Jean tem certeza que ela o está manipulando.

E eis que mais uma reviravolta acontece. A última carta de Lara Jean que foi enviada é respondida. John Ambrose McClaren era o melhor amigo de Peter no ensino fundamental e fazia parte da trupe de Lara Jean. Os dois começam a se corresponder através de cartas e Lara Jean vai relembrando os momentos em que passou ao lado de John e um sentimento há muito adormecido vai despertando.

Quando John aparece na cidade, Lara Jean se vê num impasse e seus sentimentos entram em conflito. De um lado está Peter, com seu humor sarcástico e seu jeito apaixonado, mas também colocando Genevieve acima dela. Do outro lado está John, doce, gentil e determinado a conquistar seu coração. Quem ela vai escolher?!

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Depois que eu li Para todos os garotos que já amei, fiquei com aquele gostinho de "quero mais", só que tinha na cabeça de que P. S. Ainda amo você demoraria a chegar no Brasil. Porém, a linda da Editora Intrínseca adiantou o lançamento dele para janeiro e, então, assim que o livro ficou disponível, tratei de solicitá-lo e me joguei na leitura.

A escrita de Jenny Han supera o padrão envolvente e fluido do primeiro volume. Mais uma vez a trama é narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Lara Jean e amei cada capítulo dessa história por isso.

Lara Jean é uma personagem bastante humana e verossímil, tendo em vista de que, mesmo acertando, também comete erros, porém, de uma forma inocente. Eu me identifico muito com ela e vê-la amadurecendo sem perder sua pureza foi maravilhoso. LJ é determinada e não se deixa ser feita de idiota. Por esse motivo, ela entrou para o ranking das minhas protagonistas preferidas.

Peter ficou um pouco de lado nessa obra, para ficarmos com aquela dúvida de se gostamos mais dele ou de John, mas suas aparições sempre eram carregadas de sentimentos, tanto para mim que estava lendo, quanto para Lara Jean, que os estava vivenciado. Como sou #TeamPeter desde o começo, torci para que Lara Jean e ele se entendessem e terminassem juntos.

Os personagens secundários também ficaram um pouco de lado. Kitty continua com seu jeito espevitado de ser, dando muitas lições em Lara Jean com sua sabedoria infantil. Josh quase não apareceu e senti muito a falta dele, que foi responsável por um dos pontos altos do exemplar antecessor. E temos uma nova personagem, Stormy, uma residente do lar para idosos onde LJ trabalha, que me arrancou muitas risadas com seus inúmeros conselhos amorosos tortos dados para Lara Jean.

O final do livro foi um pouco acelerado demais para mim. Achei que até a construção do clímax Jenny estava se saindo muito bem, mas deu uma deslizada ao desenvolver o desfecho. Porém, isso não diminui em nada a obra, que continua como favorita e leva cinco corações para casa.

A edição física da obra está linda. A capa é uma adaptação da original e super combina com a de seu predecessor. A diagramação é simples, as folhas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está impecável, não me lembro de ter encontrado nenhum erro durante a leitura.

P. S. Ainda amo você é uma excelente continuação e tem tudo para conquistar ainda mais os fãs dessa história. Apesar de mais uma vez terminar o livro desejando uma sequência, é bem possível que não tenhamos uma, já que Han ainda não se pronunciou sobre isso, mas talvez tenhamos surpresas em 2016. Mesmo assim, super recomendo essa história a todos!

P. S. Ainda amo você - Jenny Han
Livro 02
Editora Intrínseca
304 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon

1 comentários

  1. Oi Leonardo!

    Não li a resenha pois ainda não li o primeiro livro. Confesso que nem sabia que haveria continuação.
    Pretendo lê-los, pois gosto muito das capas!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir