Resenha - Filme A 5ª Onda

Resenha - Filme A 5ª Onda
Sinopse: "A 5ª Onda, quatro ondas consecutivas de ataques cada vez mais mortais dizimaram boa parte do planeta Terra. Vivendo em um ambiente de medo e desconfiança, Cassie (Chloë Grace Moretz) está em uma corrida desesperada na tentativa de salvar seu irmão menor. Enquanto ela se prepara para a inevitável e letal quinta onda, Cassie se alia à um jovem rapaz que pode ser sua esperança final – se ao menos ela pudesse confiar nele."
Alienígenas, denominados os Outros, invadem à Terra com o intuito de extinguir os humanos. Ondas de destruição (não no sentido literal), assolam o planeta de maneira muito inteligente. Ao contrário do que estamos acostumados a ver, estes aliens não são verdes, muito menos têm antenas, eles são uma ameaça invisível que, por meio de um plano muito bem arquitetado, vão eliminando os humanos um a um, começando pelos mais fracos, até chegarem nos mais fortes.

Na primeira onda, sinais eletromagnéticos são emitidos, acabando com a eletricidade e as redes móveis. Tudo para de funcionar: luz, celulares, carros e até aviões. Incomunicáveis, as pessoas se sentem perdidas sem as facilidades do dia a dia.

A segunda onda provoca terremotos e, consequentemente tsunamis, em todos os pontos do globo, desolando cidades costeiras. Por meio de pássaros, vem a terceira onda, trazendo consigo a praga mortal responsável pela transmissão de uma doença que mata milhões de pessoas. Já a quarta onda é uma das mais perigosas, pois os Outros se infiltram entre nós, apoderando-se dos nossos corpos e nos fazendo desconfiar de todos ao redor.

Esperando pela quinta onda que, provavelmente, poria um fim naqueles que restaram, estava Cassie, a filha mais velha do casal Sullivan, e seu irmão mais novo, Sam. Cassie prometeu ao irmão ficar junto dele até o fim, entretanto, as coisas não saem como planejadas e eles se separam, em um mundo inóspito e perigoso, onde o mau espreita em todas as esquinas. Sozinha e machucada, a garota parte em busca de Sam, colocando a sua própria vida em risco.

Paralelamente à busca de Cassie pelo garoto, somos levados junto ao Sam a um campo de concentração onde o exército mantém as crianças sobreviventes para treiná-las com o objetivo de combater os extraterrestres, manipulando os inimigos.

Como será possível impedir tal colonização quando nos sentimos vulneráveis e desamparados, com receio de confiar em pessoas que nos são completamente estranhas e suspeitas?

"Eu sei que você é humana... Porque se fosse um deles, já teria atirado em mim."

Querem saber o que vai acontecer? Então assistam!

***

Adaptação de uma distopia eletrizante, escrita por Rick Yancey, A 5ª Onda promete nos fazer ficar grudados na telona. Com um roteiro fantasioso, mas que beira o real, o filme trabalha com elementos de ficção científica, como a invasão alienígena, para contar sobre a nossa vida cotidiana e os problemas que enfrentamos num mundo que está à beira do fim.

Resenha - Filme A 5ª Onda

No longa, conhecemos Cassie, uma garota normal, de quem poderíamos ser colega no colégio, e que não tem experiência alguma em sobrevivência. Sua coragem é posta à prova na medida em que precisa driblar o medo para salvar o irmão, Sam, o único parente que lhe restou quando a Terra foi praticamente dizimada. Isso faz com que nos aproximemos ainda mais da história, visto que temos empatia com a luta da personagem e nos sentimos parte da trama, pensando no que faríamos se estivéssemos no lugar dela.

Este foi um dos pontos mais altos do enredo, a relação fraternal entre Cassie e Sam, que é linda e abala os nossos corações. Ambos estão enfrentando as mesmas situações, porém, em locais e circunstâncias diversas. Quando se reencontram, apesar de terem passado por experiências similares, se percebem muito diferentes de quando o ataque dos Outros começou.

Resenha - Filme A 5ª Onda

Uma das coisas de que mais gostei, foi o fato de terem trabalhado com os maiores temores das pessoas quanto à destruição do planeta no qual vivemos. Corte de energia, doenças, terremotos, tsunamis, são todas possibilidades plausíveis e, numa era em que se preza pelo conforto e facilidade e se esquece de valores primordiais, perdendo-se a conexão humana, passamos a questionar, juntamente com a protagonista, como podemos nos adaptar a essa nova realidade, bem como o que faríamos se aquilo que nos é mais precioso nos fosse tirado, além de quais sacrifícios estaríamos dispostos a fazer para ter tudo de volta?

Outro sentimento muito bem explorado na película é a confiança, ou, no caso de Cassie, a falta dela, já que a garota desconfia de todos de quem se aproxima por não saber de antemão quem é bom e quem é mau, lhe acarretando muitas frustrações e decepções ao longo da jornada. Nesse sentido, o filme nos mostra a importância de confiarmos uns nos outros, pois, ao perdermos a fé na humanidade, corremos o risco de sermos aniquilados pela ameaça que nos cerca.

"Como devemos lutar contra os Outros se não sabemos quem são?"

Com efeitos especiais bem produzidos, dando um tom emocional e colorido à adaptação, desfrutamos de ótimas interpretações de um elenco de peso que agrada a todos os gostos. Minha única ressalva fica por conta da atuação de Chloe Grace Moretz, que não me convenceu em seu papel, sustentando um semblante eterno de menina indefesa que não combinou com as suas atitudes heroicas.

Resenha - Filme A 5ª Onda

Perfeito para os fãs de ação, A 5ª Onda os fará mergulhar num thriller de sobrevivência cujo maior objetivo será recuperar a família e restaurar a beleza do nosso mundo. Antes de ser um filme sobre ETs, A 5ª Onda também é uma história de amor, estampada em todas as suas facetas. 

Ainda não estão convencidos de correr para o cinema mais próximo? Querem mais motivos para assistir ao longa? Então confiram o #Esquenta feito pelo Leo e já vão entrando no clima!

* Agradeço ao Espaço/Z por ter me proporcionado assistir ao filme em primeira mão, numa cabine de imprensa.

Título original: The 5th Wave
Roteiro: Akiva Goldsman, Jeff Pinkner, Rick Yancey e Susannah Grant
Direção: J Blakeson
117 minutos

TRAILER

2 comentários

  1. Olá, Ellen! Tudo beleza?

    Puxa, que resenha incrível! Sua visão sobre o filme foi realmente convincente e com certeza, irei assistir, porém, uma ressalva, terei que ler o livro antes.
    Mas valeu muito eu ler esta resenha, me aticou ainda mais em ler o mais breve possível este livro! :)

    Beijos!
    Danny
    http://www.irmaoslivreiros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ellen!

    Eu quero muito assistir este filme, mas antes, preciso ler o livro que, eu já tenho! Mas to sem tempo! hahahahahaha
    Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa, espero gostar tanto quanto vc!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir