Resenha - Auggie & Eu: Três histórias Extraordinárias

Resenha - Auggie & Eu: Três histórias Extraordinárias
Sinopse: "A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário. O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas. Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente."
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers de Extraordinário. Leiam por sua conta e risco! 

E aí pessoal, hoje eu venho falar para vocês sobre um livro que surtei quando soube que ia ser lançado. Conheçam Auggie & Eu: Três histórias Extraordinárias, uma obra que, finalmente, traz para o seu público fiel a versão física dos contos de Extraordinário que, até então, haviam sido publicados somente em ebook.

Quando R. J. Palacio lançou Extraordinário em 2012, cansou de ouvir em sessões de bate-papo a pergunta de se havia planos de escrever uma continuação para a história que arrebatou o coração de leitores ao redor do mundo, ao passo que ela respondia sempre que "não", que não tinha a intenção de escrever mais nenhum livro sobre a vida de Auggie ou de seus amigos.

Ocorre que a autora percebeu o quão rico era o universo envolvendo Extraordinário e o quanto poderia ser promissor contar histórias sobre outros personagens da trama que apareceram rapidamente em sua obra magistral. E, assim, surgiram os contos extraordinários, começando por O Capítulo de Julian.


O Capítulo de Julian se passa depois de Extraordinário e, sem sombra de dúvidas, dos três é o meu favorito, não só por ter oportunizado conhecermos um pouco mais sobre esse vilão tão detestado, quanto por podermos compreender quais foram as suas motivações para ter sido tão mau com Auggie, surgindo a pergunta de "será que ele vai mudar? Será que um dia irá se redimir pelas suas péssimas ações?". Além disso, ainda tivemos o prazer de sermos apresentados a uma personagem tão incrível que é a avó de Julian, que, com certeza, deu um grande diferencial ao texto.

Leiam a resenha de O Capítulo de Julian AQUI


Já em Plutão, segundo conto deste livro e que se passa antes de Auggie começar a estudar na Breecher Prep, Palacio trabalha com o conceito da amizade e questiona sobre até que ponto ela se mantém sólida, principalmente frente às adversidades.

Leiam a resenha de Plutão AQUI.


Em Shingaling, conhecemos um pouco mais sobre Charlotte, a única menina a estar no comitê de boas vindas para Auggie, organizado pelo senhor Buzanfa, que tinha o intuito de fazer com que o garoto se sentisse mais à vontade no novo colégio. O que Auggie não sabia é que Charlotte estava passando pelos seus próprios perrengues na tentativa de entrar para o grupinho das meninas populares da escola.

Importante ressaltar que Auggie & Eu não é uma sequência de Extraordinário e que, nestes três contos, Auggie mal aparece. Aqui vocês vão encontrar histórias distintas sobre a mesma temática: a dificuldade que é ser criança, os desafios diários que elas têm que superar no ensino fundamental e o quanto suas vidas podem sim ser transformadas quando em contato com a bondade e a generosidade.


Quanto à edição do volume, ela está primorosa! Na capa azul, como não poderia deixar de ser, estão ilustrados os três protagonistas dos enredos. Logo nas primeiras páginas lemos uma introdução linda da autora que explica como e por que escreveu essas tramas e nos conta resumidamente a respeito do que podemos esperar de cada uma delas. Os contos são divididos por uma página colorida, impressa em papel de revista, contendo a imagem da capa do seu respectivo ebook, de resto, as folhas são amareladas e possuem um cheiro delicioso que só os livros da Intrínseca têm.

Agora eu posso dizer, enfim, que a minha coleção está completa \o/

Para quem ainda não conhece os livros de R. J. Palacio, vou listar abaixo as obras que já foram publicadas no Brasil. São livros incríveis e super valem a pena ser lidos:


365 dias Extraordinários - Livro com contos e mensagens inspiradoras

O Capítulo de Julian - Conto (ebook)

Plutão - Conto (ebook)

Shingaling - Conto (ebook)

Auggie & Eu: Três histórias Extraordinárias - Livro reunindo todos os contos anteriores, antes publicados somente em ebook

Auggie & Eu: Três histórias Extraordinárias - R. J. Palacio
Editora Intrínseca
326 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon

3 comentários

  1. Oi Mirelle!

    Ha! Que maravilha! Vou adicioná-lo na minha lista de desejados, pois claro que eu quero este livro! Depois de ler sua resenha de Shingaling, corri na amazon e comprei o meu! rsrsrsrsrs Agora quero o físico que parece estar incrível!
    Parabéns para a editora!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Que diagramação maravilhosa esse livro de contos!!! Quero compra-lo pra ontem, eu li Extraordinário e amei. Quero completar a coleção de todos os livros sobre, mas a grana ta MUITO curta, então acho que vou ter que ler por ebook por enquanto, mas assim que me sobrar um dinheiro, vou comprar a versão física que é simplesmente perfeita! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Mi!
    Para quem como eu não leu ainda nenhum dos livros do autor, fico apenas admirando as resenhas e aumentando minha vontade em poder acompanhar todo o mundo Extraordinário.
    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir