Lançamento do livro Crônicas de Elementia #MissãoJustiça - Cobertura do Evento

E aí pessoal, no dia 23/01/2015 aconteceu o primeiro evento de Minecraft em Porto Alegre, promovido pela Editora Rocco e organizado e mediado por mim e pelo meu marido, Junior, do Canal Junior e Mi, para celebrar o lançamento do livro Crônicas de Elementia: Missão Justiça, de Sean Fay Wolfe.


Este foi o primeiro evento que apresentamos e, confesso, estava nervosa. Tive medo de algo dar errado, de ter um branco quando fosse falar, das pessoas não irem, da Úrsula chorar muito e precisar encerrar o encontro e até de ser perseguida pelos asseclas do Rei Kev :P Mas, para a minha felicidade, tudo não só deu certo, como também foi um sucesso, me deixando em puro deleite com todo o carinho que recebemos dos nossos fãs.

As pessoas começaram a chegar quase às 15h, e todos receberam senhas para sorteio e um kit de brindes contendo o primeiro capítulo de Missão Justiça, bótom, adesivo e marcadores. 


A Editora Rocco caprichou no material de divulgação disponibilizado. Ficou tudo tão lindo! E me apaixonei pelos cubos enviados, que montamos no palco. Imaginem, cubos! Tudo a ver com Minecraft.. hehe.


Começamos dando as boas vindas aos nossos convidados e nos apresentando, bem como explicando sobre como se daria tal encontro.

Inicialmente, falei sobre o que se trata a história do livro, mencionei os principais personagens e discorri brevemente sobre o autor, um jovem que, com apenas 16 anos, concluiu sua primeira obra e a publicou de maneira independente, se tornando um fenômeno de vendas e atraindo os olhares das Editoras do mundo todo.


A primeira brincadeira que fizemos foi a leitura dinâmica, que consistia em ler a primeira página do livro, de maneira inteligível, o mais rápido possível. Nossas 4 participantes arrasaram, apesar do nervosismo que estavam. A vencedora ganhou 1 exemplar do livro e brindes.

Jaqueline, a grande vencedora, e seu filho Erick
Logo após, Junior deu ênfase no game mais amado pelos jogadores de todas as idades, falando sobre o que é o Minecraft, os preconceitos envolvendo-o, os modos de jogo, principais mobs, youtubers gamers, e bateu o maior papo com o pessoal respondendo a várias dúvidas e dando dicas de jogo preciosas.


Fizemos mais duas brincadeiras. Na Liberte o Creeper que há em você, os participantes tiveram que soprar balões e, o que estourasse primeiro, seria o vencedor. 


O Fale qualquer coisa foi o ápice do evento, arrancando risadas de todos, já que é uma brincadeira difícil de se participar. Ela consiste em falarmos qualquer coisa, sem poder pensar, sem nos enrolarmos e sem repetirmos a palavra que o outro já disse.


Sorteamos 8 crianças e as dividimos em duplas e tematizamos a brincadeira determinando que só poderiam ser ditas palavras envolvendo Minecraft. Cada vencedor disputava com o vencedor da outra dupla, até termos o grande campeão, que ganhou 1 livro, 1 cubo e mais brindes.


Além dos inscritos do canal, também compareceram as blogueiras literárias da região. Foi um prazer conhecer a todas :)

Da esq. para dir., de cima para baixo:
Thomas, Joi (Estante Diagonal), Karina (Da Literatura), Camila (Livrologias), Tamirez (Resenhando Sonhos)
Leo, Mirelle, Ellen, Leticia (Lê Lendo Lido) e Denise (Sacudindo as Palavras)

Ao final, fizemos uma sessão de fotos e muitos dos nossos inscritos vieram falar conosco, nos trouxeram presentes e pediram autógrafo nos livros que compraram.

Galerinha no palco, enquanto os pais ficaram na plateia tirando fotos
O auditório quase encheu, com crianças e muitos pais que, inclusive, vieram de outras cidades, como Charqueadas, Pelotas, Osório e Rio Grande, que ficam a horas de Porto Alegre, para trazerem os seus filhos para participar e realizarem o sonho de conhecerem a gente!

Uma das coisas de que mais gostei nesse evento, além de ficarmos mais próximos dos nossos inscritos, foi poder falar de duas coisas que amo, livros e jogos. De certo modo, sempre fui muito enfática nos vídeos do nosso canal sobre o fato de que uma coisa não exclui a outra. Podemos ler livros e jogar jogos, e poder jogar jogos e ler livros.

Muitos dos pequenos que ali estavam nos confidenciaram que começaram a ler por causa dos livros de Minecraft. Por mais que role certo preconceito quanto a essas obras, os críticos não entendem que, por conta delas, é possível incentivar o hábito da leitura nas crianças, que conseguirão mergulhar numa trama familiar, se identificando com as aventuras e os personagens, enquanto se divertem e aprendem lições preciosas.

Gostaria de fazer alguns agradecimentos especiais: Primeiramente à Rocco, por ter nos convidado para organizar e mediar o evento, ao Leo e à Ellen, que foram fundamentais para que tudo funcionasse perfeitamente, à minha mãe, que ficou com a Úrsula durante parte da apresentação, à própria Úrsula, que foi paciente e extremamente participativa, e não chorou nenhum pouquinho. Foi só mamar que seguimos o resto do encontro com ela no colo, feliz da vida, fazendo surgir muitos sorrisos bobos no rosto dos participantes. Sem contar que o pessoal amou conhecê-la e tirar fotos com ela. Um muito obrigada às blogueiras literárias de Porto Alegre que foram prestigiar o nosso evento e nos ajudaram na decoração, tirando fotos, e até mesmo emprestando uma caneta na hora do aperto.

O sucesso é fruto do trabalho e dedicação de muita gente, portanto, o resultado mais do que positivo da bela tarde que passamos juntos com vocês se deu por conta dessa galerinha! Quem tem amigos, tem tudo. Obrigada gente!

Para quem estiver curioso para ver mais de perto tudo o que rolou, vejam os vídeos abaixo:





Espero que tenham gostado e que, no futuro, tenhamos a oportunidade de reencontrar todos vocês! 

4 comentários

  1. Oii Mirelle!
    Fiquei encantada pelas fotos desse evento, se não fosse tão longe da minha cidade eu teria ido. Parabéns pela organização, senti sua emoção através das descrições e das fotos.

    Beijinhos da Leisi!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirelle!

    É nessas horas que odeio morar no fim do mundo viu! rsrsrsrsrsrs
    Adorei o post sobre o evento! As fotos tbm ficaram lindas! *o* To apaixonada!
    Nunca fui a um evento da ROCCO, gostaria muito de ir um dia... :/ rsrsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Por essa cobertura e pelos vídeos que assisti deu para ver que o evento foi show mesmo! Que bom que deu tudo certo e o pessoal gosto. Podemos ver na cara das crianças que eles gostaram mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Quando vai ser o lançamento do livro dois? Estou muito ansioso mal posso esperar para ver quais encrencas Stan, Kat e Charlie iram se meter! =D

    ResponderExcluir