# Esquenta! - Filme A 5ª Onda

Filme A 5ª Onda
Oi gente, tudo bem? Aqui é o Leo e hoje eu vim falar para vocês sobre a adaptação cinematográfica de um dos meus livros favoritos da vida, A 5ª Onda, de Rick Yansei, que estreia em todo o Brasil no dia 21 de janeiro de 2015.

O livro A 5ª Onda foi lançado em 2013, pela Editora Fundamento, e lembro de tê-lo solicitado na época sem pretensão nenhuma, tendo apenas o desejo de ler toda distopia que fosse publicada aqui no Brasil. E eis que, quando comecei a folhá-lo, fui surpreendido pela obra e me apaixonei antes mesmo de chegar à metade.

Filme A 5ª Onda
 
A narrativa aborda a história de Cassie Sullivan, uma menina comum que vê sua vida virar de cabeça para baixo depois que uma raça alienígena, conhecida como Os Outros, invade a Terra e começa a dizimar a humanidade através de Ondas. No meio desse caos, ela precisa encontrar o irmão mais novo que foi levado e precisará enfrentar muita coisa no caminho, inclusive o seu próprio coração.

As Ondas são o ponto forte da trama, porque foram muito bem pensadas. Na primeira, foi emitido um pulso eletromagnético que acabou com tudo o que é eletrônico, desde celulares a carros, e até aviões caíram do céu. Imaginem sua vida sem poder atualizar seu status no facebook ou conferir as notícias na tela do computador. Confesso que para mim seria um tormento.. hehe.

Na segunda onda, terremotos e tsunamis assolaram o mundo todo, eliminando todas as cidades costeiras e levando os humanos a se locomoverem para os centros. Então, veio a terceira onda, a praga, que matou a grande maioria dos sobreviventes e lhes tirou a esperança. Mas nada foi tão fatal quanto a quarta onda, quando Os Outros invadiram os corpos das pessoas, misturando-se à sociedade. Assim, ficou impossível de saber quem era humano e quem não era, e a confiança deixou de existir. Agora, estão todos esperando a quinta onda, a jogada final, que pode ser o fim da raça humana.

Filme A 5ª Onda

Em 2012, um ano antes do seu lançamento, A 5ª Onda teve os seus direitos cinematográficos comprados e foi produzido pela Sony Pictures. Quando eu soube que essa história seria levada para as telonas, eu SURTEI. Sou daqueles que normalmente xinga as adaptações, mas fica feliz quando os direitos são adquiridos e, no momento em que o filme entrou em fase de pré-produção, acompanhei cada passo.

Para começar, tivemos a escolha de Chloe Grace Moretz para interpretar a protagonista. Ela inclusive foi a única atriz a fazer o teste para o papel, e dispensou dublê em suas cenas de ação, fazendo com que, numa delas, acabasse torcendo o joelho. 

Chloe se tornou a queridinha das adaptações e essa deve ser a sua vigésima nona só neste ano. Okay, é um exagero, hehe, mas a estrela de Carrie e Se Eu Ficar não seria a minha primeira escolha para interpretar uma personagem tão marcante quanto a Cassie. Ainda não sei o que esperar dela, mas não estou muito confiante pelos trailers que vi.

Filme A 5ª Onda

Como todo bom #Esquenta, a minha intenção com esse post é ir entrando no clima do lançamento e, de quebra, quem sabe convencê-los a lerem o livro e verem o filme, portanto, vou citar 5 motivos sobre o porquê vale a pena conhecerem essa história:

1) É UMA DISTOPIA COM ALIENÍGENAS!

Gente, tem coisa melhor do que isso? Sei que existem muuuuitos filmes com essa temática, mas esse é especial porque é voltado ao público jovem-adulto. Vai agradar a família inteira.

2) TEM ELENCO DE PESO:

Não é só de Chloe Grace Moretz que estou falando. Temos ainda Maria Bello, Liev Schreiber e muito mais. Atores premiados e que merecem ser vistos por vocês.

3) GIRL POWER:

Quem está cansado de protagonistas sem graça e que precisam ser salvas o tempo todo? Não estou falando de Bella Swan, mas se a carapuça servir... Em A 5ª Onda temos uma protagonista forte e super badass, que mata sem dó quem for preciso para chegar ao seu objetivo. Além dela, a Especialista também veio para mostrar que há muito tempo as mulheres não são mais o sexo frágil.

4) É BASEADO EM UM BEST-SELLER MUNDIAL:

Adaptações estão na moda. Hoje em dia quase todo filme é baseado em um livro. Então, por que não dar uma chance a esse também? Pode estar mais fiel ao livro do que muitos outros longas lançados recentemente, como, por exemplo, Insurgente, Maze Runner, Vampire Academy, etc.

5) AMOR FRATERNO:

Gente, vocês não têm noção do que é a relação da Cassie com o irmãozinho dela, o Sam. É algo que arranca lágrimas até da pessoa mais durona e vai comover vocês também. Posso garantir, pois o enredo retrata o amor mais puro que vocês podem conhecer.

***

E se com isso tudo acima eu ainda não consegui convencê-los, assistam ao trailer abaixo e corram para a sala de cinema mais próxima. Lembrando que o filme estreia em todo país na próxima quinta-feira, no mesmo dia em que a resenha da Ellen será postada, então, aguardem.

Um grande beijo e até mais!

TRAILER

3 comentários

  1. Oi Leonardo!

    Cara, to muito ansiosa por este filme! tenho o livro e quero lê-lo antes de assistir ao filme. Amo distopias e tenho pavor de alienígenas, mas nem por isso deixo de gostar! rsrsrsrsrsrs

    Adorei o post!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. A 5ª onda vai ser minha próxima leitura, pois quero muito ler o livro antes de ver o filme. Como todo mundo fala super bem, tenho certeza que vou adorar. espero que a Chloe esteja bem no filme, já que ela tem essa cara de anjo e parece que a personagem terá de enfrentar várias situações complicadas.
    Super ansiosa para o lançamento :D

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. É UMA DISTOPIA COM ALIENÍGENAS!
    Concordo Léo que só isso é motivo o suficiente para ler o livro e assistir o filme. kkkkkkk

    Ainda não li a obra, mas quero muito ler, e com certeza verei o filme também.

    ResponderExcluir