Resenha - Os bons segredos

Resenha - Os bons segredos
Sinopse: "Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho."
Olá galera, hoje eu vim falar para vocês sobre Os bons segredos, o livro que foi o causador de muitas expectativas no meu ser, da queridinha norte-americana Sarah Dessen.
 
O núcleo central de Os bons segredos gira em torno de Sidney. Sidney é uma garota comum de classe média alta, que estuda em uma boa escola particular e tem uma família aparentemente perfeita. Isto é, até o seu irmão Peyton ser preso.

Sidney sempre se sentiu como se estivesse à sombra do irmão. Peyton era lindo, bem-humorado e tinha plena ciência disso, fazendo com que todos à sua volta gostassem dele. E Sidney era só... a sua irmã caçula, invisível.

Mas tudo mudou quando Peyton começou a ser constantemente detido, por uso de drogas, por estar alcoolizado ou por cometer pequenos delitos.  Até que um dia ele atropelou um garoto enquanto dirigia embriagado. David Ibarra, a vítima, perdeu totalmente as funções motoras da cintura para baixo e Peyton foi sentenciado a 17 meses de prisão.

Se antes Sidney já se sentia ignorada, o sentimento se amplificou após o encarceramento do irmão. A mãe sempre o defendia, como se ele fosse o coitadinho e não o causador dos problemas, e fazia de tudo para garantir o bem-estar de Peyton, esquecendo-se quase que completamente de Sidney, enquanto o pai passava a maioria do tempo em viagens de trabalho e quase não parava em casa.

E, para piorar essa situação tensa dentro do lar, Ames - o melhor amigo de Peyton - estava sempre por lá. Syd não sabia muito bem o porquê, mas não se sentia confortável perto dele, então, evitava ao máximo ficar próxima do garoto.

É nesse cenário de quase completo caos que Syd resolve dar uma guinada na sua vida. Ela não aguentava mais ser vista como a irmã do garoto que atropelou David Ibarra. Desse modo, troca de escola, passando a estudar na Jackson, um dos colégios públicos da cidade. De início, Sydnei achava que uma renovada nos ares como essa não faria mal algum, mas em princípio passa a se sentir ainda mais imperceptível.

As coisas ficam diferentes quando ela decide entrar na Seaside Pizza após a aula e conhece Layla. Layla é o oposto de Syd. Ela é enérgica, alegre e espontânea e apresenta todo um novo mundo para Syd. Agregado à amizade de Layla também vem Mac, seu irmão. Mac faz o tipo introvertido, caladão, mas está sempre por perto para ajudar nos momentos em que Syd mais precisa.

Junto de Layla e seus novos amigos, Sydney começa a rever antigos conceitos e a criar novos, ao mesmo tempo em que descobre quem ela é longe da sombra de seu irmão mais velho.

***

Como disse anteriormente, estava super ansiosa para concluir a leitura desse livro. Sarah é uma das autoras de YA contemporâneo que mais gosto atualmente e, como tal, ela não me decepcionou na escrita de Os bons segredos.

Um ponto que vale mencionar é a humanidade dos personagens construídos pela autora. Eles são carismáticos - mesmo tendo seus problemas - e facilmente conseguimos nos relacionar com eles. De fato, a história toda é muito intensa, tratando de dramas verossímeis que sempre podem estar acontecendo na vida de alguém.

A narrativa da trama acontece de forma fluida e despretensiosa. É o tipo que você lê e nem se dá conta de quando acaba - e ainda fica com um gostinho de quero mais.

Dessen, por meio do seu texto, nos faz pensar. Pensar na vida, em como encaramos situações difíceis e em como podemos melhorá-las com gestos simples.

Os bons segredos é um ótimo livro para espairecer, para se ler em um dia e sair daquela ressaca literária. Não é tão leve, mas também não é tão pesado. Recomendo a leitura para quando vocês estiverem naquele dia em que estão odiando a tudo e a todos.

Quanto ao trabalho da Editora, pela primeira vez eu não tenho muito o que falar. A diagramação é normal, nada fora dos padrões aos quais já estamos acostumados. A minha maior surpresa foi com a capa. Quando a vi pela primeira vez, tudo o que consegui pensar foi: UAU! A Editora Seguinte está de parabéns nesse quesito, pois conseguiu produzir uma capa ainda mais linda do que a original.

Agora chega de tanto falatório da minha parte, é a vez de vocês. Digam aí, já leram Os bons segredos? O que acharam? Me contem tudo nos comentários!

E quanto a mim? Vou embora com a doce recordação da leitura maravilhosa que esse livro representou e os deixo com um pequeno pedacinho de maravilha.

"(...) Aquelas emoções, repentinas e fortes, me pegaram de surpresa. Tanto que só tomei consciência da parte mais chocante daquilo horas depois. O mais surpreendente não era o choro em si, mas o fato de eu ter chorado na frente de outras pessoas. Na verdade, só desabamos diante de quem sabemos que pode nos reconstruir. Mac e Layla estiveram ao meu lado. Mesmo - e especialmente - quando eu não podia fazer o mesmo por eles."

Beijinhos e até a próxima.

Os bons segredos - Sarah Dessen
Editora Seguinte
408 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon

3 comentários

  1. Oi Nathalia!

    Nunca li nada da autora, mas fiquei curiosa com sua resenha. Achei o enredo interessante e tenho certeza que também iria adorar a leitura!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Até o momento não li nada da autora, o livro me parece ser bem desenvolvido e a narrativa flui bem. Espero poder ler em breve essa historia.

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis ler algo da Sarah, sempre li comentários bons e pelo visto você também gostou :)
    Gosto muito de YA, e estou finalizando uma série gigante agora, vou anotar sua dica de ler esse livro para sair da ressaca literária, ctz que vou ficar rs
    Ainda não vi a capa pessoalmente, mas parece linda!
    bjs

    ResponderExcluir