Resenha - O Vitral encantado

Resenha - O Vitral encantado
Sinopse: "O avô de Andrew Hope acabou de falecer e lhe deixou seu casarão como herança. Mas muito mais do que isso. Ele era um grande mago e Andrew herdou também o campo de proteção da propriedade (o que automaticamente o torna responsável pela segurança de todos os que vivem ali) e um curioso artefato: um vitral de muitas cores e claramente mágico. Quando o jovem Aidan Cain, caçado pelos temidos Perseguidores, surge em sua porta à procura de abrigo, Andrew encontra nele um amigo para desbravar os arredores do casarão. Mas com Aidan ele vai descobrir que o passado de sua família pode ter muito mais magia do que imaginava. Diana Wynne Jones nos proporciona uma aventura delicada e cheia de humor britânico moderno. O Vitral Encantado é um prato cheio para os fãs de Neil Gaiman e outros autores de fantasia."
Andrew Hope herdou do avô, um poderoso mago chamado Jocelyn Hope, uma casa, assim que ele faleceu. Ela ficava localizada em uma fazenda, dentro de uma área encantada que protegia toda a cidade e, consequentemente, todos os habitantes da região contra seres do mal. Assim que se mudou para a residência, Andrew se viu obrigado a conviver com os antigos serviçais do avô que se recusavam a abandonar o local e pareciam querer mandar em tudo, inclusive nele. Enquanto o Sr. Stock cuidava das plantações da propriedade, a Sra. Stock administrava o lar. Apesar de ambos terem o mesmo sobrenome, eles não eram casados, tampouco eram parentes. Ao contrário, viviam inclusive soltando farpas entre si.

Depois de um tempo vivendo na fazenda, Andrew conheceu um garotinho chamado Aidan Cain, que apareceu por lá procurando por Jocelyn, a mando de sua falecida avó. Aidan estava sendo atormentado por estranhas criaturas que queriam vê-lo morto, liderados por Brown, o grande rei do mal e, portanto, precisava de ajuda. No mesmo dia em que Andrew acolheu Aidan, também contratou outras duas pessoas para colaborar na lida diária, sob pressão dos seus funcionários: Stashe, sobrinha do Sr. Stock e Shaun, sobrinho da Sra. Stock.

Ameaçados por seres malignos que passaram a rondar o perímetro de proteção da cidade, Andrew se viu obrigado a relembrar tudo o que o avô lhe ensinou sobre magia, para restaurar a paz que um dia ali reinou, proteger o jovem Aidan, e, de quebra, desvendar o segredo do vitral encantado que ornamentava uma das portas do casarão. Para isso, Andrew contará com a ajuda de seu velho amigo Tarquin, e de duas entidades mágicas, Groil e Rolf.

***

O Vitral encantado é o último livro de Diana Wynne Jones, a famosa autora de O Castelo animado.
O Vitral encantado Diana Wynne Jones Editora Galera Record
Inicialmente, confesso ter tido dificuldades de compreender o contexto da história, na medida em que os primeiros textos eram um pouco confusos e os narradores mudavam frequentemente, sem aviso, tornando o começo da trama mais lento. Entretanto, logo em seguida fui me acostumando com o enredo, o que tornou a leitura mais rápida.

Diana se esmerou em dar vida a personagens tão complexos e carismáticos a ponto de, apesar de suas diferenças, formarem uma grande família. Na obra, conhecemos Andrew, um professor que larga a universidade para correr atrás de um sonho de escrever um livro. Sua personalidade é calma e tranquila, mas quando se irrita, saiam de perto! Desde a morte do seu avô, Andrew passa a conviver diariamente com o Sr. Stock, um jardineiro obcecado com seus legumes e verduras e que, a cada vez que se irrita, entope Andrew de vegetais; e com a Sra. Stock, a governanta chata e divertida da casa, que bate o pé com Andrew quando julga ter razão.
O Vitral encantado Diana Wynne Jones Editora Galera Record
Além deles, somos apresentados ao Shaun, à típica pessoa que todos pensam que não serve para nada, mas que nos surpreende, e à Stashe, uma mulher forte e encantadora, que sabe tudo sobre computadores. Completando o time, ainda temos Tarquin, que pode ser considerado o fiel escudeiro de Andrew, ajudando-o com a proteção, e Aidan, um órfão fujão e adorável.

Apesar da temática infantil, gostei muito do livro, que é cheio de detalhes e aventuras e possui muitas passagens de humor e reflexão, fazendo com o que leitor venha a apreciar até mesmo os personagens mais chatos. Certamente esta é uma história que recomendo para todas as idades, já que irá seduzir àqueles que adoram uma trama sobre amor, amizade e família, cheia de magia e elementos fantásticos.

Para mim, ficou nítido o cuidado que a Galera Record teve para com essa edição. A capa dela é simplesmente linda! Na ilustração, vemos Andrew e Aidan na casa da fazenda, junto com o vitral colorido. O título foi impresso em um verniz localizado e transparente, que conforme a luminosidade incide, adquire uma cor diferente.
O Vitral encantado Diana Wynne Jones Editora Galera Record
Todavia, admito ter me decepcionado com a diagramação do texto. Achei que alguns trechos estavam difíceis de ler já que as letras pareciam grossas e embaralhadas, como se fosse algum tipo de falha na impressão. Ademais, na minha opinião, o espaçamento dos parágrafos ficou exagerado. Este foi o primeiro livro da Editora que li e que vieram com esses tipos de "problemas" que, para mim como designer, são gravíssimos.

De todo modo, importante ressaltar que nada disso desmerece a excelência do volume, que irá proporcionar muitos momentos de diversão para os leitores fãs de fantasia. Super recomendo a leitura desse livro fofo.

O Vitral encantado -
Editora Galera Record
304 páginas 
Comprar: Saraiva / Amazon

3 comentários

  1. Oi, Ellen!

    Esse livro é lindo! Essa capa é cativante!
    Mesmo sendo "infantil" gostei muito da premissa.
    Preciso ler em breve!

    Beijos!
    Danny
    Participe do sorteio #SomosTodosIguais no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Ellen,gostei muito da premissa desse livro e quero muito acompanhar a trajetória de aventura dos personagens,Andrew , Aidan, Stashe e Shaun ,pena você ter achado confuso no começo ,mas ainda bem que depois acostumou com o ritmo.Amei a capa também ,a Galera Record está de parabéns,pena ter se decepcionado com a diagramação.Ansiosa para conferir esse livro fofo.Mil beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oii Ellen!
    Faz algum tempo que estou empacada no começo dessa história, justamente pelo começo um pouco devagar, mas eu tenho certeza que em algum momento vou acabar terminando a história, pois adoro os livros da Diana, até porque também faz parte da série (ou seria Saga?) do Castelo Animado. Precisa de mais incentivo que isso?
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir