Resenha - Quando tudo começou

Resenha - Quando tudo começou
Sinopse: "Bruna tem uma lista secreta de sonhos que nunca contou para ninguém. Em uma cidade tão pequena que você provavelmente nunca ouviu falar, sua história começa. Nem tão alta, nem tão magra, nem tão divertida. Dizem que ela queria fazer as malas e explorar o mundo, mas antes disso vai precisar lidar com a timidez e enfrentar os primeiros dias na nova escola. Viajando com andorinhas e descobrindo as pontes que ligam a vida de uma garota comum aos seus sonhos, Bruna Vieira encontra o traço delicado da premiada ilustradora e quadrinista Lu Cafaggi, nos presenteando com a história de uma jovem que aprendeu a amar a vida e a si mesma antes de conhecer o mundo lá fora."
Bruna Vieira é blogueira de moda, escritora, garota propaganda e agora virou personagem de história em quadrinhos pelas mãos da talentosa ilustradora, Lu Caffagi.

Conhecida por usar delineador nos olhos, batom vermelho na boca e ostentar looks divos sem ter medo de suas curvas, à frente do Depois dos Quinze se tornou, em pouco tempo, uma referência para a juventude de hoje que a idolatra e segue seus passos com tamanha paixão.
Quando tudo começou Bruna Vieira Lu Cafaggi Editora Nemo
Mas nem sempre as coisas foram assim...

Quem a conhece apenas hoje, pode não acreditar, mas Bruna já foi uma menina muito tímida, insegura, gorduchinha, que tinha um sério problema de visão que a deixava ainda mais vulnerável às piadinhas dos maldosos do colégio.

Tudo o que Bruna mais queria era se reinventar e poder ser livre para dar asas à sua imaginação, sem ser rotulada, além de fazer novos amigos. Mas não é fácil ser adolescente. Não é fácil se expor e ser ridicularizada, ou se apaixonar e sofrer uma desilusão. Sorte que Bruna tinha ao seu alcance lápis e papel nas mãos, para externalizar todos os seus sentimentos e conhecer mais de si mesma. E foi assim, viajando por meio das palavras e criando várias histórias, que Bruna encontrou o seu lugar no mundo.
Quando tudo começou Bruna Vieira Lu Cafaggi Editora Nemo
Sei que pode parecer meio estranho de dizer, por eu já ter 30 anos e ser mãe, mas sou completamente fã da Bruna Vieira há anos. Na verdade, foi ela quem me inspirou não só a criar o Recanto da Mi, como a profissionalizá-lo, e foram os seus posts e vídeos que me estimularam a seguir um sonho.

Portanto, quando soube do lançamento dessa obra, não pude deixar de solicitar para a Editora Nemo, já que estava curiosa para conhecer a história da Bruna, que precedia o seu tempo de fama. Preciso dizer que fiquei encantada com a beleza do exemplar, a começar pela capa, que me lembrou dos desenhos que costumávamos fazer nas folhas dos cadernos, com lápis e giz, quando não estávamos prestando atenção na aula e viajávamos para um universo particular de fantasia.

A cada capítulo, nos deparamos com curiosidades sobre a vida da autora, algumas, inclusive, até então nunca compartilhadas, intituladas com nomes de livros escritos por mulheres que se tornaram referência na literatura.

Todas as páginas possuem um detalhe mimoso que tornam o livro ainda mais especial, seja um desenho na numeração, um balãozinho de diálogo diferente ou um espaço para o leitor interagir com a narrativa, tornando a experiência ainda mais íntima e apaixonante.
Quando tudo começou Bruna Vieira Lu Cafaggi Editora Nemo
As ilustrações da Lu estão simplesmente de arrasar. Coloridas e delicadas, o que mais gostei foi que fugiram completamente do estereótipo padrão do que se é considerado "bonito" hoje em dia. Em Quando tudo começou, não temos uma personagem modelete, com corpo escultural e inatingível. Bruna é uma menina como outra qualquer, cheinha, com cabelo juba de leão, lentes grossas e tatuagem. Por meio dos seus traços, Cafaggi nos lembra que a beleza vem de dentro e da autoconfiança que criamos em nós mesmas.

Ao final do volume, encontramos rascunhos de desenhos feitos pela ilustradora, uma playlist para ouvir enquanto lemos a história em quadrinhos, fotos e uma lista de curiosidades sobre a Bruninha.

De leitura rápida, Quando tudo começou irá agradar primordialmente aos fãs da blogueira, que vão adorar saber mais sobre a sua trajetória de vida, mas também irá chamar atenção do público adolescente que, certamente, se identificará com os dilemas vividos pela personagem, que nos ensina que nenhum obstáculo é difícil demais para ser superado e que o que somos hoje definirá o nosso eu de amanhã.

Quando tudo começou - Bruna Vieira e Lu Caffagi
Editora Nemo
80 páginas 
Comprar: Saraiva / Amazon

11 comentários

  1. Que livro mais fofo, gente! *_*

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mi,gosto muito do trabalho da Bruna,principalmente como escritora,sigo o seu canal,leio seus livros e fiquei muito feliz com o lançamento dessa HQ,ficou linda onde ela conta um pouco da sua vida.Legal ela abordar bullying que sofria ,as piadinhas,as desilusões amorosas.Amei os detalhes mimosos.e as ilustrações.Que legal que possui playlist.Com certeza nenhum obstáculo é difícil demais para ser superado.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Que livro fofinho Mi.
    Conheço a Bruno há tempos e pude acompanhar a evolução como blogueira.
    Gostei do livro. Sua resenha deixou gostinho que quero mais.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, quanta fofurice *.*
    Não conhecia, adorei!!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  5. Mi!
    Muito bom poder ver uma blogueira que nos inspirou na criação de nosso próprio blog, ser homenageada com uma publicação ilustrada de como era sua vida antes da fama.
    Deve ser um livro inspirador de ser lido.
    “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”(Érico Veríssimo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mi, tudo bem?

    Que ilustrações mais fofas!! Eu não acompanho o trabalho da Bruna. Nunca vi nenhum vídeo nem nunca entrei no blog dela, mas sei que ela é muito popular entre o público infantojuvenil. Achei muito bacana a abordagem do livro, ele deve ajudar muitas meninas e meninas que passam ou passaram pelas mesmas coisas. E achei muito legal o livro ter uma playlist! :)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Essas ilustrações <3

    Fiquei apaixonada pelo livro!

    beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Mi, Tudo bem?
    Fiquei encantada pelo post, que amorzinho <3
    A Bruna e realmente um exemplo e quase como alicerce para todos nos!
    ela nos mostrou que somos capaz de fazer exatamente o que amamos de todo coração!
    as ilustrações e capa ficaram muito Fofinhas ^^
    espero que eu Tenha a oportunidade de ler, Afinal ela e uma garota comum que vivenciou coisas como todas Nos.
    parabéns Peplo post, e pelo blog, muito fofo *-*
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi! Conheço o trabalho da Lu por conta do projeto Graphic MSP e acho a delicadeza de seus traços maravilhosa. A Bruna eu conheci em um evento da Editora aqui em São Paulo e acho ela uma graça de pessoa, sendo assim, a obra muito me atrai.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi, tudo bem???
    Eu conheço um pouco da Bruna - quem não conhece né? heheheh
    E gostei de conhecer esse livro. Adoro quadrinhos hehehhe e é sempre legal conhecer um pouquinho mais sobre as pessoas que alcançaram seus sonhos.
    Tenho um livro dela - Depois dos 15 , mas ainda não li
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, nunca li nada da Bruna Vieira, mas acho as capas de seus livros tão lindinhas. Esse livro parece ter um ótimo conteúdo, mostrando que a verdadeira beleza vem de dentro e a importância de ser você mesmo. Gente... essas ilustrações estão maravilhosas, já quero!! Achei bem legal o quanto a autora foi importante para você, na criação do blog e tudo mais.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir