Resenha - Percy Jackson e os Deuses Gregos

Resenha - Percy Jackson e os Deuses Gregos
Sinopse: "Alguém poderia contar as histórias de origem dos deuses do Olimpo melhor do que um semideus dos tempos modernos? Percy Jackson oferece uma visão privilegiada com abundância de tudo nesta coleção ilustrada. "Uma editora em Nova York me pediu para escrever o que eu sei sobre os deuses gregos, então pensei, podemos fazer isso anonimamente? Porque eu não preciso de os Olimpianos com raiva de mim novamente. Mas se isso ajuda você a conhecer os seus deuses gregos, e sobreviver a um encontro com eles, se eles nunca aparecem em seu rosto, então eu acho que escrever tudo isto será a minha boa ação da semana." Assim começa Os Deuses Gregos de Percy Jackson, em que o filho de Poseidon acrescenta sua própria magia – e apartes sarcásticos – para os clássicos. Ele explica como o mundo foi criado, em seguida, dá aos leitores sua opinião sobre um quem é quem dos antigos, a partir de Apollo para Zeus. Percy não se segura. "Se você gosta de filmes de terror, banhos de sangue, mentira, roubo, traição e canibalismo, então continue a ler, porque definitivamente foi uma Idade de Ouro para tudo isso."
Como muitos já devem saber, sou apaixonado por Rick Riordan e pelos livros de Percy Jackson. Depois de Harry Potter, PJ foi a série que mais acompanhei avidamente, comprando cada volume assim que era lançado e querendo saber tudo sobre mitologia grega, mesmo sem conseguir entender bulhufas sobre o assunto.

Eis que, então, o Tio Rick anunciou que escreveria um volume extra da série Os Heróis do Olimpo, falando sobre os deuses gregos e suas histórias na visão de ninguém mais, ninguém menos, que o próprio Percy Jackson. Não preciso nem dizer que surtei com a novidade, certo?

Para que não sabe, a mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos, remontando as origens do mundo e os pormenores das aventuras de uma variedade de deuses, deusas, heróis e heroínas e outras criaturas mitológicas.

Os gregos usavam o mito para explicar fenômenos naturais, variações de cultura, inimizades e amizades, e não raro, criavam histórias bizarras sobre incesto, parricídio, adultério e vingança. Em Percy Jackson e os Deuses Gregos, Rick não deixou nada disso de fora, mas deu uma amenizada no conteúdo e compartilhou todos os causos históricos com o bom humor e a irreverência de Percy, tornando a leitura da obra mais agradável e fazendo com que o leitor realmente compreendesse o que estava sendo descrito.

O livro começa com uma pequena introdução, já narrada por Percy, onde ele fala que foi convidado por um editor de Nova Iorque para escrever o que sabia sobre os deuses gregos, com a intenção de proteger as pessoas, fornecendo-lhes informações sobre os mesmos para que, caso um dia encontrassem um, soubessem se defender. Assim sendo, Percy aceitou a tarefa e expôs a sua versão dos fatos.

No decorrer das páginas, vamos conhecendo um pouco mais sobre cada deus, e o nome deles tem aquela característica cômica que sempre encontramos nos livros do Rick, tais como "Zeus mata todo mundo" e "Apolo canta e dança e atira flechas em todo mundo". Só de ler o sumário eu já comecei a rir, o que contou muitos pontos a favor deste volume.

Acho que a minha história predileta foi a de Ártemis. Ela é uma das minhas deusas favoritas em Percy Jackson e os Olimpianos, apesar de eu que praticamente não sabia quase nada a seu respeito, e esta foi uma ótima forma de conhecê-la melhor. Ela é a deusa da Lua, virgem eterna, irmã gêmea de Apolo, que já nasceu mandando, sendo irreverente e conquistando a aprovação de seu pai, Zeus.

Preciso dizer que a Editora Intrínseca arrasou no design desse exemplar. Ele tem capa dura e um tamanho grande, e as páginas são como se fossem de revista. É o tipo de livro que você pode ler várias vezes sem se preocupar que vá estragar. A tradução de Regiane Winarski está impecável, como sempre, e deixou todas as características de Percy vívidas no texto, sem que perdessem a sua essência.

Além disso, as ilustrações estão fantásticas. John Rocco abusou do realismo e das cores ao adaptar cenas dos contos e fez um trabalho magnífico, totalmente diferente das artes oficiais de Percy Jackson.

Percy Jackson e os Deuses Gregos é uma edição feita para os fãs, que nos possibilita não só sabermos mais sobre os deuses, como também matarmos a saudade do nosso semideus mais querido. Recomendo a leitura a todos.

* Para quem tiver interesse em conhecer mais sobre essa saga, acessem os posts e resenhas feitos para a Semana Especial Percy Jackson aqui no Blog.

Percy Jackson e os Deuses Gregos - Rick Riordan
Série Os Heróis do Olimpo
Livro Extra
Editora Intrínseca
336 páginas 
Comprar: Saraiva / Amazon

4 comentários

  1. Olá, Leonardo! Tudo bem?

    Rapaz, que resenha PERFEITA!
    Li a saga Percy Jackson e os Olimpianos em uma semana, pois como você, gostei demais.
    Contudo, esta nova saga ainda está nos meus planos.

    Excelente resenha, rapaz!
    Abraços!

    Daniel Moraes
    Participe do sorteio #outubrorosa no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Leonardo,não sou muito fã desse tipo de livro,principalmente quando traz terror ,sangue,mentira,roubo,traição e canibalismo.Ou seja ,não gosto de mitologia grega.Só achei bem criativo trazer a mitologia na visão do próprio personagem,Percy Jackson.Legal ter uma narrativa divertida.A edição realmente esteticamente ficou maravilhosa e de excelente qualidade,principalmente por ter capa dura e os tipos de folhas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo, tudo bem?

    Nunca li nada de Percy Jackson e admito que não tenho muita vontade. Mas vi uma resenha em vídeo do livro em um blog e achei ele absolutamente maravilhoso, a edição está um capricho só. E realmente parece ser bem engraçado, pois a visão do Percy parece ser bem descontraída e não torna algo massante de ser lido.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo, li Percu Jackson ano passado em duas semans, e ameeeeei!!!
    Agora quero ler todos os demais livros do Rick Riordan, acabei que esse ano inteiro fui passando outros na frente, mas vou pegar um mês só pra ler ele!!
    Amo o Percy, me diverti muitooooooo com ele!
    E sabe que até gostei dos filmes.
    Esse novo livro imagino ser bem interessante, não só por nos apresentar mitos gregos, como também justamente por ser na visão de Percy - que convenhamos, é muito doida, kkkk
    bjos

    ResponderExcluir