Resenha - Muito mais que 5inco Minutos

Resenha - Muito mais que 5inco Minutos
Sinopse: "Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, “5inco minutos” (procura aí na internet), tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. Tá achando pouco? Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar."
E aí pessoal, hoje trago para vocês a resenha do tão famoso livro Muito mais que 5inco Minutos, da youtuber Kéfera Buchmann. Confesso que acabei me rendendo à curiosidade de ler a obra de tanto que os meus inscritos do Canal Junior e Mi me pediram, por serem fãs da vlogueira. Só conhecia a Kéfera de ouvir falar, e cheguei a assistir a um ou dois vídeos dela há alguns anos, mas não me considero seu público alvo e confesso que não tenho muita paciência para esse tipo de conteúdo.

Mas ok, não sejamos hipócritas, a menina, com apenas 22 anos, se tornou um fenômeno de audiência e caiu nas graças de muitos jovens que a enxergam como um exemplo de vida, de quem sofreu na adolescência, foi vítima de bullying, mas superou todos os problemas e seguiu em frente. Palmas para ela :)

Na Bienal do Rio de 2015, Kéfera foi recepcionada por mais de 3 mil fãs que se espremeram e se esgoelaram, ansiando por uma oportunidade de conhecer a ídola. E, acreditem ou não, ela foi a autora que mais vendeu livros nesta edição, portanto, não é à toa que muitos se perguntam sobre qual é o segredo do sucesso de Kéfera Buchmann.
Muito mais que 5inco Minutos - Kéfera Buchmann
Muito mais que 5inco Minutos é uma autobiografia, escrita por Kéfera (ela garante isso de pé junto), que conta a sua trajetória de vida desde que tinha 5 anos até o momento em que criou o seu Canal no Youtube, que veio a chamar de 5inco Minutos, quando tinha 17 anos. A narrativa em primeira pessoa é bem informal, cheia de palavrões (marca registrada da garota), e é praticamente possível ler o livro e enxergá-la na nossa frente falando, com todas as suas caras e bocas e o seu jeito afetado.

Os capítulos são bem curtos e não possuem uma temática específica. A youtuber simplesmente vai compartilhando conosco as suas memórias, ora linearmente, ora perdendo o fio da meada, divagando ou filosofando sobre alguma lição que ela considere importante ressaltar para os adolescentes.

A Editora Paralela caprichou no design e na diagramação do exemplar, que contém várias fotos da artista e ilustrações fofas de cachorrinho no meio do texto. Inclusive, para quem quiser ver como foram os bastidores das sessões de fotos que compõem este volume, assistam ao vídeo abaixo. Ficou bem divertida:


Ao contrário do que muitos imaginam, Kéfera nem sempre foi essa jovem bonita, segura de si e sem papas na língua. Assim como muitos produtores de conteúdo de internet que vejo por aí, quando pequena, a autora era insegura, se achava muito feia e burra, era obesa e ansiava por atenção e carinho. Entretanto, a sua personalidade maluca e sua veia artística sempre estiveram latentes, esperando uma oportunidade e um pouco de coragem para serem extravasadas.

"EU FUI PELO CAMINHO MAIS DOLOROSO. TENTEI SER OUTRA PESSOA ANTES DE SER EU MESMA. Resumindo, não querer ser eu mesma estava transformando minha vida em um inferno."

Nesse sentido, me identifiquei bastante com as crises existenciais enfrentadas pela Kéfera na pré-adolescência. Assim como ela, me considerava uma bola de gorda e achava que só seria feliz se fosse loira e magra, seguindo o estereótipo deturpado de beleza que é pregado pela nossa sociedade.
Muito mais que 5inco Minutos - Kéfera Buchmann
Apesar de ter tido diversas experiências ruins e traumáticas na vida, a autora aprendeu a lidar com os obstáculos de maneira otimista e percebeu que todo o seu sofrimento, no final das contas, valeu a pena, apesar de ter sido doloroso, já que ela se tornou quem é em razão disso, e hoje, a sua maior alegria é poder inspirar os jovens e mostrar que já passou pelos mesmos problemas que eles e que tudo ficou bem, e que mesmo as piores situações são contornáveis.

Muito mais que 5inco Minutos não é uma leitura que irá agradar a todos. Recomendo que seja lida por quem realmente é fã da apresentadora e deseja conhecer um pouco mais sobre a vida dela. Ao final, Kéfera deu uma deixa para escrever um próximo livro, dessa vez contando sobre o seu sucesso no youtube e, quem sabe, dando dicas mais técnicas para quem está interessado em se tornar uma celebridade como ela.

Muito mais que 5inco Minutos - Kéfera
Editora Paralela
144 páginas 
Comprar: Saraiva / Amazon

9 comentários

  1. Olá Mi,
    Gostei muito da leitura, foi bem rápida, agradável e engraçada. Não sou fã da Kéfera, mas gosto de alguns vídeos que assisti dela.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  2. Eu não acompanho muito a Kéfera, então acho que não leria o livro. Mas gostei bastante da sua resenha

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mi,a kéfera é realmente um fenômeno é realmente um fenômeno ,eu também só conhecia de ouvir falar,sou professora e os meus alunos não paravam de comentar a respeito.Não faz também o meu estilo esse tipo de conteúdo. Mesmo assim palmas para ela,devido a sua superação.Não li o livro,mas já o vi e folheei,confesso que gostei de algumas coisas,só não concordo com o uso dos palavrões.Melhor lição tirada sela você mesma e todas as piores situações são contornáveis.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi! Tudo bem?

    Bacana quando alguém escreve sua autobiografia.
    Mas como você mesma disse, não sou fanático no canal da Kéfera, vi apenas 01 vídeo.
    Prefiro os canais literários que tem um conteúdo melhor e mais interessante!

    Provavelmente eu não leia exceto que ganhe este livro. :D

    Beijos!
    Participe do sorteio #outubrorosa no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  5. Amoo a Kéfera <3

    Amor,tem look do dia novinho esperando pela sua opinião ,vem conferir?Ah, o blog mudou de endereço tá? Agora é esse abaixo ^^
    http://www.espacoteenblog.com/2015/10/video-look-do-dia-vestido-listrado-e.html
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mi! Dificilmente leria esse livro. Até curto alguns livros dela mas para ser honesta ler a autobiografia dela não me parece uma atividade tão legal assim.
    As vezes prefiro até emitir comentários sobre esses vlogueiros fazendo livros autobiografico para não ser alvo da fandom hahaha


    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi, tudo bem?

    Não sou exatamente fã de livros assim, mas isso é uma coisa minha. Acho que todo livro é capaz de ensinar algo, e admiro o quanto a literatura nacional está alcançando as pessoas, seja através de um romance ou um livro sobre uma vlogueira famosa. Obviamente não sou o público alvo, e por isso não leria, mas imagino que o conteúdo do livro possa ajudar a vários jovens.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Assisti só vídeos dela e particularmente não gostei, mas não tenho nada contra, só não faz o "meu tipo".
    É claro que admiro esses youtuber que estão tão famosos, afinal, não é fácil abrir as portas de casa e até do coração para o mundo inteiro, e se estão tão conhecidos é porque tocaram muitas pessoas com dilemas parecidos.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Já deu para perceber que a moça é um fenômeno!! E com apenas 22 anos já tem milhões de seguidores!! Qual será o segredo de tamanho sucesso? Talvez seja carisma ou a espontaneidade dela!! Enfim, gostaria de ler o livro, uma vez que ele está super comentado!!

    ResponderExcluir