Resenha - After: Depois da verdade

Resenha - After: Depois da verdade
Sinopse: "Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad, a série After vira o novo fenômeno editorial. No segundo livro, Tessa tenta esquecer Hardin, o jovem caótico e revoltado que partiu seu coração em vários pedaços. Mas ela está prestes a descobrir que alguns amores não podem ser superados. Como apagar da memória as noites apaixonadas em seus braços, ou a eletricidade de seu toque? Hardin sabe que cometeu o pior erro de sua vida ao ter magoado Tessa tão profundamente. Ele não acha que merece tê-la de volta, mas se recusa a deixá-la partir. Neste livro, Hardin vai lutar com toda a sua força para reconquistar o grande amor da sua vida. Ao longo do caminho, os seus mais profundos segredos serão revelados. Depois da verdade, será que o amor de Tessa e Hardin resistirá?"
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers do primeiro volume de After. Leiam por sua conta e risco!

After: Depois da verdade, retoma a trama do exato ponto onde o seu antecessor terminou, nos permitindo acompanhar de perto toda a dor de Tessa ao descobrir, da pior forma possível, os reais fatos a respeito de Hardin. Tudo o que a garota mais quer é manter distância do ex e dos envolvidos na triste história que marcará a sua vida para sempre.

Mesmo tentando esquecer-se do que aconteceu, Tessa custa a acreditar que, após abrir mão de tanta coisa e brigar com Deus e o mundo para viver esse amor, só colheu decepção. Sem ter onde morar, já que estava dividindo o apartamento com Hardin, a única alternativa que vislumbra ser plausível, no momento, é retornar para a casa da mãe em busca de consolo.

“Não sei mais quem eu sou agora que estou sem você.”

Todavia, contrariando qualquer instinto de autopreservação, Tessa não resiste à distância e corre para os braços de Hardin, desesperadamente. Depois de muita conversa e pedidos de perdão, o casal se dispõe a passar uma borracha no passado e volta a namorar, mesmo sabendo que serão eternamente assombrados pelo ocorrido.

Ao reatar com Hardin, Tessa mostra-se uma menina mais forte e insiste em ter um relacionamento mais maduro e comunicativo com ele. Entretanto, Tessa continua de coração partido, e isso faz com que ela mantenha-se insegura, ciumenta e submissa à Hardin, agindo, muitas vezes, por impulso. E, justamente quando Hardin começa a andar na linha, quem acaba pisando feio na bola é ela.

***

Quando terminei de ler o primeiro volume da série, me senti tão exposta, enganada e vulnerável quanto Tessa, afinal, como alguém poderia perdoar tamanha mentira e humilhação e ainda passar por cima de um ego ferido para permanecer em um relacionamento um tanto quanto questionável?

Mas, ao iniciar a leitura de After: Depois da verdade, meus sentimentos ficaram confusos, e o único pensamento que me vinha à mente era: "Como Hardin vai consertar algo que não há como voltar atrás e ainda restaurar a confiança que construiu com tanto sacrifício em seu namoro com Tessa?" Mesmo que as suas atitudes pareçam indesculpáveis, a verdade é que, no quesito "primeiro amor", tudo fica mais complicado de se lidar, e com Tessa a história não poderia ser diferente.

Falar sobre After é algo bem complicado para mim, e mais difícil ainda é não torcer para que esse casal dê certo, mesmo após tantas idas e vindas, mentiras, brigas e reconciliações durante a trama. 

After é uma confusão de emoções. Nele temos amor e ódio, humor e tristeza, esperança e frustração, tudo muito bem detalhado em cada linha e de maneira intensa. A escrita da Anna Todd continua viciante e, por mais que muitos digam que a história é enrolada e começa a ficar “mais do mesmo”, já que o casal não parece chegar a um estágio satisfatório de evolução, precisamos entender que o desenrolar dos dois livros se passa em um intervalo muito curto de tempo, e que mudar é gradativo e não algo que acontece da noite para o dia.

Narrado pelo ponto de vista de Hardin e de Tessa, conseguimos entender o que se passa na cabeça de cada um e observamos toda a angústia, dor e insegurança que ambos precisam enfrentar para que esse relacionamento possa dar certo. E mesmo com todas as dificuldades que Hardin tem de se envolver emocionalmente, percebemos nele um grande esforço para se tornar uma pessoa melhor para Tessa. Porém, a verdade é que Hardin é Hardin. Ele é único, explosivo, inseguro e possessivo, e tentar ser alguém diferente para agradar a namorada será uma árdua batalha.

"Jamais poderia ter imaginado isso – nem em meus sonhos mais insanos imaginaria que sofreria desse jeito. Acho que é isso que chamam de dor da perda. Nunca tive nada nem ninguém para amar, nunca senti a necessidade de ter uma pessoa que fosse completamente minha. Nunca quis me apegar a alguém dessa forma."

Apesar de ter um gênio difícil e uma personalidade forte, Hardin ama Tessa de verdade e necessita tê-la em sua vida. No entanto, suas atitudes e segredos continuam ameaçando esse relacionamento já tão abalado.

"Nunca estive tão emotivo na vida, e não estou gostando. Nunca fui obrigado a expressar meus sentimentos para ninguém ou me preocupar com isso, mas por ela vou fazer tudo o que for preciso. Sempre estrago tudo, mas tenho que corrigir isso, ou pelo menos tentar o melhor que puder."

Finalizo a resenha continuando a bater na tecla de que é impossível não se apaixonar por esse casal tão conturbado e, ao mesmo tempo, tão fascinante. Como de costume, nossa querida Todd reserva uma grande surpresa para o desfecho da narrativa que, com certeza, trará muito pano para manga e desvendará outros tantos segredos do passado em After: Depois do desencontro.

Para quem busca uma história de amor com uma montanha russa de emoções, muitas lágrimas e gargalhadas, esse livro é leitura obrigatória.

After: Depois da verdade - Anna Todd
Livro 02
Editora Paralela
632 páginas 
Comprar: Saraiva / Amazon

5 comentários

  1. Oi Glaucia
    Tenho vontade de ler essa série quando tiver mais tempo.
    Mas no momento é impossível!
    Mesmo assim amei e dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Glaucia,esse livro foi aguardado muito ansiosamente por todos aqueles que leram o primeiro livro e se depararam,com aquele final.Já li essa sequência e sim,ele mostra toda dor sofrida por Tessa e tudo que Hardin fez.Ela se mantêm distante dele por um pequeno período ,mas logo volta para perto dele. Sei que muitos não gostaram dessa rapidez,mas se tratando dos personagens Tessa e Hardin é plausível de se entender .Concordo que After é uma confusão de emoções e quase sempre aquilo que é errado e sem lógica é o que mais acontece ,sim uma dualidade de sentimentos.Concordo que Hardin ama Tessa ,mesmo com seu gênio difícil e sua personalidade forte.Sim no final você acaba se apaixonando pelo casal tão conturbado e ao mesmo tempo fascinante.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li o primeiro livro, então achei melhor não arriscar, rs.

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Glaucia, tudo bem?

    Bom, já tive bastante vontade de ler esse série, mas depois de alguns comentários fui desanimando. Entretanto, também vejo que muitas pessoas se sentem revoltados com esse romance da Tessa e do Hardin, que é pouco saudável para cada um deles, mas que mesmo assim quer continuar a ler e ver no que vai dar. Óbvio que a escrita fluida da autora é responsável por isso, e ter essa avalanche de emoções em um único livro só mostra que mesmo com esse problema com os personagens, o livro é muito bom.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Glaucia!
    Gosto quando podemos ler o ponto de vista dos dois protagonista, porque o ponto de vista masculino é sempre bem diferente do feminino.
    Não li nenhum livro da série, mas gostaria, porque gosto de romances e se podemos ter uma montanha russa de emoções, ainda melhor.
    “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”(Érico Veríssimo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir