Resenha - Surpreendente

Resenha - Surpreendente
Sinopse: "Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos."
Pedro é um apaixonado pela sétima arte e sempre acreditou na teoria de que, tanto o cinema, quanto a musica e a literatura, fazem parte da Santíssima Trindade que irá salvar o ser humano da derrota como espécie. Tinha como missão tocar a vida das pessoas com o que ele veio a chamar de Cinema Felicidade.

Para realizá-la, passou a conciliar duas atividades profissionais, depois de ter se formado no curso de audiovisual: uma, como curador especialista e mediador dos debates sobre cinema, no Café Cultural, nas noites de terça, e a outra, como gerente da locadora VIP, que funcionava na periferia de São Paulo. E era lá que ele sentia fazer a diferença no mundo, principalmente quando convencia algum morador carente a alugar um filme clássico e este retornava dizendo ter achado a história surpreendente.

Mas Pedro tinha um sonho ousado, ganhar o Cacau de Ouro, o maior prêmio do cinema brasileiro, porém, para isso, teria que conseguir criar um roteiro magnífico e arrebatador, e filmá-lo em menos de 6 meses, com um orçamento limitado.

Se este não fosse um desafio suficiente, Pedro não era igual às demais pessoas. Quando criança, havia sido diagnosticado com uma doença degenerativa que lhe custou a visão periférica e mais de 30% da visão central, em ambos os olhos. Depois de um tempo, meio que por milagre, a doença estacionou, mas o medo de um dia viver na completa cegueira nunca lhe saiu dos ombros. Para um cineasta, não mais enxergar, era pior do que a morte.

Após uma sucessão de eventos desastrosos, Pedro cansou de só ver o lado bom das coisas. Abalado e deprimido, se isolou em casa e jogou tudo para o alto. Mas seus amigos, Fit e Mayla, e sua mais nova paixão, Cristal, não o deixaram desistir. Pedro foi arrastado para uma viagem de uma semana, em um Opala envenenado, com o objetivo de filmar tudo o que lhe desse na telha.

Esta era a sua última chance de descobrir os reais significados da sua vida e desvendar um segredo que o atormentava. Ali, começava o maior filme de todos os tempos.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Surpreendente! é o primeiro livro que leio do autor nacional, Maurício Gomyde. Depois de ouvir falar tão bem de sua escrita, decidi dar uma chance à esta obra. Narrado em terceira pessoa, intercalando trechos de momentos do passado e eventos do presente, vamos conhecendo a história de Pedro, por meio de capítulos curtos e fluidos.

O livro é muito bem escrito. Por mais que possua um protagonista jovem, o texto de Gomyde é adulto, inteligente, dramático e emocionante, além de conter diversas referências cinematográficas e musicais que enriquecem tremendamente a trama.

No enredo, nos deparamos com personagens passionais, que não medem esforços para perseguirem os seus sonhos, apesar das dificuldades encontradas. Confesso que tive uma relação de amor e ódio com Pedro. Achei sua trajetória de vida tocante e torci para que ele conseguisse alcançar seus objetivos, mas me incomodei demais com a sua postura arrogante e orgulhosa, e por vezes vitimista.

Pedro parece se considerar superior em relação aos outros, como se fosse o único entendedor de cinema ou capaz de produzir um roteiro "surpreendente" a fim de arrebatar o grande prêmio. Entretanto, de maneira contraditória, era humilde o suficiente para saber que servia apenas como um instrumento para melhorar a vida das pessoas através de suas indicações de filme.

Falando em filme, gostaria de deixar registrado que achei muito empolgante acompanhar os bastidores de criação, produção e gravação de um longa, nos mínimos detalhes. Foi possível sentir na pele o fascínio dos personagens, seus devaneios e instantes de inspiração, sem contar que foi alucinante participar da maior road movie de todos os tempos, com direito a cenas Hollywoodianas.

Em um bate-papo realizado no twitter com os fãs, utilizando a #GomydenaIntrínseca, Maurício nos revelou que Surpreendente! surgiu por causa da paixão que ele mesmo nutre pelo cinema. Assim como Pedro, o autor também já estudou a sétima arte, e todas as referências artísticas contidas no livro são dele mesmo, até porque, além de escritor, Gomyde também é baterista de uma banda de rock.

Além disso, infelizmente, Pedro possui a mesma doença que um grande amigo de Maurício, que pôde auxiliá-lo na composição do personagem e tirar dúvidas sobre como alguém que tem degeneração da visão "vê" e sente o mundo.

Surpreendente! nos mostra que, apesar de nem tudo ser perfeito, dependerá de nós decidir se queremos ou não ser feliz. Às vezes, esperamos a vida toda por um milagre ou por uma chance e não percebemos que já recebemos essas e outras dádivas ao longo de cada dia. Leiam Surpreendente! e embarquem nessa aventura de autodescoberta e amadurecimento pessoal ao lado dos melhores amigos que poderíamos desejar ter.

Acessem o site oficial do livro e descubram mais sobre o autor, os personagens e joguem o jogo da velha, tão emblemático para a história.

Surpreendente! - Maurício Gomyde
Editora Intrínseca
272 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon

32 comentários

  1. Nunca li nenhum livro ainda do Mauricio, mas só leio elogios quanto às obras dele. Com certeza estou curiosa para com esse livro, me pareceu muito interessante e envolvendo cinema, devo gostar muito ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tinha lido e comecei bem. Agora quero conferir os outros. Beijos

      Excluir
  2. Olá, Mirelle.
    Ainda não li nada do autor, mas sempre vejo resenhas tecendo elogios a sua escrita. Mas esse livro infelizmente não me chamou a atenção. Acho que iria odiar o protagonista e acabar não gostando da história. Mas quero ler um livro dele, só não vou começar por esse. Vou repassar a dica para minha amiga que ama cinema.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, nesses casos, nem adianta insistir, já que temos uma variedade tão vasta à nossa disposição. Mas espero que dê chance para alguma outra história dele. Beijos

      Excluir
  3. Olááá!

    Eu acompanho o autor pelas redes e estou bem curiosa em relação a esse livro dele. Sempre vi resenhas super positivas para todas as obras do autor e essa tem um enredo que me atrai muito.
    Alias essa mensagem que o ator é sensacional. Acho que livros assim nos motiva, nos faz querer seguir em frente.
    Adorei!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as mensagens contidas na obra são muito delicadas e inspiradoras. Espero que você goste do livro. Beijos

      Excluir
  4. Sempre tive vontade de ler alguma coisa do autor. Eu confesso que ainda não li nada dele. Fico feliz em saber que o livro é bem inteligente e adulto. Aguçou a minha curiosidade. Gostei bastante da resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum livro do Maurício ainda, mas estou de olho neles desde A Máquina de Contar Histórias, que ouvi dizer que é muito bom. Esse Surpreendente com certeza está na minha mira também.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Mi,
    Já li A Maquina de Contar Histórias e é um livro excelente - recomendo muito.
    Desde que soube desse lançamento, quis ler, pois acredito que deva ser uma história muito interessante, o Maurício sabe trabalhar muito bem com as palavras e nos envolver loucamente (risos).
    Gostei muito da sua resenha e de saber que a doença de Pedro foi baseada em um amigo do autor, acho que isso só torna o livo mais incrível. Quero muito ler.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, também gosto quando elementos das histórias são baseados em fatos ou pessoas reais, deixa tudo mais interessante. Espero que você também goste de Surpreendente :) Beijos

      Excluir
  7. Quando lançou esse livro já fiquei com vontade de lê-lo só por ser do Maurício, gosto muito da escrita dele. Eu não sabia que o protagonista tinha uma doença degenerativa, mas pelo visto ele é forte e não fica só a espera do pior. Curti muito isso, só aumentou a minha vontade de ler.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Pedro é uma inspiração para todos nós. Beijos

      Excluir
  8. Oláá Mi,
    Nossa, eu acompanho o Maurício Gomyde no facebook e estou namorando a tempos o livro Surpreendente, fiquei ainda mais curiosa após sua resenha! Sériooo *O*
    Preciso desse livro!!!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  9. Mi,amei a premissa desse livro,como o título fala ela é surpreendente.Pedro é um personagem que nos toca,pena ele ser arrogante,orgulhoso e vitimista.Legal acompanhar os bastidores da produção de um filme e saber que o amigo do autor que infelizmente tem essa doença contribuiu para dar informações sobre a doença.Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diverti bastante com esse bastidores.. hehe Beijos

      Excluir
    2. Que experiência legal participar dos bastidores. Eu achei muito legal o personagem ter uma doença que não é tão abordada. Parece ser um livro muito bom.

      Excluir
  10. Mi!
    Fico feliz que tenha gostado da escrita do Maurício, porque já li todos os livros anteriores dele e sou simplesmente fã.
    Na expectativa para poder ler esse também que tem um enredo bem compatível com meu gosto que é a sétima arte...
    “Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, se você já é fã, vai curtir esse com certeza. Beijos

      Excluir
  11. Oi Mi,
    Gostei da capa desse livro. Devo dizer que ainda não tinha visto por aí. Fiquei muito curiosa para conhecer um pouco mais sobre Pedro. Adorei sua resenha, ela nos instiga a querer ler o livro.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi! Eu já li três livros do autor e dois deles me deixaram muito contente, apenas o lançado pela NC foi mediano, embora tenha uma bela mensagem. Eu amo cinema e acho que este tema estar presente na história já conta como ponto positivo para mim, agora é ler e ver se é mesmo surpreendente.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse da NC eu não li, mas confesso que não me deu muita vontade não, mas escuto muitos elogios dos anteriores. Espero que curta a história. Beijos

      Excluir
  13. O livro parece muito bom e a realidade e experiências do autor traz a obra um que de biografia...
    Adoro cinema, mas não conheço tanto e ao que me parece, este livro traz um aprendizado sobre esta arte e fiquei muito interessada.
    O personagem é bem forte, a doença ao mesmo tempo que o faz se fazer de vitima muitas vezes também o dá uma arrogância que parece ser uma forma de proteção...
    Curti muuito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mirelle!

    Eu adorei poder ler outro livro do Maurício, pois achei a escrita super envolvente.
    Acredito que com Surpreendente, será da mesma forma!
    Gostei muito de sua resenha! Parabéns! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  15. Ah, Mi, eu sou apaixonadaaaa pelos romances do Maurício Gomyde!!! Estou lendo o quarto dele, ainda falta Surpreendente! e Dias melhores pra sempre.
    E amei muito, me emocionei demais com todos que li!!!
    Ele tem uma escrita incrível e ideias geniais!
    Amo demais, espero poder ler Surpreendente! Logoooo! rs <3
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Nunca pensei que ele livro era sobre cinema,etc e eu jurava que ele fosse de autor gringo :0 eu amei a sua resenha,e achei bem interessante a história,espero ler esse livro <3

    ResponderExcluir
  17. Oii Mi, tudo bem?

    Posso falar o quanto estou doida por esse livro. Já li "A Máquina de Contar Histórias do Autor" e me apaixonei completamente pela sua escrita, fora que já tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, e ele é simpático e humilde. Agora quero ler todos os outros livros, incluindo Surpreendente.

    Amo literatura, filmes e músicas, então, com certeza vou gostar do livro. A mensagem de que o livro passa de que nem tudo é perfeito e nós é que decidimos o que pode ser perfeito na nossa vida é muito boa, os personagens parecem ser bem construídos e cativantes, mesmo que você tenha tido essa relação de amor e ódio pelo Pedro. Fiquei bem curiosa pelas referências que o livro trás.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. O livro parece ser muito bom! O Pedro é um daqueles personagens que nos cativam!! Ele passa por vários momentos difíceis, porém é muito determinado!! O livro está muito bem comentado!!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Amei sua resenha e vi que um blog repostou as mesmas coisas que você escreveu e não deu os créditos, acho que deveria ter avisado.

    Email: umjovemleitor@hotmail.com
    Blog: www.umjovemlleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir