Resenha - Mulheres: Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade

Resenha - Mulheres: Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade Carol Rossetti
Sinopse: "Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN. Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios. Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação."
E aí pessoal, hoje trago para vocês a resenha do livro mais lindo que li no ano, e não estou me referindo apenas à beleza gráfica do exemplar que está show, hein. 

Alguém aqui já viu as ilustrações da Carol Rossetti por aí? Confesso que conheci o trabalho da autora faz um tempinho, por meio dos compartilhamentos e viralizações de suas imagens nas redes sociais. Primeiramente, me encantei pelos seus desenhos, feitos com traços simples e sensíveis, para depois me atinar para a importância das mensagens que ela tentava transmitir por meio deles.
Mulheres: Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade - Carol Rossetti Editora Sextante
Curiosamente, o projeto Mulheres nasceu sem nenhuma pretensão por parte da autora. Carol apenas queria se obrigar a produzir uma ilustração por dia e não imaginava que tantas pessoas fossem se identificar com as mulheres que criava. Quando se deu por conta, já havia se tornado uma ativista contra todas as formas de discriminação e uma referência mundial na luta pela inclusão social.

No livro, encontramos desenhos de personagens femininas que se encontram em situações de vulnerabilidade. As ilustrações são divididas em temas e, em cada um deles, Carol explora um tipo de preconceito diferente.
Mulheres: Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade - Carol Rossetti Editora Sextante
De maneira leve, humorada e mordaz, a autora nos relembra que a beleza não deveria ser o foco da autoestima feminina e muito menos estar atrelada ao sucesso; que a moda tinha de ser um instrumento de liberdade e empoderamento, respeitando a diversidade de estilos e corpos existentes; que ninguém precisaria ter vergonha de quem é, tendo o direito de expressar livremente a sua própria identidade; que as nossas escolhas, independente de quais forem, deveriam ser respeitadas; que o amor poderia ser celebrado em todas as suas formas e que não é certo julgarmos as pessoas sem antes conhecê-las.

Não posso terminar esta resenha sem antes falar da surpresa que tive ao receber um kit divo da Editora Sextante, cheio de mimos escolhidos a dedo, em parceria com a Granado, para celebrar a diversidade feminina e àquelas mulheres que gostam de cuidar do corpo ou da mente.
Mulheres: Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade - Carol Rossetti Editora Sextante
Na caixa personalizada e lindamente decorada, veio uma cartinha de apresentação do projeto e dos presentes, um exemplar do livro, cards inspiradores com um recadinho da autora no verso, três esmaltes deslumbrantes com cores para todos os gostos e dois sachês de escalda pés. Só tenho a agradecer, realmente fiquei maravilhada com tanto carinho.

Mulheres é uma obra com a qual, certamente, muitos irão se identificar e se sentirão representados, e não falo apenas das mulheres. A intenção da autora com este trabalho foi promover o livre debate e conscientização por parte de todos, independente do gênero, orientação sexual, credo, etnia, etc, na tentativa de mudar a realidade perturbadora na qual vivemos. Só depende de nós.
Mulheres: Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade - Carol Rossetti Editora Sextante
Mulheres: Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade - Carol Rossetti
Editora Sextante
160 páginas
Comprar: Saraiva

7 comentários

  1. Mi,gostei muito dessa obra e principalmente a forma de abordagem dela, como disse,leve,humorada e mordaz,com certeza não devemos julgar ninguém,antes de conhecermos,amei o Kit.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto essas mensagens no facebook e no tumblr, mas não fazia ideia que esse livro era sobre elas, adorei a ideia do livro e achei super criativo e interessante.
    Adorei sua resenha e pretendo comprar o livro.

    ResponderExcluir
  3. Amei a capa assim que a vi no skoob, fui procurar saber mais e gostei muitooooo da ideia da autora, de uma forma tão linda e inteligente falar sobre assuntos tão verdadeiros e polêmicos. Os demais desenhos estão lindíssimos, esse da capa lembra minha mamy <3 rs
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Que capa de livro mais linda *-* Amei as ideias postas no livro,é muito interessante a ideia dela,falar de um assunto tão imprescindível quanto esse,que lindo!

    ResponderExcluir
  5. Lindo! E esse kit divo? Perfeito! Os traços da Carol são belíssimos!

    ResponderExcluir
  6. Coisa mar linda *---*
    A Saraiva está com um desconto nesse livro e quero tanto :3
    Já amo e sou fã da ilustradora pela sua coragem e sabedoria de expor suas opiniões entre nós ♥
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
  7. Oiii Mi, tudo bem?

    Eu já conhecia o trabalho da autora através do Facebook e achei bem legal ter virado o livro e quero muito ter meu exemplar. Peguei alguns cards na Bienal do Livro e achei muito legal as mensagens passadas. O livro com certeza deve possuir um conteúdo incrível, mostrando o quanto nós mulheres devemos ser valorizadas pro quem nós somos, e não pelo que o mundo espera de nós.

    E genteee.. que kit mais incrível é esse!? AMEI... parabéns pela Editora e todo esse carinho pelos seus parceiros.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir