Resenha - Livro Como eu realmente: Vol. 2

Resenha - Livro Como eu realmente: Vol. 2
Sinopse: "O lado meio esquisito da nossa imaginação é mais profundo do que esperávamos. Neste segundo volume da coleção "Como Eu Realmente", acompanhamos Niazinha enquanto enfrenta suas fraquezas pessoais, lida com uma mãe particularmente paranoica, reflete sobre alguns dos grandes problemas do mundo e viaja para além da nossa dimensão. Será que ela chegará a tempo de impedir o que a Srta. Garrinhas talvez esteja tramando?"
Vejam só quem voltou para alegrar os nossos dias! A Niazinha, a Srta. Garrinhas e a turma toda, neste segundo volume do Como eu realmente.

Para quem ainda não conhece o trabalho da autora (estou chocada!), saibam que Fernanda Nia é uma publicitária carioca aficionada desde cedo por livros e histórias em quadrinhos. Começou seu trabalho autoral em 2011, ao criar o site do Como eu realmente e, desde então, concilia a sua carreira como freelancer nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração com as aventuras de Niazinha e Srta. Garrinhas, que em 2014 conquistaram sua primeira publicação pela Editora Nemo.

Leiam a resenha de Como eu realmente: Vol. 1, AQUI.

Uma das coisas que mais me atraiu nas tirinhas do Como eu realmente, desde que as conheci, foi o seu conteúdo, sempre tão bem humorado, irônico, por vezes ácido e muito crítico, mas também informativo e fofo, sim, porque uma coisa não exclui a outra.

O que torna o trabalho da criadora tão valioso e original é a sua coragem de expor publicamente os seus pensamentos e sentimentos mais inusitados, suas críticas e impressões sobre o mundo que, por vezes, acabam gerando polêmica, já que Nia não tem o receio de "enfiar o dedo" em algumas feridas, fazendo servir o chapéu em muitas cabeças duras.

É impossível não nos identificarmos com uma ou diversas tirinhas que, na maioria das vezes, parecem ter sido escrita para nós ou sobre nós.
Como eu realmente Volume 2 Fernanda Nia Editora Nemo
Dou como exemplo a tirinha da "briga de vizinhos". Sei que não é algo legal de se admitir, mas eu adoroooo especular sobre a vida alheia. Como tenho uma mente tremendamente fértil, qualquer barulho que escuto nos andares de baixo ou além das paredes já me rende uma boa história, e sou capaz de ficar falando sobre aquilo o dia todo e inventando mais e mais a respeito do que as "tais discussões" ou "bateções" podem vir a significar de fato. Às vezes chego a ter vontade de bater na porta do vizinho só para confirmar se as minhas teorias estavam certas! kkkkk

Outra tirinha que amei foi a do "Preconceito na Literatura". Não tem coisa que me deixa mais furiosa do que quando rotulam algum livro que eu gosto e que foi, de certo modo, importante para mim, como "subliteratura" ou "livro sem profundidade". Quem as pessoas pensam que são para julgar ou menosprezar uma obra só por ela ser popular ou de entretenimento?
"(...) nunca permitam que o preconceito imponha limites a vocês, e muito menos deixem que o julgamento alheio os impeça de serem quem realmente são: vocês mesmos."
Como eu realmente Volume 2 Fernanda Nia Editora Nemo
Quanto à questão do formato do livro, ele segue os mesmos moldes do anterior. A Editora Nemo novamente caprichou na impressão colorida, e a diagramação e o design gráfico estão impecáveis. A obra é dividida em quatro partes temáticas em que são abordados assuntos diversos, como: preconceito social, problemas políticos, péssimo atendimento nos serviços públicos, haters e a ignorância do povo que esqueceu o significado de empatia e solidariedade.

A parte que eu mais gostei foi a que trata dos "Problemas e pessoas que eu gostaria de poder mudar no mundo". Achei linda a ilustração de Niazinha e Srta. Garrinhas entrando no quarto do mala do Silvio Sem Senso Social tentando conscientizá-lo de que não é legal disseminar ódio pelo internet ou em qualquer lugar.
Como eu realmente Volume 2 Fernanda Nia Editora Nemo
Abaixo de cada tirinha, nos deparamos com os "balões de bate-papo pós tirinha", escritos pela autora e dando um toque ainda mais intimista ao exemplar, na medida em que ela conversa diretamente com o leitor, expondo as suas divagações aleatórias sobre o tema da tirinha apresentada ou sobre qualquer coisa que queira nos contar.

Se as tirinhas divas da Niazinha já não fossem o suficiente para fazerem desse livro um sucesso, a Fernanda ainda nos presentou com um especial em HQ fofíssimo ao final do livro. Vale a pena conferir.

Como sempre gosto de dizer, Como eu realmente são livros perfeitos para se presentear e para se ter na cabeceira das nossas camas. É uma delícia poder ter ao alcance das nossas mãos as nossas tirinhas favoritas, para ler e reler e debater com os amigos ou relaxar e dar boas risadas quando mais precisamos.
Como eu realmente Volume 2 Fernanda Nia Editora Nemo
Tenho certeza de que todos vocês vão se encantar com a Niazinha e seus dramas e exageros, bem como não terão problema algum em ser escravizados pela Srta. Garrinhas que está prestes a dominar o mundo. Só não esqueçam de não espirrarem em frente à mãe da Niazinha, isso pode gerar um grande problema de saúde mundial! kkkk Os entendedores entenderão a piadinha interna :P 
"Exagero e imaginação são os meus temperos favoritos para tornar a monotonia do cotidiano um pouco mais tragável."
E para quem vai na Bienal do RJ, fiquem de olho nessa novidade mais do que especial! A Fernanda Nia estará no evento, autografando os seus dois livros, no dia 07 de setembro de 2015, às 14h, no Estande do Grupo Autêntica. Esta é uma ótima oportunidade de vocês conhecerem ela de perto e roubarem um bolinho!
Como eu realmente Volume 2 Fernanda Nia Editora Nemo Autógrafo Bienal do Livro RJ
Como eu realmente - Fernanda Nia
Volume 02
Editora Nemo
80 páginas
Comprar: Saraiva

5 comentários

  1. Ohn, Mi!! De novo, fico imensamente feliz que tenha gostado! Sua opinião é muito importante pra mim, amiga. Obrigada por todo carinho. E adorei a resenha! Eu SABIA que vc ia gostar da de preconceito na literatura, hahahahahah. Beijosss!

    ResponderExcluir
  2. Mi!
    como nossos autores nacionais são criativos e diversificados.
    Confesso que não conhecia a autora e sua obra e adorei!
    Gosto de livros infantos e com ilustrações, e pelo que vejo aqui, ainda tem muita informação instrutiva.
    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Mi,achei uma fofura esses livrinhos,eles já estão na minha lista,amei as personagens das tirinhas,Niazinha e Srta.Garrinhas e principalmente os ´´balões de bate papo,pós tirinha``que por serem escritos pela autora dão um toque intimista ao exemplar.Mil beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que fofura!!!
    Li muitos bons comentários sobre esses dois livros de tirinhas e amei!
    Ainda não li,mas estou encantada com a história e a escrita! Bem inteligente, cativante e é disso que o povo precisa! rsrsrs
    Livros que ajudem as pessoas a se conscientizarem mais e tal, ainda mais quando o assunto é bullying/preconceito diversos.
    Já está mais que adicionado na minha big wishlist! kkkkkk
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Achei super criativo esse livro.
    é sempre bom conhecer um pouco mais dos autores da nossa literatura brasileira e principalmente suas obras.
    Adorei o livro e pretendo comprar.

    ResponderExcluir