Resenha - Diário de um zumbi do Minecraft: Um desafio assustador

Resenha - Diário de um zumbi do Minecraft: Um desafio assustador
Sinopse: "Você acha que os zumbis são diferentes da gente? Então ficará surpreso com o que vai descobrir. Você tem nas mãos o diário de um zumbi de 12 anos. Nestas páginas, você terá a oportunidade de conhecer o dia a dia na Escola Monstro e vai saber o que realmente se passa na cabeça de slimes, esqueletos, creepers, endermen e outros personagens do universo Minecraft. Entre um passeio para o Nether e um quase encontro com o Ender Dragon, o maior desafio na vida de um jovem zumbi está em jogo: conquistar Sally Cadáver e derrotar Jeff, o maior imbecil da escola. A vida (ou seria a morte?) de um zumbi não é nada fácil... NÃO PERCA TEMPO E MERGULHE NESTA AVENTURA!"
Quem aqui é fã de Minecraft? E quem aqui tem pavor daqueles Mobs odiosos que só fazem nos atazanar e não medem esforços para acabar com as nossas vidas?

Já cansei de ser explodida por creepers silenciosos, atacada por zumbis em pleno dia, que se escondiam embaixo das árvores, envenenada por aranhas da caverna, roubada por endermens e alvejada até a morte por esqueletos nem um pouco misericordiosos.

Mas e se os Mobs do Minecraft não fossem realmente assim tão abomináveis? E se nós descobríssemos que eles são mais parecidos conosco do que imaginamos? O que vocês fariam?

Pois bem, nesse Diário, narrado em primeira pessoa, conhecemos o dia a dia de um jovem zumbi que não vê sentido em assustar os aldeões das vilas próximas. Por mais que ele tenha crescido numa família tradicional e tenha aprendido desde cedo todos os macetes para ser aterrorizante, zumbi tem inveja da vida que os humanos levam, e tudo o que ele mais queria era poder sair de casa de dia, brincar livremente, ser amigo dos aldeões e conquistar Sally Cadáver, sua colega de aula por quem nutre um sentimento secreto.

Mas a vida de um monstro não é fácil como muitos pensam, e zumbi terá que vencer diversos obstáculos para conquistar seus objetivos. A confusão maior começa quando ele decide enfrentar um golem de ferro para competir com o valentão Jeff pela atenção de Sally. O problema é que nunca, nenhum zumbi que já tenha visto um golem de ferro ficou vivo para contar história. Como será que o garoto morto-vivo irá se safar dessa?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Assim que soube deste lançamento, trazido pela Editora Sextante, tratei de solicitá-lo. Vocês já sabem que sou fã de Minecraft e que tenho um canal de gameplay com o meu marido, em que gravamos diversas séries divertidas do jogo, então fiquei muito curiosa para, pela primeira vez, enxergar a história pela ótica dos monstros.

Adorei a forma com a qual a trama foi desenvolvida. O autor é muito criativo e conseguiu, de maneira original, inserir todos os elementos e funcionamentos do Minecraft em um enredo que me fez dar boas risadas.
Diário de um zumbi do Minecraft: Um desafio assustador - Herobrine Books
Zumbi me conquistou. Ele é um jovem doce e ingênuo que, assim como a maioria de nós, não entende os pais e tem problemas na escola, e parece um pouco alheio à realidade "Minecraftiana" que o cerca. Fica fácil, deste modo, de vários jovens se identificarem com seus dramas e perceberem que não importa como somos fisicamente, podemos ter as nossas diferenças culturais e de criação, mas no fundo, somos todos iguais.

Nesse sentido, foi muito interessante o modo como o Herobrine Books abordou não só as diferenças sociais, como também o bullying, mas em um universo familiar às crianças, convidando-as a refletir sobre as nossas atitudes.     

Por não ter um preâmbulo explicando o que é o Minecraft e o seu modo de jogo, muitos leitores que nunca tiveram contato com o game podem se sentir perdidos e não compreender todas as piadinhas internas contidas no texto.

Além disso, esta é uma história que talvez não chame a atenção dos mais velhos, já que o livro é escrito de maneira muito simplista e possui capítulos curtos e acaba de maneira meio abrupta, bem no clímax da trama, nos deixando completamente curiosos para descobrir o que irá acontecer em seguida com zumbi e seus amigos.

A Editora Sextante arrasou na publicação. A capa do exemplar é dura e muito mais bonita que a original. As letras internas são grandes, assim como o espaçamento, o que facilita a leitura por parte dos pequenos, e muitas imagens do Minecraft foram inseridas entre as páginas, ilustrando momentos da narrativa e nos ambientando no jogo.
Diário de um zumbi do Minecraft: Um desafio assustador - Herobrine Books
Diário de um zumbi do Minecraft é apenas o primeiro livro de uma série que já conta com 6 volumes lançados lá fora, e não vejo a hora de ler os próximos. O autor continua sendo uma incógnita para mim, já que não encontrei nenhuma referência sobre ele na internet.

Perfeito para os fãs de Minecraft e para aqueles que estão iniciando no mundo da leitura e que adoram monstros, esta é uma boa pedida para se divertirem e se aventurarem com as confusões vividas por zumbi.

Diário de um zumbi do Minecraft: Um desafio assustador - Herobrine Books
Livro 01
Editora Sextante
96 páginas
Comprar: Saraiva

6 comentários

  1. Bom, apesar da resenha super positiva sobre esse livro, a história dele não me chamou muito a atenção, acho que eu não entenderia muito bem o livro.
    Sua resenha está muito boa, mas no momento não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  2. Mi,achei o livro super criativo de juntar um personagem Zumbi com o Minecraft,e fazer uma história de um garotinho ,que apesar de zumbi possui um cotidiano muito parecido com o nosso,amei saber que ele é um jovem doce e ingênuo e apaixonado....e que é uma série,pronta para conferir.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mi!
    Até gosto de monstrinhos e de zumbis, porém o universo dos minecrafts é algo totalmente desconhecido para mim e portanto, não sei se seria uma leitura aproveitável.
    Para quem gosta deve ser bom.
    “A alegria evita mil males e prolonga a vida.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia os Minecrafts até ver esse livro no skoob, achei bonita a capa e fui ler mais sobre ele. Gostei muito, bem engraçadinho e fofo, uma ótima opção de leitura para descontrair e se aventurar por um universo diferente!
    Com certeza quero ler! Só me falta a grana kkkkk
    bjos

    ResponderExcluir
  5. mi tem o outro livro do minecraft chamado batalha pelo nethr é do gamekninght999 de mark cheverton

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Meu filho adora Minecraft e já está no 5º livro. Agora vai lançar um que se chama Diario de um Zumbi acampamento dos horrores, pode me dizer a sequencia dos livros? Obrigada!!

    ResponderExcluir