Dica de leitura - Gigante pouco a pouco

Dica de leitura - Gigante pouco a pouco Pablo Albo Editora Biruta
Sinopse: "Você já reparou nos seus colegas? Eles são todos diferentes, não é mesmo? Mas, pensando melhor, todos devem ter dois olhos, um nariz, uma boca... Manuel também era igual a todos os seus colegas, só que um pouquinho diferente. Hoje seus pés parecem um pouco maiores, mas não deve ser nada de mais. Será? Nem todos pensam assim. Manuel vai passar uns bons bocados, bocadões! Para desfazer a confusão que causou na cidade. Mas e os seus colegas, o que vão fazer? Ah, eles estarão ali, bem perto de Manuel, e vão dar uma ajudinha - uma ajudona, na verdade, bem grande! –, mas será que vai dar certo?"
Compre aqui: Saraiva / Travessa

Espiem as primeiras páginas do livro AQUI.

E aí pessoal, hoje trago para vocês uma super dica de leitura para as crianças a partir de 4 anos, o livro chamado Gigante pouco a pouco, escrito pelo Pablo Albo e lançado pela Editora Biruta.

Até os sete anos, Manuel era um menino como todos os outros: ia para a escola, tinha dois olhos e uma boca. No entanto, havia algo nele que o tornava diferente: seus pais eram gigantes. E, sem que ele esperasse, também começou a crescer e crescer, até que já não cabia mais na sala de aula. O menino receou que seus colegas de classe ficassem assustados e se afastassem dele, mas, ao contrário, os amigos mantiveram-se ao seu lado, ajudando-o a mostrar ao mundo que suas diferenças não o tornavam menos legal.

De maneira lúdica e original, Gigante pouco a pouco, de Pablo Albo, constrói uma reflexão sobre as diferenças e como é possível enxergá-las, principalmente por crianças. O leitor é convidado a se proteger do sol forte na sombra de Manuel e brincar de balanço em seus fios de cabelo. Assim, as diferenças acabam se transformando em vínculo de amizade e companheirismo.

A obra muito me lembrou do filme Jack, protagonizado por Robin Williams, que sofre de rara doença, que o faz envelhecer quatro vezes mais rápido que o normal, transformando-o num menino em corpo de homem e abordando os preconceitos que muitos pequenos enfrentam por não serem "iguais" aos outros.
Dica de leitura - Gigante pouco a pouco
As ilustrações de Aitana Carrasco são muito coloridas e divertidas, harmonizando o texto e os cenários e tornando a leitura fluida e agradável.

O livro, publicado originalmente na Espanha, foi selecionado para a lista de White Ravens - uma seleção anual feita pela Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique, na Alemanha, que reúne as publicações mais proeminentes de diversos países.

Sobre o autor:
 
Pablo Albo nasceu na Espanha em 1971. Formou-se em Assistência Social na Universidade de Alicante. Paralelamente, estudou recreação sociocultural. É um dos fundadores do Grupo Albo de contação de histórias.

Sobre a ilustradora:
 
Aitana Carrasco é espanhola e tem 36 anos. Formou-se em 2001 em Artes Plásticas na Faculdade San Carlos, em Valência, Espanha.

Sobre a Editora Biruta:
 
A Editora Biruta, criada no ano 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. Seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Jabuti, além de terem sido incluídos em catálogos internacionais e selecionados pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola). A proposta da Editora Biruta é a de oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva.

8 comentários

  1. Mi!
    Livros infantis são sinônimo de muita aventura e risadas.
    É verdade, parece mesmo com o filme do Jack, que por sinal, gostei muito e sinto saudades do Robin Willians...
    Bom final de semana!
    “Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.”(Machado de Assis)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Mi,amo livros infantis,esse mostra que as diferenças estão ali para nos aproximar e não nos afastar,valorizando a amizade e de como podemos uns aos outros se ajudar através das diferenças,o colorido é bem vivo.Entrou para lista de queridinhos.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser muito bom para as crianças, adorei essa ilustração, as outras com certeza estão muito bonitas também. O que achei mais legal no livro foi que o autor demonstra as diferenças como sendo normais. Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adoro esses livros infantis sempre indico aos meus priminhos são historias leves mas que sempre nos trás algum tipo de ensinamento e com lidas ilustrações !!!

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante esse livro, é bom conhecer livros infantis, até para presentear as crianças, achei bem legal o livro abordar as diferenças.

    ResponderExcluir
  6. Que gracinha de livro! Sempre indico para meus primos... e vou confessar que eu gosto de livros infantis, sempre dou uma olhada neles quando vou para uma livraria e fico encantada com as ilustrações, histórias. Dá vontade de comprar tudo!

    ResponderExcluir
  7. eu achei muito fofo a história desse livro, adorei ver o traço da carrasco! muito lindo! confesso que adoro ler livros infantis e depois tentar fazer com que meus amigos pequenos leiam, em especial esse que trabalha com diferenças!
    indicar aos meus amigos que tem pequenos ;)

    ResponderExcluir
  8. Ooown, que lindo!Livros infantis são sempre ótimos e muito reflexivos!
    Esse parece ser assim também! E as ilustrações estão lindas.
    bjs

    ResponderExcluir