Resenha - O livro sem figuras

Resenha - O livro sem figuras
Sinopse: "Um livro sem figuras? O que tem de divertido nisso? Esse livro não tem nada para ver a não ser palavras. Palavras que vão obrigar o leitor a fazer caras esquisitas e vozes engraçadas. Combinando simplicidade e criatividade de uma forma surpreendentemente engenhosa, O livro sem figuras inspira risadas toda vez que é aberto, criando uma experiência de diversão e interação entre adultos e crianças e apresentando às crianças a poderosa ideia de que a palavra escrita pode ser uma fonte infinita de alegria e travessuras. Um livro original e divertido capaz de transformar qualquer leitor em um verdadeiro comediante, que vai fazer as crianças implorarem para ouvir a história repetidas vezes."

O livro sem figuras é a primeira obra infantil escrita por B. J. Novak. Talvez vocês conheçam o escritor, que também é ator, roteirista e diretor, dos seus trabalhos em The Office, Bastardos Inglórios e O Espetacular Homem-Aranha 2. Novak, além disso tudo, é comediante e apaixonado pelo standup e por arrancar risadas do seu público. E o que há de mais autêntico e contagiante do que um riso de uma criança?

Novak percebeu, em uma de suas experiências com filhos pequenos de amigos, que quando as crianças pediam para um adulto ler uma história, ficavam completamente à mercê do que iam lhes contar, sem saber exatamente o que esperar, sem ter ideia do que poderia estar ali escrito.

Mas, e se as crianças pudessem comandar o espetáculo e, de quebra, colocar os adultos em situações meio ridículas e cômicas, obrigando-os a ler palavras esdrúxulas, como seria? Então B. J. se questionou sobre que imagens combinariam com um livro tão diferente, e percebeu que, na verdade, esta obra não precisaria de figuras, já que o enfoque da leitura seria a interação entre o interlocutor e o ouvinte.
O livro sem figuras B J Novak Editora Intrínseca
Rapidamente, O livro sem figuras se tornou um fenômeno de vendas e foi eleito como o livro favorito dos pequenos, e fica muito claro entender o porquê quando vemos vídeos do autor lendo para as crianças que, não só se matam de rir, como não querem que ele pare de ler.

Meu interesse pelo livro surgiu por vários motivos. Primeiro, achei muito interessante o fato dele não ter imagens. Isso estimula a imaginação das crianças e também as auxilia na transição entre uma obra com figuras e uma só com textos, mostrando que um livro sem imagens não precisa necessariamente ser chato. 

Segundo, porque achei sensacional essa proposta de interação entre adultos e crianças. Esta é uma excelente forma de nos aproximarmos delas e de falarmos a sua língua, afinal, que criança não ia adorar ouvir do seu pai que ele é um tamanduá e que tem um amigo hipopótamo chamado bumbunzinho? Pois é.. hehe.
O livro sem figuras B J Novak Editora Intrínseca
A premissa de O livro sem figuras consiste em obrigar o leitor a dizer tudinho o que está escrito nele e, de preferência, incorporar um personagem e fazer caras e bocas para que a experiência seja mais proveitosa.

A Editora Intrínseca caprichou nos detalhes do exemplar. Impresso num tamanho diferenciado, maior e de capa dura, para facilitar o manuseio infantil, possui folhas brilhosas, letras bem grandes e coloridas,  e as poucas páginas fazem com que a leitura flua e não fique cansativa para nenhuma das partes.

Infelizmente, não tenho nenhuma criança pequena próxima de mim para testar o êxito desse livro, mas ele ficará guardado até a Úrsula nascer e, com certeza, será nosso objetivo de leitura por muitas e muitas vezes.
O livro sem figuras B J Novak Editora Intrínseca
Aqui no Brasil, O livro sem figuras também foi lançado na versão em audiobook, e o texto engenhoso de B. J. Novak foi interpretado pelos humoristas Maria Clara Gueiros e Lúcio Mauro Filho. Já disponível na Apple Store, o livro digital com áudio conta com as duas vozes. Além de escolher a voz de um dos atores a cada nova leitura, os leitores também poderão optar pela passagem automática ou manual das páginas.

Confiram os bastidores das gravações abaixo:


Para quem tem filhos pequenos, esta é uma ótima pedida. Depois voltem e me digam como foi a experiência de ler um livro sem figuras para as crianças.

O livro sem figuras - B. J. Novak
Editora Intrínseca
48 páginas
Comprar: Saraiva 
BOOKTRAILER


LEITURA DO LIVRO NA ESCOLA AMANHECENDO


4 comentários

  1. Oi Mi!

    Eu adorei a proposta do livro porque ele não só trabalha com a leitura como também com a interpretação facial e vocal que a criança pode usar durante a leitura.
    Acho que esse livro seria legal pra trazer minha prima ao mundo literário :3

    Beijos!
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia desse livro. Muito indicado para crianças, vou comprar para minha priminha no aniversário dela :)

    Vanessa | www.closetdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mi,amei esse livro interativo que pode vir a unir num momento único o adulto com a criança,um livro que cores aparecem nas palavras e os sons das palavras,podem se misturar com risos,tenho certeza que a Úrsula irá amar quando tiver sua primeira experiência junto com você.Mil beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Agora estou amando o livro(apesar de não ter lido), isso de obrigar um adulto falar coisas de criança(e pagar um mico) é bem legal, principalmente para os filhos ouvindo seus pais falando essas coisas. Bjus.

    ResponderExcluir