Resenha - Filme Uma Longa Jornada

Resenha - Filme Um Longa Jornada
Sinopse: "Adaptação do livro de Nicholas Sparks. A vida de um jovem casal se entrelaça com a de um homem que os enxerga por intermédio de um antigo relacionamento amoroso."

Sophia sempre foi apaixonada por arte desde pequena. Objetivando correr atrás dos seus sonhos, decidiu se mudar para a Carolina do Norte depois de receber uma bolsa de estudos para cursar artes plásticas.

Luke, por sua vez, viveu na região a sua vida toda, em meio à natureza e aos animais, tendo crescido numa fazenda e numa família de peões. Desde cedo soube o que queria para si: ser o melhor peão de montaria do mundo. Mas tal feito não seria fácil de realizar. Antes disso, Luke teria que desafiar a morte toda vez que montasse num touro.

Certa noite, Luke e Sophia se conheceram, e uma fagulha se ascendeu entre os dois. Porém, Sophia não queria se envolver, já que daqui a uns meses se mudaria para Nova York para trabalhar numa famosa galeria de arte. Luke, entretanto, não quis desistir fácil da menina que o encantou por ser tão diferente das demais.

Será que vale a pena investir numa relação que tem os dias contados para terminar?

Ira caiu de amores por Ruth no primeiro instante em que a viu, mas sua timidez não permitiu se aproximar. Se não fossem as investidas de Ruth, talvez eles não tivessem começado a namorar. A sintonia existente entre o casal era única e o amor verdadeiro. Quando Ira a pediu em casamento, Ruth vibrou de felicidade e deixou claro o seu desejo de ter uma família muito numerosa, roubando sorrisos do noivo.

Todavia, por um infortúnio do destino, Ira descobriu que não poderia ter filhos. Arrasado, decidiu cancelar o casamento, já que não queria privar a amada de realizar seu maior sonho. Inconformada, Ruth não aceitou se separar. Deixou claro que não saberia viver sem Ira e que eles conseguiriam driblar este obstáculo e ser feliz.

Mas será que o amor sobrevive quando precisamos abrir mão daquilo que mais queremos no mundo?

Querem saber o que vai acontecer? Então vejam!

***

Estreia hoje, nos cinemas do Brasil, o filme Uma Longa Jornada, adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Nicholas Sparks e lançado pela Editora Arqueiro.

Devo confessar que nunca fui fã do tio Nick. Tenho pavor dos dramalhões que ele costuma fazer em suas obras, que sempre terminam em doenças trágicas e mortes depressivas. Assim como nunca gostei de nenhuma das adaptações que vi até então. Porém, desde que assisti ao trailer de Uma Longa Jornada, fui fisgada pela premissa do roteiro que, de imediato, me chamou atenção.

O que mais me encantou no longa foi a forma com a qual as tramas paralelas que se cruzam foram tratadas. Conhecemos Ira no momento em que Luke e Sophia o salvam de um acidente de carro. Ali, aquele velhinho, sozinho e meio ranzinza, acaba se tornando uma pessoa importante na vida do jovem casal.

Por meio dele e das cartas que escrevia para Ruth, viajamos para a década de 40 e descobrimos como se sucedeu a sua história de amor. Por mais que tenhamos no elenco Scott Eastwood e Britt Robertson, que provavelmente irão atrair o grande público, para mim, os atores que roubaram as cenas foram os que interpretaram Ira e Ruth: Alan Alda, Jack Huston e Oona Chaplin, respectivamente.

Foi interessante me deparar com uma história de amor mais adulta, com a qual foi possível me identificar, e nesse sentido o filme me surpreendeu, ganhando pontinhos comigo, porque acharia insuportável assistir a mais um longa focado em um melodrama adolescente.

Uma Longa Jornada é um filme belo e delicado que expõe o quanto devemos aproveitar quando o amor verdadeiro surge à nossa frente, independente das dificuldades e dos sacrifícios que devemos fazer, afinal, nem sempre podemos ter tudo na vida, vai depender das nossas prioridades. Assistam, reflitam, se emocionem e descubram do que vocês são capazes de abrir mão por amor.

* Agradeço ao Espaço/Z por ter me proporcionado assistir ao filme em primeira mão, numa cabine de imprensa. 

Título original:  The Longest Ride
Roteiro: Nicholas Sparks 
Direção: George Tillman Jr. 
139 minutos
TRAILER



2 comentários

  1. Espero não me decepcionar com esse filme. Pois, os livros do Nick, acaba sempre tendo a mesma linha pensamento, mesmo sendo lindos os filmes. A escrita dele está deixando de surpreender.

    http://dictomia.blogspot.com.br/2015/04/filme-para-sempre-alice.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. Também ando com medo de ler ou ver filmes do tio Nick, kkk, dele eu li apenas O Diário de Uma Paixão, Um Amor Para Recordar, Querido John e A Última Música, depois eu percebi que as histórias eram muito parecidas kkkk, dramáticas demais. De drama já basta a vida real rsrs. Espero que Uma Longa Jornada seja pelo menos um pouquinho diferente!

    ResponderExcluir