Resenha - Desafio

Resenha - Desafio
Sinopse: "No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la."

Baalboden não é a cidade dos sonhos. Regida por um Comandante sem escrúpulos, sua única vantagem é oferecer aos habitantes um lugar seguro para viver longe das Terras Ermas e dos ataques dos Malditos. Rachel detesta Baalboden. Seu pai e Oliver, a quem tem como um avô, são as únicas razões que a mantém vivendo dentro dos muros que protegem a cidade onde é considerada frequentemente uma rebelde e onde prefere  treinar o uso de diferentes tipos de armas ao invés de focar sua energia em aprender bons modos e a ser uma boa futura esposa.

Foi assim que Jared, o pai, a criou desde que ficou viúvo. Ele ensinou Rachel a ler, a lutar e a sobreviver nas Terras Ermas, mesmo torcendo para que isso nunca fosse necessário. Porém, quando Jared não retorna a Baalboden após uma missão como mensageiro a serviço do Comandante, a criação não convencional de Rachel pode acabar vindo a calhar.

Com o pai sendo oficialmente declarado morto pelo Governo, a guarda de Rachel é entregue a última pessoa que ela gostaria de ter por perto. Logan tem apenas 19 anos, era aprendiz de Jared e partiu o coração de Rachel dois anos atrás quando a garota declarou seus sentimentos e não foi correspondida. Os dois não se falam desde então e, ao invés de indicar Oliver, o amigo de longa data que o auxiliou na tarefa de criar e educar Rachel, Jared especificou em seu testamento que em caso de sua morte Logan é quem deveria assumir o protetorado da menina. As coisas sempre podiam piorar.

Inconformada com a alegada morte do pai por ele ser bom demais em sobreviver aos perigos das Terras Ermas para sucumbir tão facilmente, Rachel não tem a intenção de baixar a cabeça e aguardar como uma boa garota o dia da cerimônia da Toma, quando um dos homens solteiros da cidade escolhe dentre as jovens elegíveis sua futura esposa. Após descobrir que o pai havia recebido um pacote na cidade de Rowansmarck e que o Comandante possui profundo interesse em seu conteúdo, Rachel crê que o pai está vivo em algum de seus esconderijos além dos portões de Baalboden, mantendo a salvo das garras do implacável Comandante o que quer que haja no embrulho que tanto o interessa.

Mantendo uma relação difícil com Logan, seu novo Protetor, Rachel começa a bolar um plano para atravessar os portões e ir em busca do pai, mas uma série de infortúnios promete não tornar esta tarefa fácil para ela. Em uma sociedade onde mulheres são submissas e dóceis, uma alma indomável se torna alvo fácil do Comandante que possui seus próprios interesses em jogo. Entre mortes, intrigas, lutas e grandes decepções, Rachel, Logan, Oliver e até o Comandante acabarão descobrindo que mesmo o mais bem elaborado dos planos pode possuir falhas, e elas trazem consigo um preço bastante alto a ser pago.

***

Desafio é uma fantasia pós-apocalíptica lançada em 2014 pela Editora Novo Conceito. Este é o primeiro volume de uma trilogia que tem sido bastante comentada lá fora e, inclusive, figura entre as favoritas de Jodi Meadows, autora de Almanova, conforme vocês poderão conferir em breve no chat que fizemos com ela.

Eu não sabia exatamente o que esperar do livro, já que a sinopse havia me deixado um pouco confusa, mas certamente fui surpreendida por uma história diferente do que quer que eu tenha imaginado.

Em Desafio, o mundo sucumbiu depois que as perfurações na crosta da Terra libertaram criaturas semelhantes a dragões, porém sem asas. Eles são chamados de Malditos e são criaturas enormes, violentas e letais. Após a destruição de praticamente toda a civilização, um grupo de homens partiu em uma missão para adentrar o covil dos Malditos e descobrir uma forma de exterminar os monstros. A missão, assim como todas as anteriores, fracassou, entretanto, todos os homens que retornaram, de alguma forma passaram a possuir o poder de afastar os Malditos para longe.

Foi assim que nasceram, há mais de 50 anos, as cidades-estados do mundo de Desafio. Cada homem capaz de afastar o Maldito fundou e governa uma cidade diferente, com grandes muralhas ao redor para manter o perigo afastado, sem que suas atitudes e escolhas sejam questionadas. São eles quem mantém a população protegida dos ataques dos monstros e, portanto, possuem o poder e não podem ser confrontados.

Apesar de a sociedade de certa forma ter retrocedido no tempo para uma realidade que possui espadas e facas como armas, carroças com tração a cavalo como meio de transporte e onde as mulheres são frágeis, iletradas e totalmente submissas, ao mesmo consegue ser altamente tecnológica. Lá, os habitantes portam marcas que podem ser lidas à distância por escâneres, guardas possuem óculos de visão noturna, sensores eletrônicos e assim por diante.  Esse foi um dos pontos mais interessantes do mundo criado por C.J. Redwine em minha opinião, pois ela desenvolveu uma realidade em que o povo medieval colide com o século XXI, criando algo bastante inusitado e original.

Rachel é uma heroína forte, mas seu temperamento impulsivo a torna extremamente imprudente, o que com frequência acarreta em resultados negativos para suas ações. Sua impetuosidade acaba encontrando equilíbrio em Logan, um jovem bastante inteligente e detalhista que analisa todos os lados de uma situação se salvaguardando de imprevistos antes de agir. O órfão Logan, aos 19 anos, se torna responsável legal de uma garota com quem não sabe exatamente como lidar, mas que fará de tudo para manter em segurança.

Entre discussões despropositadas e momentos de grande tensão romântica, os dois acabam encontrando um delimitador em comum e, juntos, pretendem partir da cidade para encontrar Jared e uma forma de derrubar o Comandante, que foca todos os seus esforços em arruinar Rachel e Logan para conseguir pôr as mãos no misterioso pacote que Jared deveria ter trazido de Rowansmark.

Desafio possui altos e baixos, mas chega a causar uma sensação de agonia quando tudo parece sempre acabar dando errado. Redwine indubitavelmente não é do tipo de autora que tem pena de seus personagens e, apesar de eu considerar isso um ponto favorável (tudo sempre dar certo acaba ficando entediante, não é mesmo?), as desventuras chegam a ser um tanto exageradas, e em certo ponto eu já estava cansada de tantas confusões que acabaram atravancando a história.

Ter Rachel e Logan como narradores em capítulos alternados foi um recurso interessante utilizado pela autora. Eu sempre gosto de histórias contadas por mais de um narrador e, principalmente do ponto de vista romântico, isso acaba criando mais expectativas no leitor, além de oferecer perspectivas diferentes e apresentar ao mesmo tempo o que se passa em locais distintos no decorrer da história.

Independentemente de gostar do gênero de fantasia, a lentidão na conquista de resultados positivos e o número de personagens principais limitados acabou me incomodando nessa trama. Estou torcendo para que a continuação dê um pouco mais de ritmo à trilogia, até porque muita coisa mudou no contexto social ao final do primeiro livro e espero que isso acabe dando um gás ao enredo, afinal, os três volumes já lançados no exterior conquistaram os leitores e estou considerando isso um sinal de que as coisas ficarão melhores com as reviravoltas ocorridas no mundo de Desafio.

A capa da nossa edição brasileira foi mantida conforme a original, que cá entre nós, é linda e traz Rachel destacando seu belíssimo cabelo ruivo em meio à floresta das Terras Ermas. Logo acima do título, demorei para perceber que a capa também possui uma representação dos muros que protegem Baalboden, o que pode auxiliar o leitor a visualizar melhor a história. As páginas são amareladas e a diagramação é simples.

Desafio - C.J. Redwine
Livro 01
Trilogia Desafio
Editora Novo Conceito
368 páginas 
Comprar: Saraiva

1 comentários