Resenha - Minha Breve História

Resenha - Minha Breve História
Sinopse: "Stephen Hawking conquistou leitores de todo o mundo com best-sellers que explicam os mistérios do universo. Agora, pela primeira vez, um dos mais brilhantes cosmologistas de nossos tempos volta o olhar para sua própria história de vida e evolução intelectual.Minha breve história conta a improvável trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional. Com fotos pessoais, raramente publicadas, este relato conciso e divertido - o primeiro escrito inteiramente pelo autor, sem a ajuda de terceiros, desde Uma breve história do tempo - apresenta o leitor a um Hawking quase nunca vislumbrado nos livros anteriores: o estudante curioso que foi apelidado de Einstein; o brincalhão que já apostou com um colega sobre a existência de um buraco negro; e o jovem marido e pai lutando para alcançar prestígio no mundo da física e da cosmologia.Com simplicidade e bom humor, Hawking discorre sobre os desafios que precisou enfrentar após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos. Ao contar sobre o desenvolvimento de sua carreira, ele explica que a ideia de uma morte prematura o instou a se dedicar com mais afinco às descobertas intelectuais e fala sobre a origem de sua obra-prima, Uma breve história do tempo, um dos livros mais importantes do século XX. Perspicaz, íntimo e inteligente, Minha breve história abre uma janela para o universo pessoal de Hawking." 

Stephen Hawking nasceu em Oxford, no dia 8 de janeiro de 1942, há exatos 300 anos depois da morte de Galileu, um dos mestres que viriam a inspirar a sua vida. Stephen cresceu numa família de intelectuais ligada ao mundo científico e acadêmico, que valorizava muito o estudo da física e da matemática. Seu pai, Frank, era médico, e em 1937 viajou pela primeira vez para a África para fazer pesquisas no campo da medicina tropical. 

Desde pequeno, o menino já demonstrou interesse por como as coisas eram criadas. Segundo Stephen, sempre teve um "(...) desejo de saber como os sistemas funcionam e como controlá-los. Desde que comecei o meu ph.D., essa necessidade foi satisfeita com a minha pesquisa sobre cosmologia. Se você entende como o universo funciona, de certa forma pode controlá-lo."

Em 1959, Stephen ingressou como bolsista de física na faculdade de Oxford. Curiosamente, ao contrário do que muitos imaginam, Hawking não era assim um aluno tão aplicado e estudioso, até porque, naquela época, imperava a cultura de que você deveria ser brilhante sem fazer esforço, e estudar muito para conseguir uma nota alta era visto com maus olhos.

Quando ficou noivo de Jane Wilde, já havia sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA). Foi um período muito difícil na vida do jovem Stephen, que percebeu a iminência da sua morte e o quanto ainda tinha para usufruir da vida.
"A percepção de que eu tinha uma doença incurável que provavelmente me mataria em poucos anos foi um tanto chocante. Como algo assim poderia acontecer comigo? (...) Mas eu não queria morrer. Na verdade, embora não houvesse uma nuvem pairando sobre o meu futuro, descobri, para minha surpresa, que eu estava gostando de viver. (...) Subitamente, percebi que havia um monte de coisas boas que eu poderia fazer se tivesse mais tempo."
O que ele fez a partir de então, fez toda a diferença para a sua vida e para a humanidade.

Querem saber o que aconteceu? Então leiam!

***

Meu interesse por Stephen Hawking surgiu quando o trailer do filme A Teoria de Tudo foi divulgado. Cheguei a me arrepiar e me emocionar ao assisti-lo. Fiquei impressionada com os vislumbres que tive da vida de um gênio que passou por tantos percalços ao longo dos anos. Assim, fui atrás de suas obras para conhecer um pouco mais a respeito e me encantei.

Minha Breve História é um livro bem curtinho e muito rápido de ler, mas completamente diferente de tudo que imaginei que fosse. Achei que iria me deparar com uma biografia clássica sobre o autor, mas não. Aqui, Hawking mescla informações pessoais sobre a sua trajetória de vida e acadêmica, abordando detalhes científicos acerca de suas pesquisas e teorias sobre física quântica e a teoria da relatividade. Além disso, nos explica um pouco mais sobre as ondas gravitacionais, o big bang, os buracos negros, a viagem no tempo e o tempo imaginário.

Achei muito interessante descobrir o que ele pensa sobre a origem do universo, e ver o quanto Stephen batalhou para estudar e tentar explicar um pouco mais sobre diversos assuntos incontroversos ou mesmo ainda não pesquisados. Adorei a escrita do autor, em primeira pessoa, bem simples, sincera e em algumas partes, levemente irônica e cômica, característica típica dos britânicos. E claro, babei com todas as aulas que ele nos dá sobre física. Para quem curte o assunto, será um prato cheio.

Se vocês buscam encontrar nessa obra relatos detalhistas sobre a doença de Hawking, sobre o quanto ele sofreu com as limitações físicas que enfrentou ou curiosidades íntimas sobre seus casamentos, esqueçam. Em Minha Breve História, Stephen justamente tenta desfazer essa imagem de aleijado e coitadinho que muitos criaram para ele.

Todos nós sabemos que Stephen Hawking é um gênio e um apaixonado pelos mistérios do universo, mas o que achei mais legal é a sua vontade de que todos tenham acesso as mesmas informações que ele, porque, para Hawking, é de extrema importância que o leigo conheça mais sobre o universo para que possa saber mais sobre si mesmo. E, movido por essa vontade, Hawking decidiu escrever diversos outros livros, com um linguajar mais acessível, direcionado ao público comum. Mal posso esperar para lê-los.

Stephen Hawking é uma inspiração para a população mundial. Imagino o quanto deva ter sido difícil viver à sombra da morte, ouvindo sempre que não duraria tanto tempo, e aí está ele, com seus 73 anos, cheio de problemas de saúde, mas ainda ativo. Deve ser terrível ter vontade de querer fazer as coisas, ter prazer em viver, mas ser refém de um corpo que não funciona e tendo a si mesmo como seu pior inimigo. Hawking podia muito bem ter se melindrado, jogado as mãos para o alto e se feito de coitadinho em razão de seus problemas físicos. Mas não, ele viu na dificuldade uma oportunidade para melhorar e fazer a diferença no mundo.
"Acredito que pessoas com deficiências devem se concentrar nas coisas que a desvantagem não as impede de fazer, e não lamentar as que são incapazes de realizar."
Apesar de ser um livro excelente, sei que não vai agradar a todos. Para quem é fã do autor ou tem um grande interesse por física e filosofia, ou pelo menos gosta de aprender coisas novas, a leitura vai valer a pena :)

Para quem tiver interesse, assistam ao filme A Teoria de Tudo. Assim, vocês já ficam conhecendo boa parte da história de vida de Jane e de Stephen e ainda serão brindados com a atuação incrível de Eddie Redmayne. Leiam a resenha do filme AQUI. Além disso, a Intrínseca lançou a obra Uma breve história do tempo, o livro de maior sucesso do físico, em edição revista e atualizada. Então, não percam e garantam o seu exemplar!

Minha Breve História - Stephen Hawking
Editora Galera
144 páginas 
Comprar: Saraiva
TRAILER DO FILME A TEORIA DE TUDO


1 comentários

  1. Recentemente assisti ao filme A Teoria de Tudo e depois vim saber que tinha sido baseado nesse livro aí... Gosto quando biografias fogem do convencional, mas isso não quer dizer que eu não curta as convencionais. Eu gosto muito de assuntos que falem do universo, descobertas científicas e afins, quero ler Minha Breve História, deve ser uma experiência bacana.

    ResponderExcluir