Resenha - Superação: Devoções para uma vida absurdamente boa

Resenha - Superação: Devoções para uma vida absurdamente boa
Sinopse: "Nick Vujicic sabe que não existe esperança maior do que confiar nos planos de Deus para a sua vida. Nascido sem os braços e as pernas, Nick já vivenciou picos de confiança e também já se entregou ao desespero. E ele superou todas as circunstâncias e barreiras físicas ao abraçar sua fé e compreender o amor sem limites e o poder que Deus concede a todas as pessoas. Agora, Nick deseja que você renove a sua esperança. Em 50 reflexões inspiradoras, ele compartilha uma sabedoria eloquente, adquirida da maneira mais penosa, para ajudar você a encarar os obstáculos com serenidade e coragem. Encontre a motivação que buscava para vencer as dificuldades em qualquer área da sua vida: dúvidas sobre a sua fé, problemas de relacionamento, dificuldades no campo profissional, questões ligadas à saúde ou à autoestima. A atitude positiva deste palestrante admirado em todo o mundo e o seu encorajamento baseado na Bíblia irão transformar sua vida e mostrar que você pode superar qualquer limitação, porque Deus não conhece limites."

Nick nasceu sem os braços e sem as pernas por um "infortúnio do destino". Inicialmente foi um choque para seus pais, que não sabiam lidar com a situação. Durante sua infância, Nick rezava para que Deus lhe desse braços e pernas para que ele pudesse ser uma criança normal como outra qualquer, mas Deus não atendeu suas preces.

O menino não entendia o porquê, e seguiu questionando. Revoltado, apiedou-se de sua própria situação e se afundou em depressão tentando inclusive se matar. Mas foi quando aceitou Deus em seu coração e entendeu que Ele havia lhe dado uma grande missão nessa vida é que compreendeu que também merecia ser feliz.

Mas será que é realmente possível superar qualquer dificuldade durante o nosso trajeto por essa existência, por pior que ela possa parecer?

Bom, vocês terão que ler para descobrir.

***

Superação é um livro de autoajuda, narrado em primeira pessoa por Nick Vujicic, também autor de Indomável e Uma vida sem limites, que contam a sua experiência de vida. Nunca tinha lido nada de sua autoria, muito menos conhecia a sua história, e confesso, fiquei muito chocada, não só com seu "problema de nascença", como também com o fato dele não se permitir ter uma vida limitada só por não ter braços e pernas.
Resenha - Superação: Devoções para uma vida absurdamente boa
Nick sabe a reação que causa nas pessoas à primeira vista e na verdade se diverte com isso. Com o tempo, ele aprendeu a tirar sarro de sua própria situação e de não sentir falta do que não tem. Foi impossível não ler o livro e não me sentir pequena frente as dificuldades enfrentadas pelo autor e suas lições de superação.

Mas Nick não quer que nos sintamos assim. Sua intenção não é fazer a gente comparar os nossos problemas com os dele, é mostrar que qualquer desafio pode ser superado, independente da situação, se acreditarmos em nós mesmos e entregarmos o nosso coração a Deus.
"Você tem seus próprios desafios e você também é imperfeito. Mas você é a versão perfeita DE SI MESMO!"
Por Nick ser um evangelizador e viajar pelo mundo levando a palavra de Deus e inspirando as pessoas ao seu redor, é claro que em seu texto encontramos diversos trechos da bíblia e inúmeras referências ao quanto precisamos confiar em Deus e ter paciência para descobrir quais são as Suas designações para a nossa vida. Depois de algumas páginas, isso pode se tornar cansativo e repetitivo e vir a desagradar os não religiosos.

Nesse sentido, talvez recomendaria que Superação fosse lido em doses homeopáticas. Como os capítulos são curtos e divididos em temáticas, fica mais fácil vocês procurarem por aquele assunto que o está atormentando mais.
Resenha - Superação: Devoções para uma vida absurdamente boa
Nick me cativou pela sua força e fé, pelo seu otimismo e bom humor e reforçou a minha crença de que sempre podemos nos esforçar para ver o lado bom da vida. As tragédias e as dificuldades fazem parte. É impossível ser 100% feliz a todo instante. Mas é possível apreender e crescer com os momentos de crise. Quando sobrevivemos e damos a volta por cima, nos tornamos ainda mais fortes e abençoados, não só por superarmos os nossos limites, mas também por descobrirmos com quem podemos contar nos períodos difíceis.
"Da próxima vez que algo imprevisto acontecer, tente não ver isso como um problema. Em vez disso, procure pela dádiva oculta - a oportunidade que o abençoa ou abençoa alguém ao seu redor. Esteja disponível para ser usado por Deus quando Ele precisar de você!"
Depois de ler Superação, é claro que tive que ir atrás de maiores detalhes sobre a vida pessoal de Nick. Não vou ser hipócrita e fingir que não fiquei curiosa sobre como ele consegue comer, escrever, digitar e ter uma vida "normal". Descobri que Nick se casou Kanae, uma jovem linda e cheia de vida como ele, e tem um filho dessa relação. Alguns podem achar que Kanae é muita areia para o caminhão de Nick, mas me emocionei ao estar diante do amor deles, o retrato do amor verdadeiro, sublime e que ultrapassa as aparências.
Resenha - Superação: Devoções para uma vida absurdamente boa
Quando assisti aos vídeos abaixo, meu queixo caiu. Só conseguia pensar em como Deus é incrível. Ele não deu braços e pernas para Nick por algum motivo, mas deu um pezinho, com dois dedinhos muito úteis a ele. Ver o que Nick consegue fazer com esse pezinho, ou como ele é capaz de nadar sem membros, ou se locomover mesmo sem pernas, ou se erguer sem braços, ou escrever sem mãos é inacreditável.

O ser humano é sim capaz de enfrentar qualquer adversidade, quando acredita em si mesmo, quando tem fé em algo superior e quando modifica o seu ponto de vista ao seu favor. É verdade que a gente colhe o que planta, portanto, vamos parar para pensar se estamos semeando num terreno apropriado e fértil, fazendo a nossa parte, e entregando o que não podemos controlar ao universo. De resto, é esperar pela colheita.

Superação é um livro cheio de belas mensagens que tem o intuito de elevar o nosso ânimo, nos fazer enxergar a beleza e a oportunidade que a vida nos dá e seguir em frente.

Superação - Nick Vujicic
Editora Novo Conceito
160 páginas 
Comprar: Saraiva
A HISTÓRIA DE NICK VUJICIC - LEGENDADO


A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DE AMOR DE NICK E KANAE


5 comentários

  1. A História de Nick sempre me chama atenção cada vez que escuto falar sobre ela! Me da um pouco de vergonha minha também, de minhas limitações, de minhas queixas infundadas, quase me incomoda porque eu vejo o quanto há pessoas com problemas maiores que o meu que consegue dar a volta por cima e não reclamam tanto!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi mi eu tenho 12 anos e sempre acompanho vc e o Junior jogando Minecraft e o BTB (Big the sims 4brasil) eu queria mandar um presentinho aqui da minha cidade e queria saber seu endereço pra te mandar algumas coisas bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigada pelo carinho. Você pode enviar pra esse endereço:

      Mirelle Candeloro
      Caixa Postal 21210
      Porto Alegre / RS
      Cep: 91310-971

      Beijos

      Excluir
  3. Oie!
    Essa foi a minha leitura para o desafio das capas, desse mês, rsrs.
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já conhecia a história do Nick e realmente é uma vida cheia de superação... impossível conhecer sobre a vida dele e não ser impactado de alguma forma.

    ResponderExcluir