Resenha - Dia 21

Resenha - Dia 21 Kass Morgan The 100
Sinopse: "Vinte e um dias após os cem terem chegado à Terra com a missão de recolonizar o planeta, um inimigo desconhecido é descoberto. Pensa-se que eles eram os únicos humanos a pisar na superfície terrestre em séculos, mas agora, nada mais é certo. Entre resgates, buscas e romances, segredos são revelados, crenças são quebradas e relacionamentos são testados."

ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers do primeiro livro The 100: Os Escolhidos. Leiam por sua conta e risco!

Vinte um dias se passaram desde que os cem chegaram à Terra, contrariando todas as expectativas possíveis. Apesar de estarem passando fome e frio, e de ainda não terem certeza sobre os riscos de contaminação radioativa, permaneciam vivos. Ao menos a grande maioria.

Os cem descobriram da pior maneira possível que não eram os únicos habitantes do planeta. Pelo visto, outros humanos sobreviveram ao cataclismo e não gostaram nada de vê-los invadindo o seu espaço.

Octavia foi sequestrada, Asher assassinado e todos os demais corriam risco de vida. Wells não sabia mais o que fazer para manter a ordem e a esperança de que tudo daria certo. Turnos de vigilância foram montados, um exército estava sendo formado e Graham se mobilizou para construir lanças. Talvez não fosse grande coisa, mas os fazia sentir mais seguros, até encontrarem uma terráquea os espionando.

Ver uma pessoa nascida na Terra, ali, na frente deles, foi assombroso. É como se tudo o que eles tivessem aprendido no colégio fosse por água abaixo. A terráquea representava uma grande ameaça, e sabia-se lá quando seu bando podia aparecer e acabar com tudo.

Eles tinham pouco tempo para arrancar informações da intrusa, descobrir onde Octavia estava aprisionada e lidar com seu problema de falta de comida. Mas mal sabiam os cem que segredos revelados e novos módulos de transporte vindos para a Terra seriam capazes de alterar os seus destinos.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Desde que terminei de ler The 100: Os Escolhidos, fiquei em cólicas para ler a continuação, já que ele terminou com uma revelação "daquelas", de fazer a gente querer roer todos os dedos. Quando Dia 21 foi lançado, tratei logo de solicitar o meu exemplar e o devorei numa única sentada, revivendo na pele todas as emoções iniciais que tive quando conheci essa distopia incrível.

Kass Morgan repetiu os mesmos ingredientes de sucesso da sua obra anterior. Dia 21 é narrado em terceira pessoa, tem capítulos curtos e intercalados entre a perspectiva de diferentes personagens e entre eventos ocorridos no presente e no passado, e possui uma fluidez ímpar, que nos deixa completamente absortos na trama e mergulhados nos mistérios da história.

Não sabia muito o que esperar dessa sequência, porque fiz questão de não ler nada a respeito, mas o que posso assegurar a vocês é que Dia 21 não sofre da maldição do segundo livro. Por mais que neste volume a autora tenha optado por abordar apenas poucos dias de acontecimento, não se tornou massivo nem cansativo.

No livro, acompanhamos a dificuldade dos cem de se manterem na Terra e de se protegerem dos terráqueos, e os problemas enfrentados pelos Colonos nas naves em decorrência da falta de oxigênio e do iminente colapso do sistema. Atitudes precisam ser tomadas em prol da sobrevivência da raça humana e rápido, o que faz muitos deles decidirem voltar para o nosso planeta, mesmo que de uma forma não tão civilizada.

Diferentemente de Os Escolhidos, Morgan optou por não detalhar tanto sobre o dia-a-dia de os cem em solo inóspito, ou a respeito do funcionamento da Colônia e a vida dos seus habitantes. Aqui, em Dia 21, o enfoque foram os dramas emocionais de cada personagem e os desafios que eles tinham que conseguir vencer para ficarem em paz consigo mesmo.

Mas o que deu um toque especial à trama foram os segredos bombásticos revelados no decorrer do livro. Alguns deles já conhecíamos, mas acompanhamos as consequências catastróficas que eles geraram nos personagens na medida em que foram descobertos. Outros tantos foram novidades e não só me deixaram de queixo caído como deram ensejo a novas discussões e aventuras que virão a ser trabalhadas em Homecoming.

Dia 21 é um livro completo que irá agradar a todos os gostos, já que reúne em suas páginas muita ação, aventura, romance, intrigas e emoção. Na medida em que fui me aproximando do final, meu coração já estava saindo pela boca e os meus nervos estavam à flor da pele. Preciso saber o que irá acontecer com estes personagens que aprendi a amar.

Ontem foi lançado nos Estados Unidos o terceiro volume, chamado Homecoming. Mal vejo a hora de chegar ao Brasil.

Dia 21 - Kass Morgan
Livro 02
Trilogia The 100
Editora Galera
288 páginas 
Comprar: Saraiva

4 comentários

  1. Essa é uma trilogia que quero muito ler, ainda mais depois de conferir as suas resenhas rs mas como o terceiro acabou de ser lançado nos Estados Unidos, vou esperar a editora começar a anunciar a edição brasileira, odeio ficar esperando um tempão um novo volume sair. Espero que Homecoming chegue logo ao Brasil, assim leio tudo de uma só vez ;-)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que tu gostou do livro mesmo. kkkkk
    Estou curioso para ler Dia 21 e ver como trabalharam os temas que esse volume tem em comum com a série. Isso de explorarem mais o lado emocional e desafios dos personagens foi muito bom, seria maçante se a Kass tivesse abordado detalhadamente outra vez o dia a dia deles. Essa opção dela certamente foi positiva para Dia 21 não sofrer da maldição do segundo livro.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que tinha um livro antes de Dia 21 kkkk. Eu tô com a série (The 100) aqui pra assistir, falta um tempinho para assistir. Parece ser legal, ambos. Livros e série! Vou me organizar para ler/assistir.

    ResponderExcluir
  4. Não li a resenha com medo dos spoilers do primeiro livro porque ainda não o li, Mi kkkk. Sou grande fã da série de TV e muitos dizem as diferenças entre as duas obras são muitas, e que a série é melhor que os livros. Mas vou arriscar e comprar os dois primeiros livros para ver ;)

    http://crushforbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir