Resenha - Atrás do Espelho

Resenha - Atrás do Espelho
Sinopse: "Em O Lado mais Sombrio , a releitura dark de Alice no País das Maravilhas , Alyssa Gardner foi coroada Rainha, mas acabou preferindo deixar seus afazeres reais para trás e viver no mundo dos humanos. Durante um ano ela tentou voltar a ser a Alyssa de antes, com seu namorado, Jeb, sua mãe, que voltou para casa, seus amigos, o baile de formatura e a promessa de ter um futuro em Londres. No entanto, Morfeu, o intraterreno sedutor e manipulador que povoa os sonhos de Alyssa, não permitirá que ela despreze o seu legado. O mesmo vale para o País das Maravilhas, que parece não ter superado o abandono. Alyssa se vê dividida entre dois mundos: Jeb e sua vida como humana... e a loucura inebriante do mundo de Morfeu. Quando o reino delirante começa a invadir sua vida real, Alyssa precisa encontrar uma forma de manter o equilíbrio entre as duas dimensões ou perder tudo aquilo que mais ama."

ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers dos outros livros da trilogia Splintered. Leiam por sua conta e risco!

Atrás do Espelho começa a ser narrado quase um ano após os eventos de O Lado Mais Sombrio. Alyssa procura seguir uma vida normal desde seu retorno ao mundo real. Ela agora possui a mãe ao seu lado e Jeb como namorado e sua família parece finalmente completa. Entretanto, apesar de Jeb não recordar do passado trágico que quase custou a sua vida no País das Maravilhas, Alyssa não conseguiu deixar suas memórias tão distantes. 

Além da chave que carrega no pescoço e das asas que esconde sob a pele, ela tem sido atormentada por sonhos horríveis com um País das Maravilhas decadente e destruído. Seria mais fácil ignorar os sonhos se sua arte, que agora é feita de contas de vidro ao invés de insetos mortos, não refletisse o mesmo caos . Ao adicionar gotas do seu próprio sangue ao material vitrificado, seus mosaicos ganham vida própria exibindo cenas decrépitas que atormentam a consciência de sua criadora.

Morfeu se manteve afastado conforme prometido, mas acaba se infiltrando nos sonhos de Alyssa durante um acidente que quase tira a vida da garota. Ele a alerta de que a Rainha Vermelha vive e almeja vingança, e destruirá tudo em seu caminho até que cumpra seu objetivo. O País das Maravilhas está em grande risco e Morfeu implora para que Alyssa retorne, pois é a única que pode derrotar a rival e restaurar a paz. Negando-se a acreditar em seu misterioso e sedutor amigo de infância, Alyssa acredita que se manter afastada da loucura do mundo intraterreno é o melhor que tem a fazer, mas Morfeu não é de desistir tão fácil, e se Alyssa não descende ao caos, o caos pode emergir até ela.

Como estudante de intercâmbio recém-chegado da Inglaterra, Morfeu cerca Alyssa com seu charme e poder manipulativo tentando fazer com que ela assuma seu verdadeiro papel como Rainha do Mundo Intraterreno. Com o relacionamento dela com Jeb abalado pelo sucesso do namorado, as constantes pressões de Morfeu somadas às novas descobertas sobre a mãe e sua família que acabam abalando sua confiança, Alyssa se vê obrigada a enfrentar uma guerra no mundo real onde precisa driblar os jogos e mentiras de seus companheiros enquanto tenta salvar o País das Maravilhas e o mundo dos humanos de uma invasão intraterrena. Dividida entre o amor de dois jovens de ambientes tão diferentes, ela precisa decidir seu destino, o que pode afetar as duas dimensões e sua própria existência. 

Sem o vislumbre de uma forma de conciliar tanto caos e manter a sanidade, talvez entregar-se a loucura seja o único caminho para Alyssa manter-se sã e encontrar uma saída, mas para qual mundo?

***

Antes de comentar sobre a obra, preciso de um segundo para dar um suspiro: aaiiiii, aii Morfeuuu....

Ok, agora podemos continuar...

Tudo termina aparentemente bem no final de O Lado MaisSombrio, e o livro se sustentaria perfeitamente como um volume único, apesar de minha infelicidade por Morfeu ter partido e deixado Alyssa viver sua vida no mundo humano. Mas obrigada A. G. Howard por não permitir que as coisas tivessem permanecido assim.

Nessa nova premissa, a Rainha Vermelha achou uma forma de encontrar um novo corpo para habitar após ter sido atacada por Morfeu e agora ameaça trazer a guerra travada contra Alyssa para o mundo real. Apesar de a jovem skatista ter deixado uma representante em seu lugar no Trono Vermelho, a decadência se instaura no mundo intraterreno e Morfeu acaba buscando a ajuda da Rainha verdadeira para consertar novamente as coisas, e ele pode acabar jogando sujo em seu esquema de persuasão. 

Jeb tem estado mais distante devido ao sucesso de sua arte. Ao mesmo tempo em que se esforça para juntar dinheiro objetivando mudar-se para Londres para ficar ao lado da namorada, as reuniões de negócios e propostas de trabalho o tem mantido ocupado, despertando o ciúme e insegurança de Alyssa, que teme deixar o mundo real para salvar o País das Maravilhas enquanto seu relacionamento parece estar por um fio. Ela ama Jeb e quer estar ao seu lado, mas a inebriante presença de Morfeu a faz questionar seus verdadeiros sentimentos pelo amigo de infância, apesar de grande parte do tempo ter certeza de que o odeia.

E Morfeu? Como sempre Morfeu tem seu próprio jogo e ele nunca joga limpo, entretanto, nem mesmo Alyssa consegue negar que por trás de suas artimanhas ele sempre escondeu um motivo nobre. Ela sabe que precisa aprender a confiar nele tanto quanto confia em Jeb, mas a mariposa brilhante sempre torna essa tarefa bastante difícil. Se, como eu, você suspirou por esse bad boy intraterreno no primeiro livro, prepare-se para novas doses de fôlego perdido e xingamentos para que a mocinha deixe de ser boba e largue tudo para ficar com ele.

Muitos segredos são revelados neste volume, inclusive, sobre acontecimentos do primeiro exemplar da série. Algumas coisas não eram exatamente como a protagonista pensava ser e um grande número de descobertas sobre sua família acabam deixando Alyssa perdida e fragilizada, enquanto sua ligação com o mundo intraterreno aumenta a cada instante. Ela ama seus dois mundos, assim como possui dois cavaleiros errantes, um de cada dimensão, dispostos a sacrificar tudo por ela. Menina de sorte!

Em Atrás do Espelho, a história se passa inteiramente no mundo real, e achei muito interessante ver como os seres intraterrenos interagem com o mundo humano. O livro não deixa a desejar em relação ao primeiro em nenhum sentido e isso inclui a apresentação da obra que segue o mesmo padrão de O Lado Mais Sombrio, com folhas amarelas repletas de detalhes delicados e uma capa fofíssima retratando Morfeu e seu olhar enigmático.

O terceiro e último livro da trilogia tem previsão de lançamento para janeiro de 2015 lá fora, então ficamos na torcida para que a tradução venha para nossas mãos ávidas o mais rápido possível, até porque, Atrás do Espelho termina com um cliffhanger gigantesco e fiquei furiosa por não possuir o último volume da série em mãos para saber logo o que acontece. A capa de Ensnared traz a imagem de um Jeb um tanto intraterreno, e eu tenho até medo de fazer considerações sobre o que isso possa significar.

A sinopse do último livro já foi divulgada no site da autora, porém não vou traduzi-la para vocês por possuir muitos spoilers sobre o que se passa nesse segundo volume, então, vamos deixar essa parte para lá... 

Mas, para compensá-los, eu trouxe um presentinho para vocês. A autora elaborou playlists em seu blog pessoal para os personagens da trilogia Splintered e para cada livro. Aproveitem e entrem no clima da Wonderland mais sexy e sombria de todos os tempos enquanto vou ali caçar mariposas cintilantes. Vai que dou sorte..


PLAYLIST DO LIVRO:
 


PLAYLIST DOS PERSONAGENS:
 


O Lado Mais Sombrio - A. G. Howard
Livro 02
Trilogia Splintered
Editora Novo Conceito
400 páginas 
Comprar: Saraiva
 

2 comentários

  1. Não conhecia a trilogia. Nem li a resenha por completo pq não queria saber de spoilers rsrs, mas adorei a playlist e coloquei pra tocar enquanto leio os posts daqui do blog. Eu gosto dessa dicotomia fantasia e realidade... parece ser um bom livro, vou dar uma pesquisada pra ler!


    P.s: amo livros com playlist ou playlists de leitura! :*

    ResponderExcluir
  2. Também só li uma parte de sua resenha, pois acabei de comprar os livros e estou super interessado em lê-los logos.

    ResponderExcluir