Resenha - After

Resenha - After
Sinopse: "Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial. No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda Zayn, Niall, Louis e Liam também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma. Os livros nasceram como uma fanfic do One Direction, a banda estrangeira mais popular na atualidade."
Finalmente, chegou o dia mais importante na vida de Tessa, o seu primeiro dia na faculdade. A vida toda fora ensinada por sua mãe a respeito da importância de se estudar e do quanto à faculdade seria fundamental para determinar seu futuro. Quando recebeu uma carta informando que havia sido aceita na WCU, a única na qual se inscreveu, não coube em si de tanta felicidade.

Depois de empacotar todos seus pertences e de se arrumar com esmero, Noah, o namorado de Tessa, e sua mãe, a levaram até o campus, que ficava em outra cidade. Diversas dúvidas permeavam a mente da menina, mas as principais referiam-se ao fato de, se faria amigos, e de como seria sua colega de quarto.

Ao chegar no quarto B22, seu choque não poderia ser maior. Deitada numa das camas estava uma jovem de cabelos de um vermelho bem vivo, toneladas de delineador nos olhos e com os braços cobertos de tatuagem. Ela se chamava Steph. Onde Tessa havia se metido?

Se não bastasse, logo em seguida entraram dois meninos com um visual meio punk, cheios de piercings, brincos e igualmente cobertos por inúmeros desenhos no corpo. "Garotos no quarto de meninas logo no primeiro dia? Talvez a Washington Central não tenha sido uma boa ideia. Ou eu deveria ter tentado fazer uma triagem das minhas possíveis colegas de quarto?" A mãe de Tessa parecia que ia desmaiar e Noah estava horrorizado.

A turma de Steph não era só visualmente diferente de Tessa, a garotinha santa e toda perfeita que não bebia, não fumava, não ia a festas, tinha toda a sua vida planejada e era virgem. Eles desprezavam a ordem, agiam no impulso, não tinham problema algum em ficar beijando ou transando uns com os outros, tirando a roupa em público e radicalizando "de vez em sempre". Eles a intimidavam, e a ridicularizavam, principalmente Hardin. E mesmo sem perceber, Tessa se viu em meio àquela loucurada toda, deixando-se envolver.

Hardin era um jovem revoltado e briguento, que vivia destratando Tessa, fazendo-a chorar constantemente. Mesmo assim, desde o primeiro instante em que se conheceram, Tessa não conseguia se manter longe de Hardin. Era como uma mariposa atraída pela luz que sempre que chegava muito perto acabava com as asas queimadas.

Tudo se complicou ainda mais quando Tessa e Hardin trocaram os primeiros beijos e compartilharam de momentos mais íntimos. Tessa sabia que era errado, não só porque namorava Noah, mas porque Hardin não prestava e a faria sofrer. Entretanto, quem consegue mandar no coração?

Pelo visto, esse primeiro semestre promete fortes emoções na vida de Tessa, que vai aprender que quando entregamos nosso coração para a pessoa errada, o preço que pagamos é muito caro.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Confesso que meu interesse por After surgiu quando soube se tratar de uma fanfiction da boy band One Direction. O que começou com um hobby, com Anna escrevendo uma história para si mesma, em que publicava capítulos frequentes na plataforma Wattpad com um pseudônimo, se tornou uma febre entre os leitores, acarretando milhares de visualizações e colocando a autora sob os holofotes.

Quem não é fã de One Direction ou não conhece a banda como eu, não se preocupem, em nada esse fator compromete a história, já que Anna decidiu trocar os nomes dos músicos e o ambiente dos shows da banda pelo da universidade. Acho que se eu não soubesse que After é uma fanfiction, nunca poderia imaginar, já que não encontrei nenhuma similitude entre a ficção e a realidade.

Esta é uma história que tem tudo para ser clichê, explorando a ideia da menina toda perfeita se apaixonar pelo bad boy que sempre se porta como um babaca, magoando-a, mas de quem ela não consegue ficar longe, e estabelecendo um relacionamento de amor e ódio entre ambos. É também uma trama que não vai agradar todos, já que alguns podem se incomodar com as cenas de sexo contidas no texto, com as constantes brigas travadas entre os personagens, e com as sacanagens que Tessa faz traindo Noah. Mesmo assim, nada disso me incomodou e gente, eu AMEI After! Sério!

Em primeiro lugar, me viciei na escrita de Anna. Inicialmente, fiquei com medo de ler e de empacar na leitura, já que o livro tem mais de 600 páginas. Mas achei incrível o quanto li tudo tão rápido e ao final fiquei implorando por mais. A narrativa, em primeira pessoa, não é maçante, ao contrário, flui que é uma beleza, e rapidamente me senti envolvida com o enredo e principalmente com o drama vivido pelo casal.

Em momento algum consegui julgar Tessa por suas atitudes insanas, como sei que muita gente irá fazer. Acho que acabei me colocando em sua pele, porque também já tive 18 anos, assim como também já me apaixonei perdidamente por um menino feito o Hardin, e sei o quanto se torna difícil ser racional e tomar as atitudes certas nessas horas.

Apesar de muitas vezes ser odioso e mau, Hardin é apaixonante e despertou em mim todas as lembranças daquelas paixões insanas e explosivas que vivemos quando somos adolescentes. É impossível não torcer para que tudo dê certo entre eles, apesar de que no fundo sabemos que é algo impossível de se acontecer.

Por mais que a história se passe em ambiente escolar, o foco de After resume-se ao relacionamento tempestuoso de Tessa e Hardin, deixando todo o resto em segundo ou em último plano. Achei muito legal presenciar toda a modificação e crescimento dos personagens ao longo da história. Tessa inicia uma jornada em busca de sua liberdade, e por diversas vezes alça voo, rumo ao seu próprio destino, tentando escapar da interferência de sua mãe, superprotetora, ou sem se preocupar com o que os outros acham melhor para ela. 

Hardin, por sua vez, luta contra seus próprios demônios e tenta acertar as contas com seu passado a fim de ser merecedor do amor de Tessa e, juntos, descobrem os prazeres intensos e inebriantes do sexo quando envolve o amor, perdendo a cabeça inúmeras vezes. O problema é que Hardin esconde um grande segredo que será um fator determinante para o futuro amoroso dos protagonistas. E mal posso esperar para saber o que Tessa irá fazer quando todas as cartas forem postas na mesa.

After muito me lembrou uma mistura do filme Segundas Intenções com Cinquenta Tons de Cinza. Por isso, seu final não me surpreendeu, meio que já esperava por aquele desfecho da trama. A Simon & Schuster, Editora de Anna Todd, já encomendou três sequencias a autora: "After We Collided", "After We Fell" e "After Ever Happy". Além disso, os direitos cinematográficos da obra já foram vendidos para a Paramount Pictures, então, em breve, deverá ser lançada uma adaptação.

After me seduziu, me emocionou, me deixou sem fôlego e me arrancou risadas e lágrimas ao decorrer de suas páginas. Certamente é uma excelente pedida para os fãs de New Adult e de Belo Desastre, e para aqueles que adoram uma história que nos faça desafiar os limites da sanidade. 

"Hardin me faz rir e chorar, gritar e surtar, mas acima de tudo faz com que eu me sinta viva."

After - Anna Todd
Livro 01
Editora Paralela
616 páginas 
Comprar: Saraiva / Submarino / Americanas

3 comentários

  1. oi mirelle!
    a sua resenha oficialmente colocou after para minha lista de "desejados", até agora eu não tinha lido uma resenha tão completa quanto a sua.
    fiquei bem surpresa pelo livro ter 600 páginas, genteeeeem, que delícia HUAEUAEHUAE
    agora só me resta comprar

    ~nathália n.
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca iria imaginar que esse livro foi baseado na banda One Direction. Acho a capa dele tão densa, profunda e dramática, e o One Direction tão alegre e colorido, eu jamais faria essa ligação. Fiquei bem surpreso.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir