Resenha - 365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne

Sinopse: "No romance Extraordinário, o leitor teve a chance de conhecer o memorável professor de August Pullman, o Sr. Browne, que no primeiro dia de aula, antes mesmo de se apresentar aos alunos, ofereceu uma profunda lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso cotidiano regras capazes de nos inspirar a fazer escolhas cada vez mais acertadas ao longo da vida. O discurso do professor fez com que Auggie, pela primeira vez, pensasse que frequentar a escola poderia não ser tão má ideia. É essa a inspiração que 365 dias extraordinários pretende levar ao leitor. A bela edição reúne uma coleção de preceitos que vão iluminar, confortar e desafiar cada um a se tornar uma pessoa melhor. São palavras de sabedoria pinçadas de fontes que vão desde músicas e grandes obras da literatura até inscrições em tumbas egípcias e frases de biscoitos da sorte, incluindo passagens de alguns dos mais importantes personagens de Extraordinário e de mais de cem dos milhares de leitores que enviaram seus preceitos à escritora R. J. Palacio. 365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr.Browne é uma celebração da gentileza, da esperança, da força de vontade e do poder do coração."
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers de Extraordinário. Leiam por sua conta e risco! 

Quem aqui se lembra do livro Extraordinário, de R.J. Palacio? E do queridíssimo professor Sr. Browne, aquele quem incentivava seus alunos a escreverem seus próprios preceitos? Pois bem, Thomas Browne está de volta, e desta vez em uma história só dele.
Resenha - 365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne
Para quem não sabe, o Sr. Browne sempre foi um árduo defensor da tolerância e da gentileza. Sabendo do papel importante a exercer diariamente nas salas de aula, encontrou uma forma de ensinar aos seus alunos preciosas lições de vida, sobre a bondade, o caráter, a superação de adversidades, ou sobre como fazer o bem para o mundo.
Resenha - 365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne
Todos os anos, nas férias, recebia cartinhas, emails e cartões postais das crianças, com preceitos escritos, tanto criados por elas, quanto copiados de algum lugar que tivessem visto ou lido. O Sr. Browne começou a colecionar estas mensagens e quando se deu conta, já tinha mais de duas mil delas. Quando o Sr. Buzanfa, diretor da Breecher Prep, soube disso, sugeriu ao professor que os reunisse e os transformasse em um livro, compartilhando tais palavras com o mundo.

E assim surgiu 365 dias extraordinários. O Sr. Browne compilou um preceito para cada dia do ano, divido em certas temáticas como uma forma de nos inspirar e começar o dia com essas "palavras segundo as quais viver".
Resenha - 365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne
Querem descobrir que belas lições o Sr. Browne tem para dividir conosco? Então leiam o livro.

***

Desde que soube do lançamento desta obra, dei gritinhos de felicidade. Quem aqui não achou o máximo ter mais um pouquinho de Extraordinário, ainda mais numa versão belíssima e em capa dura como essa? Fala sério! Por mim, R.J. nunca pararia de escrever essa história já que ela tem sempre tanto a nos ensinar.

A primeira surpresa com a qual me deparei foi saber que este é um livro escrito pelo Sr. Browne. Achei apenas que seriam apenas compilações de preceitos feitos pela própria autora, e não por um dos seus personagens, o que achei o máximo. O Sr. Browne é uma pessoa exemplar, e tão cheio de ensinamentos a nos passar!
Resenha - 365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne
Praticamente todas as páginas dos livros são preenchidas com alguma mensagem, seja ela de um autor famoso, de um desconhecido, de um personagem da história ou até de algum fã que escreveu para Palacio. A cada virada de mês, o Sr. Browne volta para falar conosco e nos contar mais algum causo. Sinceramente, acho que são as minhas parte favoritas da história.

Para quem já leu Extraordinário e O Capítulo de Julian, serão agraciados com alguns trechinhos extras dessas histórias, em que nos são mostradas algumas correspondências enviadas por Summer e Jack para o Sr. B., uma entrevista feita com o professor, por Charlotte, emails trocados entre o Sr. Browne e Auggie, contando sobre a reação do menino ao receber o bilhete de desculpas de Julian, e a solução de um grande mistério, sobre, afinal, quem contou para o Sr. Buzanfa a respeito dos bilhetes maldosos enviados por Julian a August. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de rever queridos amigos.

365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne, é uma obra para todas as idades, mas acredito que seja de extrema importância para os pequenos, que muitas vezes precisam de uma atenção e orientação maior para crescerem, se desenvolverem e se tornarem pessoas melhores.

No texto, o Sr. Browne fala diretamente com eles, de maneira delicada e intimista, sabendo como puxar papo e ser ouvido, sem ser chato. Acredito que as crianças irão adorar e conseguirão tirar belas lições de aprendizado em tudo que é dito no livro.

"Como falei, meu trabalho é plantar a semente na cabeça de vocês, crianças. Semear. Uma vez que a semente está lá, tudo o que tento fazer é continuar lançando alguma luz nela. E vê-la crescer. Com o tempo, vocês começarão a demonstrar luz própria, e então... o mundo que se cuide!" 

É incrível como R.J. Palacio consegue me emocionar a cada novo texto que escreve. Essa mulher é iluminada e tem um coração gigante. Sua escrita simples e delicada cativa o leitor e o contamina com a beleza que há ao nosso redor, mas que muitas vezes não conseguimos ver, ou nos esquecemos do quanto é fácil ser feliz.
Resenha - 365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne
Uma dica interessante para quem é professor, adotem em suas salas de aula não só O livro de preceitos do Sr. Browne, como principalmente a ideia de debater com seus alunos estes ensinamentos, como uma forma de guiá-los e estimulá-los a questionarem, argumentarem e fazerem as suas próprias escolhas num mundo tão cheio de possibilidades, sem se esquecerem a enfrentar as consequências.
Resenha - 365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne
"Professores precisam de liberdade para ensinar - liberdade que não terão se estiverem ensinando apenas com o intuito de que seus alunos passem nas provas."

E o que falar sobre o trabalho incrível feito pela Editora Intrínseca? É nítido o cuidado que eles tiveram com o exemplar, feito com folhas mais grossas e coloridas, e uma diagramação extraordinária, utilizando-se de diversas fontes e tamanhos variados e, por vezes, incluindo desenhos e escritos à mão. Este livro, por si só, tornou-se não só um compêndio de sabedoria, mas também uma obra de arte.

Termino dizendo que este é um livro para se ter na mesa de cabeceira, para se ler em doses homeopáticas, para se interiorizar e praticar um preceito por dia. Leia como preferir, seja na ordem cronológica, seja de forma aleatória, abrindo o livro numa página qualquer e apreciando o ensinamento que ele tem a lhe oferecer. Tenho certeza de que vocês encontrarão a mensagem certa na hora em que mais precisarem, e terão a impressão dela ter sido escrita para vocês.

E não se esqueçam de espalhar a gentileza por aí. Como diz o Sr. Browne, a gentileza é como purpurina, é impossível tirá-la do corpo e ela sempre acaba passando para a pessoa do lado. Uma ótima forma de propagá-la é dizer palavras gentis aos outros, ou calar-se quando não tiver coisas boas a falar, ou quem sabe, escrever bilhetes de guardanapo, mostrando o quanto os que amamos nos são importantes. 

Mas uma maneira bem fácil e eficaz de se fazer isso é dando 365 dias extraordinários de presente. Assim, vocês estarão sendo partícipes na tentativa de transformarmos o mundo num lugar melhor para se viver, porque tenho certeza de que todos que lerem O livro de preceitos do Sr. Browne, terão seus corações tocados por essas belas palavras que ele tem a nos dizer.

365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne
Editora Intrínseca
432 páginas 
Comprar: Saraiva

6 comentários

  1. Amei o livro Extraordinário, estou bastante interessada em ler esse, o Sr. Browne é ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Olááá
    Eu amo o livro Extraordinário e ganhei esse do 365 dias, e amei o presente. Espero ler em breve e gostar muito dos preceitos e frases, pelo pouco que vi, adorei e só vejo resenhas elogiando muito, assim como a sua.
    Ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/12/comentario-sobre-o-clube-do-misterio.html

    ResponderExcluir
  3. A proposta desse livro é mesmo muito boa, e concordo que ele deve ser lido, principalmente, na escola.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amei a leitura de Extraordinário e também fiquei super contente quando soube de 365 dias extraordinários. Que livro lindo, eu vi vc compartilhando algumas imagem dele no Instagram e nossa, fiquei encantada com as frases, preceitos... eu quero ganhar no amigo secreto literário, rsrs. Tomara que alguma alma bondosa me dê de presente.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi!
    Eu já li Extraordinário e amei!
    Agora, quero muito ler "O Capítulo de Julian" e, principalmente, "365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne", que deve ser maravilhoso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser lindo e por ser da R.J. Palacio dispensa comentários,rs. Sou fã dessa mulher e por mim, a cada nova publicação estarei lá fielmente lendo suas palavras maravilhosas, adoro a escrita dela. Com certeza uma ótima pedida.

    ResponderExcluir