Semana Percy Jackson - Conhecendo o Autor - Dia 1

E aí pessoal, começa hoje aqui no Blog a Semana Especial Percy Jackson & Os Olimpianos, de Rick Riordan, em parceria com a Editora Intrínseca e com o Blog Mais que Livros. Durante alguns dias, a Andressa Leal trará posts de resenhas da série e nos contará um pouquinho sobre como essa ideia surgiu. Agradeço demais a participação da Dreeh aqui no Blog, portanto, vamos recebê-la de braços abertos nesse tempinho que ela passará conosco :) 

***

Hey gente, aqui é a Dreeh, do Blog Mais que Livros, e hoje vou começar falando um pouquinho sobre Rick Riordan!

Richard Russell Riordan Jr., mais conhecido como Rick Riordan ou simplesmente Tio Rick, nasceu em Santo Antônio, Texas no dia 5 de Junho de 1964. Ele ficou conhecido mundialmente após o grande sucesso de Percy Jackson e sua trupe do acampamento meio-sangue e hoje é considerado um dos grandes autores teen, ao lado de J. K. Rowling.

Inclusive, já sofreu acusações de ter plagiado a autora de Harry Potter, ao que se justificou, dizendo: “Ela [Rowling] estabeleceu o padrão para a nova literatura infanto juvenil, mas Percy e Harry são crianças muito diferentes, que vivem em mundos diferentes."

Como fã de ambas as séries, concordo com o autor. Se fosse assim, precisaríamos acusar Cassandra Clare e Holly Black e todos os autores que partem de um princípio onde há três amigos desbravando um novo mundo de copiarem J.K., o que não é o caso.

Rick vem de uma família de artistas, sua mãe é musicista e seu pai ceramista. Ambos trabalhavam como professores, o que acabou sendo a profissão do autor antes da decisão de se dedicar integralmente a carreira de escritor. Porém, bem antes disso, ao escolher sua primeira faculdade, ele optou pelo excelente programa de música da North Texas State

Rick Riordan queria ser guitarrista, mas a paixão terminou como hobby... Ele acabou optando por trocar de curso e foi para a Universidade do Texas, onde conseguiu os certificados para ensinar Inglês e história. Uma curiosidade sobre a família do autor é que seu avô materno, Anthony Smith, é sobrinho do autor George Orwell. Entretanto, as famílias Smith-Riordan e Orwell não possuem ligação atualmente.

Atualmente, Rick Riordan mora em Santo Antonio, Texas, com a esposa, os filhos Haley e Patrick Riordan e seus animais de estimação.

A história de Percy Jackson e os Olimpianos surgiu por causa do seu filho mais velho, Haley. O garoto, que estava estudando mitologia grega no colégio, pediu para o pai – que anos atrás tinha sido professor da mesma matéria – que lhe contasse uma história de ninar baseada nos mitos. Assim, Rick começou a lhe contar a saga de um semideus filho de Hécate que tinha TDAH e dislexia, já que se filho também possui ambos os distúrbios. Quando as histórias terminaram, Haley pediu para que o pai continuasse a narrativa, porém, com outros personagens. E assim nasceu Percy Jackson e O Ladrão de Raios. O último pedido do filho não poderia ter sido melhor: ele queria que o pai publicasse essa história.

Engana-se quem pensa que a lista de publicações do autor se resume ao semideus Percy. A primeira publicação do autor foi Tequila Vermelha, primeiro livro da série Tres Navarre, uma série para o público adulto, de mistério. Posteriormente, vieram as duas séries baseadas na Mitologia Grega/Romana, Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo – que somam 14 livros, contando com os complementares. A segunda série se desenrolou paralelamente à série As Crônicas dos Kane, que é baseada na mitologia egípcia. 

Rick ainda ajudou na criação da coleção infantil The 39 Clues e escreveu alguns de seus livros, inclusive o livro de abertura da série, além de escrever o livro único Cold Springs – sem previsão de publicação no Brasil – e alguns contos. 

Seu próximo lançamento está previsto para outubro de 2015 e será o primeiro livro da série Magnus Chase and the Gods of Asgard, baseado na mitologia nórdica.
  

***

E vocês, já leram algum desses livros? São fãs do autor?

Fiquem de olho que amanhã conheceremos mais a fundo um pouquinho mais de cada livro de Percy Jackson & Os Olimpianos.

Beijos, Dreeh
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE NOVEMBRO.

Clique AQUI e saiba como participar.

18 comentários

  1. Que luxo, eu estou no recanto da mi ! hahahahahaah
    Brincadeiras a parte, fico muito feliz de ajudar e espero que esses leitores lindos gostem da minha pequena participação. Rick Riordan é um dos meus ídolos! Dividir essa experiência com outros leitores é sempre gratificante. Principalmente quando conseguimos encorajar alguém em dúvida a se aventurar na história.

    Muito sucesso para essa semana especial #CadeATerçaFeira =O
    Beeijos, Dreeh

    ResponderExcluir
  2. Já li Percy Jackson e os Olimpianos e acho muito legal o que inspirou Rick a escrever a série literária. É super bacana a forma como ele fala sobre a mitologia grega e a mistura que faz com o "mundo real". Eu gosto muito do Percy Jackson, pena que os filmes não foram bem produzidos... Não li ainda a série Heróis do Olimpo, ainda não bateu aqueeeela vontade de ler. Mas eu sei que deve ser legal!

    ResponderExcluir
  3. Esse autor fez todo mundo se apaixonar.
    Muito legal conhecer mais dele.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. O Rick foi um dos primeiros autores que me fez refleteir se Harry Potter realmente era a melhor saga, o cara é simplesmente fantástico, a maneira de como ele mistura a mitologia com a atualidade é sensacional

    ResponderExcluir
  5. \o/ \o/ \o/ Tio Rick <333
    Que semana maravilhosa rsrs, ainda bem que ele decidiu trocar de curso. Amo os livros do Rick, vale muuuito a pena ler.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vinda, Andressa! E olha, não li os livros nem conheço o trabalho do Rick, mas sempre fui curioso para saber mais sobre os livros do Percy. Essa semana será ótima para isso, e poderei ter uma boa base desse universo antes de mergulhar na leitura.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  7. Já li só os dois primeiros, ainda não tenho o resto. Gosto muito do Tio Rick rsrsrs Mais ele tem muitos livros ai fica difícil pro meu amado bolso acompanha-lo rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Amo, mitologia, seja ela, grega, romana, egipcia, japonesa, etc... e o Rick é incrivel, adoro tds os livros dele!!!

    ResponderExcluir
  9. Rick Riordan é fantástico, tem uma escrita que envolve e eu sou fã. Não li todos os livros ainda, mas gosto muito das histórias do Percy Jackson. Sem contar que o assunto abordado é um dos que mais me interesso.

    ResponderExcluir
  10. A narrativa do livro é um pouco infantil, o que não é um problema pois o maior público do livro são os adolescentes. Quem está acostumado com livros "maduros" vai estranhar a escrita de "O ladrão de raios". Convenhamos que Rick Riordan manda muito bem quando o assunto é fantasia. Eu recomendo o livro.

    ResponderExcluir
  11. Bom, não conheço o autor e o post serviu ao seu propósito. E adorei saber como tudo teve seu início... engraçado, mas, nos posts que leio sobre autores, na maioria das vezes, tudo começou por conta de um filho que gostava muito de um determinado assunto.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!
    Não conheço as obras, mas sei que muuuitos jovens são fãs (um deles meu primo, que já me fez questão de mostrar toda a sua coleção todo orgulhoso) e achei muito bacana a história do Rick e a forma como ele começou com Percy.
    É uma pena que as pessoas, ao invés de apreciar a obra, ficam acusando o autor. Hoje em dia tem tantas coisas feitas, tantas coisas inventadas que é quase impossível criar algo 100% original. Mas fandom é assim! :z

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  13. Que bacana a origem da historia do Percy!!
    Mi, ainda não li a serie,, to com ela aqui e euqero ler.. Só tenho aquele medo de não gostar por ser para um publico diferente.. Por sinal, sabe se posso ler os herois do olimpo sem ler percy e os olimpianos? Só por curiosidade mesmo,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Camylla.
      As histórias são sequenciais e nos primeiros livros temos diversas referencias a está série, principalmente ao último livro. Mas não é nada que deixe o leitor perdido na história.
      Beijos, Dreeh

      Excluir
  14. O autor e muito talentoso!
    Criou uma obra que fez milhares de fãs, eu ficaria orgulhoso de mi mesma
    ser vc ele hahah!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom conhecer um pouco mais dessa autor. As séries são super badaladas e só leio elogios em relação aos livros, mas ainda não tive oportunidade de ler nada. Espero que consiga em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Sou super fã dos livros do Tio Rick adoro os livro dele mas eu não sabia dessa coisas sobre ele adorei conhecer mais e estou doida pra que saia sua nova serie Magnus Chase and the Gods of Asgard gostei muito da ideia de uma serie baseada na mitologia nórdica !!!!

    ResponderExcluir
  17. Sou fã do tio Rick, ótimo post Dreeh! Meio atrasada mas vou acompanhar essa semana Percy Jackson, sou super fã da série.

    ResponderExcluir