Resenha - Mentirosos

Resenha - Mentirosos
Sinopse: "Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. "Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, 'Mentirosos' é absolutamente inesquecível." - John Green, autor de "A culpa é das estrelas" "Uma história assombrosa sobre como as famílias vivem suas próprias mitologias. Triste, maravilhosa e real." - Scott Westerfeld, autor de "Feios"

Cady é uma legítima Sinclair, nascida e crescida em berço de ouro. Os Sinclair são uma importante e tradicional família dos Estados Unidos que possuem diversos lemas como, por exemplo:
“Não aceite não como resposta.”
“Seja resoluto, ninguém gosta de gente evasiva.”
“Nunca reclame, nunca explique.”
Todos os Sinclair são lindos, altos, loiros, extremamente ricos, e não conhecem a palavra fracasso. Ninguém é carente, ninguém erra, ninguém é viciado e muito menos criminoso. Eles são praticamente a perfeição divina na Terra. Pelo menos essa é a imagem que eles se esforçam arduamente passar para os demais. Até sermos convidados a entrar na intimidade dessa complexa e fraudulenta família.

Cadence Sinclair Eastman é uma menina arrasada pela dor. No alto dos seus quase 18 anos, Cady tenta se recuperar de um trauma que deixou sua vida no vácuo e lhe presenteou com inúmeras sequelas, sendo uma delas uma enxaqueca de rachar o crânio que muitas vezes a faz implorar estar morta e a viciou em oxicodona.

Depois do acidente, Cady perdeu semanas de aula e teve que repetir o terceiro ano, abandonou o futebol e o tênis, não pôde mais trabalhar como babá e nem dirigir, e afastou seus antigos amigos da sua convivência. A vida da jovem resumia-se a ficar trancada no quarto, melancólica, deprimida e solitária, tentando recordar anos de memória que fugiram de sua mente.

Cady mudou, e não era somente seu cabelo pintado de preto que a diferenciou dos demais Sinclair. Ela não via mais sentido em fingir, em mentir e em gastar desmedidamente ou acumular coisas, como o resto da família, sendo constantemente motivo de olhares, comentários e incompreensão por parte deles.

Mas Cady tinha um grande desejo, ela queria desesperadamente voltar para a ilha particular dos Sinclair, Beechwood, para reencontrar os amigos Mirren, Johnny e Gat, chamados de os Mentirosos, e tentar desvendar os mistérios envolvendo seu acidente e recuperar a memória do antes e depois do verão dos quinze.

Porém, a menina irá descobrir, da pior maneira possível, que até as melhores das intenções podem ser responsáveis pelas piores desgraças.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Faz muitooooo tempo que só escuto falar de Mentirosos, escrito por E. Lockhart e lançado recentemente pela Editora Seguinte. Todas as minhas amigas falam tão bem da obra que resolvi mergulhar de cabeça na história, sendo rapidamente tragada pela narrativa em primeira pessoa, escrita de maneira simples, fluida, e cheia de significados e duplo sentido. 

Não tinha muita ideia do que esperar da trama, já que a sinopse não nos releva quase nada. Justamente por isso, tive o dobro de cuidado ao elaborar a resenha, já que no próprio livro a Editora nos pede para não contarmos muitas coisas para não estragarmos as experiências pessoais de cada um com Mentirosos.

O livro é dividido em cinco partes e possui capítulos bem curtos, fazendo com que a leitura adquira um ritmo acelerado e seja impossível desgrudar das páginas até chegar ao fim. No início da história, somos apresentados a Cady, uma menina que está enfrentando um turbilhão de emoções e conflitos internos em demasia. Ela nos conta como é ser uma Sinclair, a pressão de se viver uma vida e aparências numa família desunida e constantemente em conflito por causa de dinheiro.

Mas Cady tem a sorte de ter ao seu lado Mirren, Johnny e Gat. Todos os verões eles se encontram na ilha, prontos para causarem muitas confusões, se divertirem até dizer chega, e compartilharem inúmeras confidências. Eles são inseparáveis, e é incrível de ver como pessoas completamente diferentes podem se dar tão bem e aceitarem uns aos outros sem nenhum tipo de preconceito. Até acontecer o acidente de Cady e as coisas mudarem radicalmente para todos os envolvidos.
"Eu desejava tanta coisa para nós: uma vida livre de pressão e preconceito. Uma vida livre para amar e ser amada."
Mentirosos é um livro tremendamente bem escrito. E. Lockhart consegue desenvolver o enredo com maestria, escondendo o grande segredo da história de maneira a deixar os leitores atônitos e sem chão na medida em que tudo nos é revelado. Para quem tem um olhar mais atento, é possível perceber as pistas que a autora dá no meio do caminho, nos possibilitando desvendar o grande mistério antes da hora, coisa que acabou acontecendo comigo, infelizmente. Mas dou uma dica, não façam isso. Não tentem criar teorias sobre a obra, só leiam, porque senão, todo o fator surpresa cairá por terra e vocês não conseguirão desfrutar dessa narrativa primorosa.

O livro transcende aos clichês que estamos habituados a ler, já que, além da incrível reviravolta que possui em seu texto, também analisa friamente as relações familiares e as dificuldades de se crescer num ambiente corrompido e deturpado. Ademais, nos alerta sobre nosso prejulgamento acerca do que achamos melhor para os outros, mostrando que algumas das atitudes impulsivas que tomamos podem dar muito errado, ocasionando marcas profundas que levaremos para a vida. Outrossim, acho que uma das lições mais preciosas que Mentirosos pode nos ensinar é a importância do perdão como um meio de se seguir em frente.

A Editora Seguinte criou um site oficial para o livro muito interessante. Lá vocês podem deixar seus depoimentos sobre a obra, fazer o upload de fotos e inclusive debater em um forum secreto sobre o que acharam de Mentirosos. Vão por mim, depois que vocês lerem, vocês vão surtar e vão precisar falar sobre esse livro com alguém.. kkk Acessem o site AQUI.

Mentirosos - E. Lockhart
Editora Seguinte
272 páginas 
Comprar: Submarino
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE NOVEMBRO.

Clique AQUI e saiba como participar.

37 comentários

  1. Oi, Mi, tudo bem?
    Eu não conhecia a ideologia de um Sinclair, na verdade. E nem sabia que devem ter todo aquele estereótipo e tudo mais.
    Parece legal, quando visto do lado de dentro, se é que posso dizer assim. E visto do lado de fora é meio estranho, meio que preconceituoso. Mas eu gostei da obra e acho que dá para aprender bastante, realmente. Ir além do clichê é difícil, hoje em dia, fiquei feliz com o fato de essa obra conseguir.
    Vou querer ler. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da história e se surpreenda. Beijos

      Excluir
  2. Eu tinha ouvido falar do livro, mas nunca lido nada a respeito. Quando vi o título e soube que a trama girava na alta sociedade, pensei que seria um tipo de Bling Ring. Depois vi que na verdade é um Game of Thrones contemporâneo. Pelo menos foi o que esse negócio de lema, família correta e puro sangue me lembrou. Analisando esse ponto em comum apenas. Mas a trama parece boa, instigante, como falasse.

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a ideologia dos Sinclair assemelha-se a qualquer família rica e tradicional que possui fortes regras de etiqueta e vive para a aparência. Quando entramos no mundo do povo com dinheiro, é incrível como isso é comum, e como a família vista por "dentro" é diferente. Falo por experiência própria. Beijos

      Excluir
  3. Não conhecia o autor e nem a obra até vc comentar no Facebook que estava lendo e gostando muito do livro. Mesmo trazendo esteriótipos da família rica, pessoas IMperfeitas e outros clichês, como vc falou o livro vai além disso e vale muito a leitura. Hahaha, ainda bem que vc deu a dica de não tentar desvendar a trama, eu tenho essa mania e às vezes minha conclusão versus o que acontece na obra, acaba me chateando rsrs. Fiquei muito curiosa pra ler e já adicionei na lista de "vou ler" do SKOOB. Bjss ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é uma escritora.. hehe Nem fala, sempre me dou mal com essa coisa de querer adivinhar a história, porque quase sempre consigo, e daí não me surpreendo com as reviravoltas, que foi o que aconteceu comigo nesse livro :( Beijos

      Excluir
  4. Olá Mi, tudo bem?

    Eu estou LOUCO por esse livro, de verdade. Não vejo a hora de lê-lo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas gostei bastante da sinopse.
    Já sua resenha me deixou com o sentimento um pouco confuso. Não sei se quero ler ou não hahaha
    Por um lado, isso da autora deixar pistas no meio do livro não me agrada pq eu fico criando mil teorias. Já o fato de vc falar que eu vou precisar falar com alguém quando terminar, me deiixou morrendo de vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Re, acho que esse negócio da autora deixar pistas foi mais uma constatação minha, própria. Porque nenhuma das minhas amigas que leu percebeu "as pistas".. kkkk Então acho que só que observar bem vai se dar conta das migalhas, senão, você simplesmente será surpreendida pela reviravolta da trama e será arrebatada.. hehe Beijos

      Excluir
  6. Oii
    Não conhecia o livro, mas fiquei extremamente curiosa. Só acho que vai ser difícil não criar teorias no decorrer da leitura. haha
    Ótima resenha!

    beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo.. kk Beijos e boa leitura.

      Excluir
  7. Mi, mentirosos está na minha wishlits há muito tempo, desde que as blogueiras receberam o livro com a capa amarelinha, que eu nem sei porque, mas adorei, fiquei até triste por não ser a capa original.

    Eu li diversas resenhas desse livro, mas a sua é minha preferida <3 Essa história da Cadence sofrer um acidente, ser de uma família "perfeita" e querer ser diferente me intrigou muito!!! E gostei muito do fato de de ter capítulos curtos e eu sempre crio teorias, mas agora já sei que não devo fazer isso com Mentirosos haha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, eu também recebi o livro com a capa amarela, que é mesmo fofa. Deixa te explicar, aquilo se chama de "prova". A Editora imprime uma pequena tiragem de teste para ver como o livro ficou e para mandar para algumas pessoas lerem e resenharem antes do lançamento, para chamar atenção dos leitores ;) Obrigada pelo carinho e boa leitura. Beijos

      Excluir
  8. Oi Mi! Gostei muito do livro, no começo pensei que fosse mais uma história com adolescentes e seus conflitos, mas conforme fui avançando na leitura eu não conseguia descobrir onde a autora queria chegar, a cada momento a história ia ficando mais complicada e quando veio a grande revelação meu queixo caiu, não esperava aquela reviravolta. É um livro bem inteligente.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, li sem saber o que esperar da história. Apesar de ser bem escrita, não consegui me conectar tanto com a trama justamente por ter descoberto o segredo antes da hora :( Que pena. Beijos

      Excluir
  9. Terminei de ler a resenha e já fui pesquisar o preço... tá menos de 20 no Submarino, hehehe. Também já add no Skoob.
    Fiquei tão curiosa para saber mais do acidente de Caty e de seus amigos mentirosos...
    Adorei saber que não é clichê.
    Essa coisa toda de uma família tradicional que passa perfeição, mas que na verdade pode esconder muita podridão de baixo do tapete até pode soar clichê, mas eu percebi pela resenha que vai além disso tanto que a própria editora pede cautela na divulgação de informações...
    Fiquei louca pra ler e meeeega curiosa.
    Parabéns pela resenha. Adorei, Mi. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá baratinho.. procura depois no Buscapé que ele sempre te dá descontos e mostra os melhores valores.. hehe Beijos

      Excluir
  10. Oi, Mi!
    Eu adoro a capa desse livro e ele me da a impressão de ser uma obra sci-fi, envolvendo aliens. Entendi que isso não faz parte da história, mas de fato a capa me chamou muito a atenção.

    De fato, apenas lendo a sinopse não imaginava que o livro abordaria tantos assuntos corriqueiros - e ao mesmo tempo complexo. Mantive o interesse pela leitura, principalmente pela curiosidade para saber o que, de fato, aconteceu com Cady.
    Eu adoro livros onde os autores colocam pistas e nos possibilitam elaborar teorias; o problema é que eu nunca consigo desvenda-las ou até mesmo adivinhar alguma coisa do final. Isso me deixa um pouco frustrada, mas o bom é que eu sempre me surpreendo com o final. :)

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que curioso Sil, kkkk.. incrível como cada um tem uma impressão diferente sobre uma mesma capa, né?! Nesse caso, será muito melhor se você não conseguir desvendar os segredos, vai por mim ;) hehe Beijos

      Excluir
  11. Tinha que ser formada em direito né?! Acabou com a graça do livro kkkk Amiga realmente você foi a única pessoa que eu vi falando que achou pistas e desvendou o "segredo" final, uma pena porque acaba perdendo a graça quando se chega lá, eu particularmente detesto imaginar uma coisa e o autor ir lá e realmente fazer aquilo. Mas pelo menos o resto do livro compensou, e realmente a sinopse não diz muita coisa então quero ler, ainda mais com tanta recomendação que o livro tem recebido, vi inúmeras pessoas dizendo que é o melhor livro que leram no ano, e com esses dramas familiares creio que possa ser mesmo. Espero ler logo.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, nem fala. Nunca desgostei tanto ser observadora.. kkk Beijos

      Excluir
  12. Oi Mirelle.

    Que interessante esse post. Não tinha ouvido falar do livro ainda, mas, agora, ele faz parte dos livros que preciso ler.

    Obrigado pela dica.

    Tem promoção no blog Sou Bibliófila

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/concorra-um-exemplar-de-licao-de.html


    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Apesar dos ótimos cometários, não achei a sinopse tããão interessante...somente por ela não me interessaria pelo livro nunca. Gostei da resenha, mas não me interessei a ponto de querer com desespero e afinco, mas não posso negar que fiquei curiosa pelo acidente e essas relações familiares que me pareceram conturbadas.

    ResponderExcluir
  14. MI, estou doida pra lerMentirosos. Todo mu do tá falando tão bem!!!
    Não vou poder ler esse ano por questao de dinheiro hahaha mas ano q vem com certeza!

    ResponderExcluir
  15. Já estava curiosa para ler Mentirosos quando vi ele na vitrine de lançamentos da editora e agora depois de ler a resenha então! Parece ser uma daquelas histórias que eu adoro e que no final deixam a gente doida de vontade de achar alguém para comentar a respeito. Tenho amigos que já leram e estão com a língua coçando para não soltar spoilers do meu lado hahaha preciso muito ler esse livro. Ótima resenha Mi.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mi xD

    Aí Mi, você gosta de me ver sofrendo mesmo né?! A sinopse não revela quase nada e você também não ajuda nas suas resenhas, rs, só nos deixa ainda maaaais curiosos.
    Deve ser o tipo de história que a pessoa vai ficando eufórico quando vai chegando o final do livro..
    Fiquei bem interessado, vou ver se baixo em ebook.

    Beijos, Lucas.

    ResponderExcluir
  17. Oi Mi! Estou doida para ler esse livro, já ouvi muitas pessoas falando, mas a sua é a primeira resenha que leio! Sempre falam muito bem do autor, mas ainda não li nada dele! Pela sinopse realmente não da para se ter uma noção real do livro... Gostei de saber que ele tem capítulos rápidos, pois isso da mais dinamicidade ao livro :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha do livro! Isso só aumentou ainda mais a minha vontade e curiosidade pela leitura do livro! Algumas pessoas disseram que esse livro ñ é nada clichê,pelo contrário ele vai te envolvendo com misterios e surpresas
    Suas resenhas são ótimas e só faz aumentar a minha lista de livros para ler... O que é muito bom!!

    ResponderExcluir
  19. HAHAHA, nunca ouvi falar desse livro, mas confesso que você é uma advogada literária, porque é impossível ler tuas resenhas e não ter a vontade de comprar o livro.

    ResponderExcluir
  20. Eu já disse o quanto amo essas resenhas, me deixam extremamente curiosa quanto aos livros e só vão enchendo cada vez mais a minha lista sem fim, Mentirosos vai, com certeza, para o topo da lista, adoro mistérios, eles precisam de solução!!! Vamos lá...

    ResponderExcluir
  21. Mentirosos atualmente esta sendo bastante comentado pelo blogs literarios!
    Isso me achou atenção! Sinceramente achei interessante a historia , e tão coisa
    de 'mentira'' deixa o leitor curiosa pra sabe a verdade atras de mentira''
    Em outras palavras um livro muito interessante!

    ResponderExcluir
  22. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro. Ultimamente, tramas que transcendem os clichês habituais tem sido bastante raras e, quando aparece um, temos que agarra-lo com unhas e dentes. Claro que vou ler assim que tiver a oportunidade.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha ja tinha ouvido falar muito desse livro so q e a primeira resenha que leio e adorei esse livro parece cheio de mistérios mas nenhum deles previsível tipo de livro que eu adoro!!!!

    ResponderExcluir
  24. Volto nesta resenha para dizer que ontem li o livro e achei simplesmente incrível!
    Não descobri o segredo até que ele fosse revelado, eu pensei que era uma outra coisa. Acho que se fosse escrito, eu gostaria de ter criado uma história como a deste livro.
    A maior lição que tirei é que boa intenção gerada dentro da impulsividade e da imaturidade, traz consequência trágicas.

    Deixo uma frase do livro que vou levar para vida toda:

    "Seja um pouco mais gentil do que precisa ser. Não aceite um mal que você possa mudar."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Denise! Fico tão feliz em saber. Não há nada melhor do que ser surpreendido, né?! Acho que queria ter passado por essa emoção. Pena que descobri antes da hora, mas enfim. E você conseguiu resumir em uma frase a maior lição que podemos aprender com a história, a respeito da impulsividade e imaturidade. Chocante, né? Você já leu Garota Exemplar e Reconstruindo Amelia? Eles seguem esse estilo, com surpresas e reviravoltas surpreendentes. De repente você pode gostar também. Beijos

      Excluir