Semana Percy Jackson - Resenha - O Último Olimpiano - Dia 6

Hey gente, aqui é a Dreeh, do Blog Mais que Livros, trazendo mais um post especial para vocês. Preparados para conhecerem o desfecho da série Percy Jackson & Os Olimpianos? Então fiquem de olho no último post da Semana Especial.

Sinopse: "Os cinco livros da série que se tornou fenômeno mundial, em edição limitada e com design exclusivo: as cinco lombadas dos livros compõem, juntas, uma ilustração especial de John Rocco. Em O ladrão de raios, Percy Jackson, o menino que aos doze anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, precisa impedir uma guerra entre os deuses que destruiria a civilização ocidental; em O Mar de Monstros, ele e os amigos se envolvem em uma perigosa aventura para defender o acampamento dos semideuses; em A maldição do titã, Percy descobre que o Senhor dos Titãs despertou e está disposto a destruir a humanidade; em A batalha do Labirinto, o semideus vai combater o perigoso titã no temido Labirinto de Dédalo; e em O último olimpiano, Percy tem que lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu décimo sexto aniversário — e, assim, com a profecia que determinará seu destino."

ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série. Leiam por sua conta e risco!

Que comece a última batalha!

Em meio ao planejamento para alguns dias tranquilos de férias, chega a notícia tão aguardada: a guerra está começando. O Senhor do Tempo, Cronos, segue em direção à Nova York a bordo do Transatlântico Princesa Andrômeda, acompanhado por uma horda de monstros. A primeira das muitas missões é pará-lo ou ao menos retardar sua chegada à cidade. Mas isto é apenas o início...

As noticias que se ouve de todos os lados são sempre desanimadoras. Tifão, um dos titãs mais poderosos, se libertou de sua prisão e está rumando à Nova York, devastando tudo por onde passa. A esperança de todos é que os deuses olimpianos consigam vencer essa batalha antes que ele chegue ao destino final. Acontece que ela já dura dias e o progresso é muito pequeno. Enquanto isso, Poseidon luta sua própria guerra contra o Titã Oceano. Assim como deuses, semideuses e monstros, muitos seres marinhos estão defendendo a causa de Cronos

Tudo parece ir muito mal, o que não quer dizer que não possa piorar. A cinco dias do seu aniversário de 16 anos, a Grande Profecia é, finalmente, revelada por completo a Percy Jackson.


"Um meio-sangue, dos deuses antigos filho
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos.
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará.
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar."

Faltam cinco dias até a chegada do Tifão. Cinco dias até a profecia se completar. Cinco dias para descobrir uma forma de salvar o mundo e a si mesmo. Cinco dias que definirão toda a sua vida, ou, até surgir um novo perigo iminente.

***

Sabe quando você começa um livro com grandes expectativas e todas elas são alcançadas? É uma sensação ímpar que eu consegui alcançar graças à genialidade de Rick Riordan. Logo na primeira página do livro, o leitor se depara com um mapa da batalha de Manhattan. Ele é ótimo para que possamos acompanhar todos os movimentos durante o combate, pois traz todos os locais citados, além de ter as principais informações – especialmente de posicionamentos – escritas.

Apesar de a profecia ser revelada logo nos primeiros capítulos, isso não quer dizer que todo o livro se torna previsível. O autor consegue esconder o jogo do leitor, que muitas vezes só consegue perceber que certa linha foi ‘executada’ após tudo acontecer. Outra coisa que Rick esconde até o último segundo – e eu nunca vi ninguém que descobrisse antes – é a identidade do traidor do acampamento.

Um ponto que vale a pena ser observado é a forma como o autor conseguiu inserir uma batalha épica no meio de uma grande cidade onde existem pessoas morando, trabalhando, transitando... Deuses e mitos gregos continuam a ser inseridos na história e, aqui, surgem muitos! Afinal de contas, eles precisam vencer a luta para que não sejam destruídos. Entre todas, a que mais me conquistou, foi Héstia. Ela é uma olimpiana que não gosta de se destacar – tanto que poucos a conhecem –, e é a deusa da família e do fogo doméstico, aquele que é aceso em lareiras. Além de ter uma linda história, Héstia é uma peça importante neste livro.

Quando a batalha tem inicio, é melhor que você tenha tempo para devorar cada página sem precisar de intervalos. O Último Olimpiano é uma leitura rápida, cheia de ação que, quando você percebe, já chegou ao fim. Para o alívio daqueles que já se sentiam solitários com o final da saga de Percy Jackson, há surpresas ao fim deste volume. A próxima grande profecia, que rege toda a saga de Os heróis do Olimpo é revelada! Eu já li quase toda a saga e vocês podem conferir minha opinião lá no Blog Mais que Livros.

Com maestria, Rick Riordan construiu uma série repleta de mistérios e aventuras, dando uma aula de mitologia grega e falando sobre questões pertinentes ao seu público alvo, como: família, amigos, primeiro amor, etc... Deixando as aulas de mitologia grega de lado, cada livro da saga possui uma mensagem a ser refletida e discutida. Se você ainda não teve a chance de ler, arrisque. A probabilidade de você se tornar mais um fã do tio Rick é infinitamente superior a de se decepcionar com ele.

O Último Olimpiano - Rick Riordan
Livro 05
Série Percy Jackson e os Olimpianos  
Editora Intrínseca
388 páginas 
Comprar: Saraiva
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE NOVEMBRO.

Clique AQUI e saiba como participar.

17 comentários

  1. Eis que chega o fim da Semana Percy Jackson, confesso que fiquei com vontade de reler a série, mas como tenho outras leituras, não vai ser possível fazer isso tão cedo, rsrs. O Último Olimpiano fecha com chave de ouro essa série maravilhosa, escrita pelo Rick Riordan. Apesar de ter muitos elementos da mitologia grega, os livros vão além disso, como vc falou! Abordam assuntos comuns aos adolescentes e jovens, impossível não se identificar com um personagem, uma história, um momento... Acho que fiquei com vontade de ler Os Heróis do Olimpo, eu tenho receio de ficar comparando com Percy Jackson e não curtir taaaaanto a leitura como deveria! Rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayaia, não precisa ter esse receio. É praticamente uma continuação. A grande diferença é que temos vários narradores e não só o Percy. Alguns elementos novos são inseridos tambem, mas tudo para deixar a história ainda mais interessante. De uma chance aos novos semideuses =D
      Beijos, Dreeh

      Excluir
  2. Com certeza irei dar uma segunda chance a série quando acabar de ler Academia dos Vampiros rsrs! Gostei de você revelar poucas coisas e sem spoilers na sua opinião pra quem não leu todos os livros como eu! O Tio Rick realmente deve ter dado um desfecho incrível :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive muita vontade de ler Percy Jackson, mas confesso que recentemente bateu uma certa curiosidade, gostei da resenha, acho que vou providenciar para ler em 2015!


    http://www.estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li mas confesso que já esta me dando uma pontinha de curiosidade lendo estas resenhas

    ResponderExcluir
  5. Como já disse antes, uma das minhas sagas favoritas... Rick escreve com um entusiasmo e uma criatividade, prendendo os leitores a cada parágrafo... Sou fã de Rick e de Percy!!!

    ResponderExcluir
  6. Passou rápida a semana! Eu dei uma olhada nas tuas resenhas da nova saga do Percy (eu sei que não é só dele a de Os Heróis do Olimpo) e ela me atraiu bem mais que a primeira. Deve ser por ser mais madura, como falasse. Já que são independentes, estou pensando em começar pela segunda e depois voltar para a primeira. Tu acha que ficaria bom, Andressa?

    Parabéns por essa semana especial aqui no Recanto da Mi, ficou ótima!

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se você ser Os Heróis do Olimpo primeiro, será ainda mais difícil ler Os Olimpianos depois, justamente por conta da linguagem. Mas pode ser que, com a curiosidade aguçada, você leia com mais vontade, não sei rs... Vale uma tentativa =D
      Obrigado Laplace <3
      Beijos

      Excluir
  7. Ainda não li o livro mais assistir os dois primeiros filmes!
    Achei que primeiro filme foi melhor do segundo
    pois encontrei um serie de coisa que para mim
    achei meio fraco! Não sei ser de fato leria o livro
    pois como ja assisti o filme acho que seria meio ''sem graça'
    Mas ainda não sei, pois não tive oportunidade de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Girlene, não ficaria sem graça porque os filmes não tem nada a ver com o livro. Até alguns personagens eles modificaram! Se você curtiu o que assistiu no cinema, você vai gostar ainda mais dos livros. =)
      Beijos

      Excluir
  8. Cara, primeiro, super parabéns pelas resenhas, ficarem muito boas e, principalmente, nos faz querer ler todos os livros. Seria muito bom que os filmes de Percy Jackson fossem minimamente fiéis a essa história genial que o Rick criou, mas acho que os filmes ficam devendo - e MUITO - para os livros.
    Concordo quando diz que a probabilidade de gostar da leitura é bem maior que a de se decepcionar com ela, mas devo dizer que, até agora, o livro que realmente gostei foi primeiro, não sei se pela novidade, enfim, mas de certo vale a pena continuar acompanhando.

    ResponderExcluir
  9. Estou adorando essa semana de rick riordan pois esta me dando vontade de ler a serie!! As ferias ja tao chegabdo....

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dreeh!
    Fiquei curiosa para saber quem é o traidor do acampamento, mesmo sem ler nenhum dos livros.
    Achei legal a ideia do autor de já jogar par ao leitor uma nova Saga interligada com essa. Assim os fão não vão se sentir completamente órfãos com o fim. Sempre bate aquela depressão quando uma saga acaba :(

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  11. Verdade, Dreeh!!! Essa sensação de ter todas as altíssimas expectativas alcançadas é ótima. Melhor do que ganhar na Mega-sena da virada #mentira kkkkkkkkk
    Só em ler essa resenha, já imagino que essa batalha épica entra para o hall de melhores de todos os tempos. E o que falar do segredo em relação ao traidor, que o Rick conseguiu guardar até onde pode?!?! Correndo atrás dessa série desde já!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Queria muito que dessem continuação às adaptações. Por não ser o meu gênero favorito de leitura, não me desperta interesse, mas vi o primeiro filme e adorei.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do ultimo livro lembro que o final quando eu li não estava espero que acaba-se assim mas adorei a continuação na nova serie Os Heróis do Olimpo !!!!

    ResponderExcluir
  14. Tio Rick fechou muito bem a série, me apaixonei por ela e fiquei me perguntando porque demorei tanto para ler mesmo com um amigo insistindo direto para iniciar a leitura. Tenho os três primeiros volumes dos Heróis do Olimpo em inglês mas pretendo ler quando já tiver todos, sabe aquela ansiedade de começar a ler e não ter o próximo para continuar? Pois é, Dreeh meu drama pessoal com a ansiedade hahaha. Assim que iniciar minha leitura vou conferir no seu blog as suas impressões.

    ResponderExcluir