Semana Percy Jackson - Resenha - A Maldição do Titã - Dia 4

Hey gente, aqui é a Dreeh, do Blog Mais que Livros, trazendo mais um post especial para vocês. Preparados para conhecerem mais a fundo um pouco desse universo mitológico de Percy Jackson? Então fiquem de olho nessa Semana Especial.

Sinopse: "Os cinco livros da série que se tornou fenômeno mundial, em edição limitada e com design exclusivo: as cinco lombadas dos livros compõem, juntas, uma ilustração especial de John Rocco. Em O ladrão de raios, Percy Jackson, o menino que aos doze anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, precisa impedir uma guerra entre os deuses que destruiria a civilização ocidental; em O Mar de Monstros, ele e os amigos se envolvem em uma perigosa aventura para defender o acampamento dos semideuses; em A maldição do titã, Percy descobre que o Senhor dos Titãs despertou e está disposto a destruir a humanidade; em A batalha do Labirinto, o semideus vai combater o perigoso titã no temido Labirinto de Dédalo; e em O último olimpiano, Percy tem que lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu décimo sexto aniversário — e, assim, com a profecia que determinará seu destino." 

ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série. Leiam por sua conta e risco!

Após algumas aventuras e um gradual amadurecimento, Percy aos poucos vai descobrindo a grande profecia por completo. Ainda não sabemos se ele será o semideus citado nela, mas até lá, dois anos se passarão e tudo pode mudar. Enquanto isso, todos no acampamento meio sangue precisam se preparar para o que quer que esteja vindo.

Com todas as baixas que o acampamento vem sofrendo, reforços são extremamente necessários e bem-vindos. Um grupo de sátiros se espalhou pelos quatro cantos em busca de novos semideuses e, nessa caçada, Groover acaba por encontrar os irmãos, Nico e Bianca di Angelo, no internato militar Westover Hall. Com o tempo para resgatá-los se esgotando, Percy, Annabeth e Thalia vão ao seu encontro. Digamos que as coisas não saem como o esperado e a deusa Ártemis, juntamente com seu grupo de caçadoras, aparecem para tentar auxiliar o grupo.

A primeira aventura do livro é rápida, mas deixa consequências que nos acompanham ao longo desta obra, entre elas, a triste ausência de Annabeth. Calma, não é isso que vocês estão pensando, ou talvez seja. Quem sabe? A questão é que a história é narrada em primeira pessoa, pelo Percy e, como eles estarão separados, ficamos sem ter muitas notícias da semideusa mais esperta do acampamento.

***

Considero A Maldição do Titã como um divisor de águas para a série Percy Jackson e os Olimpianos. Além do surgimento de personagens importantes, aqui eles deixam suas vidas relativamente tranquilas para trás e começam a encarar a realidade: uma batalha épica está vindo por aí. Enquanto ela não chega, nossos semideuses e caçadoras têm outras preocupações mais urgentes para lidar.

"A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada,
Um se perderá na terra ressecada,
A desgraça do Olimpo aponta a trilha,
Campistas e Caçadoras, cada um, brilha,
A maldição do titã um deve sustentar,
E, pela mão do pai, um irá expirar."

Esse é sem dúvidas o melhor livro até agora. A história é eletrizante e frenética, de modo que você não vai conseguir largar o livro até descobrir todos os mistérios que ele esconde. Percy, Annabeth, Ártemis... cada um enfrentará sua própria batalha, mas no final, tudo é uma coisa só. O fracasso de um pode resultar no fracasso do Olimpo!

A escrita de Rick Riordan fica mais gostosa conforme avançamos na série. Neste livro, somos apresentados às histórias de Ares, Afrodite, dos irmãos Ártemis e Apolo e de um certo Titã milenar... Eu conhecia todos de nome, então fiquei bem feliz por conhecer um pouquinho mais sobre cada um. Outra coisa que eu gostei muito no livro é que o Percy vai começar a perceber que sente aquilo que todos nos já sabíamos! E aqui o autor ganha mais um ponto, se é que ele precisa disso a seu favor. Rick esperou que os personagens ficassem mais velhos para inserir elementos mais concretos do romance. Um garoto de 12 anos apaixonado não ia cair muito bem, não é gente?

Com alguns destinos surpreendentes, a série continua a cativar os fãs. Termino esta resenha com uma sábia frase de Atena que tem muito a ver com o que veremos nas continuações da série:

"Os defeitos mais perigosos são aqueles que, com moderação, são qualidades.

A Maldição do Titã - Rick Riordan
Livro 03
Série Percy Jackson e os Olimpianos Editora Intrínseca
334 páginas 
Comprar: Saraiva
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE NOVEMBRO.

Clique AQUI e saiba como participar.

12 comentários

  1. A Maldição do Titã, um dos meus preferidos, as histórias de Nico e Bianca, a deusa Ártemis e as caçadoras, as revelações sobre a profecia!!! E o romance vindo a tona é muito bom...

    ResponderExcluir
  2. A trama deu uma melhorada mesmo nesse novo volume. Sobre a questão de não saberem se o Percy é o semideus da profecia, será ótimo se ele não for. Eu torceria para isso. Seria previsível ele ser esse semideus (e provavelmente ele o é), e não é que vá ficar ruim se ele for, mas é o que todo mundo espera, já que é o que geralmente ocorre. A partir do momento que o autor muda isso e quebra o que é comum, acredito que agrega mais valor e um novo fôlego à trama. Mas, novamente, se ele for o semideus e o autor soube trabalhar isso, pode ficar bom também.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dreeh.
    Com essa resenha eu acabei entendendo as milhares de imagens que vejo no fbook quando se fala de sagas - independente de qual seja - e romance. O legal de acompanhar uma saga é acompanhar também a vida dos personagens, e dependendo da sua idade/sua maturidade você acaba acompanhando compartilhando os mesmos sentimentos.
    Eu fico imaginando, por exemplo, os fãs mais novos do livro que tem idade semelhante ao do Percy (e eu sempre lembro do meu primo): Provavelmente vão experimentar do primeiro amor até durante a leitura e vão entender perfeitamente quando Percy começar a pensar na Annabeth e se descobrir apaixonado e etc.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  4. A Maldição do Titã continua empolgante como O Mar de Monstros. O Rick Riordan é muito criativo e a cada livro a gente aprende mais sobre mitologia grega de uma forma bem gostosa. Apesar de haver alguns elementos repetitivos, a história é muito boa!

    ResponderExcluir
  5. Pra não pegar nenhum spoiler parei na descrição do livro e li a sua opinião :)
    Gostei de saber de algumas coisas sobre o romance e de que irá ter um batalha final, me lembra o Harry :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu amo as informações mitológicas que aprendo com os livros do Rick Riordon, e acho que isso é o máximo de cada livro do Percy Jackson. A forma como a história se desenvolve e o contexto de cada história é o que de fato nos prende. Tenho certeza que quando avançar a leitura, vou voltar nessa resenha.

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga esta bastante ansiosa chegar neste volume!
    Fiquei me perguntado, o porque de tanto ansiedade hahah !

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ver a evolução não apenas das personagens, mas também da escrita do autor. Outra coisa legal é esse aprofundamento na Mitologia. Como gosto desse tema, ver personagens que conhecia serem abordados e aprofundados é bom demais.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Com ctza um garoto de 12 anos apaixonado não iria fazer sentido.. Aimda bem q o autor sooube trabalhar no assunto..

    ResponderExcluir
  10. Apesar dos ótimos elogios ao autor e sua escrita, ainda não li nada dele, mas mitologia é um assunto que adoro e "ver" personagens conhecidos deve ser bem legal.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu li gostei muito da maldição do titã, achei legal conhecer Thalia e ve que ela era como eu imaginava e Nico, Bianca e Rachel tambem gostei dessa separação de Annabeth e Percy foi legal ve eles longe !!!!

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro em dois dias, não queria parar de ler até chegar à última página do livro, realmente é um divisor e as aventuras seguintes então! rs

    ResponderExcluir