Resenha - Filme Garota Exemplar

Resenha - Filme Garota Exemplar
Sinopse: "Na época de seu quinto aniversário de casamento, Nick Dunne (Ben Affleck) avisa a polícia que sua linda mulher, Amy (Rosamund Pike), está desaparecida. Sob pressão da polícia e da imprensa, a imagem desse casamento perfeito começa a desmoronar. Logo, suas mentiras e seu comportamento estranho fazem todo mundo começar a perguntar: Será que Nick Dunne matou sua mulher?"

Nick e Amy tinham o casamento perfeito, até os EUA serem assolados pela recessão e ambos serem demitidos dos seus empregos. Durante um tempo conseguiram sobreviver com o fundo de investimento que Amy tinha, graças a Amy Exemplar, personagem dos livros de grande sucesso escritos por seus pais, até as coisas começarem a desandar de vez.

Nick não colaborava. Tornou-se um completo vagal que passava seus dias jogando videogame, comendo besteiras e fazendo gastos desnecessários, deixando Amy completamente desiludida e estranhando o sujeito com o qual havia se casado. Depois, descobriram que a mãe de Nick estava com câncer terminal e foram obrigados a se mudar para o interior numa tentativa de salvá-la, que restou infrutífera.

Num ambiente completamente diferente, longe dos seus amigos e familiares, sem emprego, com um marido cada vez mais mudado e violento, e sem perspectivas na vida, Amy começou a definhar e as brigas entre o casal tornaram-se cada vez mais frequentes. Nick não suportava mais ter que voltar para casa e dar de cara com a esposa megera na qual Amy havia se transformado.

Todos os anos, no aniversário de casamento de ambos, Amy preparava uma caça ao tesouro tendo como prêmio um objeto condizente com as bodas que estavam sendo celebradas. Naquele ano era madeira. E em todos os anos, Nick não era capaz de decifrar as pistas deixadas por Amy, frustrando cada vez mais a dedicada mulher. Mas desta vez seria diferente.

Ao chegar em casa, no dia em que completariam cinco anos de casado, Nick não encontrou Amy. Em seu lugar, se deparou com uma cena de crime que dava a entender que a esposa havia sido sequestrada. As investigações policiais começaram, a cidade se sensibilizou e se mobilizou. Todos estavam procurando por Amy, todos menos Nick.

Nick não sabia como se portar diante da situação. Ele queria encontrar a mulher, mas ao mesmo tempo estava aliviado por ter se livrado dela. Porém, sua confusão de sentimentos tornou-se aparente, e os cidadãos começaram a olhar enviesado para um marido que não conseguia sofrer diante de tal tragédia. Todas as pistas levavam a Nick e o transformaram em suspeito do desaparecimento de Amy.

Mas Nick jurava de pé junto não ter nada a ver com o sumiço da mulher. Agora, ele precisava correr contra o tempo para provar sua inocência e trazer Amy de volta. Mas afinal, seria ele o culpado? E se não for, onde estará Amy?

Querem saber o que vai acontecer? Então assistam ao filme!

***

Quem acompanha o canal sabe o quantooooo sou fã do livro Garota Exemplar (resenha escrita AQUI), de Gillian Flynn, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca. Certamente é um dos meus thrillers psicológicos favoritos, que marcou a ferro e fogo a minha vida. Desde que soube da sua adaptação cinematográfica, fiquei temerosa sobre como conseguiriam transplantar a história para as telonas. Finalmente consegui ir ao cinema assistir ao filme, e saí da sessão muda e de queixo caído!

Devemos lembrar que nenhuma adaptação consegue ser completamente fiel ao seu original, por uma série de limitações. Eu mesma sou uma crítica fervorosa em relação ao trabalho que fazem nos longas, e vivo apontando as incongruências entre os enredos e reclamando das produções insatisfatórias. Isso não aconteceu com este filme, de maneira nenhuma.
Resenha - Filme Garota Exemplar
Garota Exemplar contou com um elenco de ponta, responsável pela qualidade de dramatização das cenas. Rosamund Pike está um show a parte. Ela praticamente carregou nas costas a história toda com sua interpretação teatral e psicótica. Amy conseguiu ao mesmo tempo me comover e me assustar, assim como no livro.

Apesar de Ben Affleck não ser o Nick que imaginei, o ator não deixa a desejar, conseguindo incorporar bem o personagem e transparecendo perfeitamente as emoções dúbias de Nick ao longo da trama. Nick me arrancou algumas risadas com seus comentários sem noção e suas atitudes sem sentido frente a gravidade das coisas, assim como no original.
Resenha - Filme Garota Exemplar
Carrie Coon, que interpreta Margo, a gêmea de Nick, está fantástica. A atriz foi exitosa em seu papel de irmã superprotetora, amorosa e parceira em quaisquer circunstâncias. Mas infelizmente achei que Kim Dickens deixou a desejar. A Detetive Rhonda ficou muito apagada na adaptação. No livro, ela tem um papel de enorme destaque e é crucial em diversas passagens. Sua amizade com Nick também não foi trabalhada, fazendo seu personagem perder força. Uma pena, porque poderiam ter explorado muito melhor o seu papel.

O filme conseguiu ser bem sucedido em apresentar as diferentes visões dos protagonistas e deixar os telespectadores em dúvida. O segredo sobre o que aconteceu com Amy não é o ápice, até porque desvendamos rapidamente seu destino. O pulo do gato é a abordagem do porquê de tal acontecimento e o que veio em seguida, definindo o futuro de todos os personagens. Devo dizer que teve uma cena na trama que, minha nossa, foi de tirar meu fôlego. Nunca tinha visto nada como aquilo antes, não de maneira tão explícita e violenta. Uau!

Garota Exemplar é um filme fantástico. Apesar de ser longo, não vi o tempo passar. Para quem gosta de histórias sombrias, reflexivas, violentas e com uma investigação policial eletrizante, não pode deixar de assisti-lo. E para os fãs, que estavam temerosos de que o final seria modificado, não se preocupem, está tão igual quanto poderia ser.

Certamente uma excelente dica de cinema que os fará pensar e discutir o assunto durante horas depois da sessão terminar. Para quem assistir e gostar, recomendo demais a leitura do livro, que ainda é meu favorito :)

Título original:  Gone Girl
Roteiro: Gillian Flynn
Direção: David Fincher
148 minutos
TRAILER 


***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE NOVEMBRO.

Clique AQUI e saiba como participar.

24 comentários

  1. Oi Mi, tudo bem?

    Eu estou muito interessado em Garota Exemplar, tanto no livro quanto no filme. Já li e assisti diversas resenhas do filme e todas falam positivamente. Não vejo a hora de assistir. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mi, eu tenho uma relação de amor-ódio com Garota Exemplar kkkk. Eu li o livro até a página 150 por aí e deixei de canto pq no começo achei muito maçante, chato e arrastado. Ai divaguei, divaguei, até conseguir retomar a leitura. Depois de um tempinho a leitura começou a fluir e eu não desgrudava do livro! É engraçado que terminei de ler em uma noite hahaha, acho legal a reviravolta da obra mesmo que eu tenha descoberto um pouco antes do tempo por causa da minha mania de querer desvendar a trama. Ouvi falar muito bem do filme, dizem que é um dos melhores do ano e que a atuação da Rosamund Pike foi maavilhosa. Gostei muito da sua resenha, fiquei com mais vontade de assistir. Como aqui não tem cinema, vou ter que esperar mais um pouco rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura?? kkk se bem que conheço vários na mesma situação que a sua. Eu pelo contrário amei demais as páginas que tu não gostou.. kkk Beijos

      Excluir
  3. E eu ainda não li Garota Exemplar. Lembro quando li tua resenha amiga, me deixou afoita pela leitura e diversas vezes tentei pôr o livro no carrinho mas nunca achei uma promo satisfatória. E agora já está aí o filme. Confesso que quando assisti o trailer ele não me atraiu mas depois da resenha estou muito curiosa pra assistir, mas acho que ainda vou esperar pela leitura primeiro. Ótimo saber que pelo menos uma vez as características e acontecimentos foram mantidos no roteiro. Espero gostar tanto quanto você e acho que peguei um gancho da história nessa resenha, quando eu ler vamos ver se é ou não =p
    Beijão amiga.
    Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que tu ainda não leu! Greice do céu, vou te dar uns tapas! kkkk Ah, eu também não curti o trailer, mas o filme tá show demais. Beijos

      Excluir
  4. Ainda não li o livro nem vi o filme, mas já vi resenhas de ambos e é como falasse, o filme é tão bom quanto o livro. Quando descobri a trama pensei que fosse mais um desses romances romanticamente exagerados, mas após saber a verdadeira história fiquei muito interessado em conhecer.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é bem teu estilo de história, mas se tiver a oportunidade, veja o filme. Beijos

      Excluir
  5. Oi, Mi!
    Só tenho uma coisa para dizer sobre esse filme: <3
    Não sou "entendedora" de cinema e etc etc, maaaas essa adaptação não deixou nada a desejar. Mesmo sabendo dos acontecimentos eu ainda conseguia me surpreender a cada cena e a cada dialogo. Amy conseguiu ser mais !@#$% do que eu imaginava.
    Não sou fãaaa do Ben, mas sempre gostei dos seus trabalhos e como li o livro durante o processo da adaptação já conseguia imagina-lo no papel do Nick, portanto não tive nenhuma decepção.
    Levei minha mãe no cinema para assistir e ela ficou in love com esse filme; sem falar que eu adorei ver suas reações durante as revelações. *---*

    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, sou como você. Sou leiga no que diz respeito a cinema, mas minha nossa, que filme é esse? kkk Também não sou fã do Ben, mas ele arrasou! E Rosamund, sem comentários, né? hehe Beijos

      Excluir
  6. Aiin, eu já tinha ouvido falar muitíssimo bem do livro, mas ainda não tive tempo de ler. E agora que li a resenha do filme, não to me aguentando de vontade de assistir.
    Mas vou ter que me segurar um pouco pq faço questão de ler o livro antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, apesar do filme ter sido bem fiel, o livro e filme têm pegadas diferentes. Acredito que uns vão amar mais o filme e outros vão se identificar mais com o livro. Espero que você curta ambos. Beijos

      Excluir
  7. Mi, depois da overdose da resenha anterior, tive que me recompor com uma resenha mais "leve" (entre aspas) rs, diria que menos emocionante.
    Eu não tinha lido o livro e nem visto o filme, então precisei acompanhar todos os detalhes de sua resenha para me associar à história. Parece tocante e profunda. Penso que ele não tenha culpa, mas terá que ralar muito para provar sua inocência.
    O filme parece lindo, mesmo a detetive tendo apagado um pouco em sua atuação nas telonas. Adoro o ator e fiquei ansiosa para assistir.
    Ainda estou em êxtase aqui, desculpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a culpa é relativa, acho que no final vai caber a gente julgá-lo e ver se no final, ele é culpado ou não.. kk espero que goste. Beijos

      Excluir
  8. Não tenho interesse no livro... quero mesmo é assistir ao filme.
    Adoro Ben Affleck e como não li o livro não vai haver comparações minhas entre livro e adaptação... o que é bom pq sou mto chata com adaptações. E fora as criticas que são positivas em sua maioria.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler o livro pq ta todo mundo falando coisas positivas.. E, se eu gostar, quero conferir a adaptação. Só não sei quando vai ser!
    Adoro o Ben Affleck como ator.. E espero gostar desse filme :)

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar bastante do filme depois descobri que veio de um livro... Provavelmente irei assistir o filme, pois estou curiosa... Mas meus amigos que assistiram falaram a mesma coisa que você que é um filme longo... Então decidi esperar para assisti-lo em casa ao em vez de no cinema...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é genial. Ainda não assisti o filme e ouvi várias pessoas dizerem que não gostaram, até mesmo quem leu o livro, mas se tu diz que gostou, então acredito que deva ser bom.

    ResponderExcluir
  12. Realmente é maravilhoso, não há o que dizer!!! Só quem leu e/ou assistiu pra saber!!!

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que estou enrolando para ler Garota exemplar mas agora não via dar mais, com filme lançado e essa resenha que me deixou pra lá de curiosa, vou ler assim que terminar minhas leituras atuais, já que não tem nenhum thriller na minha listinha no momento. O trailer não chamou muito minha atenção mas vou pela sua resenha,rs, espero gostar :-)

    ResponderExcluir
  14. Ganhei deste livro em sorteio fiquei tão feliz!
    Posso terminar a leitura do livro ja que ja havia começado
    atraves do computador, foi minha primeira experiencia de leitura
    assim , acabei não gostado muuuito é parei no segundo capitulo!
    Agora terei oportunidade de conhece mais sobre este suspense!

    ResponderExcluir
  15. Mas a gente sai tão feliz do cinema quando vê uma coisa dessas, não é?!?! Acho que não custa nada o diretor ser o mais fiel possível ao livro. Pequenas adaptações são necessárias, mas daí mudar drasticamente, não é legal.
    Que bom que além de ser bem fiel, ainda contou com belas atuações. O elenco é muito bom mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Não tive chance de assistir ainda o filme mas vi varios trailer e adorei eu ja tinha ouvido falar do livro antes mas do prestei atenção quando vi o filme adoro o ar de misterio e a duvida de se ele e inocente e sou super fã de Ben Affleck e Rosamund Pike!!!

    ResponderExcluir
  17. Em suma, 'Gone Girl' é um grande filme que beneficia significativamente para trás a contagem de câmera com a presença de talento do diretor David Fincher. Ben Affleck eu acho que o ator ultimamente tem melhorado consideravelmente, Por essas e outras razões, Garota Exemplar é um trabalho tão ousado fascinante. Impecavelmente dirigido, alternando os momentos hitchcockianos com a polpa criminal, o retrato mais pungente e cruel sociais críticas-pensar em outro pedaço de Fincher, da série de televisão House of Cards- e quase entomológica de um casamento fustigada pela vida.

    ResponderExcluir