60º Feira do Livro de Porto Alegre - Cobertura do Evento + Vídeos

E aí pessoal, está rolando em Porto Alegre, até o dia 16/11/2014, a famosa Feira do Livro, que faz parte da minha vida desde criancinha, graças a minha mãe, que sempre me incentivou a ler e me levava na feira para passear e comprar livrinhos de presente para mim. Guardo ótimas lembranças dessa época.

Para não quebrar a tradição, decidi dar uma passada pelo evento no dia 08/11/2014, na companhia do Leo e da Rô Garden, minha mãe :) Estava um sol de rachar e fazia um dia lindo. Nos encontramos logo depois do almoço, na entrada, e nos dirigimos até a Tenda de Pasárgada, onde rolaria um bate-papo com alguns autores da Editora Novo Século.
Lá estavam presentes os autores Samanta Holtz, Renata Ventura, Laura Conrado, Gustavo Almeida, Marcelo Siqueira e Adriana Brazil, que apresentaram suas obras e falaram um pouco do processo criativo de escrever um livro, os desafios de publicação e o contato com seus fãs, na grande maioria jovens, um público que tem se tornado cada vez mais consumidor de literatura. Ao final, pudemos conversar rapidamente com cada um deles, tirar fotos e pedir autógrafos.
Com Renata Ventura, autora dos livros A Arma Escarlate e A Comissão Chapeleira
Finalmente consegui autografar meu exemplar de A Arma Escarlate que há tantos anos tinha em casa. Eu tive o prazer de conhecer a Renata na Bienal do RJ, mas como não sabia que ela estaria lá, não levei o livro. 
Renata Ventura e Deise Jardim
Conheci as obras da autora por meio da Deise, uma querida amiga, que é muito fã da Renata. De tudo que escuto falar sobre suas histórias, que mesclam fantasia com realidade e possuem tons de críticas sociais, mal posso esperar para ler.
Com Laura Conrado, autora dos livros da Série Freud me tira dessa!
Fui apresentada a Laura na Bienal de SP, pela Lycia Barros, mas mal conseguimos conversar de tanto atrolho que estava o evento. A Laura é uma simpatia e muito engraçada, demonstrando grande carinho pelo RS e por seus fãs gaúchos. Aproveitei para levar meu exemplar de Shakespeare e elas para ser autografado.
Com Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida, autores da Série O Príncipe Gato
Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida são mais conhecidos como Bento de Luca, um pseudônimo criado que assina suas obras publicadas. Confesso que, até então, não tinha ouvido falar nos meninos ou nos seus livros, e fiquei muito impressionada em saber que a fan page de O Príncipe Gato já conta com quase meio milhão de seguidores. Adorei conhecer um pouco sobre o que se trata a história e descobrir a respeito do método de criação em coautoria que eles utilizam.

Infelizmente, em função da correria, não conseguimos falar com Adriana Brazil e Samanta Holtz. Eu fiquei encantada com a Samanta. Gente, ela é fofa demais! Agora fiquei com ainda mais vontade de ler seus livros, que são tão elogiados. Adoro me deparar com autores simples, atenciosos e humildes, que prestigiam seu público, como todos eles são :) Obrigada pela presença pessoal, e voltem sempre!

Assim que terminou a palestra, Leo, mãe e eu, recebemos o autor Raphael Montes, o mais novo fenômeno da literatura policial brasileira, para conversarmos um pouco e fazermos uma breve entrevista.
Com Raphael Montes, autor de Suicidas e Dias Perfeitos
Infelizmente não encontramos um local silencioso para gravar, então peço desculpas pelo barulho de fundo, mas sabem como é, filmar em local aberto com público ao redor não tem como ser diferente. Independente, dá para ouvir as nossas vozes e conhecer um pouco mais desse autor inteligentíssimo que tem trazido destaque para o Brasil:


Logo após, fomos assistir a um bate-papo sobre literatura policial, com a participação dos autores Raphael Montes, Luis Erlanger, Hubert TézenasPedro Gonzaga. Vocês podem assistir a um trecho abaixo:


Que dia prazeroso! Nada melhor do que estar na companhia de pessoas queridas, rodeada por autores que admiramos e por tantos livros :) Só faltou a Dany para deixar tudo ainda mais especial. Gostaria de agradecer ao Leo e a mãe, pela companhia, ao Marcos, por ter organizado nosso encontro com o Raphael, e a todos os autores que nos receberam tão bem.
Mi, Leo e Rô (mãe)
Para quem tiver interesse em conhecer as obras do pessoal aqui citado, procurem eles nas redes sociais. Se já tiverem lido algum livro, deixem aí nos comentários o que acharam.

Grande beijo para vocês e até mais.
*** 
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE NOVEMBRO. 

Clique AQUI e saiba como participar.

13 comentários

  1. Olá, querida!

    Adorei o post sobre a feira e a cobertura do bate-papo!! <3 Que fotos lindassss! Pena que não conseguimos tirar a nossa :'( Mas obrigada pelas palavras a meu respeito, linda ^_^ Espero que tenha a oportunidade de conhecer meu trabalho e goste muito!

    Beijos no coração <3

    Sam

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi!
    Infelizmente nunca fui em feira de livros, muito menos incentivada pela minha mãe. :( É uma pena pois gostaria de ter entrado nesse ~mundo da literatura mais cedo. Hoje em dia sinto que perdi muito coisa, sendo uma delas o interesse pela literatura nacional. Acredito que consigo contar no dedo os livros nacionais que eu li e o pior: Faz muito tempo.
    Como passei a acompanhar alguns blogs e sempre tem indicação alguns acabaram entrando na minha lista, sendo um deles da Samanta Holtz. Uma pena que você não conseguiu conversar com ela, mas achei suuuper legal ela deixar um comentário aqui. Muito carinho com os leitores.
    Bom, um dos livros que acabou entrando por um acaso na minha lista foi O Príncipe Gato, e achei super legal saber que são dois autores que assinam por um (nossa, falei estranho).

    bjs
    Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  3. Como assim não conhecesse a Samanta Holtz? Tu tinha que ter conhecido e tirado uma foto com ela por mim! kkkkk

    Ela é um amor de pessoa mesmo, eu ainda não a conheço, mas só ouço elogios sobre ela e seu trabalho. Já sou um grande fã! Quanto ao Bento de Luca, eu conhecia eles, mas levei um bom tempo para descobrir que eram 2 pessoas. Eu ouvia falar deles e via as fotos dos 2 em todo lugar, e nunca sabia qual deles era o Bento de Luca, até que depois descobri. kkkkk

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui numa feira de livros, na minha cidade não esse tipo de evento. Mas eu me senti dentro da Feira do Livro de Porto Alegre rsrs, quero muito ir em uma Bienal, Feira do Livro, eu me sentiria a pessoa mais feliz do mundo rsrsrs. Pode parecer meio bobo, mas quando o assunto é livros eu fico parecendo pinto no lixo kkk [Não sei tem essa expressão por aí rsrs]. Tudo muito lindo!

    ResponderExcluir
  5. Ai, que lindo! Olha, minhas únicas idas a eventos do tipo são qdo vou a Bienal de SP e amo. É otimo rever amigos, saber dos lançamentos, conhecer autores... enfim, quem nunca foi tá perdendo!

    ResponderExcluir
  6. Vi alguns autores postarem sobre esse evento em suas redes sociais achei legal pq feiras do livro menores dão mais oportunidade para de autores brasileiros sobressair .
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. A Bienal aqui do Rio é maravilhosa, quando vier, avise por aqui para que teus leitores te conheçam. Bem legal tua ida à feira, as fotos e tudo mais.

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha, quem sabe um dia consigo ir uma bienal, conhecer autores, blogueiros, novos livros... Um dia...

    ResponderExcluir
  9. Que Sortuda que vc é ahjahaha! Sinceramente e tão legal ver as fotos dos eventos
    que vc vai, fico louca pra um dia poder esta tendo esta mesma sensação

    ResponderExcluir
  10. Que legal conhecer esses autores maravilhosos!!
    Nunca fui a uma bienal de livro,, aqui em curitiba ate tem feira do livro da ufpr mas o foco é mais pros livros tecnicos e os de ficcao não tem muitos estandes não sem falar q quase nunca o preço vale a pena..

    ResponderExcluir
  11. Essas feiras do livro são tão legais, não é?!?!
    Os bate-papos com os autores são um caso a parte. Acho que são os grandes momentos de eventos como esses. Pois, quando teríamos oportunidade de termos um contato mais pessoal com eles?!?! Contato virtual é legal, mas esse "cara a cara" é melhor.
    As fotos ficaram massas!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Achei o máximo você conhecer esse tanto de escritores famosos eu sou doida pra conhecer o Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida amo a Série O Príncipe Gato e adorei o video que você gravou na Feira do Livro !!!!

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar da feira de Porto Alegre, legal ver essa cobertura pelo Recanto, quem sabe algum dia dou a sorte de ir para o Sul na época da feirinha? Vou adorar conhecer essa feira literária.
    Que bacana a entrevista com o Raphael, mesmo com o barulho de fundo deu para entender direitinho e conhecer um pouco mais dos pensamentos dele.
    Esse encontro foi perfeito, hein? Só faltou a Dany mesmo. Bjs :-)

    ResponderExcluir