Resenha - O Menino e o Fantasma do Menino

Resenha -  O Menino e o Fantasma do Menino
Sinopse: "João, o menino desta história, não sabe direito se fantasma existe. E ele vive sonhando com uma assombração que se chama Juarez. Juarez, o fantasma desta história, não sabe se o menino é de verdade. E ele vive sonhando com um menino que se chama João. Acontece que os dois sonham tanto um com o outro que chega um dia em que eles vão ter de se encontrar. Um precisa do outro, mas esse encontro pode dar muita confusão. O que esta história conta mesmo é que dentro do sonho tudo pode acontecer e, de repente, até uma amizade pode nascer."

E aí pessoal, para comemorar o dia das crianças, hoje trago para meu público mirim a resenha de um livro infantil, publicado pela Editora Gaivota.

Desde que me tornei parceira deles, fiquei doida para ler este livro, primeiro, porque adoro fantasmas, e segundo, porque já imaginava que as ilustrações fossem de babar. E claro que não me enganei nesse quesito.. hehe.

O livro conta a história de João, um menino com uma imaginação muito fértil, que almeja conhecer a princesa que protagoniza a maioria dos seus sonhos. Juarez, por sua vez, é um fantasma escritor, que começa a perseguir o menino em busca de inspiração para os seus livros.
"Fantasma sonha com gente que existe e gente sonha com fantasma que também existe e, às vezes, tem medo de gente que nem a gente tem medo de fantasma."
Depois de muitos desencontros e confusões, ambos acabam se conhecendo, e essa nova e peculiar amizade fará com que o menino e o fantasma do menino aprendam preciosas lições um com o outro.

O Menino e o Fantasma do Menino é uma excelente obra para ser lida em conjunto com os pequenos, apreciando as ilustrações ali contidas e debatendo as metáforas e questionamentos abordados pelo autor. Como possui poucas páginas, a leitura flui e quando percebemos, já chegamos ao final da obra.
A narrativa é em terceira pessoa, escrita de maneira poética e quase mágica, nos dando a impressão de estarmos mergulhando dentro de alguma fábula. O conteúdo abordado transcende as relações de amizade e confiança, permeando também o universo dos sonhos, a realização dos nossos desejos e a dificuldade do primeiro amor.
Certamente uma belíssima obra para enfeitar as suas estantes e fazer as crianças acreditarem que, para tornar a fantasia real, basta acreditar.
"E sem imaginação que é o que faz a gente inventar, sonhar e até dar uma chegada na Terra do Nunca onde tudo pode acontecer, não tem jeito que não dá jeito nenhum para escrever."
O Menino e o Fantasma do Menino - Jorge Miguel Marinho
Editora Gaivota
60 páginas 
Comprar: Saraiva

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO.

Clique AQUI e saiba como participar.

12 comentários

  1. Oi Mi! Não li este livro ainda, mas a editora sempre traz obras infantis e juvenis de muita qualidade, além de apresentar cada uma em belas edições, pelo visto este livro é daqueles que precisamos ter na estante para dividir com a família, pois traz um bonita mensagem. Eu não sou mais criança, mas adoro.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Tu gosta de fantasmas? Eu pensei que tu morria de medo deles. kkkkkk

    Não consigo gostar das capas dos livros infantis. Deve ser trauma do colégio, quando éramos obrigados a ler livros não condizentes com nossa faixa etária. Mas essas capas ilustradas nunca me chamaram a atenção. Só que a história parece boa, então quem sabe se eu colar um papel por cima da capa fique melhor. kkkkk

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi xD

    Gostei muito do livro, pois ele aborda tanto o lado do menino quanto o do fantasma, algo que normalmente não acontece, pois só é mostrado o lado de gente como a gente, rs. Gostei muuito das ilustrações, são belíssimas. Fiquei encantado com a escrita do autor. *uu*

    Beijos, Lucas.

    ResponderExcluir
  4. Olhando pela capa parece que este livro e um pouco infantil mas pelas páginas ele e bem grandinho kkk!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi
    Não conhecia esse livro e fiquei encantada com a história.
    Gostaria de ler este livro.
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!!
    Beijinhos
    Cantinho da Bruna




    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro, mas sou suspeita, sempre gosto de livros infantis rsrs e a essas ilustrações??? <3 omg

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi ..

    Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha, me deu vontade de ler...
    Parece ser bem legal Principalmente as ilustrações :)

    Parabéns pela resenha ;)

    Beijos

    Ka Wozniak
    Cinco das Artes

    ResponderExcluir
  8. Adoooooro livro com ilustraçoes sao sempre bem feitas e
    faz a imaginação da gente aumenta a mil !
    Por isso achei livro muuito criativo

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto você mostrar esse livro na caixinha de correio, e gostei bastante de saber mais sobre a história... Não curto muito histórias com fantasmas, mas essa parece ser tão fofa *-* As ilustrações ficaram mesmo maravilhosas! Agora já sei o próximo livro que irei comprar pra ler com os meus irmãos pequenos...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  10. Oi mi.. Não sou mt de livro imfantil mas achei as ilustrações lindissimas!

    ResponderExcluir
  11. É um livro bem curtinho, mas que aparenta ser muito bem trabalhado. Essas tramas que envolvem amizade são sempre bem-vindas, principalmente em tramas voltadas para os pequenos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Os livros da Gaivota são lindíssimos, fiquei encantada com esse. Já tinha me interessado pela sinopse, acho que vou dar de presente para as minhas priminhas de Natal, só as ilustrações já fazem a imaginação rolar a solta,rs.

    ResponderExcluir