Resenha - Longe de você

Resenha - Longe de você
Sinopse: "Camden Pike tem uma surpresa ao retornar ao local do acidente que matou Viv, sua namorada: ele encontra uma garota exatamente igual a ela. Nina vem de uma realidade paralela onde Viv está viva – mas não é bem Viv. Mas Cam está disposto a mantê-la ao seu lado. Mas eles fizeram escolhas bastante distintas em suas vidas, e quando Nina revela um segredo perigoso, fica claro que a Viv que Cam amava não é a mesma pessoa que ele reencontra. Mas será que ele conseguirá escolher entre essas duas realidades?"

Camden e Vivian formavam um casal perfeito. Quando Cam se lesionou durante um jogo de futebol americano e nunca mais pôde entrar em campo, a linda namorada aposentou seus pompons em apoio a ele, não ligando para o fato de que ambos se distanciando do pequeno universo dos atletas resultaria em uma queda vertiginosa na vida social deles. Cam e Viv não precisavam de ninguém já que tinham um ao outro. Isso era o suficiente.

Até Viv morrer em um trágico acidente de carro. Cam teve sorte, foi arremessado para fora do automóvel sem muitos ferimentos, já Viv, se foi para sempre. Mesmo após quase dois meses do ocorrido, ainda não era fácil para Cam lidar com a perda, e seus dias seguiam o ritual de evitar contato com as pessoas e ir sempre que possível para o local onde seu grande amor lhe foi tirado. Lá agora havia um memorial cheio de fotografias e bilhetes hipócritas, ostentando o número de pessoas que fingiam se importar com a morte dela. Ninguém ligava para Viv antes. Ninguém devia realmente se importar agora.

Certa noite, ao retornar mais uma vez ao local do acidente, algo inexplicável aconteceu. Uma imagem fantasmagórica de uma menina em tons de verde surgiu ao lado do poste que tirou a vida de Vivian para sempre. Cam não a reconheceu, mas em pouco tempo, juntos, ele e a garota misteriosa, descobriram o estranho fenômeno capaz de mudar suas vidas para sempre. Um portal se abriu no exato local do acidente, capaz de levar seus viajantes para uma realidade paralela onde tudo é muito igual e ao mesmo tempo, bastante diferente.

Nina, a garota que antes aparecia como uma imagem verde fantasmagórica, se revela a melhor amiga do Cam dessa "outra realidade", mas as coisas ficam ainda mais inacreditáveis: na realidade paralela recém descoberta, sua Viv está viva. Seria esse o destino oferecendo a Cam uma segunda chance após tanto sofrimento? O quão diferente as coisas podem ser nessa nova realidade? Entre viagens noturnas de uma dimensão para a outra, Cam precisa reconstruir seu espírito e aproveitar a segunda chance que recebeu, mas o tempo é curto e uma decisão definitiva precisa ser tomada, uma vez que o portal está se fechando e ainda existem muitos segredos a ser revelados.

***

Longe de você é o romance de estreia da autora Emily Hainsworth e foi lançado no mês de setembro pela Editora Galera Record. A obra me deixou bastante surpresa pela profundidade das indagações que provoca na cabeça do leitor ao longo da história. Escrito de forma bastante simples, o livro levanta grandes questionamentos sobre a vida e sobre as "segundas chances" com as quais nos deparamos no caminho.

O que são, afinal, as "segundas chances"? Seriam elas oportunidades de retomar tudo como era antes ou poder recomeçar de um jeito diferente? E quantas "novas chances" deixamos de aproveitar por não perceber que elas estão ali, apenas não exatamente como pensávamos que seriam? O assunto é bastante delicado, até porque, no caso desta narrativa, se refere à perda e de como seguir em frente diante dela. Mas a autora foi bastante sensível e esse decididamente não é o tipo de livro que você termina e fim, não pensa mais nele. Estou até agora admirando a profundidade da forma como Cam teve sua vida transformada, não apenas pela descoberta do portal, mas ao longo dos anos.

Quando sofreu a lesão que o impossibilitou de seguir com sua carreira de astro do futebol americano na escola, Cam acabou se acomodando em uma vida social de poucos amigos e com a constante companhia da namorada, e aquilo era suficiente para ele. Mas por causa do portal, ele acaba descobrindo que o Cam daquele lado não aceitou a derrota, e superou a dor e a acomodação para retomar seu lugar no time, se empenhando muito mais do que fazia antes da lesão. Ele jamais pensou que isso fosse possível, afinal, quando recebeu o diagnóstico e além dele, constatou a dor pungente que sentia a cada esforço com a perna machucada, mesmo bastante triste com o fato, acabou se resignando à ideia de nunca mais jogar. Agora, conhecendo a realidade da dimensão paralela, se pergunta se ainda é tempo de tornar-se o atleta que sempre quis ser.

A descoberta de Nina, a melhor amiga do seu “eu” da outra dimensão também acaba mexendo com ele. Acostumado com a companhia apenas da namorada e de quase nenhum outro amigo, ele percebe como as coisas poderiam ter sido e ainda podem ser diferentes em sua vida, bastando apenas ele se permitir. Mas nem tudo o que reluz é ouro, e aos poucos, Cam se dá conta de que, assim como algumas coisas parecem bem melhores do outro lado, outras começam a assustá-lo e fazê-lo questionar o quanto ir para lá é realmente uma boa ideia.

Achei toda essa história um tanto edificante. E se nos deparássemos com uma realidade em que nossos "outros eus" conquistaram tudo aquilo que não nos empenhamos o bastante para conseguir? Quão inspiradora seria a ideia de saber que você foi capaz de fazer tudo o que sempre quis lá? Então por que não seria capaz de fazer o mesmo nesta realidade? E será que precisamos esperar que um mágico portal para outra dimensão apareça para nos darmos conta de que não estamos nos esforçando o suficiente? É, amigos, isso faz pensar. Muito!

Como eu disse anteriormente, apesar de a história ser bastante simples, com uma escrita fluida e capítulos pequenos, a autora merece meus aplausos em pé pela mensagem transmitida nas entrelinhas da obra. Além disso, a narrativa em primeira pessoa no tempo presente nos faz vivenciar ainda mais de perto tudo o que Cam está passando e sentindo, nos possibilitando termos os mesmos questionamentos e descobertas junto do personagem. A editoração é simples e a capa é uma gracinha, em tons de verde que remetem ao portal, contendo o título em alto relevo.
 
Longe de você - Emily Hainworth
Editora Galera
288 páginas 
Comprar: Submarino
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO.

Clique AQUI e saiba como participar.

22 comentários

  1. Nossa Dany, que louco. Parece um livro com bastante drama, mas que nos faz pensar muito, como voce citou. Fiquei curiosa por essa "outra dimensão", me lembrou uma parte de a cabana, não sei se é igual, mas não dá para explicar, pois não sei se alguém não leu, aí seria spoiler. Mas se você já leu os dois é parecido com o que acontece lá? rs (eeeee, curiosidade, rs). Curti muito o livro e a resenha me deixou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  2. -Doida pra ler *---* *00* Parece ser muito interessante

    ResponderExcluir
  3. Amo essas coisas de outras dimensões, esse livro parece ser muito bom :D

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante da historia do Cam e da Nina, apesar dela ser bastante parecida com a Vivi eles acabam fazendo escolhas diferentes. Literalmente, a leitura da resenha do livro me despertou um grande interesse em lê-lo. Vou acrescentar na minha lista de desejados :3

    ResponderExcluir
  5. É sem duvida nenhuma um livro sobre a vida..
    pelo que eu li da resenha, o livro trata de perdas, segundas chances.. e escolhas..
    Quando Cam vai para a outra realidade ele percebe não só a chance de continuar
    com a namorada, como também ele acaba percebendo que as coisas poderiam ser melhor
    na realidade atual..
    parece mostrar muito a questão de nos acomodarmos com tais situações e acabarmos achando
    que não é possível as coisas serem de outra maneira..
    Eu definitivamente queroo ler esse livro..

    ResponderExcluir
  6. Realmente eu gosto muito de livros de drama mas esse parece ser surpreendentemente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. Dany e Mi, tudo bem?

    É a primeira das muitas visitas que farei ao blog de vocês. A premissa do livro é maravilhosa. Adorei o tema e o livro parece ter um roteiro muito interessante.

    Obrigado pela dica.

    Beijos

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a história me chamou atenção. Gosto de livros que causam esse impacto na gente: promover reflexão, pensamentos de forma sutil. Daria um bom filme heueheueheu... Já coloquei na minha lista de livros a serem lidos.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse tipo de livro que faz a gente pensar mesmo depois de ter terminado a leitura, essa coisa de outra dimensão e os "e se" me agradam muito. Já anotei na listinha das leituras futuras com estrelinhas para destacar dos outros pois parece ser bem o meu tipo de literatura. Só não gostei da cor do título na capa, achei que o 'longe de...' estão meio apagadinhos no meio da arte visual, mas enfim, nada de julgar o livro pela capa, hahaha. Ótima resenha Dany.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi, parece um livro muito bom, cheio de mistérios, fiquei muito curiosa para ler.

    eucurtoliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Dany, eu fiquei morrendo de vontade de ler o livro e essa coisa de outra dimensao me intrigou e adorei as reflexões que o liveo te causou. É realmente de se pensar se precisamos esperar que um mágico portal para outra dimensão apareça para nos darmos conta de que não estamos nos esforçando o suficiente... adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. A sinopse e a capa me chamaram mt atenção.
    Pela sua resenha, acreidto que vou gostar bastante.
    Ja na wishlist..

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  13. Oi Dany! Gostei bastante da sinopse e da resenha, histórias que envolvem ficção científica sempre me atraem. Vou pesquisar mais sobre esse livros, é capaz de acabar entrando em minha estante.

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  14. Dany gostei muito, acho q nos faz pensar se segundas chances são para mudar td em nossa vida ou será uma oportunidade de ver q nossa vida está melhor como está?!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dany xD

    Livros que envolvem outra dimensão é tão <3 <3 <3 <3 kkkkkk Adoro esses tipos de livros, sabe...
    Fiquei me colocando no lugar do Cam, por tudo que ele passou e tal e realmente seria muito louco '---'
    Adorei a resenhaa.

    Beijos, Lucas.

    ResponderExcluir
  16. Eu tbm me surpreendi com essa resenha.
    Não esperava tanto deste livro.
    Me interessei mais ainda por ele.
    Acho essa capa linda e saber q ela é mais envolvida com livro me deixou mais animada ainda..^^

    ResponderExcluir
  17. que horrível o garoto matou a própria namorada é isso mesmo que eu li !!

    ResponderExcluir
  18. To louca por esse livro desde que vi a capa.

    ResponderExcluir
  19. Se antes eu já estava morta de vontade de ler esse livro, agora então! A história envolvida é intrigante demais, e toda a carga emocional que tem por trás já me levou a ficar pensando nesse "e se" desde agora, sem nem mesmo ter lido a história! E amei demais a capa *-* É linda! Vou ler assim que conseguir comprar...
    Kisses =*

    ResponderExcluir

  20. A sua é a primeira resenha que leio desse livro. Vi a capa dele em alguns blogs e nas redes sociais, mas ele não tinha me chamado muito a atenção em primeira vista.
    Pelo que li,este livro e bom,e espero ler ele em breve u.u
    Cantinho da Bruna



    ResponderExcluir
  21. Gosteiii bastante da resenha super completa!
    Sinceramente adooorei quando soube que foi lançado !
    A hiatoria e linda e muuuito gostosa de ser linda! A CAPA LINDA

    ResponderExcluir
  22. A grande pergunta que nós sempre fazemos é: "E se...?!?!". Acho que esse livro pode ser considerado nosso "portal mágico", pois, mesmo não sendo nossa própria história, ele nos faz refletir sobre nossas atitudes e nossas vidas. Aparentemente é uma história simples, mas tem uma profundidade impressionante. Quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir