Resenha - Filme Será que?

Resenha - Filme Será que?
Sinopse: "Será que a amizade acaba quando um casal começa a querer mais um do outro? Será que dois amigos podem controlar o desejo e simplesmente apreciar o lado bom de uma paixão platônica? Wallace (Daniel Radcliffe) e Chantry (Zoe Kazan) são dois jovens de 20 e poucos anos que tentam descobrir o que eles significam um para o outro e o que eles deveriam significar um para o outro."

Wallace estava vivendo um período negro em sua vida. Fazia mais de um ano que ele havia abandonado o curso de medicina, depois de ter o seu coração despedaçado pela namorada que o traiu com o professor da faculdade. Desde então, passou a morar no sótão da irmã e arranjou um emprego medíocre numa empresa de manuais.

Desacreditado do amor, Wallace vagava sozinho pelas ruas de Toronto, até conhecer Chantry numa festa de Allan, seu melhor amigo. Foi praticamente amor à primeira vista, pelo menos por parte dele. Ao levar a menina para casa, insinuando que queria vê-la de novo, Chantry anuiu, passando seu telefone e dizendo que devia entrar porque o namorado podia estar preocupado com seu atraso.

Namorado?? Oi?? Não preciso dizer que o mundo de Wallace caiu. Sabendo que não teria chance alguma, jogou fora o telefone de Chantry, mas o destino fez com que eles se reencontrassem. Decidido a querer tê-la por perto, Wallace se conformou em apenas ser o amigo, afinal, não queria estragar a vida de Chantry, que parecia ser tão perfeita.

Mas e quando não conseguimos controlar nossos sentimentos, o que fazer? Wallace começou a enfrentar um grande dilema moral sobre a sua situação. Se ele desse em cima de Chantry, estaria agindo feito cafajeste, se revelasse sua paixão por ela, podia perder sua amizade, mas se não fizesse nada, de repente, abriria mão do grande amor da sua vida.

Querem saber o que vai acontecer? Então assistam ao filme!

***

Será que? estreia hoje, dia 25/09/2014, nos cinemas de todo o Brasil, e tive a oportunidade de assisti-lo em cabine de imprensa na terça-feira. Decidi ir ver porque adoro comédias românticas e porque também estava muito curiosa sobre como seria a interpretação de Daniel Radcliffe num papel mais "cômico". Confesso que não levava muita fé, mas como adorei o trailer, resolvi conferir o resultado, e não é que gostei?!

O longa, apesar de abordar um tema clichê, o faz de maneira diferente, sem enfatizar tanto no envolvimento romântico dos personagens, mas dando um enfoque na amizade verdadeira construída entre ambos. Com um ritmo um pouco mais lento, delicado e poético, vamos acompanhando Wallace e Chantry no seu dia a dia e em todos os momentos compartilhados.

Consegui dar algumas risadas com cenas bobinhas e gostei bastante da interpretação e da química dos atores, que foram bem-sucedidos a transmitir seu envolvimento para os personagens. Os diálogos encabeçados por Wallace e Chantry são completamente sarcásticos e possuem um humor negro, a ponto de talvez alguns não compreenderem o teor das piadas, e demonstram o nível de intimidade conquistado pelos dois, já que esse tipo de conversa só costuma rolar entre amigos ou namorados de longa data.

Achei interessante, pela primeira vez, ver uma história politicamente correta. Aqui não temos o cara tentando dar em cima da namorada de outro, e agindo sem pensar nas consequências, pelo contrário, Wallace luta contra seus dilemas e fica boa parte do filme preferindo não tomar nenhuma atitude à fazer algo de errado. Chantry segue a mesma linha, ela nunca traiu Ben e sempre acreditou no amor e em fazer de tudo para dar certo. Tanto é que, por causa disso, levou o maior choque quando percebeu o interesse amoroso de Wallace por ela e os sentimentos que mantinha escondidos dentro do peito.

Entretanto, devo confessar que não concordei muito com o andamento do enredo. Consegui entender a paixão de Wallace por Chantry e acho que isso é até muito comum, um amigo se apaixonar pelo outro, porém, de maneira platônica. Mas de certo modo, Será que? deu a entender que não há a possibilidade de homens e mulheres serem amigos de verdade, sem rolar um interesse amoroso ou sexual entre eles. Ademais, na minha opinião, quando amamos alguém, não temos olhos para outro, por mais que a gente goste de estar com essa pessoa ou tenha afinidade com ela. Simplesmente não rola. Então não engulo muito o fato de Chantry também ter se interessado por Wallace, de certo modo, já que o tempo todo o longa nos deu a entender que ela amava Ben e que o namoro deles ia muito bem, obrigado.

Enfim, isso são reflexões pessoais, com base na minha experiência de vida, e em nada afetam a película. Será que? me conquistou e não parei de dizer "que coisa fofa esse filme".. kkk Tenho certeza de que terá de tudo para agradar a grande maioria.

No final da sessão ainda fomos agraciados com um presentinho todo especial. Ganhamos um kit contendo geleia de morango e manteiga de amendoim, que nunca comi e sempre morri de vontade.. kkk Só posso dizer que esses ingredientes têm tudo a ver com a história. Vejam e descubram por quê.

* Agradeço ao Espaço/Z por ter me proporcionado assistir ao filme em primeira mão, numa cabine de imprensa. 
 
Título original:  What If
Roteiro: Elan Mastai, Michael Rinaldi e T. J. Dawe
Direção: Michael Dowse
101 minutos
TRAILER

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO.

Clique AQUI e saiba como participar.

17 comentários

  1. Ain, esse filme parece ser muito bom. Tô curiosa pra ver o Daniel Radcliffe em um filme de romance e entender a relação entre geleia de morango e manteiga de amendoim heueheu, coisas deliciosas por sinal!

    ResponderExcluir
  2. Olha o Daniel <3
    Amo este ator demais ele simplesmente lindo e perfeito
    alem de talentoso demais!
    Sinceramente adorei a historia e bem chamativa um romance bem legal de ser ver

    ResponderExcluir
  3. Ouun q fofuraa!
    hahaa
    Vou tentar convencer meu namorado a ir no cinema a assistir esse filem...ele n gosta de ir no cinema..=/..sempre dorme no meio do filme..kkkk...eu n sei como ele consegue fazer isso, mas faz! hahaa

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Adoro seus reviews de filme porque você sempre vê antes e eu confio muito nas suas opiniões.
    Quando vi o Daniel no poster, eu já anotei esse filme para lista, claro!
    Vi um filme recentemente com a Zoe Kazan em que ela interpretou gêmeas, não lembro o nome agora, mas achei muito legal também.
    Então, eu vou correr para os cinemas, mais uma vez!

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  5. Eu necessito assistir a esse filme.Nunca assisti nada desse ator,fora é claro,Harry Potter.E na minha cabeça ele ainda é Harry kkk
    Então vai ser bom assistir alguma coisa dele pra variar,mudar essa minha cabecinha oca kkk
    Fora que a sinopse me agradou bastante!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Ai eu amei! Adoro filmes de romance (desde que o casal tenha química!) e nem dou bola se é clichê ou não, porque até gosto dos clichês (desde que seja bem desenvolvido). Se esse filme estiver em cartaz aqui (o que nesse fim de mundo, é difícil),eu vou convidar alguns amigos pra irmos assistir a esse filme. Tenho certeza que eu vou me apaixonar!

    ResponderExcluir
  7. Adoro romance!!!
    Nao tinha ouvido falar do filme, assisti o trailer e agora preciso assistir o filme!

    ResponderExcluir
  8. Não tinha ouvido falar, parece ser ótimo, mesmo se tratando daqueles romances, e aquelas mesmas mesmices...
    Bjus!

    ResponderExcluir
  9. Own adoro comédias românticas e essa parece ser bem divertida pelo trailer. Quero ver esse lado off Harry Potter do Daniel. PS: Fiquei com uma invejinha branca do seu kit de geleia de morango e manteiga de amendoim, típica combinação dos filmes americanos para o lanche perfeito hahaha.

    ResponderExcluir
  10. Dan*-------*

    Não tinha ouvido falar do livro ainda, mas gostei bastante, apesar de parecer bem clichê .

    ResponderExcluir
  11. Gosto de romance <3 apesar de preferir comedia *-----* quero assistir este filme

    ResponderExcluir
  12. Ai meu Deus, eu só consigo ver ele como Harry Potter!
    Vou assistir para tirar isso da cabeça... bjs

    ResponderExcluir
  13. Como assim eu não sabia desse filme. Amo o Daniel claro, ele ta lindo a cada dia e essa de fazer um filme cômico me deixou bastante curiosa.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  14. To morta de vontade de ver esse filme \o/
    Não consigo nem imaginar o Daniel em um papel mais leve, e o enredo do filme parece ser perfeito! Também não concordo que só porque são amigos tem que ter um interesse amoroso entre eles, mas ainda assim fiquei com a impressão de se tratar de uma amizade que tem muito carinho, apesar dos sentimentos escondidos... E o fato dele não mexer com ela por ela ter um namorado já me conquistou de início... Difícil encontrar gente que pense dessa forma... Só posso dizer que já estou in love com esse filme, antes mesmo de ter assistido... E espero poder ver logo \o/
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi xD

    Este filme promete, ein.. ainda mais com o Harry Potter, zoa, Daniel que é um ator maravilhoso. Acho que vou esperar sair na net com uma boa qualidade pra assisstir, pois esses 'cineminhas' me faliram sabe ... rs

    Beijos. Lucas.

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro comédia romântica, mas esta se for assistir vai ser por causa do Daniel, sou fã. Acho que é mais um filme bem previsível, mas quero ver.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. , nao sabia deste filme , meu deus como estouu desinformaada , eu amo romances <3 , Haaarry <3 preciso ver este filme ! Daniel liendo !

    ResponderExcluir