Resenha - Filme Se eu ficar

Resenha - Filme Se eu ficar
Sinopse: "Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva."

Mia era uma jovem de 17 anos que por muito tempo se sentiu excluída na vida. Sempre apercebeu-se uma estranha dentro da própria família. Enquanto seus pais, Denny e Kat, e seu pequeno irmão, Teddy, eram fãs de rock, Mia apaixonou-se pela música clássica.

Para piorar a situação, interessou-se pelo violoncelo, um dos instrumentos musicais mais solitários. Mia o tocava com todo o coração, incessantemente, como se tentasse buscar algo dentro de si que sentia falta, mas que não tinha a mínima ideia do que podia ser.

Até que um dia conheceu Adam, o guitarrista popular do colégio. Como era possível um menino tão diferente se interessar por ela, que a vida toda passou despercebida? Mas Adam insistiu em sua aproximação, queria fazer Mia enxergar que gostava dela pelo o que ela era, e que os opostos podiam sim se atrair e dar certo.

Mas a vida às vezes judia da gente. Enquanto Mia estava preocupada com a sua audição em Julliard e seu namoro que ia mal das pernas, um acidente a tirou do prumo. Agora em coma, Mia terá que decidir se fica, e segue adiante com uma vida cheia de marcas, ou se desiste de tudo que já conquistou e de um futuro que promete ser glorioso, profissionalmente.

Quando se perde os motivos para viver, o que é capaz de nos fazer ficar?

Querem saber o que vai acontecer? Então assistam ao filme.

***

Se eu ficar é uma adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome, de Gayle Forman, publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, e está sendo lançado hoje, dia 04/09/2014, nos cinemas de todo o país. Tive a oportunidade de assisti-lo em cabine de imprensa com o Leo, na terça-feira, e estava muito curiosa para ver como a história seria reproduzida para as telonas.

Quem já leu a minha resenha do livro AQUI, sabe que a trama, apesar de bonita, não me arrebatou por completo. Restava saber se o filme seria capaz de me proporcionar a experiência intensa que tanto esperei. Já adianto, saí do cinema de alma lavada, fazia tempo que não gostava tanto de um filme a ponto de considerá-lo melhor que o livro, e Se eu ficar conseguiu isso!
Resenha - Filme Se eu ficar
Adorei ter visto inúmeras referências da obra de Forman no longa, desde o início. É claro que o roteiro modificou a história, isso sempre acontece, mas nada que tenha estragado o enredo, pelo contrário, todas as alterações, a meu ver, foram pertinentes e justificáveis.

Na medida em que assistia ao filme, ficava aguardando o aparecimento de cenas que, para mim, foram cruciais na obra, e fiquei imensamente feliz na medida em que elas foram surgindo, com exceção de duas que senti falta: a cena da rockeira famosa que aparece no hospital causando tumulto, facilitando o acesso de Adam a UTI, rapidamente; e a cena em que Kim e Mia caem no tapa, quando crianças, evento este que culmina na amizade das garotas.
Resenha - Filme Se eu ficar
Falando em Kim, tadinha, ela foi completamente apagada da película e a atriz não conseguiu transmitir a personalidade forte e impetuosa da personagem. Diferentemente de Adam, que roubou a maioria das cenas. Não fui com a cara dele no livro, mas Jamie Blackley é fantástico. Ele não só tem carisma, canta bem, tem uma excelente desenvoltura e química com Chloë, como é intenso. Tudo o que Adam faz tem uma forte carga emocional, e ele foi o responsável por quase me arrancar algumas lágrimas, assim como o avô de Mia, que esteve ótimo na cena do hospital, enquanto conversa com a neta em coma. Tive que respirar fundo para não cair no choro.

Mas o Oscar vai para os atores que interpretaram Denny e Kat! Eles estão divinos. Que família maravilhosa! Uma das coisas que mais gostei em Se eu ficar é justamente essa inteiração familiar entre todos os membros, que apesar de serem completamente diferentes, se amam, se aceitam e se respeitam. A história trás belas lições sobre assumirmos quem somos, corrermos atrás dos nossos sonhos e não nos importarmos com rótulos. Quem disse que o rockeiro gato do colégio não pode se interessar pela nerd esquisitona, ou que a nerd não pode se sentir em casa numa tribo completamente diferente da sua?
Resenha - Filme Se eu ficar
Apesar da conotação triste e dramática do filme, fico feliz de ver nas telonas histórias com tamanha qualidade vindo para dar bons exemplos aos nossos jovens. Não sei se é um título que vai interessar a todos, principalmente aos adultos, mas certamente chamará atenção daqueles que são abertos as pequenas belezas da vida e que se emocionam com as sutilezas e com os relacionamentos verdadeiros.

E é claro que eu não poderia deixar de mencionar a trilha sonora, que é espetacular. Uma mistura de música clássica com rock, feita na medida certa. Para quem é entusiasta do assunto, irá certamente se deliciar com as cenas de shows, concertos e audições, dando um destaque especial ao meu momento preferido, uma reunião de amigos ao redor da fogueira, tocando e cantando, e permitindo-se conectar por meio da música.
Resenha - Filme Se eu ficar
O final, apesar de não ser exatamente o mesmo do exemplar, é igualmente abrupto, e nos deixa aflitos querendo saber o que irá acontecer depois. Resta saber se o filme terá continuação, assim como o livro. Para quem já é fã da escrita da Gayle, certamente irá se emocionar ao ver sua história favorita ganhando vida. Para quem ainda não conhece, fica a dica de um filme belo, doce e emocionante que fará refletirem sobre as escolhas que, por vezes, somos obrigados a tomar em momentos delicados e inesperados.

Espero que gostem tanto quanto eu :)

* Agradeço ao Espaço/Z por ter me proporcionado assistir ao filme em primeira mão, numa cabine de imprensa.

Título original: If I Stay
Roteiro: Gayle Forman e Shauna Cross  
Direção: R.J. Cutler  
106 minutos

TRAILER



***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO.

Clique AQUI e saiba como participar.

27 comentários

  1. Quem precisa ver esse filme? Euuu
    Quem gostou da resenha? Euuu
    Quem vai ler o livro? Euuu
    Quem gosta das resenhas da Mi? Euuu

    O.o meu Deus esse filme é super iper mega bom. #partiu marcar data com os amigos para assistir esse filme. Ó tima resenha...

    ResponderExcluir
  2. Eu li o começo, mas fiquei tão chocada na parte do acidente que parei, com medo de ficar deprimida, desidratada ou com uma forte ressaca literária. Mas a paixão na blogosfera é tão IMENSA que vou acabar tentando de novo qualquer dia desses...Sei que a ideia (apesar de triste) é muito promissora. E nem dá para acreditar que a Chloe é a menininha de Hugo Cabret, haha...No momento ainda estou me recuperando de "Uma razão para respirar", o livro que mencionei pra ti no facebook. Fui dormir de quatro da manhã lendo e ainda não desapeguei dos personagens. Ugh. Viciada. :(

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Pelo trailer eu percebi que o filme vai ser bom. É difícil ter filmes que são melhores do que o livro, mas quero os dois.

    https://achadosnaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii Mi! Nossa o filme já saiu? Nem tinha me ligado na data. Poxa não li o livro ainda, aliás nem o tenho. Acho que vou ter que assistir sem ler mesmo, não gosto, mas fazer o que. :/
    No trailer do filme eu quase chorei, acredita? Espero que consiga me segurar no cinema... hahaha
    E respondendo teu comentário lá no blog... Pois é, sou de Poa também, e até te vi no último evento da Intrínseca que teve, mas estava tão lotado que era impossível ir te dar oi. hahaha
    Beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Ao ler Se Eu Ficar, eu tive a impressão que o filme seria melhor que o livro. Concordo com tudo que disseste, estou ansiosa pra ver como ficou!

    ResponderExcluir
  6. O filme deve ser realmente mto bom,em poucas vezes ouvi dizer que um filme é melhor que o livro.
    Ainda não li Se eu ficar,mas estou louca pra ler,e ver o filme tbm claro rsss
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Eu pretendo ir no final de semana para assistir esse filme, estou louca por ele desde que eu vi os trailers (e olha que eu nem li o livro ainda), o que pretendo fazer antes do filme. Amei saber o que você achou, pois assim eu já tenho uma ideia do que me espera quando eu for assistir. Tomara que seja tão emocionante quanto as pessoas falam que o livro é.

    ResponderExcluir
  8. Oi linda Diva, tudo bem?
    Eu a cada resenha do livro já fico louca para ler o livro, depois da sua resenha do filme então, estou transloucada para ler e assistir logo o filme.
    Eu sei que vou chorar muito, sou chorona...
    Adorei sua resenha do filme, e que máximo assistir na sala da imprensa em? Você merece <3
    bjs

    ateliedoslivros.blogspot.com.br (Blog Leitora Assídua )

    ResponderExcluir
  9. Estou doida para ler esse livro... tentei comprar na bienal, mas nao consegui por causa da fila no estande da novo conceito :( e tbm quero muito assistir ao filme. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Aah agora to morrendo de vontade de ir ao cinema hahaha
    Mas ainda to pensando se vou ler o livro antes de ver o filme ou vive versa. To realmente em dúvida haha
    Eu chorei com o trailer, não quero nem imaginar quando eu assistir o filme.
    Adorei o post!
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi, como está?
    Acabei de chegar do cinema.
    Um filme realmente apaixonante.
    No começo achei que não seria tão bom quanto o livro, mas depois achei muito, muito bom!
    Eu simplesmente amei! <3

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi, posso te dizer que não sabia nada sobre esse livro, até ver o trailer do filme e ele mexeu comigo, acho que vou primeiro ver o filme e depois ler o livro, acho que não aguento mudanças e assim ficaria mais contente quando fosse ler o livro. Que pena que a atriz ficou tão apagada, gosto muito de tudo que essa atriz faz. Quero muito assistir e quero muito ouvir essa trilha sonora.
    Obrigada pela resenha.
    Bjs*-*
    Poliana Araújo
    TerritoriodasGarotas
    twitter

    ResponderExcluir
  13. Tô maluca por esse filme, mas confesso que ainda não li o livro, por isso eu ainda não fui correndo par aos cinemas, ganhei o livro em um sorteio e por isso vai ser logo lido.
    Amei que não ouve muitas adaptações em relação ao livro e os atores me identifiquei e gostei muito deles só de assistir ao Trailer.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  14. Gostei tanto do livro... nem li até o final o post para deixar no suspense...
    Neste fim de semana quero ir assistir e ai volto para ver se pensamos da mesma maneira.
    Mas acredito que vou gostar sim, pelo trailer...
    Depois te conto... bjs

    ResponderExcluir
  15. Amiga estou louca pra ver o filme e sei que vou me emocionar bastante. Adorei o livro mas também não me arrebatou e nem me deixou extremamente emocionada, mas deixei correr algumas lágrimas e sei que no cinema isso vai ocorrer também porque essa semana, bem quando eu estava lendo o livro uma amiga minha morreu atropelada, foi arremessada por um carro, morreu na hora, o motorista fugiu e ela acabou deixando uma filha de apenas um aninho de idade. Por isso a leitura foi bastante dura para mim. Que bom que você gostou mais do filme porque eu esperava mais do livro, espero que o filme também me conquiste mais assim a satisfação será maior. Vou semana que vem assistir =D
    Beijão flor.
    Greice.

    ResponderExcluir
  16. estou querendo ler o livro primeiro para depois ver o filme :3 , estou muito ansioso para meu livro chegar *------*

    ResponderExcluir
  17. Quando assisti o trailer me apaixonei oela história logo de cara.. To so esperando meu livro chegar pra começar a ler...

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  18. Adorei as suas resenhas sobre o livro e o flime!
    Foram bem sensatas!
    Estou super ansiosa p ver o filme e ler o livro.
    Irei ler o livro antes...
    Sempre me emociono mto com esses filmes, então prefiro assistir em casa onde posso chorar a vontade..hahaa

    ResponderExcluir
  19. Estou super atrasada pois não li o livro (apesar da vontade enorme) e muito menos o filme. Mesmo assim li sua resenha do livro e essa do filme, sou curiosa mesmo,rs, vou ter que me virar nos trinta para ler logo para conseguir pegar o filme ainda no cinema,rs.

    ResponderExcluir
  20. Oi Mi!
    Comecei o livro, mas depois decidi assistir primeiro, o problema é que o filme não chegou na minha cidade :(
    Fazer o que? Depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa sobre o filme, acho que vou ler mesmo, mas também não estou me sentindo arrebatada, pelo menos não com as primeiras páginas...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Eu to morrendo de vontade tanto de ler o livro quanto de assistir o filme... Vc não é a primeira pessoa que me diz que o filme ficou ainda melhor que o livro... Já tinha visto o trailer e fiquei simplesmente apaixonada, sem contar a musica principal que eu acho perfeita! *-*
    E que chique poder assistir o filme antes hein! kkk Um dia ainda quero ter esse prestígio
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  22. Ainda não assintir o filme !
    Lañçou no começo deste mes mais infelizmente nao assistir AINDA mais estou esperando passar
    na Tv pra finalmente poder assistir espero que passe antes do
    livro chega que ganhei em TOP Comentarista pois estava querendo muuuito !

    ResponderExcluir
  23. Estou para assistir esse filme há dias. Tomara que ainda consigo vê-lo no cinema. Eu não li o livro, mas vi várias resenhas sobre, o seu relato do filme me deixou com mais vontade de vê-lo. Gosto desses filmes que tocam a gente que nos trazem lindas mensagens.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. estou doida pra assistir o filme e ler o livro , mais nao estou em condicoes boas ! mais pretendo assistir o mais rapido possivel , me apaixonei pelo trailer ! parece ser mt bom e que bom que vs gostou !

    ResponderExcluir
  25. Ainda não vi o filme nem li o livro mas pretendo fazer os dois!
    O filme parece ter ficamos ótimo, pelas cenas que vi, o filme ficou lindo né, louca pra ver!

    ResponderExcluir
  26. Oi Mi xD

    NECESSITO LER ESTE LIVROOOO. Ah socorro. Ainda não consegui ninguém que possa me emprestar o livro, mas estou procurando como louco, rsrs. É uma história perfeita. Amei, me encantou completamente. O filme é tão perfeito quanto.. Apenas lágrimas, rs. Essas suas resenhas que leio, só me deixam mais e mais curiosos e morrendo internamente, enquanto não leio o livro. Amei tudo!

    Beijos, Lucas.

    ResponderExcluir
  27. Qual eh o nome da musica que toca na ultima cena do filme? Ke adam faz pra mia... PRECISO dessa musica!
    Grata Paula

    ResponderExcluir