Dica de leitura - Cantos para os meus netos

Dica de leitura - Cartas para os meus netos
Oi gente, vem aí mais uma novidade da Editora Gaivota, dando destaque a um autor clássico da literatura, Victor Hugo! 

Vamos à história? 

"Cantos para os meus netos reúne oito poemas do escritor francês retratando o universo infantil. No primeiro deles, o leitor poderá acompanhar um diálogo de três crianças, de 5, 6 e 7 anos, discutindo sobre os animais de um zoológico. Em outro, acompanhará a relação entre um neto e um avô, transmitindo a infância com a imagem da felicidade.

Tratando de aspectos comuns ao universo infantil da época, os poemas advêm da convivência de Victor Hugo com seus dois netos. Mas, ao contrário do que se pode pensar, as crianças dos dias de hoje conseguem se identificar com o texto, pois tratam de temas frequentes, como as dúvidas frente às pequenas coisas da vida. Um exemplo disso é o poema “Deus faz as perguntas e as crianças respondem”.

“‘Os dois bichos mais engraçados desse mundo,
O gato e o rato, se odeiam. Mas por quê?
Explique-me isso, Jane’. E sem saber por quê,
Frente à sombra e ao espaço misterioso,
Jane começou a rir.”

"A linguagem poética transporta os leitores para um cenário lúdico, onde o romantismo é recriado por Laurent Cardon em tons pastéis. Além da versão em português, a segunda parte do livro também traz os poemas originais, em francês, e uma análise de cada um deles."  

Sobre o autor:
   
Victor Hugo (1802-1885, França) é um dos maiores poetas e escritores da literatura universal de todos os tempos. Sua obra mais famosa se chama Os Miseráveis e foi adaptada diversas vezes para o cinema e teatro. Victor Hugo foi eleito para a Academia Francesa de Letras em 1841. Foi ele quem liderou o Cénacle, reunião de artistas e jovens escritores românticos da época.  

Sobre a organizadora e tradutora:

Marie-Hélène Catherine Torres é professora de Literatura Francesa e de Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina e tem publicado artigos sobre tradução literária em várias revistas na França, no Canadá, na Bélgica e no Brasil. Já traduziu inúmeras obras do francês para o português.
 

Sobre o ilustrador:

Laurent Cardon nasceu na França e radicou-se em São Paulo em 1995. Já ilustrou diversos livros para crianças e adolescentes. Além dos livros, dá aulas de cinema e dedica-se à criação de desenhos animados, comerciais, séries e longas-metragens. Para conhecer seu estúdio, entre no site: www.citronvache.com.br
 

Sobre a Editora Gaivota:

A Gaivota, selo da Editora Biruta criado em 2011, prima pela qualidade literária, projetos gráficos ousados, instigantes, e ilustrações que encantam. Mas o desafio vai além: abordar de maneira lúdica temas muitas vezes considerados complexos ou desinteressantes, com o intuito de aproximar crianças e jovens de assuntos que parecem distantes de seu cotidiano. Esse foco não exclui obras que estimulem a fantasia e inspirem a aventura – por isso apresentamos aos jovens leitores aquilo que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira, com obras e autores premiados nacional e internacionalmente. 

Fonte: Material enviado diretamente pela Editora Gaivota.
 

*** 

Não posso deixar de comentar o quão encantada fiquei por esta obra tão bela e delicada. Infelizmente, nunca tive oportunidade de ler algo escrito por Victor Hugo, com exceção de uma adaptação de O Corcunda de Notre Dame. Mas fico feliz de ver seus textos sendo resgatados e colocados à disposição de nossas crianças, de maneira tão acessível. Certamente irei conferir este livro. Espero que vocês também gostem.

Beijos, Mi
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE AGOSTO.

Clique AQUI e saiba como participar.

11 comentários

  1. Oi, Mi!
    Victor Hugo é um dos meus três escritores preferidos em todos os tempos. E isso por causa de dois livros: Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame. Ele, melhor do que ninguém, soube apresentar as diferentes classes sociais em sua obra, atentando para os problemas dos miseráveis, deficientes, ou mesmo das prostitutas. Pode-se passar mais 100 anos e é difícil aparecer um autor como Victor Hugo...
    Vou com certeza conferir esse livro. Afinal, a poesia de Hugo deve ser algo divina.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Mirelle,
    Eu gosto muito de ler poesias, poemas, contos, crônicas, etc. Acho que esse é o livro perfeito para mim! hahaha Nunca li nada de Victor Hugo também. Fiquei encantadíssima com esse livro... O título é tão bonito e a capa é muito linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que fofo! Deve ser muito simples e bonito! Eu nunca li nada dele, mas já assisti aos Os Miseráveis e fiquei maravilhada ! Beijo Mi

    ResponderExcluir
  4. Capa legal,mas não sei se leria esse tipo de literatura ><

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa capa, tbm nunca li nada do autor, mas tenho muito interesse
    Apesar de eu não gostar muito de poemas esse chamou bastante minha atenção.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana a editora Gaivota investir em Victor Hugo para o público infanto-juvenil, fazendo despertar nas crianças o gosto pela leitura.
    Obs: No título do post está escrito 'Cartas' ao invés de 'Cantos' :-)

    ResponderExcluir
  7. Cantos para os meus netos e vir na saraiva fiquei meiooo curiosa em relação a historia
    achei livro interessante e bastante curioso

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi,
    Nossa, que bacana!
    Parece ser muito legal esse livro.
    Fora que essa capa é fora do normal de linda *-*
    Leio fácil, se tiver a oportunidade!

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  9. Eu também tenho bastante vontade de conhecer algumas obras do Victor Hugo. E também achei um máximo essa ideia da Gaivota de trazer esses textos para os pequenos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Também não li obras originais, apenas a adaptação de Os Miseráveis, mas uma coleção de poemas do Victo Hugo (até eu que não sou a fã #1 de poemas) quero ler, sem mencionar essa ilustração <3
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  11. Eu também não tive oportunidade, Mi. Mas confesso que estou na vontade para ler e esse livro já entrou para a minha lista no skoob.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir