Resenha - Filme Sem Evidências

Resenha - Filme Sem Evidências
Sinopse: "Três crianças foram barbaramente assassinados em 1993. Semanas depois, a polícia anunciou a prisão de três adolescentes acusados ​​de cometer os assassinatos como parte de um ritual de culto satânico. O filme é inspirado em fatos reais, Baseado no livro Devil´s Knot: The True Story of the West Memphis Three, de Mara Leveritt."

Stevie Branch é uma adorável criança, carinhoso com a mãe, dedicado aos estudos e cheio de energia. Certa tarde, pede a Pam para sair com os amigos, Christopher Byers e Michael Moore, para mostrar a bicicleta nova que ganhou do avô, mas não retorna no horário combinado.

Ele só tinha 8 anos quando seu corpo foi encontrado, submerso num rio, juntamente com as outras crianças. O assassinato brutal desses três meninos mobilizou a comunidade local que clamou por justiça.

A polícia sentiu-se pressionada a apontar os culpados e, rapidamente, três adolescentes foram presos, acusados de homicídio doloso. A promotoria pública estava convencida de que as crianças haviam sido assassinadas num ritual satânico, com requintes de crueldade, e estas suposições eram as únicas coisas que relacionavam Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley ao caso.

Mas o investigador, Ron Lax, tinha certeza de que os adolescentes não haviam cometido o crime e estava disposto a buscar novas provas para corroborar a defesa deles perante o júri, evitando mais mortes desnecessárias. Desde quando usar roupas pretas, ouvir heavy metal e adorar o diabo fazem de alguém um assassino? E o que fazer quando você tem seu filho arrancado dos seus braços e tudo o que mais quer é ver alguém pagando pelo crime?

Querem saber o que aconteceu? Então assistam.

***

Quando recebi o convite para assistir ao filme em cabine de imprensa, não sabia o que esperar, afinal, nunca tinha ouvido falar deste longa. O fato de a Reese Witherspoon fazer parte do elenco contou muitos pontos a favor, já que sou fã dela, mas o que me atraiu, na verdade, foi a sinopse e, posteriormente, o trailer.

Imaginei se tratar de uma história sobrenatural, com muito suspense e ação, mas não poderia estar mais enganada! Percebi, logo de início, que a história teria um desenvolvimento mais lento e seria mais voltada ao drama familiar das vítimas e das investigações relacionadas aos assassinatos.

Não é segredo para o telespectador que as crianças foram assassinadas. Este fato nos é revelado rapidamente. Mesmo assim, preciso confessar que fiquei tremendamente chocada com a cena em que os corpos foram encontrados e retirados da água, tamanho o realismo e a comoção dos policiais envolvidos.

Adorei o clima de mistério no ar. Todos os personagens parecem suspeitos e dão a impressão de esconderem algum segredo, menos os adolescentes acusados, que desde o início temos a certeza de serem inocentes.

Falando nisso, achei fantásticas as críticas sociais inseridas no enredo. Desde quando os nossos gostos pessoais determinam se somos culpados de algum crime ou não? Incrível como a sociedade ainda tem dificuldades de lidar com o diferente e tenta a todo custo eliminá-lo. Ademais, inacreditável pensar que a justiça é feita conforme a conveniência de quem detém o poder. Desde o começo, ficou claro que as diligências realizadas eram falhas. A polícia literalmente estava sem evidências para indiciar os acusados, mesmo assim, a promotoria os denunciou e o julgamento prosseguiu, culminando na condenação dos réus.

O iter criminis foi tão absurdo, que o caso dos adolescentes pseudo-satanistas conquistou repercussão mundial através de um documentário. Anos depois, a causa foi abraçada por celebridades de Hollywood que se empenharam para que a justiça fosse feita, terminando com a libertação do trio de West Memphis em 2011.

Para quem não sabe, Sem Evidências é baseado em fatos reais, mais especificamente no livro Devil´s Knot: The True Story of the West Memphis Three, de Mara Leveritt. Fiquei tão interessada por essa história que, assim que sobrar tempo, lerei Vida Após a Morte, escrito pelo próprio Damien Echols, um dos condenados, lançado ano passado pela Editora Intrínseca. Tenho muita curiosidade para descobrir o seu lado da história.

Não posso terminar a resenha sem antes falar brevemente do elenco de peso escalado para este filme. Reese Whiterspoon está fantástica como Pam Hobbs, com seu sotaque sulista. Foi muito interessante ver a atriz interpretando um papel absolutamente diferente do que eu estou acostumada a assisti-la. Kevin Durand me impressionou como John Mark Byers. Nunca dei nada por este ator, mas ele conseguiu me convencer como o pai de uma das vítimas, que está constantemente tentando chamar atenção dos repórteres e nitidamente tem muitos neurônios a menos.

Colin Firth está ótimo como Ron Lax, o investigador justiceiro, um dos personagens com quem mais me identifiquei. Tenho certeza de que muitos irão ao cinema somente para prestigiá-lo. Por fim, James Hamrick está fantástico como Damien Echols. Na minha opinião, o ator conseguiu transmitir o magnetismo do personagem, encarnando seu lado enigmático e sombrio.

Sem Evidências foi lançado ontem, dia 24/07, nos cinemas de todo o Brasil. É um filme inteligente, denso, muito bem desenvolvido, e que nos deixa com milhares de pulgas atrás da orelha do início ao fim. Embarque nessa investigação, colete provas, perscrute suspeitos e tire as suas próprias conclusões de quem são os verdadeiros culpados. 

* Agradeço ao Espaço/Z por ter me proporcionado assistir ao filme em primeira mão, numa cabine de imprensa. 
 
Título original: Devil's Knot
Roteiro: Mara Leveritt, Paul Harris Boardman e Scott Derrickson
Direção: Atom Egoyan
114 minutos
TRAILER


***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE JULHO.

Clique AQUI e saiba como participar.

12 comentários

  1. Parece ser muito bom mesmo, mas eu tenho um sério problema com filmes baseados em fatos reais. Nunca consigo dormir depois de assistir pq me assusto muito fácil mesmo.
    Tbm adoro a Reese e não sabia que ela estava fazendo esse filme. Fiquei com vontade de ver só por causa dela, mas acho que não vai rolar.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito bom esse filme Mi, só pela resenha fiquei curiosa e vou ver no cine ;)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de filmes baseados em fatos reais. Adorei a sua resenha, fiquei curiosa para ver Sem Evidências.
    Gostei muito do elenco.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi,
    Aiii...eu gosto de filmes baseados em fatos reais.. no início não gostei muito da ideia do filme não..quando você menciona o ritual de culto satânico .. não gostoo de filmes com isso..
    e ah concordo com vc de muita gente ainda julgar pelas aparências ..é fatoo ..muito dificil de mudar isso das pessoas..
    mas parece ser um bom filme..um dia quem sabe..assisto...
    beiijookas*--*

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi! Gostei do filme, mas confesso que tenho um pouco de medo de filmes de terror hahaha Mas a sinopse me chamou a atenção, e ( me corrija se eu estiver enganado ) parece que puxa mais ao suspense do que ao terror.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de filmes de suspense e acho que gostaria de assistir esse. Gosto dos detalhes e como o personagem interagem com as cenas de assassinato, tentando visualizar o ocorrido. Se tiver chance vou ver se assisto.

    ResponderExcluir
  7. Interessante ♥
    Não sou fã de filmes (que parecem ser) de terror e suspense, mas esse parece ser bom.

    Beijos,
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não tenho nem o que dizer sobre esse filme. Só o nome e o elenco já te deixam impactado. Deve ser um filme muito bom.

    ResponderExcluir
  9. AMO AMO AMO AMO AMO filmes, e AMO suspense e crime policial!
    OBRIGADA PELA DICA! vou ver!!!!!!!!!!

    Beijinhos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não tinha visto nada ainda sobre esse lançamento. Confesso que não sou muito chegado em filmes muito densos e, principalmente se forem baseados em fatos reais, mas esse conseguiu me chamar a atenção. Além da trama em si, tem esse elenco muito legal, e que está muito bem também. Como ainda está no cinema, vou tentar dar uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Estou numa onda infantil, então não curti muito a ideia do filme. Crianças assassinadas e pseudo rituais satânicos, não curti, mesmo parecendo ser um filme bem bacana.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. estou looouca para assistir, adoro filmes baseados em fatos reais, assim que sobrar um tempinho vou tentar assistir

    ResponderExcluir